JOGOS COOPERATIVOS ENQUANTO INTERVENCAO PEDAGOGICA: ESTIMULO A PARTICIPACAO DOS ALUNOS NA EDUCACAO FISICA ESCOLAR
Educação Física Escolar. Jogos Cooperativos. Metodologia. Motivação. Participação.
Na atualidade, a falta de interesse dos alunos parece ser um daqueles problemas
enfrentados pela maioria dos professores quando pensamos em ensino aprendizagem.
Com as dificuldades que muitos professores de Educação Física vêm enfrentando em
relação à falta de interesse dos estudantes, a motivação e a metodologia utilizada pelos
docentes ganharam relevância como temas a serem revisitados, no contexto escolar.
Como objetivo geral, propomos analisar se os Jogos Cooperativos enquanto intervenção
pedagógica na Educação Física escolar, podem favorecer a participação e inclusão dos
alunos, no ensino das práticas corporais. E para efetivar este objetivo geral, definimos
como objetivos específicos: identificar as principais causas que levaram os alunos a se
desmotivarem e se ausentarem das aulas de Educação Física escolar; identificar e
caracterizar o método de ensino Jogos Cooperativos, seus princípios e sua aplicação
prática na Educação Física escolar; aplicar uma unidade de ensino sobre o Futsal,
utilizando como estratégia metodológica os Jogos Cooperativos, visando avaliar se os
alunos se motivaram a participar mais das aulas de Educação Física. Como pesquisa
optamos pelo tipo participante, com abordagem qualitativa. Como instrumentos para a
coleta de dados utilizaremos uma unidade didática de Jogos Cooperativos composta por
dez aulas, a observação participante anotada em um diário de campo e dois
questionários, sendo um diagnóstico e o outro avaliativo. A pesquisa será iniciada após
prévia aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa e consentimento dos participantes e
dos seus responsáveis. Os participantes serão os alunos regularmente matriculados no 7 o
ano, turma A, de uma escola situada no município de Cabedelo/PB. O método de
análise de conteúdo temático subsidiará a análise e interpretação dos dados. Esperamos
que a efetivação deste estudo traga conhecimento para que os professores da área
possam aplicar nas suas práticas pedagógicas.