|
Dissertations |
|
1
|
-
LEONARDO SANTANA FERNANDES
-
PRODUÇÃO DE OVINOS EM PASTAGEM DE CAPIM-MASSAI SUPLEMENTADOS NA ESTAÇÃO SECA
-
Advisor : GELSON DOS SANTOS DIFANTE
-
COMMITTEE MEMBERS :
-
GELSON DOS SANTOS DIFANTE
-
EMERSON MOREIRA DE AGUIAR
-
MARCONE GERALDO COSTA
-
NIVEA REGINA DE OLIVEIRA FELISBERTO
-
Data: Feb 7, 2014
-
-
Show Abstract
-
A baixa qualidade dos pastos tropicais na estação de seca justifica o uso de suplementos alimentares para atender as necessidades nutricionais dos ovinos de corte. Assim, objetivou-se com este experimento avaliar suplementos proteicos para produção de ovinos de corte em pastejo e seu efeito nas características do pasto de capim-massai. Os tratamentos constituíram dos suplementos proteicos farelo de soja, feno de Leucena, feno de Gliricídia e mistura múltipla. Os animais foram manejados em pastos de capim-massai sob lotação intermitente e suplementados diariamente. Foram utilizados 24 ovinos ½ Santa Inês x ½ SPRD (sem padrão racial definido), machos não castrados, com idade média de 90 dias em delineamento inteiramente casualizado. Foi avaliado o desempenho dos ovinos quanto ao ganho de peso vivo médio diário, ganho por área e a taxa de lotação (animais de 25 kg/ha). O pasto foi avaliado quanto à massa de forragem total no pré e pós-pastejo e quantificada as massas dos constituintes morfológicos, o valor nutritivo e as taxas de acúmulo de forragem. A massa de forragem total diminuiu ao longo da estação seca. Teores de proteína bruta e digestibilidade in vitro da matéria orgânica da lâmina foliar foram superiores no estrato superior a 15 cm do dossel. O ganho de peso médio diário dos animais suplementados com feno de leguminosas foi semelhante ao ganho obtido pelos animais suplementados com farelo de soja nos quatro ciclos de pastejo. O ganho de peso vivo total foi maior do que os animais suplementados apenas com mistura múltipla nos dois primeiros ciclos de pastejo. Os fenos de Leucena e de Gliricídia podem ser indicados para suplementação de ovinos mantidos em pasto.
|
|
2
|
-
DEBORAH GALVAO PEIXOTO GUEDES DE ARAUJO
-
AVALIAÇÃO GENÉTICA DA EFICIÊNCIA REPRODUTIVA EM VACAS PARDO-SUÍÇAS POR MEIO DA ANÁLISE DE SOBREVIVÊNCIA
-
Advisor : ELIZANGELA EMIDIO CUNHA
-
COMMITTEE MEMBERS :
-
ELIZANGELA EMIDIO CUNHA
-
JOSÉ ERNANDES RUFINO DE SOUSA
-
MAGDA MARIA GUILHERMINO
-
Data: Feb 20, 2014
-
-
Show Abstract
-
Dentre as características de importância econômica para a pecuária leiteira, aquelas relacionadas com a precocidade sexual e a longevidade do rebanho são determinantes para o sucesso da atividade, uma vez que o tempo de permanência de uma vaca num rebanho é determinado por sua vida produtiva e reprodutiva. No Brasil, existem poucos estudos sobre a eficiência reprodutiva de vacas Pardo-Suíças e não foi encontrado nenhum estudo abordando o uso da metodologia de análise de sobrevivência aplicada a esta raça. Assim, no primeiro capítulo deste trabalho, a idade ao primeiro parto de novilhas Pardo-Suíças foi analisada como o tempo até o evento por meio do método não paramétrico de Kaplan-Meier e do modelo de fragilidade compartilhado gama, sob a metodologia de análise de sobrevivência. Foram estimadas curvas de sobrevivência e de taxa de risco associadas com este evento e verificada a influência das covariáveis consideradas sobre o tempo. Os tempos médio e mediano ao primeiro parto foram 987,77 e 1.003 dias, respectivamente; e as covariáveis significativas pelo teste de Log-Rank, na análise por Kaplan-Meier, foram estação de nascimento, ano de parto, touro (pai da vaca) e estação de parto. Na análise pelo modelo de fragilidade, foram preditos os valores genéticos e as fragilidades dos touros (pais) para o parto, modelando-se a função de risco de cada vaca em função da covariável fixa estação de nascimento e da covariável aleatória touro. A fragilidade