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Dissertações |
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KAÍSE CANUTO DA SILVA
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NOS PASSOS DO PEREGRINO: TURISMO E RELIGIOSIDADE EM SANTA CRUZ DOS MILAGRES (PI)
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Orientador : MARIA LUCIA BASTOS ALVES
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MEMBROS DA BANCA :
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MARIA LUCIA BASTOS ALVES
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ALMIR FELIX BATISTA DE OLIVEIRA
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MARIA APARECIDA PONTES DA FONSECA
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LUIZ CARVALHO DE ASSUNCAO
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CHRISTIAN DENNYS MONTEIRO DE OLIVEIRA
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Data: 19/02/2019
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A presente pesquisa teve como objetivo analisar a tríade festiva na cidade de Santa Cruz dos Milagres (PI) e as estratégias políticas e eclesiais existentes na proposta de criação de um destino turístico religioso. Santa Cruz dos Milagres está localizada no Estado do Piauí, região Nordeste do Brasil e representa um centro religioso do catolicismo popular. Para alcançar tal objetivo, foram pesquisadas as Festas: Invenção da Santa Cruz, Exaltação da Santa Cruz e Encontro dos Santos, três importantes celebrações religiosas realizadas em períodos distintos. Cujas dimensões sócio religiosas se constituem como fundamentos culturais, históricos e econômicos, potenciais para promover a cidade de Santa Cruz dos Milagres como um destino turístico religioso. Para a realização da pesquisa, utilizou-se a abordagem qualitativa, que envolveu pesquisa bibliográfica, documental e empírica. Empregou-se o método compreensivo, recorrendo-se as técnicas de observação participante, entrevistas semiestruturadas com representantes da Igreja, poder público e comunidade local, além de aplicação de questionário com os devotos e registro em diário de campo. As análises das falas dos sujeitos foram realizadas por meio da análise descritiva e de conteúdo. Tratam-se de três eventos protagonizados, sobretudo, por devotos que juntamente com os moradores locais e o aval da Igreja Católica, reatualizam suas crenças e ritos sagrados que dão legitimidade ao fenômeno religioso. Os resultados da pesquisa apontam a existência de estratégias políticas e eclesiais, voltadas para a promoção de Santa Cruz dos Milagres, embora estas estratégias se apresentem desarticuladas, atuam em diferentes dimensões. As ações do Estado estão centradas no discurso do desenvolvimento econômico, associado a promoção turística. Sobretudo, a partir da política de regionalização do turismo empreendida a partir de 2004, que divulga a Cidade enquanto polo turístico religioso no Piauí. Enquanto isso, a Igreja Católica, também se utiliza do discurso do turismo religioso, para avançar no seu projeto de evangelização e legitimação no espaço sagrado de Santa Cruz dos Milagres, por meio da construção de símbolos. Como a construção do novo templo, que busca inserir-se nesta lógica de modernização dos santuários católicos. A comunidade local reconhece a dependência diante da atividade religiosa, uma vez que esta estimula o comércio local. Com relação as práticas dos devotos, foram identificadas permanências e mudanças, por meio de ações que incorporam novos elementos tão sagrados quanto turísticos, capazes de impulsionar a atividade turística.
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This research aimed to analyze the festive triad in the city of Santa Cruz dos Milagres (PI) and the strategies of the political and ecclesial actions existing in the proposal to create a religious tourist destination. Santa Cruz dos Milagres is located in the state of Piauí, northeast region of Brazil and represents a religious center of popular Catholicism. To achieve this objective, the festivities were researched: invention of the Holy Cross, exaltation of the Holy Cross and meeting of the Saints, three important religious celebrations held in different periods. whose socio-religious dimensions constitute cultural, historical and economic foundations, potential to promote the city of Santa Cruz dos Milagres as a religious tourist destination. The qualitative approach was used to conduct the research, which involved bibliographic, documental and empirical research. The comprehensive method was used, using participant observation techniques, semi-structured interviews with representatives of the Church, public authorities and local community, in addition to applying a questionnaire with devotees and recording in a diary of Field. The analyses of the subjects ' statements were performed by means of descriptive and content analysis. These are three events, mainly by devotees that together with local residents and the endorsement of the Catholic Church, reupdate their sacred beliefs and rites that give legitimacy to the religious phenomenon. The results of the research point to the existence of political and ecclesial strategies aimed at the promotion of Santa Cruz dos Milagres, although these strategies are disjointed, act in different dimensions. The actions of the state are centered on the discourse of economic development, associated with tourism promotion. Above all, from the policy of regionalization of tourism undertaken from 2004, which disseminates the city as a religious tourist hub in Piauí. Meanwhile, the Catholic Church, also uses the discourse of religious tourism, to advance in its project of evangelization and legitimation in the sacred space of Santa Cruz dos Milagres, through the creation of symbols. As the construction of the new temple, which seeks to insert itself in this logic of modernization of the Catholic sanctuaries. The local community recognizes dependence on religious activity, since it stimulates local trade. Regarding the practices of devotees, permanences and changes were identified, through actions that incorporate new elements as sacred as tourism, capable of boosting tourism activity.
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JESSYCA RODRIGUES HENRIQUE DA SILVA
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IMPACTOS DA TECNOLOGIA NOS PROCESSOS DE GESTÃO DE PESSOAS: UM ESTUDO NO SETOR HOTELEIRO
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Orientador : LEILIANNE MICHELLE TRINDADE DA SILVA BARRETO
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MEMBROS DA BANCA :
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LEILIANNE MICHELLE TRINDADE DA SILVA BARRETO
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LUIZ AUGUSTO MACHADO MENDES FILHO
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Nelsio Rodrigues de Abreu
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Data: 27/02/2019
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O presente estudo tem como objetivo investigar os impactos do uso da tecnologia nos processos de gestão de pessoas do setor hoteleiro. Nas últimas décadas, evidencia-se no campo de gestão de pessoas a viabilidade de novas oportunidades de negócios, ao ritmo em que o capital humano passa a ser reconhecido como fonte de vantagem competitiva, sustentável e de difícil imitação. Os hotéis, por fazerem parte do setor de serviços, são profundamente dependentes do comportamento de seus colaboradores. Por isso, torna-se pertinente investigar práticas de gestão de pessoas aplicadas a este contexto. Essa investigação, parte do pressuposto de que o uso da tecnologia nos processos de gestão de pessoas (e-RH), poderá conduzir estas empresas a uma vantagem competitiva superior. Em termos metodológicos, a pesquisa possui uma abordagem qualitativa, exploratória e descritiva. Em um primeiro momento, uma amostra de dez empreendimentos hoteleiros foi investigada, com o intuito de identificar a inserção das aplicações tecnológicas aos seguintes procedimentos: recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, avaliação de desempenho e remuneração e recompensa dos colaboradores. Para nortear o estudo, entrevistas foram realizadas com os principais gestores da área em cada unidade. Apoiado no método de análise de conteúdo e auxilio do software NVivo Versão 10, os dados foram categorizados e chegou-se aos seguintes resultados: os hotéis em sua maioria possuem uma gestão de pessoas fragilizada, dependente de outras áreas e com processos considerados tradicionais. Embora, exista impactos tecnológicos, o e-RH ainda se encontra em fase inicial e longe de um planejamento estratégico mais abrangente. Em algumas atividades, percebe-se um maior esforço tecnológico, enquanto outras, encontram-se vulneráveis. A tecnologia tem auxiliado principalmente em rotinas administrativas de recrutamento, compensação, avaliações e treinamentos. Porém, ainda não se visualiza uma força de trabalho preparada para mudanças. Por fim, chega-se à conclusão que, para que os hotéis venham a evoluir para um campo estratégico de e-RH, não é suficiente apenas mudanças pontuais, existe a necessidade de transformações mais amplas, que envolva aspectos valorativos e culturais dos que fazem parte.
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The present study aims to investigate the impacts of the use of technology in the hotel management processes of the hotel sector. In recent decades, the viability of new business opportunities has become evident in the field of people management, at the rate at which human capital is recognized as a source of competitive advantage, sustainable and difficult to imitate. Hotels, because they are part of the service sector, are deeply dependent on the behavior of their employees. It is therefore relevant to investigate people management practices applied in this context. This research, based on the assumption that the use of technology in people management processes (e-HR), could lead these companies to a superior competitive advantage. In methodological terms, the research has a qualitative, exploratory and descriptive approach. Initially, a sample of ten hotel developments was investigated in order to identify the insertion of technological applications into the following procedures: recruitment and selection, training and development, evaluation of performance and compensation and rewards of employees. To guide the study, interviews were conducted with the main area managers in each unit. Based on the NVivo Version 10 software, the data were categorized and the following results were obtained: most hotels have fragile people management, dependent on other areas and with processes considered traditional. Although there are technological impacts, e-HR is still at an early stage and far from more comprehensive strategic planning. In some activities, one perceives a greater technological effort, while others are vulnerable. The technology has mainly aided in administrative routines of recruitment, compensation, evaluations and trainings. However, a workforce prepared for change is not yet envisaged. Finally, it is concluded that, in order for hotels to evolve into a strategic e-HR field, it is not enough to change only on time, there is a need for broader transformations, involving values and cultural aspects of those that make part.
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JAIANE PADILHA OLIVEIRA
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Análise da participação e percepção da comunidade local sobre o uso turístico em Unidades de Conservação Estadual no RN.
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Orientador : KERLEI ENIELE SONAGLIO
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MEMBROS DA BANCA :
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KERLEI ENIELE SONAGLIO
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SILVIO JOSÉ DE LIMA FIGUEIREDO
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WILKER RICARDO DE MENDONCA NOBREGA
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Data: 11/03/2019
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O presente estudo tem como objetivo analisar a participação da comunidade local no processo de criação de Unidades de Conservação Estaduais do RN e sua percepção sobre o uso turístico nessas UC’s. Devido à necessidade de proteção de ecossistemas com vistas à manutenção da biodiversidade, ao desenvolvimento econômico e à vida humana, no Brasil definiu-se como estratégia de conservação dos recursos naturais a criação de Unidades de Conservação. O Rio Grande do Norte possui dez UC’s legalmente instituídas e quatro em processo de criação. Entre as últimas estão o Parque Estadual Mangues do Potengi e Parque Estadual Jiqui, que correspondem aos Parques estudados nesse trabalho. Para alcançar os objetivos, utilizaram-se procedimentos metodológicos de abordagem qualitativa. Realizou-se pesquisa bibliográfica e eletrônica em livros e artigos científicos; pesquisa documental por meio da análise de documentos oficiais da criação dos parques e; pesquisa de campo por meio de entrevistas semiestruturadas e aplicação de questionários. O público-alvo consiste nas comunidades locais de ambas as unidades e no Núcleo de Unidades de Conservação do Instituto de Desenvolvimento Sustentável. A definição das variáveis de análise baseou-se no Sistema Turístico de Beni (2008), e a análise dos dados foi feita por meio da análise descritiva, análise de conteúdo de Bardin (2011), e dos níveis de participação do autor Bordenave (1983). Dessa forma, os resultados da pesquisa mostram que o turismo é presente no discurso que justifica a criação dos parques, mas o debate sobre ele não é aprofundado. A concepção de turismo abordada é baseada na sustentabilidade e na responsabilidade ambiental, geralmente refere-se às expressões “turismo ecológico” ou “ecoturismo”. Em entrevista com o órgão responsável pela criação das UC’s, constatou-se o que as discussões acadêmicas apontavam: não há planejamento turístico para os Parques, como também não há participação comunitária. Dessa forma, foi confirmado que o nível de participação é o mais baixo, nível 6, que corresponde à participação concedida, ou seja, concede-se o espaço de participação para a comunidade apenas no intuito de legitimar as decisões tomadas por aqueles que detêm o poder, no caso de UC’s, porque é exigido em leis. Com base na percepção dos entrevistados, constatou-se que eles possuem consciência ambiental, valorizam e consideram importante a conservação dos recursos naturais. Do ponto de vista econômico, há muitas expectativas atreladas ao turismo, principalmente oportunidades de emprego, a fim de que assim consigam ter uma renda maior. No quesito social, eles não consideram que o turismo pode ocasionar problemas, exceto em relação à violência. Alguns concordam que o aumento de fluxo de pessoas de fora da localidade pode influenciar o aumento da violência. No que tange à cultura, eles anseiam que a atividade turística possa proporcionar um aumento de atividades culturais e também reconhecimento e valorização do lugar. Sendo assim, concluiu-se que as comunidades do entorno dos Parques Estaduais do Jiqui e Mangues do Potengi não participam do processo de criação dessas UC’s, elas se encontram totalmente à margem de todo o processo que envolve a discussão da proteção desses espaços. Porém, eles reconhecem que a conservação é necessária para esses recursos naturais. A percepção sobre o uso turístico se concentra nos critérios financeiros, ou seja, na expectativa de emprego, renda e desenvolvimento econômico para a localidade.
