|
Dissertações |
|
1
|
-
JULYANA CARDOSO CARVALHO
-
QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS: UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA PARA A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
-
Orientador : JOSIVANIA MARISA DANTAS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
JOSIVANIA MARISA DANTAS
-
MELQUESEDEQUE DA SILVA FREIRE
-
ROZICLEIDE BEZERRA DE CARVALHO
-
Data: 23/05/2019
-
-
Mostrar Resumo
-
Refletir sobre educação ultrapassa a discussão referente aos conteúdos elencados como específicos para cada nível escolar ou acadêmico. Nesse sentido, a Educação Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) objetiva alfabetizar cientificamente cidadãos e enfatiza a necessidade de pensar em atitudes e valores que devem ser desenvolvidos à prática cidadã, de forma a capacitar os educandos a se posicionar criticamente frente aos fenômenos que os cercam. Nesta perspectiva, os estudos que contemplam as relações CTS no mundo atual nos níveis da reflexão ética e nas novas tendências educativas, consideram a relevância das questões sociocientíficas (QSC). Estas, por sua vez, pertencendo ao enfoque CTS possibilitam a aprendizagem de significados científicos, sociais e culturais para a formação de professores de Ciências. Considerando tais direcionamentos, este trabalho busca contribuir com a formação inicial e continuada de professores de Ciências da Natureza ao apresentara utilização de questões sociocientíficas como uma proposta metodológica para compor processos de ensino e aprendizagem, nesta área. O percurso metodológico incluiu oficinas voltadas à formação inicial e continuada de professores. Para tanto, a presente investigação possui caráter qualitativo e assume a técnica da Observação Participante. Os instrumentos para coleta de dados configuraram-se em: Questionário Inicial, Material de Apoio para a construção de QSC, Questionário Final e diários de campo. Tais procedimentos, de acordo com a metodologia da Análise de Conteúdo, culminaram na elaboração de categorias a priori para análise dos dados da pesquisa. Como resultado das Oficinas, foi possível identificar pouco conhecimento formal quanto ao Campo de Estudos CTS e sua aplicabilidade à área da Educação. O conhecimento sobre esta abordagem e a utilização de QSC, os habilitou a refletir sobre a Alfabetização Científica e Tecnológica do alunado, bem como a trabalhar com posicionamentos críticos. A promoção destes momentos formativos foi avaliada como “necessária e relevante”, pelos graduandos e professores. A inclusão de QSC, portanto, favoreceu a reflexão quanto aos aspectos sociais, políticos e éticos envolvidos em assuntos públicos adjacentes ao progresso científico e tecnológico.
-
Mostrar Abstract
-
Reflecting on education goes beyond the discussion regarding the contents listed as specific for each school or academic level. In this respect, the Science-Technology-Society Education (STS) aims to scientifically literate citizens and emphasizes the need to think about attitudes and values that should be developed to citizen practice, in order to enable students to position themselves critically in the face of the phenomena that surround them. In this perspective, the studies that contemplate the STS relations in the world today in the levels of ethical reflection and in the new educational tendencies, consider the relevance of the Socioscientific Issues (SSI). These, in turn, when associated to the STS approach enable the learning of scientific, social and cultural meanings for the formation of science teachers. Considering these orientations, this work seeks to analyze how the construction of SSI can contribute to the initial and continuous formation of teachers of Natural Sciences. The methodological course included workshops aimed at initial and ongoing teacher training. Therefore, the present research has a qualitative nature and assumes the Participant Observation technique. The instruments for data collection were configured in: initial questionnaire, support material for the construction of SSI, evaluation material and field diaries. These procedures, according to the Content Analysis methodology, culminated in the elaboration of a priori categories for the analysis of the research data. As results of the Workshops, it was possible to identify little formal knowledge regarding the STS Field of Studies and its applicability to the Education area. Knowledge about this approach and the use of SSI enabled them to reflect on the Scientific and Technological Literacy of the student, as well as to work with critical positions. The promotion of these formative moments was evaluated as "necessary and relevant" by the undergraduates and teachers. Given the results, it is possible to consider that the success in the formation of the student body depends greatly on a teacher formation committed to the reflection of its practice, being this critical, conscious and liberating. The inclusion of SSI in this context has favored reflection on the social, political and ethical aspects involved in public affairs adjacent to scientific and technological progress.
|
|
2
|
-
JULIANNE GABRIELLE TAVARES DE MEDEIROS
-
EXPLICAÇÕES CIENTÍFICAS A PARTIR DE UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO BASEADA NA POE (PREVISÃO, OBSERVAÇÃO E EXPLICAÇÃO) EM AULAS DE QUÍMICA
-
Orientador : MARCIA GORETTE LIMA DA SILVA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
KÁTIA CALLIGARIS RODRIGUES
-
MARCIA GORETTE LIMA DA SILVA
-
MELQUESEDEQUE DA SILVA FREIRE
-
Data: 24/07/2019
-
-
Mostrar Resumo
-
A explicação científica é considerada uma habilidade importante a se trabalhar na área de ensino de ciências não somente por sua presença nas salas de aulas ao trabalhar no processo para a compreensão de conteúdos, como também com o estímulo de outras habilidades cognitivas. Ao considerar como uma habilidade a ser desenvolvida no contexto na sala de aula, propomos em nosso estudo investigar o uso da estratégia didática baseada na Previsão-Observação-Explicação (POE), para a elaboração de explicações cientificas escolares em uma atividade experimental sobre o conceito de densidade. A pesquisa foi aplicada com alunos de uma escola pública estadual de uma turma do primeiro ano do curso técnico de segurança do trabalho integrado ao nível médio.A coleta de dados foi realizada por meio da gravação de áudio e vídeo das aulas, além dos registros realizados pelos alunos durante a execução da atividade e os diários de campo que serviram para as observações diretas consideradas relevantes. Ao fim da intervenção, que durou aproximadamente três encontros em que o primeiro foi uma abordagem teórica e os outros dois foram atividades experimentais, pudemos realizar algumas análises do discurso oral e das respostas escritas pelos grupos de estudantes, a partir de elementos da análise textual discursiva, à luz do modelo pragmático ilocutivo de explicação e também nos apoiando em contribuições que emergiram durante discussões no grupo de estudos Argumentação em Ensino de Ciências da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Como resultados, observamos que a atividade contribuiu para a incorporação de alguns elementos explicativos pelos estudantes, embora os estudantes não tenham sido orientados explicitamente sobre um modelo estrutural para esta ação. Além disso, outros aspectos importantes foram despertados, como a interação entre os estudantes, questionamentos, curiosidades, onde a negociação envolvida na atividade proporcionou o estímulo a reflexão e maior empenho na resolução da atividade.
-
Mostrar Abstract
-
Scientific explanation is considered an important ability to work in the field of science education not only by its presence in classrooms when working on the process for understanding contents, but also with the stimulation of other cognitive abilities. In considering as a skill to be developed in the context in the classroom, we propose in our study to investigate the use of the didactic strategy based on Forecast-Observation-Explanation (SOP), for the elaboration of scientific explanations in an experimental activity on the concept of density. The research was applied with students from a state public school of a first-year class of integrated technical safety course at the intermediate level. The data collection was done through audio and video recording of the classes, besides the records made by the students during the execution of the activity and the field diaries that served for the direct observations considered relevant. At the end of the intervention, which lasted approximately three meetings in which the first was a theoretical approach and the other two were experimental activities, we were able to perform some analysis of the oral discourse and the written responses by the student groups, from elements of the discursive textual analysis , in the light of the pragmatic illocutionary model of explanation and also supporting us in contributions that emerged during discussions in the study group Argumentation in Teaching of Sciences of the Federal University of Rio Grande do Norte. As results, we observed that the activity contributed to the incorporation of some explanatory elements by the students, although the students were not explicitly oriented on a structural model for this action. In addition, other important aspects were awakened, such as the interaction among students, questions, curiosities, where the negotiation involved in the activity provided the stimulus for reflection and greater commitment to solve the activity.
