EDUCACAO FISICA ESCOLAR: UMA EXPERIENCIA NO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS
EJA. Educação Física. Práticas Corporais. Metodologia de Ensino.
Esta pesquisa buscará demonstrar como um professor, por meio de estratégias metodológicas utilizando de Práticas Corporais no ensino da Educação Física, na Educação de Jovens e Adultos (EJA), procurou modificar a realidade das aulas em uma escola pública da rede municipal, situada na cidade de Monte Alegre/RN, tomando como base o desinteresse e a falta de motivação dos alunos em participar das atividades propostas. Optamos por fazer uma pesquisa de cunho qualitativo por se tratar de uma história de vida temática, utilizando a perspectiva de narrativa de formação, atrelada aos sentidos e significados dados pelo autor. Registros de momentos históricos que se fizeram indispensáveis para este pesquisador, bem como suas experiências docentes, na condição de professor na EJA. Ao mesmo tempo, o professor pesquisador, ao produzir a sua narrativa de formação neste estudo, carrega consigo elementos próprios da sensibilidade humana, influenciando na sua docência. O investigado neste estudo se limitará ao próprio professor pesquisador, mediante sua trajetória de vida temática, levando em conta seu percurso acadêmico, a partir da graduação até o seu mestrado, assim como sua prática docente enquanto professor da EJA desde 2022 até 2024. Assim, os dados coletados serão categorizados cronologicamente e analisados à luz do diálogo com os referenciais teóricos.