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LUANA DAYSE DE OLIVEIRA FERREIRA
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GOVERNANÇA EM ÁREAS NATURAIS PROTEGIDAS: uma análise na perspectiva do turismo, lazer, e a violência no Parque Estadual do Utinga/PA e Parque Estadual Dunas do Natal/RN.
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Orientador : WILKER RICARDO DE MENDONCA NOBREGA
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MEMBROS DA BANCA :
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WILKER RICARDO DE MENDONCA NOBREGA
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KERLEI ENIELE SONAGLIO
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MOZART FAZITO REZENDE FILHO
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MIRLEIDE CHAAR BAHIA
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Data: 18/03/2019
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Os conflitos socioambientais fazem parte de discussões no contexto das unidades de conservação, referentes principalmente às ações antrópicas causadoras de efeitos nos recursos naturais ou até mesmo sobre questões sociais vinculadas à exclusão de residentes das áreas, a não participação democrática das comunidades no processo decisório da gestão de ANP’s, e também os impactos relacionados ao contexto onde estas áreas estão localizadas como a violência urbana. Considera-se que esses aspectos tendem a influenciar no desempenho da governança, como também no desenvolvimento de atividades de uso público dessas ANP’s. Dessa forma, entende-se que os Conselhos Gestores de ANP’s devem buscar uma governança democrática e integrativa, buscando atingir a efetividade da governança para minimização desses impactos. O objeto da presente pesquisa é constituído de dois Parques Estaduais, o do Utinga/PA e o Dunas de Natal/RN, já que ambos pertencem à categoria de Parques Nacionais, que incentivam a visitação e o turismo ecológico, além disso, encontram-se dentro de Polos Turísticos Urbanos e são representativos quanto ao número de visitação anual. Ressalta-se que em ambos já sofreram com a presença da violência urbana e estão inseridos em cidades que possuem alto índice de violência e estão entre as 10 capitais mais violentas do Brasil de acordo com o Atlas de Violência 2018. Dessa forma, o objetivo geral da pesquisa é analisar como a percepção do medo da violência tem influenciado na visitação e na governança do Conselho Gestor do Parque Estadual do Utinga/PA e Parque Estadual Dunas do Natal/RN para o desenvolvimento de atividades de lazer e turismo. Sendo assim, para construção da pesquisa foram feitos levantamentos bibliográficos e documentais para discussão teórica e metodológica sobre a temática. O caráter da pesquisa é descritivo e exploratório, e utilizou-se da abordagem qualitativa, baseada principalmente na técnica de análise de conteúdo. A expectativa do estudo centrou-se na compreensão do desempenho da governança dos Parques do Utinga e Dunas de Natal por meio da aplicação da Matriz Analítica de Governança do Nobrega (2015), dessa forma, a pesquisa obteve os seguintes resultados, foi possível identificar que ocorre ou já ocorreu episódios de violência de ordem criminal e ambiente nos Parques, que no setor de uso público são desenvolvidas diversas atividades de lazer e recreação para os visitantes, destacando-se que o caso do Parque do Utinga onde oferta atividades relacionadas ao ecoturismo para os visitantes e comunidades, Além disso, identificou-se que a governança de ambos os Conselhos Gestores possuem elementos que demonstram legalidades no seu funcionamento, porém, apresentam alguns aspectos de fragilidades, no entanto, trabalham para alcançarem o equilíbrio e bom desempenho da instância. Ademais, foi possível obter a compreensão que a percepção do medo da violência influencia no processo de visitação das áreas de uso público, no sentido que, de acordo com as entrevistas semiestruturadas há uma alteração no comportamento dos visitantes vinculado a presença de medo/receio de ser vítimas de episódios de violência ao sair de casa para visitar o parque. Contudo, destaca-se que os CG’s dos Parques, do Utinga/PA e Dunas do Natal/RN necessita incorporar discussões a respeito dos aspectos do desenvolvimento de atividades de uso público como lazer e turismo ecológico, além de deliberar ações e estratégias para minimizar a percepção do medo da violência no processo de visitação.
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Socio-environmental conflicts are part of discussions in the context of protected natural áreas, related mainly to human actions causing effects on natural resources or even on social issues linked to the exclusion of residents of the áreas, the democratic participation of the communities not in the decision-making process of the ANP's management and also the impacts related to the context in which these areas are located as urban violence Considers that these aspects tend to influence governance performance, as well as in the development of public activities of these ANP's. Thus, it is understood that the ANP's managers Advice should get democratic and integrative governance seeking to reach the effectiveness of governance to minimize these impacts. The object of the present research consists of two state parks, the Utinga/PA and the Dunes of Natal/RN, since both belong to the category of national parks, which encourage visitation and eco-tourism, In addition, are within urban and Tourist Poles are representative regarding the number of annual visitation. It should be noted that in both have suffered from the presence of urban violence and are inserted in cities that have high rate of violence and are among the 10 most violent capital of Brazil according to the Atlas of Violence 2018. In this way, the overall objective of this research is to analyze how the perception of the fear of violence has influenced on visitation and governance the Managing Council of the Utinga/PA State Park and State Park dunes of Natal/RN for the development of leisure activities and tourism. Thus, for construction of the bibliographic surveys were conducted research and theoretical and methodological discussion document on the subject. The character is descriptive and exploratory research, and qualitative approach was used, mainly based on content analysis technique. the Governance Analytics matrix Nakamura (2015), therefore, the Governance Analytics matrix Nóbrega (2015), therefore, the survey obtained the following results, it was possible to identify that occurs or has occurred episodes of violence crime and order environment in parks, that in the public sector are developed several leisure activities and recreation for visitors, highlighting the case of Utinga Park where offer activities related to ecotourism for visitors and communities, In addition, identified that the governance of both Counsels Managers have elements that demonstrate in your operation, but legalities, present some aspects of weaknesses, however, work to achieve balance and good performance of the instance. Furthermore, it was possible to get an understanding that the perception of fear of violence influences the process of visiting areas of public use, in the sense that, According to the semi-structured interviews there is a change in the behavior of visitors linked the presence of fear/fear of victims episodes of violence to get out of the House to visit the Park. However, the CG's parks, the Utinga/PA and dunes of Natal/RN need to incorporate discussions on aspects of the development of public activities as eco-tourism and leisure. In addition to deliberate actions and strategies to minimize the perception of fear of violence in the visitation process.
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ALEXSANDRA SANTANA DA SILVA
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ACESSIBILIDADE À INFORMAÇÃO NO E-COMMERCE NA AVIAÇÃO COMERCIAL NA PERSPECTIVA DO CONSÓRCIO W3C
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Orientador : LUIZ AUGUSTO MACHADO MENDES FILHO
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MEMBROS DA BANCA :
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LUIZ AUGUSTO MACHADO MENDES FILHO
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MARCIO MARREIRO DAS CHAGAS
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MAURO LEMUEL DE OLIVEIRA ALEXANDRE
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SERGIO MARQUES JUNIOR
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Data: 29/03/2019
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O presente estudo objetiva analisar a acessibilidade à informação no e-commerce na aviação comercial na perspectiva do W3C. A metodologia de abordagem é quantitativa, descritiva e exploratória. O campo empírico é constituído por dados secundários e primários, com base na pesquisa documental (amostral), com foco nas normas e diretrizes de acessibilidade à informação no setor aéreo. Quanto aos websites de e-commerce, delimitam-se cento e treze companhias aéreas, sendo sessenta e uma companhias participantes das alianças globais: Star Alliance, One World e Sky Team. A métrica de análise ocorreu através do Access Monitor, fundamentado nas Diretrizes de Acessibilidade ao Conteúdo da Web [WCAG 2.0] - World Wide Web Consortium International [W3C]. Verificam-se os requisitos de conformidade nos níveis de prioridade A (nível básico), AA (nível médio) e AAA (nível alto) nas páginas web individuais, e, em alguns casos, conjunto de páginas web. Na sequência, a análise de clusters realizada utilizou o método quantitativo de classificação hierárquica fundamentado na Distância Euclidiana - menor distância, que objetiva o agrupamento dos casos pelas semelhanças e dessemelhanças, buscando a homogeneidade. A metodologia usada foi longitudinal temporal espacial, com recorte transversal. A fase retrospectiva do estudo no contexto brasileiro ocorreu entre 2015 e 2016. A fase prospectiva abrangeu setenta e um países nos cinco continentes, e ocorreu entre janeiro e junho de 2018, e entre dezembro de 2018 e fevereiro de 2019. Como resultado, cento e duas companhias aéreas foram reprovadas quanto ao padrão de acessibilidade do Consórcio W3C. Apenas a Asiana Airlines (Star Alliance) e a Azores Airlines (fora das alianças globais) foram aprovadas. A análise dos clusters concluiu diferentes graus de inacessibilidade no setor aéreo, configurados com escassos pontos de convergência positiva para o consumidor. Dentre os padrões de erros analisáveis, algumas dispersões são maiores. Por outro lado, evidencia-se outro padrão de erro homogêneo e simultâneo, aumentando o grau de inacessibilidade para o nível AAA. Isto atribuído à variância desses erros e de outras tipologias não analisáveis agrava o grau de inacessibilidade, anulando os aspectos positivos da convergência anunciada. O padrão de erros demonstra que a homogeneidade, no nível micro das alianças, ocorre no nível AAA, e que as companhias também se interligam pelo processo inverso de dispersão frente à significante variância desses erros, no nível A, formando a heterogeneidade dos grupos. As implicações práticas deste trabalho refletem no direito de escolha entre as possibilidades tarifárias, compra do e-ticket e realização do web check-in e check-in. Deste modo, verifica-se que conforme limita-se a acessibilidade à informação, limita-se também o direito de escolha do consumidor.