|
|
3
|
-
BRENDA COSTA DE OLIVEIRA GALVÃO
-
CONTEÚDOS METACIENTÍFICOS A PARTIR DOS DIÁRIOS DE CHARLES DARWIN (1809-1882)
-
Orientador : ANDRE FERRER PINTO MARTINS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANDRE FERRER PINTO MARTINS
-
IVANISE CORTEZ DE SOUSA GUIMARAES
-
MARIA ELICE BRZEZINSKI PRESTES
-
Data: 25/11/2019
-
-
Mostrar Resumo
-
A literatura da área de educação científica manifesta a preocupação em abordar ciências para além de um corpo de informações (conteúdos científicos), discutindo em sala de aula, também, características relacionadas ao fazer científico, isto é, como a ciência é produzida, validada e comunicada, além de suas particularidades epistemológicas, ou seja, os saberes sobre ciência (conteúdos metacientíficos). Em particular, o ensino da evolução biológica ainda é palco de muitos entraves e controvérsias, que envolvem professores e estudantes e se desdobram em dificuldades na abordagem dessa temática. Algumas dessas dificuldades estão relacionadas à falta de entendimento de conceitos da própria teoria, bem como a concepções poucos elaboradas do processo histórico de sua produção, dentre outros aspectos. Assumindo que conhecer os contextos de produção da teoria da evolução biológica contribui para desenvolver compreensões mais informadas de natureza epistemológica, investigamos, nesse trabalho, os diários de campo de Charles Robert Darwin (1809-1882) com o objetivo de identificar elementos que possam contribuir para discussões de conteúdos metacientíficos nas aulas de evolução. Os diários foram escritos durante a viagem do naturalista a bordo do HMS Beagle (1831-1836) e têm uma alta frequência de relatos de observações e discussões geológicas. Esse material está disponível na plataforma Darwin Online. A partir da leitura dos diários e da autobiografia de Darwin como fontes primárias, e do auxílio de fontes secundárias, pudemos compor os cenários dos episódios vividos pelo jovem naturalista enquanto anotava em seus cadernos. Foram identificados elementos com potencial de promover discussões sobre conteúdos metacientíficos, em particular, acerca de observações, observações informadas por teorias, elaboração de hipóteses, produção coletiva da ciência e formação do cientista. Em nossa análise, buscamos o diálogo entre esses elementos e as abordagens de “semelhança de família” e de “temas e questões” da natureza das ciências, presentes na literatura da área de pesquisa em ensino de ciências. Dessa forma, pretendemos contribuir duplamente para o ensino da evolução, tanto para uma compreensão de aspectos da teoria em si, quanto para uma compreensão mais informada sobre ciências e seu desenvolvimento, tanto na educação básica – em particular no ensino médio – quanto na formação de professores.
-
Mostrar Abstract
-
The literature in the area of science education manifests the concern to approach sciences beyond a body of information (scientific contents), discussing in the classroom, also, characteristics related to doing science, that is, how science is produced, validated and communicated, in addition to its epistemological particularities, that is, the knowledge about science (metascientific contents). In particular, the biological evolution educaton is still the scene of many obstacles and controversies, which involve teachers and students and are related with difficulties in addressing this issue. Some of these are related to the lack of understanding of concepts of the theory itself, as well as to poorly elaborated conceptions of the historical process of its production, among other aspects. Assuming that knowing about the contexts of production of the biological evolution theory contributes to developing more informed understandings of the epistemological nature, we investigate the field diaries of Charles Robert Darwin (1809-1882) in order to identify elements that may contribute to discussions of metascientific contents in evolution classes. The diaries were written during the voyage aboard the HMS Beagle (1831-1836) and have a high frequency of reports of observations and geological discussions. This material is available on the Darwin Online platform. From reading the diaries and Darwin's autobiography as primary sources, and the help of secondary sources, we were able to compose the scenarios of the episodes experienced by the young naturalist while writing in his notebooks. Elements with the potential to promote discussions about metascientific contents were identified, in particular, about observations, observations informed by theory, elaboration of hypotheses, ideas from the scientific community and scientist training. In our analysis, we seek dialogue between these elements and the “family resemblance” and “themes and issues” approaches of the nature of the sciences present in the literature of science teaching research area. In this way, we intend to contribute doubly to the teaching of evolution, both for an understanding of aspects of the theory itself, and for a more informed understanding of science and its development, both in basic education - particularly in high school - and in teachers training.
|
|
4
|
-
ELOISA MYRELA DE ARAÚJO NUNES
-
Um estudo sobre a Matemática Recreativa e possibilidades de uso no ensino de matemática
-
Orientador : BERNADETE BARBOSA MOREY
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANA CAROLINA COSTA PEREIRA
-
BERNADETE BARBOSA MOREY
-
SEVERINO CARLOS GOMES
-
Data: 28/11/2019
-
-
Mostrar Resumo
-
Pretende-se neste estudo sobre a Matemática Recreativa trazer à tona as concepções vigentes e as justificativas apresentadas para seu uso, além de averiguar como a matemática recreativa se insere nos currículos nacionais de outros países e do Brasil. A partir dos trabalhos analisados adotamos uma concepção de Matemática Recreativa, a qual inferimos ser a mais potencialmente frutífera para ensino de matemática. Analisamos, também, algumas experiências de aplicação da Matemática Recreativa no ensino da Matemática. A metodologia utilizada para este trabalho é a abordagem qualitativa em sua vertente de pesquisa documental, uma vez que o foco do trabalho é voltado para a análise de documentos enquanto principal fonte de informação da pesquisa. Nossa visão da Matemática Recreativa nos levou a anexar três relatos de experiência que nos pareceram representativos, a saber: jogos, problemas recreativos e quebra-cabeças matemáticos. Discutimos ainda a ideia de que o desenvolvimento da álgebra levou ao declínio dos problemas recreativos e as perspectivas atuais de atividades com a Matemática Recreativa. Assim, conclui-se que a Matemática Recreativa é um vasto campo de possibilidades que, deveria ser mais utilizado em sala de aula para facilitar o processo de ensino-aprendizagem, pois além dessa ferramenta ser atraente, ela desenvolve várias habilidades.
-
Mostrar Abstract
-
In this study about Recreational Mathematics, it is intended to bring to light the current concepts and justifications presented for its use, as well as to investigate how recreational mathematics is inserted in the national curricula of other countries and Brazil. From the analyzed works we adopted a conception of Recreational Mathematics, which we inferred to be the most potentially fruitful for teaching mathematics. We also analyze some experiments of application of Recreational Mathematics in the teaching of Mathematics. The methodology used for this work is the qualitative approach in its aspect of documentary research, since the focus of the work is focused on the analysis of documents as the main source of information of the research. Our vision of Recreational Mathematics led us to attach three reports of experience that seemed representative, namely: games, recreational problems and mathematical puzzles. We further discuss the idea that the development of algebra has led to the decline of recreational problems and the current perspectives of Recreational Mathematics activities. Thus, it is concluded that recreational math is a vast field of possibilities that should be more used in the classroom to facilitate the teaching-learning process, because in addition to being attractive, it develops several skills.
|
|
5
|
-
MARIA DA GUIA DA SILVA MEDEIROS
-
O CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UFRN: UMA PROPOSTA DE ANÁLISE DAS QUESTÕES ESPECÍFICAS DA AVALIAÇÃO DO ENADE (2011 E 2014) EM TERMOS DE OPERAÇÕES COGNITIVAS
-
Orientador : MARCIA GORETTE LIMA DA SILVA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
MARCIA GORETTE LIMA DA SILVA
-
ELDA SILVA DO NASCIMENTO MELO
-
HELDER ETERNO DA SILVEIRA
-
Data: 13/12/2019
-
-
Mostrar Resumo
-
Para acompanhar o desenvolvimento da educação superior no Brasil foi criado entre outros indicadores o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), que faz o diagnóstico dos estudantes quanto aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares, competências e habilidades adquiridas pelos graduandos durante a formação. A partir deste instrumento, nosso problema de pesquisa se relaciona com o nível das operações cognitivas exigidas na resolução das questões do ENADE e se estas refletem as mudanças nas estruturas curriculares. Quer dizer, que elementos orientadores a análise das questões do ENADE, dos relatórios e da estrutura curricular podem subsidiar um olhar ao Projeto Pedagógico do curso de Química – Licenciatura em termos de operações cognitivas de alta ordem e, consequentemente, uma melhor formação profissional? Para tentar responder ao nosso problema, buscamos estruturar a pesquisa nos seguintes objetivos específicos: (a) analisar as questões aplicadas nas provas do ENADE 2011 e 2014 para formação de professores em Química a partir de um quadro orientador de competências, habilidades, conhecimentos específicos do campo disciplinar da química; (b) classificar as operações cognitivas exigidas e nível de dificuldade para realização de cada questão, (c) comparar os resultados obtidos com os expressos nos relatórios do curso e com componentes curriculares da UFRN. Trata-se de uma pesquisa de análise documental a qual, foram selecionadas 05 questões que foram aplicadas na prova de 2011, e 07 questões aplicadas na prova 2014, todas com componente específico voltado para a licenciatura em Química, quer dizer relacionadas ao Ensino de Química. Para a análise foi elaborado um quadro orientador de matriz própria de referência de competências, habilidades, operações cognitivas e conhecimentos específicos do campo disciplinar, e para classificar as operações cognitivas e o nível de dificuldade exigidas nas questões, assumiu-se o referencial da Taxonomia de Alonso. Das questões analisadas identificamos operações cognitivas de várias ordens e grau de dificuldade máxima e mínima, sendo identificado grau de dificuldade mínima presente apenas em uma questão da prova 2011. Em oposição ao grau de dificuldades encontradas, foi verificado o Índice de facilidade, dado disponibilizado pelo INEP, que qualifica as questões em função da análise estatística do número de acertos. Outro ponto observado foi a estrutura curricular do curso Química da UFRN, verificando que a mesma encontra-se coerente com exigências na prova do ENADE. Apesar de preliminar, os resultados sinalizam elementos que contribuem com discussões nas estruturas curriculares dos cursos de formação para professores em química.
