PRÁTICAS CORPORAIS E LAZER COMO PROMOTORAS DE SAÚDE MENTAL NO AMBIENTE ESCOLAR
Práticas Corporais; Atividades de lazer; Saúde Mental; Educação Física Escolar.
Com a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº 9.394/96) a disciplina Educação Física no Brasil é integrada à proposta pedagógica da escola e com a implementação da Base Nacional Curricular Comum é reforçada sua função de promover a saúde no ambiente escolar. A saúde mental também é tratada nas Diretrizes Nacionais da Educação e nos programas que visam a melhoria na saúde e na qualidade de vida dos estudantes. Ao vivenciar no contexto pedagógico da disciplina questões relacionadas à ansiedade, medo, insegurança, estresse e nervosismo dos estudantes durante as aulas, buscou-se como objetivo dessa pesquisa promover alternativas e estratégias de cuidado em saúde mental no ambiente escolar, por meio das práticas corporais e das atividades no contexto do lazer. A pesquisa é de natureza qualitativa caracterizada na pesquisa-ação realizada em uma Escola Estadual de Educação Profissional do município de Fortaleza -Ceará. A pesquisa-ação contou com a participação de uma turma de 35 alunos regularmente matriculados no Ensino Médio, e as ações do projeto de intervenção acontecendo com os demais estudantes, três vezes na semana nos intervalos das aulas. A obtenção de dados foi realizada por meio de: questionário, grupo focal e diário de campo. Para a análise e interpretação dos dados foi realizada uma análise categorial temática, fundamentada em Minayo (2000). Os resultados identificaram os impactos negativos da pandemia e do período pós-pandemia na saúde mental dos estudantes, revelando que 62% dos alunos perceberam sua saúde mental abalada. Em relação às aulas de Educação Física como estratégia de cuidado em saúde mental, os resultados sugerem que as aulas quando desenvolvidas de maneira contextualizada, com foco nos aspectos físicos e emocionais mostraram-se eficazes para reduzir a ansiedade, melhorar a autoestima e fortalecer os vínculos interpessoais. As ações do projeto de intervenção, que incluiu esportes, danças, jogos, prática de meditação e alongamento, massagem e a reativação da rádio-escola, puderam influenciar positivamente na saúde mental dos estudantes, conforme percepção dos mesmos. O apoio institucional foi essencial para o bom andamento do projeto de intervenção, apesar das limitações de espaços e materiais. Destacamos a importância de políticas públicas que incentivem programas de promoção e cuidado da saúde mental nas escolas, visando um desenvolvimento saudável e integral dos estudantes.