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The present study aims to analyze the accessibility to information on e-commerce in commercial aviation from the W3C perspective. The approach methodology is quantitative, descriptive and exploratory. The empirical field consists of secondary and primary data, based on documentary (sample) research, focusing on standards and guidelines for accessibility to information in the airline industry. As for e-commerce websites, one hundred and thirteen airlines were delimited, with sixty-one companies participating in global alliances: Star Alliance, One World and Sky Team. The metrics were analyzed through Access Monitor, which is based on the WCAG 2.0 - World Wide Web Consortium International [W3C]. Compliance requirements are found at priority levels A (basic level), AA (medium level) and AAA (high level) in individual webpages, and in some cases, in webpage sets. Afterwards, the clusters analysis used the quantitative method of hierarchical classification based on the Euclidean Distance - shorter distance, which aims to group the cases by similarities and dissimilarities, seeking homogeneity. The methodology used was spatial temporal, with transversal cut. The retrospective phase of the study in the Brazilian context occurred between 2015 and 2016. The prospective phase covered seventy-one countries in five continents, and occurred between January and June 2018, and between December 2018 and February 2019. As a result, one hundred and two airlines failed the W3C Consortium accessibility standards. Only Asiana Airlines, a Star Alliance member, and Azores Airlines, outside global alliances, passed. Clusters’ analysis concluded different degrees of inaccessibility in the air sector, configured with scarce points of positive convergence for the consumer. Among the analyzable error patterns, some dispersions appear to be larger. On the other hand, another pattern of homogeneous and simultaneous error was revealed, increasing the degree of inaccessibility to the AAA level.This attributed to the variance of these errors and other unanalyzable typologies aggravates the degree of inaccessibility, nullifying the positive aspects of the announced convergence. The error pattern shows that the homogeneity at the micro level of the alliances occurs at the AAA level, and that the companies are also interconnected by the inverse process of dispersion against the significant variance of these errors at level A, thus, forming the heterogeneity of the groups. The practical implications of this work reflect in the right to choose between tariff possibilities, e-ticket purchase and web check-in and check-in. Thus, it is verified that as the accessibility to information is limited, the right of choice of the consumer is also limited.
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ALINE MAYARA MARINHO XAVIER DA SILVA
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APLICAÇÃO DO MODELO DO PLACE ATTACHMENT NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE MARCA DA FESTA DE SANT’ANA EM CAICÓ RIO GRANDE DO NORTE, BRASIL
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Orientador : LISSA VALERIA FERNANDES FERREIRA
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MEMBROS DA BANCA :
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LISSA VALERIA FERNANDES FERREIRA
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SERGIO MARQUES JUNIOR
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LUIS ROBERTO ROSSI DEL CARRATORE
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JULIANA VIEIRA DE ALMEIDA
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Data: 12/04/2019
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As marcas são representações simbólicas que proporcionam uma identificação única para produtos e serviços. Esse ativo intangível está cada vez mais inserido no processo de relacionamento das empresas, destinos turísticos e organizações em geral. Nesse contexto, o mercado de eventos também tem se apropriado dessa estratégia, uma vez que muitos destinos utilizam os eventos para potencializarem suas identidades históricas e culturais. Diante disso, o objetivo da pesquisa é analisar através do modelo do place attachment o processo de construção da identidade de marca da festa de Sant’Ana em Caicó, Rio Grande do Norte, Brasil. O referido município encontra-se localizado na região do Seridó, no estado do Rio Grande do Norte. A festa acontece há 270 anos e isso evidencia uma forte representação religiosa local. Nesse cenário, foi pertinente entender como os stakeholders desenvolvem o planejamento e organização do evento. A festa de Sant’Ana é considerada patrimônio cultural imaterial, segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Trata-se de um estudo descritivo e exploratório de abordagem quali-quantitativa. Na parte qualitativa foi realizado entrevistas em profundidade com os stakeholders envolvidos no processo organizacional do evento. No estudo quantitativo aplicou-se questionários com os visitantes da festa, procurando entender os elementos envolvidos no relacionamento entre o destino e os visitantes. Para nortear o desenvolvimento dos instrumentos de coleta utilizou-se o modelo teórico do place attchment, o qual auxiliou toda a construção deste trabalho. Os resultados encontrados mostram os elementos que caracterizam a marca religiosa da Festa de Sant’Ana. As características apresentadas estão ligadas ao place attachment, revelando que a relação de apego e marca da festa está ligada a fatores históricos e culturais que representam o município de Caicó. Ou seja, percebe-se que a fé e a devoção a “Senhora” Sant’Ana expressam a identidade do município de Caicó e isso tornou-se uma característica forte para o lugar. Observa-se também o alto vínculo do visitante com a festa. Conclui-se que a fé e o vínculo de apego ao lugar são as variáveis mais significativas no processo de construção da marca religiosa da festa de Sant’Ana. Construir e fortalecer essas variáveis de marca sinalizarão um relevante posicionamento estratégico para a localidade.
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Brands are symbolic representations that provide a unique identification for products and services. This intangible asset is increasingly inserted in the process of relationship of companies, tourist destinations and organizations in general. In this context, the event market has also appropriated this strategy, since many destinations use events to enhance their historical and cultural identities. Therefore, the objective of the research is to analyze through the place attachment model the process of constructing the brand identity of the feast of Sant'Ana in Caicó, Rio Grande do Norte, Brazil. The Municipality is located in the Seridó region, in the state of Rio Grande do Norte. The party has been going On for 270 years and this highlights a strong local religious representation. In This scenario, it was pertinent to understand how stakeholders develop the planning and organization of the event. The Feast of Sant'Ana is considered intangible cultural heritage, according To the Institute of National Historical and Artistic Heritage (IPHAN). This is a descriptive and exploratory study of quali-quantitative approach. In The qualitative part, interviews were conducted in depth with the stakeholders involved in the organizational process of the event. In The quantitative study, questionnaires were applied to the party's visitors, seeking to understand the elements involved in the relationship between the destination and the visitors. To Guide The development of the collection instruments, the theoretical model of place attchment was used, which assisted the whole construction of this work. The results found show the elements that characterize the religious mark of the Feast of Sant'Ana. The characteristics presented are linked to the place attachment, revealing that the relationship of attachment and brand of the party is linked to historical and cultural factors that represent the municipality of Caicó. That is, it is perceived that faith and devotion to "Lady" Sant'Ana express the identity of the municipality of Caicó and this has become a strong feature for the place. The visitor's high bond with the feast is also Observed. It is Concluded that the faith and bond of attachment to the place are the most significant variables in the process of constructing the religious brand of the feast of Sant'Ana. Building and strengthening these brand variables will signal a relevant strategic positioning for the locality.
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DAENE SILVA DE MORAIS LIMA
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DESTINO TURÍSTICO INTELIGENTE: UM ESTUDO EM NATAL/RN À LUZ DO MODELO INVAT.TUR.
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Orientador : LUIZ AUGUSTO MACHADO MENDES FILHO
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MEMBROS DA BANCA :
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LEILIANNE MICHELLE TRINDADE DA SILVA BARRETO
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LUIZ AUGUSTO MACHADO MENDES FILHO
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MAURO LEMUEL DE OLIVEIRA ALEXANDRE
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VERONICA FEDER MAYER
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Data: 31/05/2019
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Com a proposta de alavancar a atividade turística por meio da aplicação da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), o advento das tecnologias inteligentes corrobora com o desenvolvimento do conceito de Destino Turístico Inteligente (DTI). Nesse contexto, este estudo analisou os aspectos do destino turístico Natal (Rio Grande do Norte) como um Destino Turístico Inteligente. Para alcançar o objetivo da pesquisa foi utilizado o modelo espanhol da Comunidade Valenciana, o INVAT.TUR, que apresenta indicadores como Governança, Sustentabilidade, Conectividade, Sensorização, Sistema de Informação e Inovação. No que tange aos meios de investigação, mediante um roteiro semiestruturado, a pesquisa realizou entrevista com 10 (dez) gestores públicos e privados, relacionados com a atividade turística da cidade do Natal. A pesquisa é de caráter descritiva e exploratória, através de uma abordagem qualitativa, por meio da técnica de análise de conteúdo. Para auxiliar na análise dos dados utilizou-se o Software NVIVO (versão 12.0). De acordo com os dados analisados na pesquisa, na visão do modelo INVAT.TUR, Natal encontra-se na fase embrionária como Destino Turístico Inteligente. Na visão dos gestores entrevistados, apesar do grande potencial turístico, a ausência de estratégias e ações retardam o avanço do destino. A partir da pesquisa, concluiu-se que Natal ainda não é um Destino Turístico Inteligente, sendo necessário estratégias para impulsionar o desenvolvimento do destino, por meio de um planejamento participativo dos atores da cadeia produtiva do turismo.
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With the proposal to leverage the tourism activity through the application of Information and Communication Technology (ICT), the advent of smart technologies corroborate with the development of the concept of Smart Tourism Destination (STD). In this context, this study analyzed aspects of the Natal tourist destination (Rio Grande do Norte) as a Smart Tourist Destination. To reach the objective of the research was used the Spanish model of the Valencian Community, INVAT.TUR, which presents indicators such as Governance, Sustainability, Connectivity, Sensorization, Information and Innovation system. The INVAT.TUR model was used to guide the research and it was adaptinged to the reality of the destination. Regarding the means of research, it was conducted interviews with 10 (ten) public and private managers, related to the tourist activity of Natal through a semi-structured script. The research is of a descriptive and exploratory nature using a qualitative approach through the technique of content analysis. To assist in data analysis, the NVIVO Software was used (version 12.0). According to the data analyzed in the survey, in the vision of the INVAT.TUR, Natal is in embryonic stage as a Smart Tourist Destination. In the view of the interviewed managers, despite the great tourist potential, the absence of strategies and actions delays the advancement of the destination. From the research, it was concluded that Natal is not yet an Smart Tourism Destinations and strategies are needed to boost the development of the destination through participatory planning of the actors of the tourism production chain.