-
Mostrar Abstract
-
To follow the development of higher education in Brazil was created among other indicators the National Student Performance Examination (ENADE), which makes the students' diagnosis of the program content provided in the curricular guidelines, skills and abilities acquired by the students during the training. From this instrument, our research problem is related to the level of cognitive operations required in solving ENADE questions and whether they reflect changes in curricular structures. That is to say, which guiding elements the analysis of the questions of the ENADE, of the reports and of the curricular structure can subsidize a look to the Pedagogical Project of the course of Chemistry - Degree in terms of high order cognitive operations and, consequently, a better professional formation? In order to try to answer our problem, we seek to structure the research in the following specific objectives: (a) to analyze the questions applied in the ENADE 2011 and 2014 tests for teacher education in Chemistry, based on a framework of competencies, skills, disciplinary field of chemistry; (b) classify the required cognitive operations and difficulty level for each question, (c) compare the results obtained with those expressed in the course reports and with curricular components of UFRN. This is a documentary analysis research, which selected 05 questions that were applied in the 2011 test, and 07 questions applied in the 2014 exam, all with specific component aimed at the degree in Chemistry, ie related to Teaching Chemistry . In order to analyze the cognitive operations and the level of difficulty required in the questions, a reference framework of the own reference matrix of competences, abilities, cognitive operations and specific knowledge of the disciplinary field was elaborated. Alonso. From the analyzed questions, we identified cognitive operations of several orders and degree of maximum and minimum difficulty, and identified the minimum difficulty level present only in a question of the 2011 test. In contrast to the degree of difficulties encountered, the Facility Index was verified, given by the INEP, which qualifies the questions based on the statistical analysis of the number of hits. Another point observed was the curricular structure of the Chemistry course at UFRN, verifying that it is consistent with requirements in the ENADE test. Although preliminary, the results indicate elements that contribute to discussions in the curricular structures of the training courses for professors in chemistry.
|
|
6
|
-
ANA KALINE DE LIMA
-
EDUCAÇÃO PARA SUSTENTABILIDADE EM DOIS ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE ENSINO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE E UM DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA
-
Orientador : MAGNOLIA FERNANDES FLORENCIO DE ARAUJO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
MAGNOLIA FERNANDES FLORENCIO DE ARAUJO
-
CHRISTINA DA SILVA CAMILLO
-
LUCIANA APARECIDA PALHARINI
-
MARIA RITA MONTEIRO DE LENCASTRE CAMPOS
-
Data: 20/12/2019
-
-
Mostrar Resumo
-
Durante várias décadas a comunidade científica e instituições internacionais vêm chamando a atenção para a situação de autêntica emergência socioambiental do planeta em que estamos inseridos, e a necessidade de contribuir para a formação de uma cidadania consciente para atingir a sustentabilidade. Os museus e centros de ciências são considerados Espaços Não Formais de Ensino que podem contribuir com a Educação para o Desenvolvimento Sustentável, promovendo a comunicação científica de assuntos voltados às demandas atuais. Partindo destas informações, esta investigação teve por objetivo caracterizar a promoção da Educação para o Desenvolvimento Sustentável proposta em documentos e atividades educativas de dois espaços não formais de ensino da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e um da Universidade de Coimbra - PT, tendo como orientação de análise a comunicação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O percurso metodológico ocorreu em três momentos, revisão de literatura, análise documental e pesquisa de campo. Todos os procedimentos culminaram em Análise de Conteúdo adotando uma técnica diferente em cada etapa da investigação. O estudo possibilitou a identificação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no discurso oficial e nas práticas educativas das três instituições analisadas, assim como as principais dificuldades de inserção da Agenda 2030. Ademais, caracterizaram-se os elementos comunicativos e os ambientes que mais atraem os visitantes, o que configura no reconhecimento de estratégias de comunicação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que podem ser aperfeiçoados pelas instituições, assim como adotadas em outros Espaços Não Formais de Ensino.
-
Mostrar Abstract
-
For several decades the scientific community and international institutions has been drawing attention to the situation of authentic socio-environmental planet in which we are immersed and the need to contribute to the formation of a conscious citizenship to achieve sustainability. The museums and science centers are considered by the scientific community as Non-formal Education of scientific divulgation and propicci to the teaching of the sciences, starting from this information this research had as objective to study the communication of the Sustainable Development Goals in the Museum of Morphological Sciences, Park of Sciences and Museum of Science of the University of Coimbra. Our work begins with a bibliographical review in which we proceed to other analyzes
|
|
|
Teses |
|
1
|
-
LÍVIA CRISTINA DOS SANTOS SILVA
-
A argumentação e a construção e crítica do conhecimento por meio de atividades sobre mudanças climáticas
-
Orientador : MARCIA GORETTE LIMA DA SILVA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
BERNADETE BARBOSA MOREY
-
CLAUDIANNY AMORIM NORONHA
-
FERNANDA OSTERMANN
-
MARCIA GORETTE LIMA DA SILVA
-
SUZANI CASSIANI
-
Data: 11/04/2019
-
-
Mostrar Resumo
-
No ensino de ciências a argumentação dialética tem sido estudada em contextos de sala de aula onde se manifesta tanto a crítica como a construção do conhecimento. Segundo Larrain, Freire e Howe (2014, p. 1020) na argumentação dialética “quando os pontos de vista opostos são discutidos e revisados, se requer a coordenação e o exame de diferentes perspectivas, encorajando a reflexão e a revisão da própria perspectiva, e levando a melhorar a organização do conhecimento”. Este estudo investiga como estudantes da educação básica articulam a construção e a crítica de afirmações de conhecimentos no contexto do desenvolvimento de tarefas argumentativas sobre mudanças climáticas. Para tanto, se examina o discurso destes estudantes durante atividades argumentativas promovidas por meio de uma sequência de atividades sobre a temática mudanças climáticas. As atividades ocorreram durante 4 meses, consistindo tanto de aulasexpositivas-dialogadas como tarefas orientadas a argumentação e/ou a análise crítica de informações, exigindo participação ativa do alunado. Em concreto, apresentamos neste texto a análise de uma das atividades realizadas, a qual envolve o debate sobre a perspectiva antropogênica das mudanças climáticas. A coleta de dados ocorreu durante a preparação de argumentos, a execução do debate e a avaliação coletiva do debate. O processo de desenvolvimento das tarefas foi gravado em áudio e vídeo e o conteúdo dos áudios foi transcrito com auxílio do vídeo. As principais questões examinadas na análise das transcrições foram: Em que momentos do processo argumentativo os estudantes expressam a construção ou a crítica de afirmações de conhecimento? Que aspectos doprocesso argumentativo fomentaram expressões de construção ou crítica de afirmações de conhecimento? Como se relacionam a construção e a crítica de afirmações de conhecimento no contexto argumentativo examinado? Para análise dos dados utilizamos o referencial da análise dialógica do discurso que se apoia nos estudos de Bakhtin sobre linguagem. Como resultados identificamos que as formas como os estudantes vão se envolver em construção e crítica são dependentes do tipo de situação comunicativa que se desenvolve. Identificamos também que a crítica e a construção de afirmações de conhecimento se retroalimentam e podem ocorrer de forma simultânea no contexto daargumentação. Pretende-se que as conclusões dessa investigação possam ajudar ainstrumentalizar o trabalho do professor em sala de aula para promover a construção e crítica de afirmações de conhecimento no contexto da argumentação.
-
Mostrar Abstract
-
In science teaching dialectical argumentation has been studied in classroom contexts where both criticism and the construction of knowledge are manifested. According to Larrain, Freire and Howe (2014, p.1020) in the dialectical argumentation "when opposing points of view are discussed and revised, it is required the coordination and examination of different perspectives, encouraging reflection and revision of one's perspective, and leading to better organization of knowledge ". This study investigates how high-school students articulate the construction and critique of knowledge claims in the context of the development of argumentative tasks on climate change. Therefore, the discourse of these students during argumentative activities promoted through a sequence of activities on the theme climate change is examined. The activities took place during 4 months, consisting of both expository-dialogue classes and tasks oriented to argumentation and / or critical analysis of information, requiring students’ active participation. Specifically, we present in this text the analysis of one of the activities carried out, which involves the debate on the anthropogenic perspective of climate change. The data collection took place during the preparation of arguments, the execution of the debate and the collective evaluation of the debate. The task development process was recorded in audio and video and the content of the audios was transcribed using the video. The main questions examined in the analysis of the transcriptions were: At what moments of the argumentative process do students express the construction or criticism of knowledge claims? What aspects of the argumentative process fostered expressions of construction or criticism of knowledge claims? How are the construction and critique of knowledge claims related to the argumentative context examined? To analyze the data, we use the framework of dialogical analysis of discourse that is based on Bakhtin's studies on language. As results, we identify that the ways in which students engage in construction and criticism are dependent on the type of communicative situation that develops. We also identify that the critique and construction of knowledge claims feedback and can occur simultaneously in the context of argumentation. It is intended that the conclusions of this research can help to instrumentalize the teacher's work in the classroom to promote the construction and critique of knowledge claims in the context of the argumentation.
