PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA NO ENSINO MÉDIO: O ESPORTE ORIENTAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Educação Física. Ensino Médio. Esporte Orientação.
A presente pesquisa buscou estruturar e aplicar uma proposta de organização metodológica do Esporte Orientação por meio de uma unidade didática para o ensino da Educação Física no Ensino Médio, que sirva como orientação para os professores e seja compatível com a realidade das escolas públicas. O estudo foi realizado na cidade de Monte Alegre/RN, na Escola Estadual Professor Gaspar, mediante um estudo referenciado na perspectiva metodológica do tipo participante, em uma abordagem qualitativa. Partimos da investigação de um contexto real vivenciado nesta escola, com um grupo de 39 alunos de uma turma de 2º ano do turno vespertino. Como instrumentos de pesquisa utilizamos o diário de campo do professor, com o registro dos fatos observados pela observação participante; o planejamento das práticas pedagógicas do Esporte Orientação com a execução de planos de aulas; e a aplicação de um questionário, no final da unidade didática. Após os procedimentos iniciais com as devidas autorizações e esclarecimentos, seguimos construindo os referenciais de apoio para posterior análise dos dados. Em decorrência de nosso estudo, pudemos observar um bom envolvimento dos alunos nas atividades propostas, e que as estratégias didáticas pedagógicas utilizadas nas aulas foram assertivas e coerentes com a realidade estrutural e material da escola investigada. Além disso, os materiais criados e adaptados à prática do esporte orientação, oportunizou aos alunos explorarem uma nova vivência corporal entre as diversas que o universo da cultura corporal de movimento pode oferecer. Em tese, a unidade didática se mostrou eficaz frente a realidade da falta de materiais/espaço adequados, e apresenta-se como um meio de direcionamento para futuros professores que desejem trabalhar este esporte em suas aulas. Constatamos também que, parte significativa da turma classificou como interessante a maneira como foram transmitidos os saberes pertencentes ao Esporte Orientação, e conseguiram associar diferentes aprendizados e benefícios que o Esporte Orientação pode proporcionar para suas vidas, reconhecendo o valor deste esporte. Portanto, concluímos que os alunos compreenderam as Práticas Corporais de Aventura como parte integrante da cultura corporal de movimento, tendo o Esporte Orientação como uma nova possibilidade; também descentralizar o ensino da Educação Física que comumente privilegia os esportes mais tradicionais, abrindo uma nova possibilidade de conteúdo para os professores de Educação Física, tendo como premissa um conteúdo novo e adaptável, e como consentido neste estudo, com estratégias didáticas-pedagógicas assertivas e coerentes com a realidade estrutural e material de uma escola pública.