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ANA KARINA DE OLIVEIRA MAIA
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VIAJANDO NOS SABERES E SABORES: MEMÓRIA, IDENTIDADE E PATRIMÔNIO DO SERIDÓ COMO AÇÃO INDUTORA DO TURISMO LOCAL
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Orientador : CARLOS ALBERTO FREIRE MEDEIROS
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MEMBROS DA BANCA :
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CARLOS ALBERTO FREIRE MEDEIROS
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ALMIR FELIX BATISTA DE OLIVEIRA
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MARIA LUCIA BASTOS ALVES
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RICARDO LANZARINI GOMES SILVA
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MARIA ISABEL DANTAS
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Data: 03/06/2019
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Tendo amparo no contexto sociocultural que revela o patrimônio gastronômico regional como tradutor da Identidade e símbolo de seu povo, a presente pesquisa teve como objetivo geral do estudo, analisar a partir de três preparações gastronômicas identitárias da Região do Seridó, a memória, a identidade e a salvaguarda patrimonial do lugar como ação indutora do turismo local. Neste intento, foram visitadas e revisitadas as lembranças históricas, afetivas e gustativas da região, momento em que especificamente, buscou-se: identificar se na Região do Seridó havia forte pertença identitária relacionada à sua gastronomia; identificar se esse patrimônio gastronômico da região do Seridó vem induzindo o turismo local e, verificar se este bem imaterial gastronômico está sendo salvaguardado por algum instrumento ou ação protetiva. Para tal, utilizou-se a abordagem qualitativa, tratando-se de estudo de caso in loco no âmbito da cidade de Caicó, como representação da região por ser considerada geossímbolo identitário da alimentação do Seridó do Estado do Rio Grande do Norte. A pesquisa foi de caráter exploratório e descritivo, com realização de pesquisa bibliográfica. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se um roteiro de entrevista padronizado, contemplando nove perguntas abertas, com uso de três dimensões de análises, quais tenham sido: identidade, proteção patrimonial e incentivo turístico gastronômico. Como questão problema do estudo, elaborou-se: Como memória, identidade e proteção patrimonial seridoense vem dialogando na construção e fortalecimento do turismo local? Como principais resultados da pesquisa, destaca-se que apesar de ter sido revelado um Seridó legitimado pelos seus saberes e sabores, há em relação contraditória uma tendência à fragmentação identitária, que vem ameaçando a região em seu cerne personificante. Nestes termos, observou-se do caso do doce seco, quase desaparecido da região, um indicativo da problemática local. O estudo também observou como estava o diálogo entre turismo e gastronomia seridoense, mostrando que apesar de existir um potencial dentro da área sob observação, em que há belezas naturais e culturais diversificadas e uma gastronomia forte e diferenciada, o que existe, no presente, é uma atividade baseada neste diálogo ainda muito incipiente e deficitário. Ademais, neste espaço foi encontrada uma lacuna protetiva legal e institucional de seu patrimônio, causadora desse estado de perigo de perda patrimonial e identitária. Ao final, pôde-se concluir que há uma carência de planejamento satisfatório no emprego das ações realizadas com base no desenvolvimento endógeno, ensinando aos desconhecedores a importância de sua comida como elemento identificador de sociedades e uma ausência de uso de mecanismos disponíveis para fomento e proteção essencial às atividades. Observando-se, desta forma, um espaço temporal e de oportunidades para se obter desenvolvimento regional envolto em sustentabilidade da atividade turística em simbiose com a gastronômica.
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Having supported the socialcultural context that reveals the regional gastronomic patrimony as the translator of identity and symbol of its people, the present research had as general objective of the study, to analyze from three gastronomic preparations identity of the region of Seridó, memory, identity and the patrimonial safeguard of the place as an inductive action of the local tourism. In this attempt, the historical, affective and gustatory memories of the region were visited and revisited, at which point, specifically, it was sought: to identify if in the Seridó region there was strong identity if this gastronomic heritage of the Seridó region has been inducing local tourism, and to verify if this intangible gastronomic good is being safeguarded by some protective instrument or action. For that, the qualitative approach was used, being a study of the case in loco in the ambit of the city of Caicó, as a representation of the region for being considered as geosymbol identity of the food of Seridó, from the state of Rio Grande do Norte. The research was exploratory and descriptive, with the accomplishment of bibliographic research. As a data collection instrument, a standardized interview script was used contemplating nine open questions as the use of three dimensions of analyzes: identity, patrimonial protection and gastronomic tourism incentive. As a problem issue of the study, it has been elaborated: how memory, identity and patrimonial protection of Seridó have been dialoguing in the construction and strengthening of local tourism? As main results of the research, it is highlighted that although it has been revealed, Seridó is legitimized by its knowledges and flavors, there is a contradictory relation, a tendency to the fragmentation of identity, that has been threatening the region in its personifying heart. In these terms, it was observed in the case of the dry sweet, that had almost disappeared from the region, an indicative of the local problematic. The study also observed how the dialogue between tourism and the gastronomy of Seridó shows that although there is potential in the area of observation, in which there are diverse natural and cultural beauties and a strong and differentiated gastronomy, it is an activity based on this still incipient and deficient dialogue. In addition, in this place was found a protective, legal and institutional gap of its patrimony causing this state of danger of patrimonial loss and identity. In the end, it can be concluded that there is a lack of satisfactory planning in the use of the actions carried out based on the endogenous development, teaching the unknowns the importance of their food as an identifying element of societies and a lack of use of mechanisms available for promotion and protection activities. Observing, this way, a space and opportunities to obtain regional development wrapped in sustainability of the tourist activity in symbiosis with the gastronomic.
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IDIAMARA NASCIMENTO DE FREITAS
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PROJETO GEOPARQUE SERIDÓ: UM ESTUDO DAS PRÁTICAS TURÍSTICAS COMO PROPULSOR PARA O DESENVOLVIMENTO LOCAL
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Orientador : MARCOS ANTONIO LEITE DO NASCIMENTO
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MEMBROS DA BANCA :
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ALMIR FELIX BATISTA DE OLIVEIRA
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LUCIANO SCHAEFER PEREIRA
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MARCOS ANTONIO LEITE DO NASCIMENTO
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SERGIO MARQUES JUNIOR
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Data: 06/06/2019
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O presente estudo tem como objetivo analisar as práticas turísticas presentes no Projeto Geoparque Seridó, que contribuem no desenvolvimento das localidades onde é desenvolvido. Nas últimas décadas, têm surgido espaços que visam à proteção dos recursos naturais, com especial atenção para o meio físico (geodiversidade), juntamente com a prática turística, como é o caso dos Geoparques. Estes são mecanismos de gestão de um território, por meio da conservação do patrimônio geológico, educação e o turismo, isto, atrelado ao desenvolvimento da comunidade inserida no território. O projeto estudado é composto por seis municípios localizados interior do Estado do Rio Grande do Norte, sendo Cerro Corá, Lagoa Nova, Currais Novos, Acari, Carnaúba dos Dantas e Parelhas, ambos possuindo grande diversidade nos aspectos naturais e culturais. Em termos metodológicos, trata-se de um estudo de caráter descritivo-exploratório, com abordagem qualitativa. Foram realizadas entrevistas com membros do Arouca Geopark e Geopark Naturtejo, ambos em Portugal com a análise dos sites desses respectivos geoparques, a fim de realizar um comparativo do Projeto Geoparque Seridó com dois geoparques modelos, mencionados anteriormente, principalmente no que se refere às práticas turísticas. E por fim, foram analisadas as atas do Grupo de Trabalhos Geoparque Seridó, criado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte. No que corresponde aos resultados da pesquisa, pôde-se identificar diversos segmentos presentes e desenvolvidos no território do Projeto Geoparque Seridó, tendo como base o turismo sustentável, desencadeando para dois grandes segmentos: o turismo de natureza e turismo cultural. No primeiro, tem-se atividades ligadas ao ecoturismo, geoturismo, turismo de aventura e turismo rural. No segundo: turismo pedagógico, turismo gastronômico, turismo de eventos, turismo religioso e turismo arqueológico. Estes não esgotam a possibilidade de novos nichos e/ou segmentos existentes na área estudada. A contribuição para o desenvolvimento da localidade dar-se através da geração de emprego e diversificação de renda, incentivo à produção de artesanatos, como também a produção de suvenir gastronômicos, além da educação e conscientização ambiental através de ações do projeto. Além disso, comparando as práticas e segmentos turísticos dos dois geoparques portugueses com o Projeto Geoparque Seridó, as diferenças encontradas foram: o turismo de saúde, ocorrido apenas no Geopark Naturtejo e o turismo arqueológico que acontece no Projeto Geoparque Seridó. Isto denota a potencialidade deste último quando comparado com os dois geoparques modelos. O discurso dos gestores públicos no que tange o Projeto em questão, é positivo. Foram perceptíveis a participação e a comunicação entre os gestores públicos, privados e a comunidade local, tornando-se esse contato e troca de experiencias benéficos para a realização do turismo neste território.
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The present study aims to analyze the touristic practices present in the project Geoparque Seridó, which contribute to the development of the localities where it is developed. In recent decades, there have been spaces aimed at the protection of natural resources, with special attention to the physical environment (geodiversity), along with the touristic practice, as is the case of the Geoparks. These are mechanisms for managing a territory, through the conservation of geological heritage, education and tourism, which is linked to the development of the community inserted in the territory. The project is composed of six municipalities located inside the state of Rio Grande do Norte, being Cerro Corá, Lagoa Nova, Currais Novos, Acari, Carnaúba dos Dantas and Parelhas, both possessing great diversity in the natural and cultural aspects. In methodological terms, this is a descriptive-exploratory study with a qualitative approach Interviews were conducted with members of Arouca Geopark and Geopark Naturtejo, both in Portugal with the analysis of the sites of these respective geoparks, in order to perform a comparative of the project Geoparque Seridó with two geoparks models, mentioned above, especially with regard to tourist practices. Finally, the minutes of the Geoparque Seridó work group, created by the state Government of Rio Grande do Norte, were analyzed. In relation to the results of the research, it was possible to identify several segments present and developed in the territory of the project Geoparque Seridó, based on sustainable tourism, triggering to two major segments: Nature Tourism and Cultural tourism In the first, there are activities related to ecotourism, geotourism, adventure tourism and rural tourism. In the second: pedagogical tourism, gastronomic tourism, event tourism, religious tourism and archaeological tourism. These do not deplete the possibility of new niches and/or segments in the area studied. The contribution to the development of the locality through the generation of employment and diversification of income, incentive to the production of handicrafts, as well as the production of gastronomic souvenir, in addition to education and environmental awareness through Project actions. In addition, comparing the practices and touristic segments of the two Portuguese geoparks with the project Geoparque Seridó, the differences found were: health tourism, occurred only in the Naturtejo Geopark and the archaeological tourism that happens in the project Geopark Seridó. This denotes the potentiality of the latter when compared with the two model Geoparks. The discourse of public managers regarding the project in question is positive. Participation and communication between public and private managers and the local community were perceptible, making it a contact and exchange of beneficial experiences for the realization of tourism in this territory.