|
|
2
|
-
GUTEMBERG DE CASTRO PRAXEDES
-
CENÁRIO DA EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO ENSINO FUNDAMENTAL
-
Orientador : MAGNOLIA FERNANDES FLORENCIO DE ARAUJO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
JOSIVANIA MARISA DANTAS
-
LUCIANA ARAUJO MONTENEGRO
-
MAGNOLIA FERNANDES FLORENCIO DE ARAUJO
-
MARIA JOSE NASCIMENTO SOARES
-
MARIA LUISA QUININO DE MEDEIROS
-
Data: 30/05/2019
-
-
Mostrar Resumo
-
A preocupação com a qualidade de vida, da nossa e das gerações futuras, requer uma reflexão profunda sobre o modelo insustentável de viver que adotamos e cujas consequências são percebidas a partir dos sinais emitidos pela Terra. Para a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) o instrumento capaz de enfrentar as circunstâncias desfavoráveis ao desenvolvimento humano é a educação. Em razão disso, reuniu suas propostas apresentadas ao longo dos anos, aos seus Estados-membros, para apresentar a Educação para o desenvolvimento Sustentável (EDS), considerada uma ferramenta possível de ser utilizada em qualquer faixa etária, classe social, em diferentes lugares de aprendizagem, seja ele formal, não formal ou informal, além de ter a possibilidade de transcorrer ao longo da vida e que contribuirá para que os indivíduos obtenham respostas para questões que comprometem o desenvolvimento humano, sejam elas de natureza ambiental, social ou econômica. Para isso, a UNESCO, em conjunto com outros organismos internacionais, patrocinam, promovem e divulgam ações que buscam alcançar a sustentabilidade, em suas diferentes dimensões: ambiental, social e econômica. Para tanto, defendem que para alcançarmos a sustentabilidade, precisamos priorizar e ter uma educação reorientada, ao mesmo tempo comprometida, para um modo de vida, de valores e atitudes voltadas para o desenvolvimento sustentável. Além disso, sugerem investimentos na capacitação e conscientização da população, na produção cientifica e tecnológica e na adequação da legislação ao modo de produção sustentável. Considerando a escola como uma das instâncias para que a EDS aconteça, este trabalho buscou caracterizar o cenário da Educação para a sustentabilidade em uma escola de ensino fundamental do município de Natal (RN). Nesta pesquisa a metodologia envolveu tanto a abordagem quantitativa quanto a qualitativa. Para a obtenção de dados foram utilizados como instrumentos de coleta a pesquisa documental, questionários, entrevista e observações. Sendo que um questionário e as observações foram utilizados de uma formação e oficina ofertadas aos participantes. Os dados recolhidos são apresentados a partir de registros numéricos de ocorrências e citações em tabelas e quadros, além de percentuais em gráficos, assim como há dados que foram explorados levando em consideração aspectos subjetivos, tais como convicções, procedimentos e práticas dos pesquisados, sendo alguns apresentados sob a forma de categorias. Os resultados demonstraram que os referenciais curriculares do município de Natal e o PPP da escola investigada apresentam características da EDS, embora não assumam, na sua redação, o propósito da EDS no sentido estrito, conforme proposto pela UNESCO; há um bom nível de formação em relação ao objeto de estudo, mesmo que um percentual elevado de professores argumente a existência de deficiências nas suas formações e um envolvimento considerável da escola e dos professores com a causa, ainda que essa compreensão não esteja explícita e nem seja, ainda, compreensível para muitos; a formação continuada foi apontada como a necessidade formativa.
-
Mostrar Abstract
-
Concern for the quality of life of our own and of future generations requires a deep reflection on the unsustainable model of living that we adopt and whose consequences are perceived from the signals emitted by the Earth. For the United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO), the instrument capable of facing unfavorable circumstances for human development is education. As a result, it has brought together its proposals submitted over the years to its Member States to present Education for Sustainable Development (ESD), considered as a possible tool for use in any age group, social class, whether it is formal, non-formal or informal, as well as being able to go through life and that will help individuals to obtain answers to questions that compromise human development, whether environmental, social or economic. To this end, UNESCO, together with other international organizations, sponsor, promote and disseminate actions that seek to achieve sustainability in its different dimensions: environmental, social and economic. To that end, they argue that in order to achieve sustainability, we must prioritize and have an education that is reoriented and at the same time committed to a way of life, values and attitudes towards sustainable development. In addition, they suggest investments in the training and awareness of the population, in scientific and technological production and in the adaptation of legislation to sustainable production. Considering the school as one of the instances for EDS to take place, this work sought to characterize the Education for Sustainability scenario in a primary school in the city of Natal (RN). In this research the methodology involved both quantitative and qualitative approaches. To obtain data were used as collection instruments the documentary research, questionnaires, interview and observations. Since a questionnaire and the observations were used of a training and workshop offered to the participants. The collected data are presented from numerical records of occurrences and citations in tables and tables, as well as percentages in graphs, as well as data that has been explored taking into account subjective aspects such as convictions, procedures and practices of the researched ones, some being presented in the form of categories. The results showed that the curricular references of the Natal municipality and the PPP of the investigated school have characteristics of ESD, although they do not assume the purpose of ESD in the strict sense, as proposed by UNESCO; there is a good level of training in relation to the object of study, even if a high percentage of teachers argue that there are deficiencies in their training and a considerable involvement of the school and teachers with the cause, although this understanding is not explicit nor is still understandable to many; continued training was pointed out as the formative need.
|
|
3
|
-
ANDREIA VARELA DE MELO
-
EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE EM LICENCIATURAS DA ÁREA DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE: ABORDAGEM CURRICULAR E IDEIAS E ATITUDES DE ESTUDANTES
-
Orientador : MAGNOLIA FERNANDES FLORENCIO DE ARAUJO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
MAGNOLIA FERNANDES FLORENCIO DE ARAUJO
-
MARCIA GORETTE LIMA DA SILVA
-
ANA CARLA IORIO PETROVICH
-
MARIA DA GLORIA FERNANDES DO NASCIMENTO ALBINO
-
MARIA JOSE NASCIMENTO SOARES
-
Data: 31/05/2019
-
-
Mostrar Resumo
-
Práticas insustentáveis de crescimento concretizadas na multiplicação da pobreza e na crise ambiental planetária encontram-se em decurso acelerado. A esfera educacional não pode nem deve estar alheia a essas questões, particularmente no que se refere aos aspectos éticos, econômicos, tecnológicos e socioambientais. É nessas circunstâncias que apontamos o interesse por processos de ensino e aprendizagem que problematizem as associações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade numa abordagem em que os princípios de uma educação para a sustentabilidade possam ser a base para a formação reflexiva e construção de valores. Nessa perspectiva, estudos na área de Ensino de Ciências da Natureza vêm se dedicando a investigar as concepções sobre sustentabilidade, de professores em formação na área predita, bem como indicando a promoção de uma formação orientada para educar na perspectiva do desenvolvimento sustentável. Nesse contexto, este trabalho teve como objetivos identificar as ideias e atitudes relacionadas com Sustentabilidade, de licenciandos dos cursos de Química, Física e Biologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e compreender como os princípios orientadores da educação para a sustentabilidade se apresentam nos Projetos Pedagógicos desses cursos. Utilizando-se de um instrumento que é uma adaptação do questionário de opiniões sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade (Views on Science-Technology-Society VOSTS), as concepções sobre Sustentabilidade foram avaliadas em dois níveis: as ideias e as atitudes - uma relação entre o discurso sobre um conceito e os princípios e práticas operativas. As atitudes ou predisposições dos licenciandos em relação ao conceito de sustentabilidade e as ações que acreditam que devam ser colocadas em prática para alcançá-la revelaram que, de certa forma, eles incorporam um discurso correto, mas falta-lhes uma melhor compreensão das consequências das ações humanas na vida do planeta.