seguiu a distribuição gama. Touros com valores genéticos positivos e altos possuem fragilidades altas, o que significa menor tempo de sobrevivência de suas filhas ao evento, ou seja, redução na idade ao primeiro parto delas. O segundo capítulo teve como objetivo avaliar a longevidade de vacas leiteiras utilizando o estimador não paramétrico de Kaplan-Meier e os modelos de riscos proporcionais de Weibull e de Cox. Foram simulados 10.000 registros da característica longevidade de fêmeas Pardo-Suíças englobando seus respectivos tempos até a ocorrência de cinco partos consecutivos (evento), considerados aqui como típicos de uma vaca longeva. As covariáveis consideradas no banco de dados foram a idade da vaca ao primeiro parto, o rebanho e o pai da vaca. Todas as covariáveis exerceram influência sobre a longevidade das vacas de acordo com os testes de Log-Rank e Wilcoxon. Os tempos médio e mediano para a ocorrência do evento foram de 2.436,285 e 2.437 dias. Touros com maior valor genético também possuem um maior risco de que as suas filhas alcancem os cinco partos aos 84 meses.
|
|
3
|
-
PRISCILA TORRES NOBRE
-
CARACTERIZAÇÃO E MODELAGEM DOS SISTEMAS DE PRODUÇÃO DE CAPRINOS LEITEIROS
-
Advisor : HENRIQUE ROCHA DE MEDEIROS
-
COMMITTEE MEMBERS :
-
HENRIQUE ROCHA DE MEDEIROS
-
ADRIANO HENRIQUE DO NASCIMENTO RANGEL
-
LUCIANO PATTO NOVAES
-
EDGARD CAVALCANTI PIMENTA FILHO
-
Data: Feb 21, 2014
-
-
Show Abstract
-
A caprinocultura leiteira é uma atividade tradicional, especialmente na agricultura familiar e/ou nos pequenos produtores rurais, que vem crescendo em importância ao longo dos anos no agronegócio brasileiro. Na região Sudeste (SE) do país essa atividade vem crescendo significativamente em termo de investimentos na produção de caprinos, focando principalmente na produção de leite dos seus rebanhos.Por esses motivos, este trabalho objetivou realizar a caracterização de sistemas produtivos de leite caprino de fazendas afiliadas a ACCOMIG/Caprileite no estado de Minas Gerais. As propriedades foram selecionadas por serem afiliadas a Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos do Estado de Minas Gerais–ACCOMIG/Caprileite; possuírem sistemas de produção e manejo de caprinos leiteiros semelhantes e terem parceria e/ou buscarem orientações técnicas com os docentes da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Os dados foram coletados por meio de entrevistas estruturadas, utilizando questionários aplicados com os produtores, e o acompanhamento dos sistemas de produção durante visita as suas propriedades. Os dados obtidos foram analisados utilizando estatística descritiva e a planilha eletrônica Excel® do Office®. Com os resultados obtidos foi possível identificar que todas as propriedades foram classificadas como minifúndios, porém com sistema intensivo de produção e bom nível tecnológico. Essas condições resultam em desempenho individual dos animais do rebanho, que apresentaram média de 63,75 cabras em lactação perfazendo assim 153,38 litros de leite/dia. A média de leite produzido foi de 2,33 ± 0,63 l/cab./dia. Em todas as propriedades selecionadas há a preocupam com a qualidade do leite devido às bonificações por essa característica recebida ou na busca de um produto final (derivados lácteos) diferenciado. Um ponto favorável é que a região se destaca pela diversa variedade de canais de comercialização do leite fluido e derivados lácteos. Com relação a mão de obra é de suma importância aperfeiçoar o sistema e/ou diminuir o tempo de contenção e retorno às baias, pois essas ações contabilizaram juntas uma média aproximada de 25 minutos/dia, o que representa mais de 20% do tempo total de ordenha.
|
|
4
|
-
LORENA CUNHA MOTA
-
IMPACTO DO FARELO DO BAGAÇO DO CAJU NA ALIMENTAÇÃO DE SUÍNOS DOS 60 AOS 90 KG: ESTUDO DA DIGESTIBILIDADE DOS NUTRIENTES, DESEMPENHO E VIABILIDADE ECONÔMICA.