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MARIA APARECIDA DE ARAÚJO
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INFLUÊNCIA DOS BLOGS DE VIAGEM NA DECISÃO DE COMPRA DO DESTINO NATAL: um estudo exploratório na percepção de turistas e blogueiros
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Orientador : MARIA VALERIA PEREIRA DE ARAUJO
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MEMBROS DA BANCA :
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MARIA VALERIA PEREIRA DE ARAUJO
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LISSA VALERIA FERNANDES FERREIRA
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TERESA DE SOUSA
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Data: 06/06/2019
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O turismo vem ganhando maiores dimensões nos últimos anos devido a globalização, as novas tecnologias de Informação e comunicação (TIC’s) e as mídias sociais. Nesse contexto, os blogs de viagens atuam como ferramenta para gerar mudanças no comportamento e na tomada de decisão do turista, que busca cada vez mais adquirir produtos e serviços turísticos de qualidade, de maneira que possam atender as suas necessidades e expectativas. Os blogs atuam como formadores de opinião acerca de produtos e serviços turísticos, ou seja, influenciam a escolha do destino turístico e consequentemente, auxilia no sucesso da localidade. O objetivo geral do estudo foi compreender a percepção de turistas e blogueiros em relação a influência dos blogs de viagem na escolha e decisão de compra do destino Natal, no Rio Grande do Norte, permitindo assim, uma discussão e reflexão acerca da importância e funcionalidade dos blogs para o desenvolvimento do turismo a partir do modelo de Comportamento do Consumidor para Compras (Blackwell et al, 2009). A metodologia empregada no estudo teve caráter exploratório com abordagem qualitativa, respaldado pela postura interpretativista, a técnica utilizada para a análise dos dados foi a análise de conteúdo, triangulação das respostas das fontes entrevistadas (turistas e blogueiros) e foi utilizado o software qualitativo Nvivo 12 para representação dos resultados. Os resultados mostraram que de fato os blogs de viagem são utilizados para auxiliar a escolha e decisão dos turistas, estes são influenciados e estão fundamentados especialmente no conteúdo exposto pelo blogueiro sobre o destino, como por exemplo: imagens, dicas, relatos, etc., e os comentários de outros usuários que já realizaram a viagem, sendo assim, a experiência destes servem como um norte para o planejamento e decisão de outras pessoas que ainda não conhecem o destino. Constatou-se que a influência dos blogs de viagem está diretamente ligada aos relatos dos turistas que já vivenciaram a viagem e as dicas dos blogueiros, sendo estes os principais e mais fortes aspectos para a tomada de decisão. Por fim, conclui-se que os blogs de viagem influenciam a escolha do turista e atuam como marketing para o destino, sendo necessário um melhor aproveitamento por parte de instituições públicas e privadas.
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Tourism has been gaining in size in recent years due to globalization, new information and communication technologies (ICTs) and social media. In this context, travel blogs act as a tool to generate changes in the behavior and decision making of tourists, who increasingly seek to acquire quality tourist products and services in a way that can meet their needs and expectations. Blogs act as opinion makers about tourism products and services, that is, they influence the choice of the tourist destination and consequently, it assists in the success of the locality. The general objective of the study was to understand the perception of tourists and bloggers in relation to the influence of travel blogs in the choice and decision to purchase Natal destination, in Rio Grande do Norte, thus allowing a discussion and reflection on the importance and functionality of blogs for the development of tourism from the model of Consumer Behavior for Purchases (Blackwell et al, 2009). The methodology used in the study was exploratory with a qualitative approach, supported by the interpretative stance; the technique used to analyze the data was the content analysis, triangulation of the answers of the interviewed sources (tourists and bloggers) and the qualitative software Nvivo 12 to represent the results. The results showed that in fact travel blogs are used to help the choice and decision of the tourists, these are influenced and are based especially on the content exposed by the blogger about the destination, such as: images, tips, reports, etc., and the comments of other users who have already made the trip, thus, the experience of these serve as a north for the planning and decision of other people who still do not know the destination. It was found that the influence of travel blogs is directly linked to the reports of tourists who have already experienced the trip and the tips of bloggers, which are the main and strongest aspects for decision making. Finally, it is concluded that travel blogs influence the choice of tourists and act as marketing for the destination, and it is necessary to make better use of public and private institutions.
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VERÓNICA CECÍLIO CHIUNDILA VICO
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TURISMO, TERRITÓRIO E DESENVOLVIMENTO: UM OLHAR A PARTIR DO ARQUIPÉLAGO DE BAZARUTO – MOÇAMBIQUE
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Orientador : FRANCISCO FRANSUALDO DE AZEVEDO
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MEMBROS DA BANCA :
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FRANCISCO FRANSUALDO DE AZEVEDO
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MARIA LUCIA BASTOS ALVES
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VIVIANE COSTA FONSECA DE ALMEIDA MEDEIROS
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Data: 12/12/2019
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No mundo atual, o fenômeno turístico atua sob o sistema de reprodução capitalista, associada à aceleração de investimentos internacionais que concentram, e ao mesmo tempo difundem, a circulação de bens e serviços, pessoas, informações e capital. Diante disso, a dinâmica territorial obedece às relações de interesse abarcadas pelas projeções exógenas. Portanto, essa pesquisa se propõe estudar o processo turístico no território do Arquipélago de Bazaruto em Moçambique considerando o papel do turismo e a necessidade de melhorias das condições de vida da comunidade local, sobretudo no tocante às materialidades das políticas públicas do turismo em prol do desenvolvimento territorial. A presente pesquisa se baseia em uma abordagem qualitativa mediante o contato direto e interativo da pesquisadora com os sujeitos da pesquisa. A análise bibliográfica abrange um debate sobre a expansão do turismo que se assinala sob efeitos da produção de capital. Assim, se apoia em autores como Sen (2010) e Max-neef (1998), que concebem o desenvolvimento pautado na valorização das pessoas e de grupos sociais por meio da expansão de capacidades humanas individuais e coletivas. Os resultados evidenciam que o turismo como um fenômeno socioespacial sob a égide do mercado internacional propicia a apropriação do território pelas grandes corporações. Em vista disso, nem todos os territórios se desenvolvem igualmente, visto que a prioridade e as particularidades de cada território são primordiais, logo se circunscrevem pelos marcos socioeconômicos distintos do lugar, sendo necessário considerar as relações de poder tecidas e as políticas públicas. As empresas se manifestam de forma hegemônica, além de dispor de uma base técnica na qual se incrementam as intencionalidades visando à acumulação de capital, conduzindo ao agravamento da segregação socioespacial e via de regra ao aumento da vulnerabilidade da população autóctone.
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In current's world, the tourism phenomenon operates on the capitalist reproduction system, associated with the acceleration of international investments that concentrates, at the same time, a circulation of goods and services, people, information and capital. Given this, a territorial obedience to the relations of interest encompassed by exogenous projections. Therefore, this research aims to study the tourism process in the territory of the Bazaruto Archipelago in Mozambique, considering the role of tourism and the need to improve the living conditions of the local community, especially regarding the materialities of tourism public policies in territorial development. This research is based on a qualitative approach using the researcher's direct and interactive contact with the research subjects. A bibliographical analysis encompasses a debate on the expansion of tourism that indicates the effects of capital production. It also relies on authors such as Sen (2010) and Max-neef (1998), who conceive of development based on the valorisation of people and social groups through the expansion of human individual and collective capacities. The results show that tourism as a socio-spatial phenomenon under an international market allows the appropriation of territory by large corporations. Because of this, not all territories develop equally, since they have priority and as particularities of each territory are primordial, the logo is surrounded by the distinct socioeconomic frameworks of the place, being considered as technical power relations and public policies. How companies manifest themselves in a hegemonic way, besides having a technical base qualified as intentionality’s activated for capital accumulation, leading to the aggravation of socio-spatial segregation and through the rule by increasing the vulnerability of the native population.
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ILANA BARRETO KIYOTANI
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DE REGIÃO PROBLEMA À PERIFERIA DO PRAZER: o turismo e a ressignificação do Nordeste brasileiro
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Orientador : MARIA APARECIDA PONTES DA FONSECA
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MEMBROS DA BANCA :
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ANA VALERIA ENDRES
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DURVAL MUNIZ DE ALBUQUERQUE JUNIOR
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MARIA APARECIDA PONTES DA FONSECA
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MARIA LUCIA BASTOS ALVES
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RITA DE CÁSSIA ARIZA DA CRUZ
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Data: 22/02/2019
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O Nordeste brasileiro teve até um passado recente uma imagem associada à pobreza, miséria e seca, portanto de negatividade. Nas últimas décadas imagens vêm sendo trabalhadas com a finalidade de divulgar um outro Nordeste, mais dinâmico, moderno e dotado de amenidades naturais – condições ambientais suficientemente atrativas a uma diversidade econômica, incluindo o desenvolvimento do mercado turístico. Propõe-se aqui a tese de que o turismo tem contribuído para ressignificar a imagem da região Nordeste, de uma leitura majoritariamente negativa a uma mais positiva. Portanto, este trabalho de pesquisa tem por objetivo analisar a participação da atividade turística na ressignificação da imagem do Nordeste brasileiro. Para cumprir com esse objetivo, uma metodologia qualitativa foi escolhida como norte e buscou-se sempre explicar (e não somente pontuar) os dados obtidos, tanto na pesquisa bibliográfica e documental, quanto na pesquisa de campo. As leituras teóricas e as análises dos dados foram orientados pelo método dialético. A pesquisa de campo dividiu-se em dois momentos, aquele das entrevistas aos setores público e privado, somado aos turistas, e um outro de pesquisa documental, tendo sido realizada a leitura de uma mídia impressa de circulação nacional que vem, por décadas, apresentando imagens sobre o Brasil para seus cidadãos – a Revista Veja, e também a leitura de livros didáticos utilizados no ensino médio brasileiro de 1960 até 2010, para melhor compreensão das condições propaladas sobre o Nordeste antes e após o boom turístico. Para ambos os momentos de pesquisa a análise de conteúdo foi adotada como técnica de análise às falas registradas e leituras efetivadas. Os dados obtidos nos permitiram entender que o turismo foi co-produtor, somado a um crescimento econômico de outros setores e da infraestrutura das principais cidades nordestinas, desta nova imagem do Nordeste; uma atividade que por natureza precisa compor (estruturando espaços) e comercializar imagens positivas e, com isso, contribuiu para transpor a imagem depreciada da região.
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The Brazilian Northeast has until recently had an image associated with poverty, misery and drought, and, consequently, of negativity. In the last decades, imagery and reports have been developed with the purpose of promoting the Northeast as a more dynamic and modern region, endowed with natural amenities - environmental conditions sufficiently attractive to an economic diversity, including the development of the tourist market. This research study proposes that tourism has contributed to give a new meaning to the image of the Northeast region, from a mostly negative to a more positive interpretation. Therefore, this research study aims to analyze the participation of tourism in the re - signification of the image of the Brazilian Northeast. In order to fulfill this objective, a qualitative methodology was chosen as the basis for this research, which sought to explain (and not only to punctuate) the data obtained, both in bibliographical and documentary research, as in field research. Theoretical readings and data analyzes were guided by the dialectical method. The research was divided in two stages: the one of the interviews to the public and private sectors, added to the tourists, and another one of documentary research, which was focused on the review of printed press of national circulation that had, for decades, presented images about Brazil for its own citizens - Veja magazine, and also the review of textbooks used in Brazilian high schools from 1960 to 2010, to better understand the conditions on the Northeast before and after the tourist boom. For both stages of research, the content analysis was adopted as the analysis technique for recorded speeches and conducted review. The data obtained allowed us to understand that tourism was a co-producer, added to the economic growth of other sectors and the infrastructure of the main Northeastern cities, of this new image of the Northeast; an activity that by its nature must compose and commercialize positive images while structuring spaces and, with that, contribute to transpose the depreciated image of the region.