-
Mostrar Abstract
-
Unsustainable growth practices in front of the increasing poverty and the planetary environmental crisis are accelerating. The educational sphere can not and should not be oblivious to these issues, particularly with regard to ethical, economic, technological and socio-environmental aspects. It is in these circumstances that we point out the interest in teaching and learning processes that problematize the associations between Science, Technology and Society in an approach in which the principles of an education for sustainability can be the basis for the reflective formation and construction of values. In this perspective, studies in the field of Natural Sciences Teaching have been dedicated to investigate the conceptions about sustainability of teachers in formation in this area, as well as indicating the promotion of training oriented to educate in the perspective of sustainable development. In this context, the objective of this work was to investigate the ideas and attitudes related to Sustainability of students of science teaching courses of Chemistry, Physics and Biology of the Federal University of Rio Grande do Norte and to understand how the guiding principles of education for sustainability are presented in the undergraduate courses in Chemistry, Physics and Biology. Using an instrument that is an adaptation of the Views on Science-Technology-Society VOSTS questionnaire, we sought to identify the Conceptions on sustainability of these students at two levels: the definitions of the concept and the operational principles needed to achieve sustainability - a relationship between the discourse about a concept and the principles and operative practices. The attitudes or predispositions of the graduates in relation to the concept of sustainability and the actions they believe should be put into practice in order to achieve it have revealed that, to a certain extent, they incorporate a correct discourse, but they lack a better understanding of the consequences of human actions in the life of the planet.
|
|
4
|
-
WESLEY COSTA DE OLIVEIRA
-
ENSINANDO ARGUMENTAÇÃO CIENTÍFICA: UM ESTUDO SOBRE OS SABERES DOCENTES NA FORMAÇÃO INICIAL
-
Orientador : MARCIA GORETTE LIMA DA SILVA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANA PAULA BISPO DA SILVA
-
JOSIVANIA MARISA DANTAS
-
MILTON THIAGO SCHIVANI ALVES
-
PABLO MORENO PAIVA CAPISTRANO
-
SEVERINO CARLOS GOMES
-
Data: 25/07/2019
-
-
Mostrar Resumo
-
Nos últimos anos, estudos envolvendo a argumentação e os diferentes objetivos para a educação científica têm se diversificado em torno de propostas de sequências de ensino. Há também indicações políticas internacionais defendendo sua inserção nas salas de aula de ciências. Embora a literatura venha destacando a importância de seu ensino e haja indicações políticas, sabe-se que promovê-la nas aulas de ciência não é algo simples. A falta dos saberes docentes por parte dos professores para apoiar a argumentação dos alunos tem sido identificada como um importante obstáculo. Uma das possibilidades para desenvolver esses saberes, e mais especificamente, aqueles relacionados ao conhecimento meta-estratégico, pode ser atuar na Formação de Professores (FP). Assim, defende-se o desenvolvimento desse conhecimento por meio de um curso de FP, engajando os licenciandos em discussões explícitas sobre as características gerais da argumentação. Para tanto, adotou-se a convergência História e Filosofia da Ciência-Argumentação como posição didática. Em outras palavras, adotou-se o uso da História e Filosofia da Ciência (HFC) como abordagem para promover o engajamento em processos argumentativos e a compreensão epistemológica nos licenciandos. Esta tese objetivou estudar elementos dos saberes dos futuros docentes para a inserção rotineira da argumentação em salas de aulas de ciências. O referencial teórico foram os trabalhos de Anat Zohar acerca dos saberes docentes no contexto do ensino de estratégias de pensamento. Quanto as decisões metodológicas, adotou-se a Análise Textual Discursiva (ATD) para o tratamento dos dados. O corpus é proveniente de 11 documentos inscritos, das gravações em áudio e vídeo de 12 encontros, das gravações em áudio e vídeo de 3 intervenções para estudantes de Ensino Médio e de 2 entrevistas com alunos-bolsistas de graduação do subprojeto-Física do PIBID da UFRN. Entre os principais resultados, devido à natureza singular desse tipo de conhecimento, propõe-se a utilização de um termo especial: conhecimento docente para a inserção rotineira da argumentação como estratégia de pensamento de alta ordem. E a partir dele, outras duas denominações: a primeira, o conhecimento pedagógico no contexto do ensino da argumentação como estratégia de pensamento de alta ordem e, a segunda, o conhecimento da argumentação como estratégia de pensamento de alta ordem. Em relação ao primeiro foi proposto um corpo de conhecimento específico, dentre os quais 5 saberes docentes que “emergiram” durante as análises. Já em relação ao segundo, em especial, o conhecimento meta-estratégico da argumentação, foram propostos 8 saberes docentes para esse corpo de conhecimento específico.
-
Mostrar Abstract
-
In recent years, studies involving argumentation and different goals for science education have diversified around teaching sequence proposals. There are also international political indications defending their insertion in the science classrooms. Although literature has emphasized the importance of its teaching and there are political indications, we know that promoting it in science classes is not something simple. The lack of teacher knowledge on the part of teachers to support students' arguments has been identified as a major obstacle. One of the possibilities to develop these knowledge, and more specifically, those related to meta-strategic knowledge, can be to act in the Teacher Education (TE). Thus, the development of this knowledge is defended through a TE course, engaging the graduates in explicit discussions about the general characteristics of the argumentation. For that, the convergence of History and Philosophy of Science-Argumentation was adopted as a didactic position. In other words, the use of History and Philosophy of Science (HFC) was adopted as an approach to promote the engagement in argumentative processes and the epistemological understanding in the graduating. This thesis aimed to study elements of the knowledge of future teachers for the routine insertion of argumentation in science classrooms. The theoretical reference was the works of Anat Zohar about the teaching knowledge in the context of teaching strategies of thought. Regarding the methodological decisions, the Discursive Textual Analysis (DTA) was adopted for the treatment of the data. The corpus came from 11 documents, audio and video recordings of 12 meetings, audio and video recordings of 3 interventions for high school students and 2 interviews with undergraduate students of the subproject-physics of PIBID-UFRN. Among the main results, due to the unique nature of this type of knowledge, it was proposed to use a special term: teacher knowledge for the routine insertion of argumentation as a strategy of high order thinking. And from it, two other denominations: the first, pedagogical knowledge in the context of the teaching of argumentation as a strategy of high order thinking, and the second, the knowledge of argumentation as a strategy of high order thinking. In relation to the first, a specific body of knowledge was proposed, among which 5 teaching knowledge that “emerged” during the analysis. In relation to the second, in particular, the meta-strategic knowledge of the argumentation, 8 teaching knowledge was proposed for this body of specific knowledge.
|
|
5
|
-
RILAVIA ALMEIDA DE OLIVEIRA
-
NATUREZA DA CIÊNCIA POR MEIO DE NARRATIVAS HISTÓRICAS: OS DEBATES SOBRE A NATUREZA DA LUZ NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XIX.
-
Orientador : ANDRE FERRER PINTO MARTINS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANA PAULA BISPO DA SILVA
-
ANDRE FERRER PINTO MARTINS
-
ANDRÉIA GUERRA DE MORAES
-
BERNADETE BARBOSA MOREY
-
CIBELLE CELESTINO SILVA
-
FLAVIA POLATI FERREIRA
-
Data: 02/08/2019
-
-
Mostrar Resumo
-
No contexto das pesquisas da área de ensino de ciências que defendem a História e a Filosofia da Ciência (HFC) como abordagem didática para problematizar aspectos da Natureza da Ciência (NDC) no ensino, este trabalho parte das seguintes questões: Como a interface episódio histórico – temas de NDC pode ser materializada a partir da construção de narrativas históricas? Quais as potencialidades e dificuldades de trabalhar temas da NDC a partir de narrativas históricas? Como narrativas históricas podem fomentar a discussão e compreensão de temas da NDC? Mais especificamente, objetivou-se investigar as potencialidades e limitações de trabalhar temas de NDC com professores de Física em formação inicial, a partir de narrativas históricas, tomando como base os debates sobre a natureza da luz no início do século XIX. Nesse intuito, inicialmente, foram analisados estudos sobre a natureza da luz na primeira metade do século XIX, especificamente com referência aos contextos francês e britânico, a partir de fontes primárias e secundárias, buscando-se compreender o episódio histórico e seus aspectos conceituais e epistemológicos. Na sequência, buscou-se investigar como o episódio histórico estudado pode contribuir para a discussão de temas da NDC no ensino de física. A partir da interface entre episódio histórico e temas da NDC, foi construída uma narrativa histórica como ferramenta para a discussão de temas de NDC na formação de professores. Na parte empírica da pesquisa, foi elaborada uma intervenção didática que buscou problematizar temas de NDC a partir da narrativa histórica construída. A intervenção foi realizada em um componente curricular do curso de Licenciatura em Física da Universidade Estadual da Paraíba. Para obtenção dos dados foram utilizados questionários, entrevistas, gravações em áudio das discussões ocorridas em sala e registro das notas de campo da professora-pesquisadora após as aulas. A análise dos dados forneceu indicativos de que a narrativa histórica construída com base no episódio histórico contribuiu para a problematização efetiva de diversos temas da NDC. A maioria dos alunos apresentou uma boa compreensão acerca dos temas de NDC problematizados ao longo da proposta. No entanto, a intervenção também evidenciou a complexidade envolvida em problematizar concepções sobre NDC dos estudantes – futuros professores em formação.