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CLEBER AUGUSTO TRINDADE CASTRO
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Governança e turismo no sítio do Patrimônio Mundial de Brasília-DF, Brasil
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Orientador : WILKER RICARDO DE MENDONCA NOBREGA
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MEMBROS DA BANCA :
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WILKER RICARDO DE MENDONCA NOBREGA
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FRANCISCO FRANSUALDO DE AZEVEDO
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ANTONIO JANIO FERNANDES
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LUÍS MUNDET I CERDAN
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SILVIO JOSÉ DE LIMA FIGUEIREDO
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Data: 07/03/2019
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A chancela de Patrimônio Mundial implica, entre outros aspectos, a indicação da formação de instâncias de governança e estratégias mais democráticas para sua gestão pública, em geral, e para políticas públicas de seu uso turístico, em específico. Assim, este trabalho tem o objetivo geral analisar as influências da chancela de Patrimônio Mundial da Unesco que Brasília possui no processo de elaboração de políticas públicas pela instância de governança de turismo do Distrito Federal brasileiro. O percurso da pesquisa teve como objetivos específicos: a) compreender a estruturação e os processos de reativação da instância de governança de turismo do Distrito Federal, intensificando seus espaços e agentes institucionais; b) analisar os princípios e as estratégias de atuação da instância de governança de turismo do Distrito Federal; c) verificar o papel da chancela de Patrimônio Mundial da Unesco na elaboração de políticas públicas para o desenvolvimento do turismo em Brasília; e d) entender as funções do Condetur-DF na gestão pública do uso turístico do patrimônio cultural de Brasília, considerando a observância das diretrizes políticas de uso turístico do Patrimônio Mundial, o processo eletivo dos integrantes, o equilíbrio da representatividade, a avaliação do desempenho e do grupo, a disseminação e acesso à informação, as parcerias firmadas para políticas de uso turístico do patrimônio cultural e a continuidade das políticas públicas. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa e foi desenvolvida a partir de um estudo de caso do Condetur-DF, a partir de leituras integrais e de análise de conteúdo das atas que registram todas as reuniões desse Conselho de 2010 a 2016. Com a pesquisa , é possível observar a ausência de visão estratégica que considerasse a participação de Brasília em uma rede institucional transacional, que permitiria a captação e a otimização de recursos técnicos e financeiros para a elaboração de políticas mais amplas e abrangentes de desenvolvimento do turismo, a partir dos bens culturais patrimonializados e instituídos pela Unesco. Por isso, a despeito do paradigma do uso turístico do patrimônio cultural, sobretudo aquele com a chancela transnacional da Unesco, o título de patrimônio mundial que Brasília possui é subutilizado no processo de elaboração de políticas públicas para o turismo.
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The World Heritage patrimony implies, among other aspects, the indication of the formation of governance bodies and more democratic strategies for its public management, in general, and for public policies of its specific tourist use. Thus, this work has the general objective to analyze the influences of the World Heritage patrimony of Unesco that Brasília has in the process of elaboration of public policies by the instance of governance of tourism of the Brazilian Federal District. The specific objectives of the research were: a) to understand the structure and processes of reactivation of the Federal District's tourism governance body, intensifying its spaces and institutional agents; b) to analyze the principles and the strategies of action of the instance of governance of tourism of the Federal District; c) to verify the role of the World Heritage patrimony of Unesco in the elaboration of public policies for the development of the tourism in Brasilia; and d) to understand the functions of Condetur-DF in the public management of the tourist use of the cultural heritage of Brasília, considering the observance of the political guidelines for the use of World Heritage tourism, the elective process of the members, the balance of representativeness, the dissemination and access to information, the partnerships established for policies on the use of tourism in cultural heritage and the continuity of public policies. The research has a qualitative approach and was developed from a Condetur-DF case study, based on integral readings and content analysis of the minutes that record all the meetings of this Council from 2010 to 2016. With the research, it is it is possible to observe the absence of a strategic vision that considers Brasilia's participation in a trans-national institutional network that would allow the capture and optimization of technical and financial resources for the elaboration of broader and more comprehensive tourism development policies, based on cultural assets patrimonialized and instituted by Unesco. Therefore, despite the paradigm of the use of cultural heritage tourism, especially the one with the transnational seal of Unesco, the title of world heritage that Brasília has is underutilized in the process of elaborating public policies for tourism.
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VIVIANE COSTA FONSECA DE ALMEIDA MEDEIROS
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TURISMO E ECONOMIA SOLIDÁRIA: EXPERIÊNCIAS COMUNITÁRIAS E PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO NA PERSPECTIVA DO EU COLETIVO NAS PRAIAS DE BATOQUE E CANTO VERDE – CEARÁ - BRASIL
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Orientador : FRANCISCO FRANSUALDO DE AZEVEDO
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MEMBROS DA BANCA :
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EGUIMAR FELÍCIO CHAVEIRO
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FRANCISCO FRANSUALDO DE AZEVEDO
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LEILIANNE MICHELLE TRINDADE DA SILVA BARRETO
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MICHEL JAIRO VIEIRA DA SILVA
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THIAGO SEBASTIANO DE MELO
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Data: 08/03/2019
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O desenvolvimento na perspectiva humana leva em consideração a rede de pertencimento na qual o indivíduo encontra-se inserido, formada por diferentes instrumentos ou objetos, que dependem uns dos outros para alcançar sua própria razão de ser. Deve estar imbricado às melhorias sociais e às liberdades de que desfruta a totalidade da sociedade, refletindo-se na qualidade de vida dos indivíduos e no seu bem-estar. Este estudo busca por novos paradigmas centrados na concepção de desenvolvimento local que complementa a noção do eu coletivo. Para tanto, alimenta-se da realidade local, da participação, cooperação dos sujeitos, instituições públicas e privadas, da efetivação de políticas públicas, além dos fatores econômicos e ambientais. No Turismo Comunitário, o processo de desenvolvimento das comunidades trabalha de forma cooperada e compartilhada para tal. O Diagnóstico Rápido Participativo permite apontar as potencialidades e vulnerabilidades apresentadas pelas comunidades que realizam atividades de turismo de base comunitária. O presente trabalho tem como cerne a análise do turismo comunitário praticado na Rede Tucum com o uso do DRP. Apesar dos conflitos e das dificuldades encontradas na comunidade, turistas e pesquisadores são atraídos à Prainha do Canto Verde e Batoque pela história de luta e resistência à especulação imobiliária que vem ocorrendo há mais de trinta anos no lugar. Este trabalho, portanto, defende a importância da solidariedade e da economia solidária no turismo e não busca contrapor às práticas que já existem, mas se preocupa em revelar suas limitações e mostrar que existem alternativas.
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Development in the human perspective takes into account the network of belonging in which the individual is inserted, formed by different instruments or objects, that depend on each other to reach their own reason for being. It should be embedded in the social improvements and freedoms enjoyed by society as a whole, reflecting the quality of life of individuals and their well-being. This study searches for new paradigms centered on the concept of local development that complements the notion of the collective self. In order to do so, it feeds on local reality, participation, cooperation of the subjects, public and private institutions, the implementation of public policies, as well as economic and environmental factors. In Community Tourism, the community development process works in a cooperative and shared manner. The Rapid Participatory Diagnosis allows to point out the potentialities and vulnerabilities presented by communities that carry out community-based tourism activities. The present work has as center the analysis of the community tourism practiced in the Tucum Network with the use of DRP. Despite the conflicts and difficulties encountered in the community, tourists and researchers are attracted to Prainha do Canto Verde and Batoque for the history of struggle and resistance to real estate speculation that has been taking place for more than thirty years. This work therefore defends the importance of solidarity and solidarity economy in tourism and does not seek to counteract existing practices, but is concerned with revealing its limitations and showing that there are alternatives.
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ROSALMA DINIZ ARAÚJO
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SE A TERRA TE DER LARANJAS, FAZ UMA FESTA! RELAÇÃO FESTA-TURISMO E
DESENVOLVIMENTO LOCAL
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Orientador : WILKER RICARDO DE MENDONCA NOBREGA
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MEMBROS DA BANCA :
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MARIA LUCIA BASTOS ALVES
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SEVERINO ALVES DE LUCENA FILHO
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SILVIO JOSÉ DE LIMA FIGUEIREDO
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WILKER RICARDO DE MENDONCA NOBREGA
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ZULMIRA SILVA NÓBREGA
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Data: 12/03/2019
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O turismo, enquanto fenômeno social, que influi no modo de vida de quem visita e é visitado, foi cooptado pelos discursos e ações políticas como meio de desenvolvimento para um povo ou nação. As festas populares, de origens remotas e ainda hoje tão presentes como prática cultural, fazem parte do calendário turístico de muitas cidades do Brasil e do mundo, sendo muitas delas baseadas em alguma atividade agropecuária, ocorrendo, portanto, em sua maioria, no denominado meio rural. A presente pesquisa buscou compreender como as festas populares, a partir de projetos que proclamam a sustentabilidade econômica e sociocultural – utilizando o caso da “Festa da Laranja, Festival Nacional da Tangerina”, na cidade de Matinhas, Paraíba – incorporaram o discurso do turismo. Assim, tem-se como objetivo central analisar as implicações da conexão “festa-turismo” para o desenvolvimento local. Para tal fim, utilizou de métodos qualitativos, instrumentalizados pelas entrevistas em profundidade, observação participante e notas de campo – nos quais o texto-contexto (escrito e oral) do falante é que irá direcionar o entendimento das questões. Como resultado da pesquisa em tela, percebeu-se que, no caso da Festa da Laranja em Matinhas, a conexão Festa-turismo se faz mais presente não na atividade turística em si, mas na presença das políticas públicas, desde a inserção da cidade no “Mapa do Turismo” aos recursos do Ministério do Turismo auferidos pela gestão municipal para a Festa da Laranja e outros eventos festivos. De forma colateral ou transversal, tal conexão movimentou as estruturas socioeconômicas e culturais do município, tornando-o mais conhecido, menos isolado e estimulando a autoestima e o sentimento de pertencimento entre os habitantes, o que também acabou por lançar sementes para que o município entrasse em outros espaços ou instâncias turísticas, como o “Fórum Turístico do Brejo Paraibano”. Por fim, o caso nos faz refletir sobre o que é turismo e o papel das políticas públicas de turismo no Brasil, levando em conta as microrrealidades das chamadas zonas rurais, observando que as festas populares são um locus relevante para pensar o desenvolvimento local, e que o turismo é um fenômeno que está presente, seja no discurso ou ações efetivas, em lugares onde não podem ser vistos a “olho nu”, dado que as pesquisas comumente se voltam para megaeventos, megaprojetos ou “megarrealidades”.
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As a social phenomenon that affects both the way of life of visitors as well as locals, the tourism activity has been taken by political actions and discourses as means of development for a certain community or nation. Traditional folk festivals of remote origins, still very lively as a cultural practice, are part of the events calendar of many localities in Brazil and in other parts of the world, most of them taking place in rural areas based on an agriculture and cattle farming activities. Thus, considering “The Orange Festival, The National Tangerine Harvest Festival” (Festa da Laranja, Festival Nacional da Tangerina), a case study in the small locality of Matinhas, in the state of Paraíba, this research focuses on comprehending how folk festivals supported by projects announcing economical and sociocultural sustainability incorporate tourism discourse. Therefore, its central aim is to analyse the “festival-tourism” impacts for the local development. In terms of methodology, this research draws on qualitative parameters by means of in-deph interviews, participant observation and field study narratives, in which the oral and written text-context of those interviewed is the referenceguiding the questions understanding. As a result, it showed that in “The Orange Festival”, in Matinhas, the connection “festival-tourism” is more present, not in the touristic activity itself, but in terms of the efectiveness of public policies, which leads Matinhas to feature on the “national tourism map” as well as to gain access to financial resources from the Ministry of Tourism earned by the local government to sponsor the Orange Festival and other festivities. In a collateral or transversal perspective, this connection moved the socio-economic and cultural structures of the locality, giving it visibility, turning it less isolated and stimulating the self-esteem and the belonging feeling among the inhabitants, what led Matinhas to achieve access to other touristic business spots as the “Fórum Turístico do Brejo Paraibano”. Eventually, this case study brought us to reflect about what the tourism activity is and the role of tourism public policies in Brazil, considering the micro realities of the called rural areas. Observing that popular festivities are a relevant locus to think about the local development, the tourism activity also proved to be a phenomenon which is present, either in the discourse or in effective actions in places that require a proper investigation, since research data deal with mega-events, mega-projects or “mega-realities”.
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PATRÍCIA LINS DE ARROXELAS GALVÃO
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Turismo, lazer e segunda residência: as transformações socioespaciais no meio rural de Gravatá-PE
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Orientador : MARIA APARECIDA PONTES DA FONSECA
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MEMBROS DA BANCA :
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EDUARDO BRITO-HENRIQUES
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MARIA APARECIDA PONTES DA FONSECA
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MARIA LUCIA BASTOS ALVES
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MIRIAM HERMI ZAAR
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VANICE SANTIAGO FRAGOSO SELVA
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Data: 20/03/2019
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O meio rural no Brasil, e particularmente no Nordeste, tem apresentado nos últimos anos mudanças que estão relacionadas à prestação de serviços, moradia, lazer e turismo. Percebe-se que quanto mais as cidades apresentam problemas de diversas ordens, como violência, trânsito intenso, baixa qualidade de vida, o meio rural projeta-se como lugar tranquilo: a saída do caos urbano. Os moradores das grandes cidades passam a perceber o meio rural como local de lazer, descanso e encontro com a natureza. É nesse contexto que as atividades de segunda residência, turismo e lazer passam a se apropriar do meio rural como produto, criando novos espaços, estruturas, mobilidade para atrair esta demanda. Novos padrões de deslocamento e comunicação para o meio rural determinam novas concepções para a função da segunda residência e a busca pelo lazer em área rural. O meio rural é refuncionalizado, urbanizado, modernizado, ressignificado, emergindo como uma importante área de lazer. A chegada de novos grupos sociais provoca processos espaciais caracterizados pela transformação socioespacial proveniente das atividades de lazer, turismo e segunda residência. Desse modo, a pesquisa buscou analisar como a expansão das atividades de lazer e turismo tem desencadeado transformações socioespaciais no meio rural de Gravatá – PE. A partir de uma abordagem qualitativa, por meio de coleta de dados no cartório e órgãos governamentais, do tratamento estatístico e cartográfico, utilizando recursos como demografia e habitação, o estudo identifica os processos espaciais decorrentes da expansão do turismo e segunda residência e analisa o processo de ressignificação no meio rural de Gravatá.
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The rural environment in Brazil, particularly in the Northeast, has presented in the last years changes that are related to the provision of services, housing, leisure and tourism. It can be seen that the more cities present problems of various kinds, such as violence, heavy traffic, poor quality of life, the rural environment is projected as a tranquil place: the escape from urban chaos. The inhabitants of the cities come to perceive the rural environment as a place of leisure, rest and encounter with nature. It is in this context that activities of second home, tourism and leisure begin to appropriate the rural environment as a product, creating new spaces, structures, mobility to attract this demand. New patterns of displacement for the rural determine new conceptions for the function of the second home and the search for leisure in rural areas. The rural is refunctionalized, urbanized, modernized, resignificance, emerging as an important leisure area. The arrival of new social groups causes spatial processes characterized by sociospatial transformation from leisure activities, tourism and second home. Thus, the research sought to analyze how the expansion of leisure and tourism activities has triggered socio-spatial transformations in the rural Gravatá-PE. Based on a qualitative approach, through the collection of data in the registry and government agencies, the statistical and cartographic treatment, using resources such as demography and housing, the study identifies the spatial processes resulting from the expansion of tourism and second residence and analyzes the process of resignification in the rural Gravatá-PE.
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ARTEMISIA DOS SANTOS SOARES
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TURISMO E DESENVOLVIMENTO NO MUNICÍPIO DE MARAGOGI/AL: um olhar sobre os processos de participação social, democracia e cidadania
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Orientador : FRANCISCO FRANSUALDO DE AZEVEDO
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MEMBROS DA BANCA :
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WILKER RICARDO DE MENDONCA NOBREGA
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FRANCISCO FRANSUALDO DE AZEVEDO
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MOZART FAZITO REZENDE FILHO
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MARIA ÀNGELS ALIÓ
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ANTONIO JANIO FERNANDES
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CÍCERO PÈRICLES DE CARVALHO
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Data: 26/08/2019
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Maragogi/AL, trata-se de um município litorâneo, localizado no extremo Norte do estado de Alagoas, equidistante 125 km de duas capitais nordestinas, Maceió e Recife. Atualmente se apresenta como o segundo polo receptor de turistas do estado. Para compreender a dinâmica do turismo em sua totalidade, se fez necessário considerar os fatores endógenos construídos historicamente que
singularizam a maneira como o turismo se desenvolve no lugar, como a exploração secular da cana- de-açúcar. Sob esta perspectiva, este estudo teve como objetivo geral: analisar o processo de
participação social, no desenvolvimento do turismo em Maragogi/AL, considerando a dimensão territorial. E objetivos específicos: a) Problematizar historicamente o processo de formação socioespacial da zona canavieira nordestina, destacando a Zona da Mata alagoana, particularmente, o município de Maragogi; b) Discutir as implicações socioeconômicas das políticas públicas de turismo no município de Maragogi/AL; c) Investigar o nível de participação social da população na dinâmica do turismo local; e d) Construir um marco reflexivo para a participação social no turismo em Maragogi: a educação para a democracia. A investigação se norteou pela pesquisa-ação participativa, um método de estudo e ação que procura obter resultados confiáveis e úteis para melhorar as situações coletivas, embasando a pesquisa na participação dos próprios coletivos a investigar. Os resultados apontam que a desigualdade presente na dinâmica socioeconômica e política brasileira, apesar de não estar correlacionada estritamente à atividade turística, tem sido acentuada por meio do estabelecimento de modelos de desenvolvimento que põem em xeque a participação, havendo descentralização da força decisória, mas não desconcentração, isto é, a redistribuição da renda tão discursada na forma de bem-estar social, perpetuando desigualdades fundadas pela cultura canavieira. Para o grupo que protagonizou o DRP, o turismo e suas particularidades se apresentaram como fator secundário na lista de prioridades, pois, segundo eles, já há direcionamento de verba e ações suficientes para o desenvolvimento do turismo no município, cabendo agora aplicar os benefícios econômicos decorrentes da atividade nos aspectos sociais e ambientais do município, buscando enxergar o lugar em sua complexidade territorial visando a redução das desigualdades. Ainda, se notou um distanciamento dos jovens em Maragogi das questões políticas que afetam diretamente a população, faltando-lhes um estímulo educacional para a democracia. Em busca de um rompimento da realidade, de uma desmistificação, esta investigação se propôs a assumir uma posição contraditória à realidade posta, desmitificando a ideia do turismo enquanto “salvação da lavoura”, enquanto, na realidade, se realiza como uma prática exploratória dos lugares, quando afasta seus cidadãos do centro do processo, seja no âmbito decisório, seja como usufruinte dos benefícios decorrentes da atividade. Considerando uma perspectiva totalizante, a partir de um olhar complexo e indissociável entre pesquisa, ensino e extensão, o estudo permitiu, enquanto pesquisa, a compreensão do contexto de formação socioespacial da população maragogiense, como também, o contexto da aplicação das políticas públicas de turismo no município; enquanto extensão convidou esta população a assumir seu lugar de fala dentro do processo de turistificação do seu lugar; e como ensino, levou as metodologias participativas/ativas para a prática pedagógica junto aos jovens do lugar, iniciando um estímulo à conscientização, de construção de reflexão crítica sobre si mesmos e sobre o papel que almeja assumir diante da história de Maragogi.
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Maragogi / AL, is a coastal municipality, located in the extreme north of the state of Alagoas, equidistant 125 km from two northeastern capitals, Maceió and Recife. Currently presents itself as the second tourist receiving pole of the state. In order to understand tourism dynamics in its entirety, it was necessary to consider the historically constructed endogenous factors that singularize the way tourism develops in its place, such as the secular exploitation of sugarcane. From this perspective, this study aimed to: analyze the process of social participation in the development of tourism in Maragogi / AL, considering the territorial dimension. Specific objectives: a) To problematize historically the process of socio-spatial formation of the northeastern sugarcane zone, highlighting the Zona da Mata Alagoana, particularly the municipality of Maragogi; b) Discuss the socioeconomic implications of public tourism policies in the municipality of Maragogi / AL; c) To investigate the level of social participation of the population in the dynamics of local tourism; and d) Build a reflective framework for social participation in tourism in Maragogi: education for democracy. The research was guided by participatory action research, a method of study and action that seeks to obtain reliable and useful results to improve collective situations, basing the research on the participation of the collectives themselves to investigate. The results show that the inequality present in the Brazilian socioeconomic and political dynamics, although not strictly correlated with tourism activity, has been accentuated through the establishment of development models that question participation, with decentralization of decision-making power, but not deconcentration, that is, the redistribution of income so discursed in the form of social welfare, perpetuating inequalities founded by the sugarcane culture. For the group that played the role of the DRP, tourism and its particularities were a secondary factor in the list of priorities, because, according to them, there is already sufficient funds and actions directed towards the development of tourism in the municipality, and it is now necessary to apply the economic benefits. resulting from the activity in the social and environmental aspects of the city, seeking to see the place in its territorial complexity aiming at reducing inequalities. Also, there was a detachment of young people in Maragogi from political issues that directly affect the population, lacking an educational stimulus for democracy. In search of a disruption of reality, of a demystification, this research proposed to take a contradictory position to the reality posed, demystifying the idea of tourism as a “salvation from farming”, while in reality it is realized as an exploratory practice of places, when it moves its citizens away from the center of the process, either in decision-making or as enjoying the benefits arising from the activity. Considering a totalizing perspective, from a complex and inseparable look between research, teaching and extension, the study allowed, as research, the understanding of the context of socio-spatial formation of the maragogiense population, as well as the context of the application of public tourism policies in the municipality; As an extension, it invited this population to assume their place of speech within the process of touristification of their place; and as a teaching, it took the participatory/active methodologies for the pedagogical practice with the young people of the place, initiating a stimulus to the awareness, of building critical reflection about themselves and about the role that it aims to assume before Maragogi's history.
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CRISTIANE SOARES CARDOSO DANTAS GOMES
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Potencial turístico de Destinos: Proposição de um modelo de avaliação com base nos Recursos Endógenos.