-
Mostrar Abstract
-
In the context of research in the area of science teaching that advocates History and Philosophy of Science (HFS) as a didactic approach to problematizing aspects of the Nature of Science (NOS) in teaching, this paper shares the following questions: How does the interface historical episode - themes of NOS can be materialized from the construction of historical narratives? What are the potentialities and difficulties of working on NOS themes from historical narratives? How can historical narratives foster discussion and understanding of NOS issues? More specifically, the objective was to investigate the potentialities and limitations of working on themes of NOS with Physics teachers in initial/undergraduation formation, based on historical narratives, based on the debates about the nature of light in the early nineteenth century. In this context, studies were initially carried out on the nature of light in the first half of the 19th century, specifically with reference to the French and British contexts, from primary and secondary sources, in order to understand the historical episode and its conceptual and epistemological aspects. In the sequence, we sought to investigate how the historical episode studied can contribute to the discussion of themes of the NOS in the teaching of Physics. From the interface between historical episode and themes of NOS, a historical narrative was constructed as a tool for the discussion of themes of NOS in teacher training. In the empirical part of the research, a didactic intervention was elaborated that sought to problematize NOS themes from the constructed historical narrative. The intervention was carried out in a curricular component of the Licentiate Degree in Physics of the State University of Paraíba. In order to obtain the data, questionnaires, interviews, audio recordings of the discussions held in the classroom and recording of field notes by the teacher-researcher after the lessons were used. The analysis of the data provided indications that the historical narrative built on the historical episode contributed to the effective problematization of several themes of the NOS. The majority of the students presented a good understanding about the themes of NOS problematized throughout the proposal. However, the intervention also highlighted the complexity involved in problematizing conceptions about NOS of students - future teachers in training.
|
|
6
|
-
MAYARA LARRYS GOMES DE ASSIS NOGUEIRA
-
DIÁLOGOS ENTRE CIÊNCIAS E FICÇÃO CIENTÍFICA: Uma estratégia para discutir ética científica baseada na Teoria da Objetivação
-
Orientador : BERNADETE BARBOSA MOREY
-
MEMBROS DA BANCA :
-
BERNADETE BARBOSA MOREY
-
ANDRE FERRER PINTO MARTINS
-
THIAGO EMMANUEL ARAUJO SEVERO
-
ANA MARIA DA SILVA
-
RODOLFO VERGEL CAUSADO
-
SHIRLEY TAKECO GOBARA
-
Data: 02/08/2019
-
-
Mostrar Resumo
-
AAs narrativas implicadas em materiais de ficção científica (SF) apresentam as ciências como uma atividade viva e instigante que parece alimentar o interesse e a curiosidade dos cidadãos por questões científicas complexas. Essa proposição parece contrariar um cenário descrito na literatura específica em que discussões sobre produtos e processos das ciências nas salas de aulas parecem cada vez mais desinteressantes aos estudantes. Uma via pertinente e bastante trabalhada que assumo como estratégia para atravessar um desinteresse dessa ordem e discutir sobre aspectos epistemológicos das ciências é o diálogo entre ciências e literatura. De modo mais específico, tomo a literatura de ficção científica (SF) como fio condutor para propor discussões sobre noções de ética nas ciências. Para fundamentar filosófica, pedagógica e epistemologicamente as ideias e atividades propostas assumi como base a Teoria da Objetivação (TO), teoria de ensino-aprendizagem histórico-cultural idealizada pelo pesquisador matemático Luis Radford. O objetivo dessa articulação é investigar a pertinência da SF para ampliar, facilitar e contextualizar o debate sobre a produção das ciências e seus aspectos éticos para professores de ciências em formação. Para alcançar esse objetivo utilizei três estratégias metodológicas: uma interlocução epistolar com o cientista ficcional Doutor Victor Frankenstein; mapeamento e imersão em matrizes teóricas e a produção estratégias de ensino – uma oficina didática exploratória ministrada para bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/Interdisciplinar/UFRN) e um Curso sobre Ficção Científica e Ética nas Ciências ofertado para professores em formação inicial e continuada dos cursos de Química, Física, Biologia e Matemática da UFRN, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e do Centro Universitário Facex (UniFacex). O diálogo entre os dados produzidos com o uso dessas estratégias oferece pistas para defender que a SF é uma linguagem pertinente para pensar e problematizar discussões sobre as ciências e seus aspectos éticos e pode contribuir na educação científica de professores de ciências em formação.
-
Mostrar Abstract
-
The narratives involved in Science Fiction (SF) materials present science as a live and thought-provoking activity that seems to fuel the interest and curiosity of citizens over complex scientific issues. This proposition seems to contradict a scenario described in the specific literature in which discussions about science products and processes in classrooms seem increasingly uninteresting to students. A pertinent and well worked path that I take as a strategy to cross this disinterest and to discuss epistemological aspects of sciences is the dialogue between sciences and literature. More specifically, I have taken Science Fiction (SF) literature as the guiding thread to discuss the notion of ethics in science. The proposed ideas and activities are based philosophical, pedagogical and epistemological on the Theory of Objectification (TO), a cultural-historical theory of teaching and learning idealized by the mathematical researcher Luis Radford. The aim of this articulation is to investigate the relevance of SF to expand, facilitate and contextualize the debate about the production of sciences and its ethical aspects for pre-service science teachers. To achieve this aim I used three methodological strategies: an epistolary interlocution with a fictional scientist Doctor Victor Frankenstein; mapping and immersion in theoretical matrices and the production of teaching strategies – a exploratory didactic workshop taught to scholarship pre-service teachers from the Institutional Program for Scholarship to Teaching Initiation (PIBID/Interdisciplinary/UFRN) and a course about Science Fiction and Ethics in Sciences offered to pre-service and professional teachers of the Chemistry, Physics, Biology and Mathematics undergraduate courses at UFRN, the Federal Institute of Rio Grande do Norte (IFRN) and the University Center Facex (UniFacex). The dialogue between the data produced with the use of these strategies offers clues to defend that SF is a relevant language to think about and problematize discussions about sciences and their ethical aspects and can contribute to the scientific education of pre-service science teachers.
|
|
7
|
-
JAILSON DA COSTA PONTES
-
IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DO PERFIL DE ERROS E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NAS QUESTÕES DE ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE DAS PROVAS DE MATEMÁTICA DO ENEM NOS ANOS DE 2013 A 2016 DOS APROVADOS NA PRIMEIRA CHAMADA DO SISU PARA INGRESSAR NA UFRN
-
Orientador : ISAURO BELTRAN NUNEZ
-
MEMBROS DA BANCA :
-
FRANCISCO DE ASSIS BANDEIRA
-
HÉCTOR JOSÉ GARCÍA MENDOZA
-
ILONEIDE CARLOS DE OLIVEIRA RAMOS
-
ISAURO BELTRAN NUNEZ
-
IVONE DA SILVA SALSA
-
JOSE EVERALDO PEREIRA
-
ROGÉRIA GAUDÊNCIO DO RÊGO
-
Data: 26/08/2019
-
-
Mostrar Resumo
-
As pesquisas sobre erros e dificuldades na aprendizagem da matemática têm avançado nas últimas décadas para possibilitar uma melhor aprendizagem dos estudantes no processo de ensino em ambiente escolar. O objetivo desta pesquisa consiste em estudar o perfil dos erros e dificuldades de aprendizagem dos conteúdos de Estatística e Probabilidade nas provas de matemática do ENEM dos anos de (2013 a 2016) dos estudantes aprovados no ENEM e inscritos no SISU para entrar na UFRN. Foram identificados os erros e dificuldades de aprendizagem em relação a esses conteúdos que constituíram as questões das provas do ENEM durante os anos analisados. Com as reflexões de pesquisadores como: Radatz (1979; 1980), Cury (1988; 1994; 2007; 2008), Socas (1997), Borasi (1985; 1987), Rico (1995), Pochulu (2004) e Brousseau (1976), apresentamos os erros e as dificuldades na aprendizagem matemática. Já pesquisadores na área da estatística e probabilidade, como: Batanero (1998; 2000), Batanero; Godino; Navarro-Pelayo (2001), dentre outros, apresentam erros mais específicos para esse conteúdo. O estudo que se apresenta nesta tese configura na identificação e caracterização do perfil de erros associados às dificuldades de aprendizagem sobre o tema “conhecimentos de estatística e probabilidade” das provas do ENEM dos anos de 2013 a 2016 a partir dos relatórios da seção de Estatística da COMPERVE/UFRN. Como metodologia, foram priorizadas as análises das questões das provas para associar o erro do distrator mais sinalizado a hipóteses explicativas de dificuldades de aprendizagem. Os resultados foram: perfil socioeconômico, a quantidade de aprovados entre as escolas públicas e privadas aumentando entre os anos estudados, a Região Nordeste em relação às demais obteve o maior percentual de candidatos aprovados, faixa etária predominante é a dos 18 a 20 anos e, o gênero com maior percentual é o masculino. Em relação à cor/raça, se apresenta com maior percentual à parda, a modalidade de ensino médio mais evidente é o ensino regular; o tema “conhecimentos de estatística e probabilidade” na ordem decrescente no terceiro lugar; o perfil de desempenho, em 2015 as questões 149 e 158 tomando por base a prova amarela tiveram o índice de acertos mais baixos com, 8,8% e 10% respectivamente; na identificação e caracterização dos erros, identificamos as competências, habilidades, sub-habilidades e conteúdo específico para cada questão, depois analisamos as tabelas e gráficos. Fizemos o gabarito/descritor, encontrando a solução para cada questão e depois com os quatro distratores, identificamos os erros associados. Apresentamos esses erros em tabela e utilizamos a tipologia clássica de Radatz (1979). Os resultados sinalizam a necessidade de uma revisão das questões didático-metodológicas inerentes ao ensino desse tema para os quais as dificuldades na aprendizagem se apresentaram.
-
Mostrar Abstract
-
The investigations on errors and difficulties in the learning of mathematics, have advanced in the last decades to allow a better learning of the students in the teaching process in the school environment. The objective of this research is to study the profile of the errors and learning difficulties of the contents of Statistics and Probability in the ENEM mathematics tests of the years (2013 to 2016) of the students approved and inscribed in the SISU to enter in the UFRN. The errors and learning difficulties in relation to these contents that constituted the questions of ENEM tests during the analyzed years were identified. The reflections of researchers as: Radatz (1979; 1980), Cury (1988; 1994; 2007; 2008), Socas (1997), Borasi (1985; 1987), Rico (1995), Pochulu (2004) e Brousseau (1976), present the errors and difficulties in mathematical learning. Already researchers in the area of statistics and probability, such as: Batanero (1998; 2000), Batanero; Godino; Navarro-Pelayo (2001), among others, gift more specific errors for that content. The study presented in this thesis is based on the identification and characterization of the error profile associated with the learning difficulties on the subject "knowledge of statistics and probability" of the ENEM tests from the years of 2013 to 2016, based on the reports of the Statistics section of the COMPERVE/UFRN. As a methodology, the analysis of the tests was prioritized to associate the error of the most indicated distractor with explanatory hypotheses of learning difficulties. The results were: socioeconomic profile, the number of approved between public and private schools were increasing between the years studied, the northeast region in relation to the others obtained the highest percentage of successful candidates, The predominant age group is 18 to 20 years old and the gender with the highest percentage is male. Regarding color/race, if it is brown, the most obvious modality of high school is regular education; the theme "knowledge of statistics and probability in the descending order in the third place; the performance profile, in 2015, issues 149 and 158 that had the lowest hit rate with, 8.8% and 10% respectively; In the identification and characterization of errors, we identify competencies, skills, sub-skills and specific content for each question, then we analyze the tables and graphs. We did the feedback/descriptor, finding the solution for each question and then with the four distractors, we identified the associated errors. We present these errors in table and we use the classic typology of Radatz (1979). The results indicate the need for a didactic-methodological review of the teaching of this subject for which learning difficulties are presented.
|
|
8
|
-
FRANKLIN KAIC DUTRA PEREIRA
-
Aventuras do Contar(se): escritas de si e formação de professores de química à distância
-
Orientador : CARLOS NECO DA SILVA JUNIOR
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CARLOS NECO DA SILVA JUNIOR
-
LILIANE DOS SANTOS GUTIERRE
-
LUIZ ALBERTO DA SILVA JUNIOR
-
ALESSANDRO CURY SOARES
-
ÂNGELA CRISTINA ALVES ALBINO
-
Data: 26/08/2019
-
-
Mostrar Resumo
-
As implicações das experiências de vida na/para a constituição dos percursos de formação profissional de professores de Química é tema ainda pouco discutido no Brasil, sobretudo quando se trata de cursos na modalidade à distância. A partir de tal constatação, nesta tese de doutorado objetivamos caracterizar o processo de constituição da identidade docente de estudantes do curso de Licenciatura em Química à distância da UFRN, por meio da análise de suas narrativas (auto)biográficas em memoriais de formação. Para tanto, adotamos como referencial teórico o pensamento de autores que versam sobre formação de professores (PIMENTA, 2012; PIMENTA; LIMA, 2017; CARVALHO; GIL-PEREZ, 2012; MALDANER, 2000), narrativas (auto)biográficas (SOUZA, 2006; PASSEGGI, 2008; NÓVOA, 1995, 2010; JOSSO, 2010; PINEAU, 2002, 2004) e saberes docentes (TARDIF, 2014). Do ponto de vista metodológico, realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo descritiva e a partir do paradigma interpretativista. Para a produção de dados, realizamos a análise documental de 16 (dezesseis) memoriais oriundos do polo de Nova Cruz/RN, utilizando a análise de conteúdo como estratégia de categorização dos dados. A partir de tais procedimentos, chegamos a três eixos de análise, quais sejam: 1. Do querer ao ser: os caminhos para tornar-se professor de química pela EaD; 2. Como nos tornamos professores de química: dificuldades, adaptações e permanências na EaD; 3. “Falar de estágio é reviver minha experiência em sala de aula” - as aventuras nas escolas. As análises das categorias derivadas dos referidos eixos revelaram, respectivamente, que fatores dos contextos social e pessoal interferiram diretamente na escolha do curso e na definição da modalidade de ensino; que a educação à distância democratizou, por um lado, o acesso ao Ensino Superior, mas, por outro, apontou desafios para a permanência dos alunos devido à necessidade de adaptar-se a novos procedimentos de estudo e às dificuldades de infraestrutura; que as oportunidades de estágio supervisionado possibilitaram o deparar-se com as crenças sobre a escola e os desafios do processo de ensino-aprendizagem, bem como ressaltou a importância do professor-colaborador como referência na aproximação com a realidade profissional. Assim, concluímos que o ato de narrar(se) possibilitou o reconhecimento de nuances da formação de professores de Química à distância, permitiu entender a identidade docente como um processo de construção permanente e comportou o (re)significar dos saberes adquiridos no percurso formativo.
-
Mostrar Abstract
-
The implications of the (auto)biographical narratives to the inicial training courses for teachers of Chemistry is the subject still little discussed in Brazil, especially when it comes to courses in distance mode. From this, in this thesis we aim to characterize the process of constitution of the teacher identity of students of Chemistry Teacher Degree in at a distance from the UFRN, through the analysis of his (auto)biographical narratives in memorials. To this end, we have adopted as the theoretical thought of authors about teacher training (PIMENTA, 2012; PIMENTA; LIMA, 2017; CARVALHO; GIL-PEREZ, 2012; MALDANER, 2000), narratives (auto)Biographical (SOUZA, 2006; PASSEGGI, 2008; NÓVOA, 1995, 2010; JOSSO, 2010; PINEAU, 2002, 2004) and knowledge teachers (TARDIF, 2014). From the methodological point of view, we performed a qualitative research, descriptive and type from the interpretativista paradigm. For the production of data, we carried out the documentary analysis of 16 (sixteen) memorials from polo to Nova Cruz/RN, using content analysis as a strategy for data categorization. From such procedures, we got the three axes of analysis, namely: 1. From wanting to being: the paths to become professor of chemistry from EaD; 2. How do we become teachers of Chemistry: difficulties, adaptations and stays in the long-distance education; 3. "Talk about internship is reliving my classroom experience" - the adventures in schools. The analysis of the derived categories of these axes, respectively, revealed that the social contexts and personal factors interfered directly in the choice of the course and in the definition of the mode of teaching; distance education democratized, on the one hand, access to higher education, but, on the other, pointed challenges for the permanence of students due to the need to adapt to new procedures and the difficulties of infrastructure; the supervised internship opportunities enabled the encounter with the beliefs about the school and the challenges of teaching-learning process, as well as stressed the importance of the teacher-developer reference in the approximation to reality Professional. Thus, we conclude that the Act of narrating(if) enabled the recognition of nuances of teacher education of chemistry in the distance, allowed to understand the teaching identity as a permanent building process and behaved resignification of knowledge acquired in the ttraining path.
|
|
9
|
-
GERALDO ALEXANDRE DA SILVA JUNIOR
-
ELEMENTOS DE ELABORAÇÃO ARGUMENTATIVA DOCENTE NA SALA DE AULA: UMA PROPOSTA DE ANÁLISE À LUZ DA TEORIA DE PERELMAN E OLBRECHTS-TYTECA
-
Orientador : MARCIA GORETTE LIMA DA SILVA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
MARCIA GORETTE LIMA DA SILVA
-
BERNADETE BARBOSA MOREY
-
Fernanda Marur Mazze
-
ALBINO OLIVEIRA NUNES
-
CARMEN ROSELAINE DE OLIVEIRA FARIAS
-
Data: 25/11/2019
-
-
Mostrar Resumo
-
Este trabalho se apresenta dentro dos estudos da Argumentação no Ensino de Ciências. Nosso problema de pesquisa envolve determinar quais características da Teoria da Argumentação de Perelman e Olbrechts podem ser transpostos para analisar o caráter argumentativo do discurso de uma professora diante de seus estudantes na sala de aula. A referida teoria será nosso referencial teórico e metodológico, sendo nossa análise guiada por elementos da Análise Textual Discursiva. Em nossos resultados, percebemos que, das treze categorias a priori, previstas como passíveis de serem transpostas apenas uma não foi contemplada. Como resultado, concluímos que trazer Perelman e Olbrechts-Tyteca corresponde a uma contribuição metodológica para a análise dos processos argumentativos nas salas de aula.