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Orientador : ROSANA MARA MAZARO
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MEMBROS DA BANCA :
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KERLEI ENIELE SONAGLIO
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MARCOS ANTONIO LEITE DO NASCIMENTO
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ROSANA MARA MAZARO
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SERGIO MARQUES JUNIOR
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SERGIO RODRIGUES LEAL
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Data: 05/09/2019
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Recurso e atrativo são conceitos utilizados constantemente no campo do conhecimento do turismo e aplicados nos estudos sobre potencial turístico. Ainda que a natureza e a origem desses conceitos apresentem raízes e significados distintos, de acordo com o observado, são tratados indiscriminadamente como sinônimos. Recurso turístico, na essência do termo e na lógica do planejamento turístico, é a base do potencial, podendo ou não ser transformado em atrativo, o que representa algo modificado e já qualificado para acesso e uso. Poucos são os estudos acadêmicos que se preocupam com a distinção e a aplicação adequada do termo, e esta indiscriminação conceitual tem importantes implicações nos estudos de potencial turístico, tanto no campo do conhecimento científico, quanto em seu campo de aplicação na proposição de soluções para a gestão e a competitividade de destinos. Portanto, esta tese tem como objetivo principal contribuir para a demarcação conceitual de potencial turístico de forma mais precisa e discriminada, por meio da proposição de uma metodologia de avaliação de potencial turístico de destino, com base em seus recursos endógenos. Para o desenvolvimento da tese, baseou-se nos fundamentos e diretrizes de metodologias qualitativas, utilizando-se de diversas técnicas de levantamento e análise de dados, tais como pesquisa bibliográfica para a delimitação dos termos potencial e recurso turístico, Focus Group para a depuração dos termos e composição do primeiro esboço conceitual da metodologia, técnica Delphi com especialistas para a delimitação conceitual do termo e refinamento da estrutura de avaliação de potencial turístico proposta. A discussão demonstrou que há diferentes e divergentes interpretações do significado de potencial turístico e que a aplicação indiscriminada do termo, que é extensiva ao conceito de recurso e de atrativo, resulta em diferentes e complexas metodologias de avaliação, impossibilitando, assim, a comparação de seus resultados. A análise em profundidade do conteúdo das principais metodologias encontradas e de suas diferentes aplicações permitiu categorizar o uso de potencial como sinônimo de atrativo, de oferta e de mercado, mas quase nunca como significado estrito de potencial na essência do termo. Esta revelação também permitiu entender que o uso indiscriminado – tanto teórico quanto prático – tem levado a importantes distorções em sua aplicação e que a avaliação de potencial tem sido seriamente comprometida por esta negligência conceitual. Para os estudos de competitividade de destinos, as implicações são ainda mais agudas, uma vez que não permitem comparação de resultados nem apresentam isonomia de indicadores, muito menos de forma de cálculo objetivo. A proposição da estrutura conceitual que pode servir para a avaliação de potencial turístico defendida nesta tese foi validada pela aplicação em dois diferentes locais no Rio Grande do Norte e demonstrou ser adequada para uso na identificação de valor intrínseco de recursos turísticos endógenos de um local, podendo seus resultados apoiar a tomada de decisão de gestores no tocante ao desenvolvimento futuro do destino, orientando o investimento público para a transformação desse potencial em atrativo concreto.
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Resource and attraction are concepts used constantly in the field of tourism knowledge and applied in studies on tourism potential. Although the nature and origin of these concepts have distinct roots and meanings, as observed, they are treated indiscriminately as synonyms. Tourism resource, in the essence of the term and the logic of tourism planning, is the basis of potential, which may or may not be turned into attractive, which represents something modified and already qualified for access and use. Few academic studies are concerned with the distinction and proper application of the term, and this conceptual indiscrimination has important implications for studies of tourism potential, both in the field of scientific knowledge and in its field of application in proposing solutions for destination management and competitiveness. Therefore, this thesis aims to contribute to the conceptual demarcation of tourism potential in a more precise and discriminated way, by proposing a methodology for assessing destination tourism potential, based on its endogenous resources. For the development of the thesis, it was based on the foundations and guidelines of qualitative methodologies, using various techniques of survey and data analysis, such as bibliographic research for the delimitation of the terms potential and tourism resource, Focus Group for the purification of terms and composition of the first conceptual outline of the methodology, Delphi technique with specialists for the conceptual delimitation of the term and refinement of the proposed tourist potential assessment structure. The discussion showed that there are different and divergent interpretations of the meaning of tourism potential and that the indiscriminate application of the term, which is extensive to the concept of appeal and appeal, results in different and complex assessment methodologies, thus making it impossible to compare their results. The in-depth analysis of the content of the main methodologies found and their different applications allowed us to categorize the use of potential as a synonym of attraction, supply and market, but almost never as a narrow meaning of potential in the essence of the term. This revelation also made it possible to understand that indiscriminate use - both theoretical and practical - has led to important distortions in its application and that potential assessment has been seriously compromised by this conceptual neglect. For the studies of destination competitiveness, the implications are even more acute, since they do not allow comparison of results and do not present isonomy of indicators, much less of objective form of calculation. The proposition of the conceptual structure that can serve for the evaluation of tourism potential defended in this thesis was validated by its application in two different places in Rio Grande do Norte and proved to be suitable for use in identifying intrinsic value of endogenous tourism resources of one place. Its results support the decision making of managers regarding the future development of the destination, directing public investment to transform this potential into a concrete attraction.
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ANDRÉA DO NASCIMENTO BARBOSA CACHO
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MODELO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO E REDES INTERORGANIZACIONAIS EM ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS DE TURISMO
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Orientador : MARIA VALERIA PEREIRA DE ARAUJO
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MEMBROS DA BANCA :
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MARIA VALERIA PEREIRA DE ARAUJO
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LUIZ AUGUSTO MACHADO MENDES FILHO
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MAX LEANDRO DE ARAUJO BRITO
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MICHEL JAIRO VIEIRA DA SILVA
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ESDRAS MATHEUS SILVA MATIAS
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LYDIA MARIA PINTO BRITO
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Data: 17/09/2019
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O turismo é um setor multifacetado, baseado no conhecimento e na cooperação, principalmente, devido a sua característica complexa. A gestão do conhecimento (GC) e as redes interorganizacionais (RI) facilitam os processos de obtenção, utilização, compartilhamento, aprendizado organizacional e as parcerias entre as OPT’s (Organizações Públicas de Turismo). A partir disso, a proposta que se segue objetiva propor um modelo teórico de GC e RI para organizações públicas de turismo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, à medida que se propõe a estudar um fato novo. Adota a postura epistemológica interpretativista, pois visa obter uma compreensão profunda dos temas estudados. Os sujeitos da pesquisa foram definidos com base na aproximação que eles tinham do problema de pesquisa. Assim, no total, foram eleitos 17 (dezessete) entrevistados a partir de uma amostra não probabilística intencional, utilizando-se da técnica bola de neve para a seleção dos entrevistados. As técnicas de coleta de dados utilizadas foram: pesquisa bibliográfica para a delimitação das lacunas da pesquisa, através de buscas realizadas nos períodos de 2016 a 2018 no Portal de Periódicos Capes; enquanto a coleta das fontes primárias se deu a partir de roteiro de entrevista semiestruturado. Dentre as técnicas utilizadas para o tratamento e análise dos dados, estão: a técnica de triangulação, análise de conteúdo e documental. Utilizou-se do software de análise qualitativa NVivo, para facilitar a organização dos dados, realizar a contagem das palavras (frequência de palavras) e criar as nuvens de palavras. Dentre os principais resultados encontrados, tem-se que: trata-se de um grupo de especialistas que atua na gestão pública há mais de 30 anos, possuindo ampla experiência na área de planejamento turístico e exercendo funções de gestão e liderança. As OPT’s não adotam gestão do conhecimento de maneira sistematizada, sendo identificadas algumas ações isoladas de gestão do conhecimento. Em se tratando da obtenção do conhecimento, observou-se que as OPT’s obtêm as informações dos principais parceiros mediante solicitação, ou seja, quando necessário. Verificou-se que o compartilhamento das informações se dá a partir das relações de parcerias entre os diversos atores, através das reuniões dos conselhos. Também foi mencionado pelos entrevistados que as mídias sociais (Facebook, Instragram e WhatsApp) são utilizadas no sentido de favorecer a disseminação da informação, tanto interna quanto externa. No entanto, evidenciou-se através de observação direta que essas mídias, na verdade, funcionam como meios de divulgação das ações que estão sendo desenvolvidas pelas OPT’s. Identificou-se que as OPT’s não são organizações que aprendem, porém, a partir dos discursos dos sujeitos foram identificadas algumas ações realizadas no sentido de fortalecer o relacionamento focado em parcerias com as Instituições de Ensino Superior (IES), objetivando melhorar o desempenho organizacional. Em se tratando da avaliação dos processos e práticas, identificou-se que, apesar de incipiente, existe uma tentativa de rever aquilo que não está surtindo efeito, como exemplo: o estudo sobre a estrutura organizacional em uma das OPT’s. Por fim, propõe-se o modelo teórico o qual engloba as seguintes categorias: obtenção, utilização, compartilhamento, aprendizado, avaliação, descarte e parcerias.
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Tourism is a multifaceted sector based on knowledge and cooperation, mainly, because its complexity conditions. Knowledge management (KM) and interorganizational networks (IN) can facilitate the following KM process: acquisition, use, sharing, learning and cooperation between Public Tourism Organizations (PTO’s). Based on that, this proposal aim is to develop a theoretical framework which involves KM and IN related to PTO’s. It’s a qualitative and exploratory research which study a newly fact: KM and IN in PTO’s. It has adopted an interpretative approach because it has the will to a deep comprehension about the studies subjects. The interviewees were chosen based on the proximity to the research problem. In total, it has been elected 17 (seventeen) interviewees from a non-probabilistic and intentional sample and snowball sampling procedure was applied whereby the first participants were asked to suggest other people who might be worth contacting to plan an interview. The data collection was obtained from bibliography research to find research gaps, through search conducted from 2016 to 2018 using The Brazilian Journal Portal to select the papers, while primary search was collected through semi structure interview guide. Among the techniques utilized in order to treat and analyze data are triangulation, documentary and content analysis. It has been used a qualitative software, entitle NVivo to facilitate data organization, word frequency and word cloud. The results found that most of the interviewees are experts with more than 30 years of experience with large know how in tourism planning and working on management and leadership areas. It has been found that PTO’s do not adopt KM as a systematic activity, in fact it has been identified some KM isolated actions. In the case of knowledge acquisition, it has been observed that PTO’s collect information from the main partner always when is required. It has been verified that knowledge sharing process of information occurs from partnership between stakeholders, through organization’s meeting. In addition, the interviewees have mentioned that social media (Facebook, Instagram and WhatsApp) is been used as a facilitator of sharing information, as much internal than external. However, it has been observed that through direct observation the medias are truly working as publicize media. So, they make public everything they are doing at PTO’s. It has been identified that PTO’s are not learning organization, but from the interviewees point of view it has been identified some attitudes in order to enhance the organization performance. In the case of KM evaluation, it has been identified that there is an effort to review old practice. For instance, one of PTO’s has been conducted an organization study to review the organization structure. As a general result, it has been proposed a theoretical framework which includes these main categories: acquisition, use, sharing, learning, evaluation, disposal and partnership.
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