-
Mostrar Abstract
-
This research presented within the studies of the argumentation in science teaching. Our research problem involves determining which features of Perelman and Olbrechts's Theory of Argumentation can be transposed to analyze the argumentative character of a teacher's discourse in front of her students in the classroom. This theory will be our theoretical and methodological framework, and our analysis will be guided by elements of Discursive Textual Analysis. In our results, we realized that, of the thirteen a priori categories, which were expected to be transposed, only one was not contemplated. As a result, we conclude that bringing Perelman and Olbrechts-Tyteca corresponds to a methodological contribution to the analysis of argumentative processes in classrooms.
|
|
10
|
-
JUSSARA PATRÍCIA ANDRADE ALVES PAIVA
-
A TEORIA DA OBJETIVAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DA ORIENTAÇÃO ESPACIAL NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA
-
Orientador : CLAUDIANNY AMORIM NORONHA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
BERNADETE BARBOSA MOREY
-
CLAUDIANNY AMORIM NORONHA
-
HALANA GARCEZ BOROWSKY
-
LUIS RADFORD
-
ROGÉRIA GAUDÊNCIO DO RÊGO
-
VANESSA DIAS MORETTI
-
Data: 05/12/2019
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta pesquisa tem como objetivo analisar os meios semióticos mobilizados no processo de ensino-aprendizagem da orientação espacial, que possibilitam ao estudante estabelecer uma relação reflexiva e ética com o espaço. A pesquisa adotou como referencial teórico a Teoria da Objetivação desenvolvida por Luis Radford (2006b, 2015, 2017a, 2017b, 2018a), que tem como pressuposto que o saber é algo potencial, constituído historicamente e culturalmente e não uma construção individual. A Teoria da Objetivação embasou os pressupostos teóricos da metodologia, o desenho das tarefas a serem vivenciadas na sala de aula e a análise dos dados coletados. Quanto a orientação espacial, partimos do embasamento teórico de autores como Clements e Sarama (2009), Blanco (2011), Vecino (2005) para delinear as categorias utilizadas para a análise dos saberes matemáticos mobilizados. Para a coleta de dados, realizamos uma intervenção numa sala de aula do 6º Ano do Ensino Fundamental, por meio da vivência de tarefas de orientação espacial, gravada em áudio e vídeo. O tratamento dos dados possibilitou a análise dos meios semióticos mobilizados, e da coordenação desses em uma abordagem multimodal. A identificação dos meios semióticos mobilizados permitiu analisar o processo de objetivação e de subjetivação que ocorrem entrelaçados, com uma influência mútua e recíproca entre esses processos, que denominamos de coinfluência. Identificamos também, momentos de dissonâncias na articulação dos meios semióticos mobilizados. Nas análises evidenciamos a relevância da representação gráfica (plantas e mapas), dos gestos e de termos linguísticos específicos como meios semióticos na objetivação da orientação espacial. Por fim, evidenciamos como os saberes e os meios semióticos mobilizados nesse processo, permitiram aos estudantes enxergarem o espaço de forma mais próxima e ampla, fortalecendo o sentimento de pertencimento numa relação mais reflexiva com o espaço, e influenciaram na relação ética, possibilitando o surgimento de indivíduos com uma maior confiança e segurança na vivência e na comunicação com os outros, por meio de referências espaciais.
-
Mostrar Abstract
-
This research aims to analyze the semiotic means mobilized in the teaching-learning process of spatial orientation, which enable the student to establish a reflexive and ethical relationship with space. The research adopted as theoretical reference the Theory of Objectification developed by Luis Radford (2006b, 2015, 2017a, 2017b, 2018a), which assumes that knowledge is potential, historically and culturally constituted and not an individual construction. The Theory of Objectification based the methodology, the design of the tasks and the data analysis. Regarding spatial orientation, we start from the theoretical basis of authors such as Clements and Sarama (2009), Blanco (2011), Vecino (2005) to outline the categories used for the analysis of the mobilized mathematical knowledge. For data collection, we implemented spatial orientation tasks in a 6th grade of elementary school classroom, recorded in audio and video. Data processing allowed the analysis of the mobilized semiotic means and their coordination in a multimodal approach. The identification of the mobilized semiotic means allowed to analyze the process of objectification and subjectivation that occurs entangled, with a mutual and reciprocal influence between these processes, which we call coinfluence. We also identified moments of dissonance in the articulation of mobilized semiotic media. In the analyzes we evidence the relevance of graphic representation (plans and maps), gestures and specific linguistic terms as semiotic means in the objectification of spatial orientation. Finally, we evidence how the knowledge and semiotic means mobilized in this process allowed students to see space closer and broader, strengthening the sense of belonging in a more reflective relationship with space, and influenced the ethical relationship, emerging more confident and secure individuals, living and communicating with others through spatial references.
|
|
11
|
-
MARIA DA CONCEIÇÃO VIEIRA DE ALMEIDA MENEZES
-
SELEÇÃO NATURAL, ADAPTAÇÃO E DERIVA GENÉTICA: ABORDAGEM EM LIVROS DIDÁTICOS, CONHECIMENTO DE ALUNOS DE BIOLOGIA E UMA PROPOSTA LÚDICA PARA O ENSINO DESSES TEMAS
-
Orientador : MAGNOLIA FERNANDES FLORENCIO DE ARAUJO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
MAGNOLIA FERNANDES FLORENCIO DE ARAUJO
-
RAQUEL CORDEIRO THEODORO
-
FABIO TEIXEIRA DUARTE
-
MARIA LUISA QUININO DE MEDEIROS
-
MARIA RITA MONTEIRO DE LENCASTRE CAMPOS
-
Data: 13/12/2019
-
-
Mostrar Resumo
-
A evolução biológica é um conteúdo que está programado para ser ensinado na disciplina de biologia no ensino médio brasileiro. Considerando sua relevância para o entendimento dos processos evolutivos que ocorrem nos seres vivos e os obstáculos que os professores têm enfrentado no ensino da teoria evolutiva, seja através de problemas identificados no livro didático ou ainda nas dificuldades dos alunos em compreendê-la, este estudo buscou investigar três importantes assuntos em evolução biológica: seleção natural, adaptação e deriva genética. Os objetivos do estudo compreenderam: a) analisar a abordagem dada pelos livros didáticos de biologia do ensino médio que foram aprovados pelo Programa Nacional do livro Didático (PNLD) 2015 e 2018, para a seleção natural, adaptação e deriva genética; b) identificar tipologia de atividade de aprofundamento sobre seleção natural, adaptação e deriva genética, dos livros didáticos; c) analisar a adequação dos recursos visuais em relação ao texto; d) identificar o nível de conhecimento dos alunos ingressantes nos cursos de Ciências Biológicas (bacharelado e licenciatura) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN sobre seleção natural, adaptação e deriva genética; e) testar recursos didáticos para o ensino de seleção natural, adaptação e deriva genética com alunos do terceiro ano do ensino médio. O estudo teve três eixos de investigação: I – análise em livro didático; II – identificação de conhecimentos de alunos ingressantes em ciências biológicas de uma universidade pública; III – teste de recursos didáticos. A abordagem metodológica do estudo é quanti-qualitativa. Os resultados apontaram que os livros didáticos de biologia apresentam termos para explicar a seleção natural e a adaptação, os quais podem induzir o aluno a fazer uma interpretação da evolução biológica que reforça ideias equivocadas muitas vezes já presentes em suas concepções prévias. Os conhecimentos dos alunos de seleção natural e adaptação estão embasados pela a ideia de evolução biológica na perspectiva lamarckista e na deriva genética, que é um assunto pouco compreendido pelos alunos. Os recursos didáticos testados contribuíram para incitar os alunos para o estudo de seleção natural, adaptação e deriva genética e possibilitar uma discussão produtiva com correções conceituais sobre estes assuntos.
-
Mostrar Abstract
-
Biological evolution is a subject which is supposed to be taught in Biology classes of Brazilian high schools. Taking into account its relevance to understand the evolutionary processes that occur in living beings and the obstacles that teachers have been facing in teaching evolutionary theory - either because of problems identified in the textbook or because of the difficulties faced by the students in understanding evolutionary theory itself -, this study sought to investigate three important subjects in biological evolution: natural selection, adaptation and genetic drift. The objectives of the study were: a) to analyze the approach taken by high school Biology textbooks approved by the National Textbook Program (PNLD – Programa Nacional do Livro Didático) 2015 and 2018 for natural selection, adaptation and genetic drift; b) to identify the typology of deep-learning exercises on natural selection, adaptation and genetic drift in the textbooks; c) To analyze the suitability of the visual resources in relation to the text; d) to identify the level of knowledge of first-year students majoring in Biological Sciences at the State University of Rio Grande do Norte (bachelor’s and teaching degrees) about natural selection, adaptation and genetic drift; e) to test didactic resources for teaching natural selection, adaptation and genetic drift with students in the third year of high school. The three axes of investigation in the study were: I – textbook analysis; II – assessment of knowledge of first-year Biological Sciences students from a public university; III – evaluation of didactic resources. The study’s methodological approach is quanti-qualitative. The results indicate that biology textbooks use terms to explain natural selection and adaptation which could lead the student to an understanding of biological evolution that reinforces mistaken ideas, often present in their prior conceptions. The knowledge of students about natural selection and adaptation are based on the idea of biological evolution in the lamarckist perspective and in the genetic drift, which is a subject poorly understood by the students. The didactic resources evaluated have contributed to encourage students to learn about natural selection, adaptation and genetic drift and to make possible a productive discussion, rectifying misconceptions about these subjects.
|
|