-
Advisor : JOSE APARECIDO MOREIRA
-
COMMITTEE MEMBERS :
-
JOSE APARECIDO MOREIRA
-
ELISANIE NEIVA MAGALHAES TEIXEIRA
-
JOAO BATISTA LOPES
-
Data: Feb 21, 2014
-
-
Show Abstract
-
O Nordeste brasileiro é um dos maiores produtores de castanha de caju, sendo que o pseudofruto do caju é em grande parte descartado pelas indústrias tornando-o um subproduto de baixo custo e com maior oferta na estação seca da região. Em virtude disto, o presente estudo teve como objetivo avaliar o desempenho de suínos em terminação,alimentados com rações de diferentes níveis de inclusão do farelo do bagaço do caju (FBC), assim como a digestibilidade dos nutrientes e viabilidade econômica das rações. O estudo foi realizado em duas etapas. No 1º experimento foram desenvolvidas a análise química das rações, ensaio de digestibilidade com coleta total de fezes de 10 suínos machos castrados com média de peso inicial de 60kg, alojados em gaiolas metabólicas, dos quais cinco receberam ração referência e cinco receberam ração teste com 30% de FBC. O 2º experimento foi composto por 40 animais com média de 60kg delineados em esquema fatorial de blocos casualizados, contendo 5 tratamentos de FBC (0%, 7,5%, 15,0%, 22,5% e 30%) e 4 repetições para realizar o ensaio de desempenho e avaliação econômica das rações. Foram submetidos à análise de variância e regressão os dados de consumo diário de ração, ganho de peso diário e conversão alimentar. Conclui-se como este estudo que suínos em terminação podem ser alimentos com dietas contendo até 30% de FBC, sem comprometer o desempenho. Contudo, o nível que melhor garantiu rentabilidade, através do estudo de viabilidade econômica foi o de 7,5% de inclusão de FBC.
|
|
5
|
-
JOELMA VASCONCELOS CELESTINO DA SILVA
-
AVALIAÇÃO DO RESÍDUO DE CAJU NA ALIMENTAÇÃO DE CODORNAS DE CORTE (Coturnix coturnix coturnix): DESEMPENHO, VIABILIDADE ECONÔMICA E MORFOMETRIA INTESTINAL
-
Advisor : JANETE GOUVEIA DE SOUZA
-
COMMITTEE MEMBERS :
-
JANETE GOUVEIA DE SOUZA
-
ELISANIE NEIVA MAGALHAES TEIXEIRA
-
CARLOS EDUARDO BEZERRA DE MOURA
-
FAVIANO RICELLI DA COSTA MOREIRA
-
Data: Feb 21, 2014
-
-
Show Abstract
-
O cultivo da cultura do caju ocupa lugar de destaque no Rio Grande do Norte entre as plantas frutíferas tropicais e seu consumo é basicamente de três formas: in natura, conserva ou sucos. O pseudofruto do cajueiro (Anacardium occidentale L.) é um subproduto da indústria do suco do caju, normalmente desperdiçado e que pode ser utilizado na alimentação animal. Objetivou-se avaliar o desempenho produtivo, a qualidade de carcaça, os índices econômicos de rações de codornas de corte alimentadas com o resíduo do caju nos níveis de 0, 7, 14 e 21% em substituição ao milho e a morfometria dos órgãos do trato gastrointestinal. O experimento foi realizado no Setor de Avicultura da Unidade Acadêmica Especializada em Ciências Agrárias/EAJ. Foram utilizadas 280 codornas europeias (Coturnix coturnix coturnix) machos, alojadas em boxes (1,00x0,50m²), distribuídas em delineamento inteiramente casualizado com quatro tratamentos, cinco repetições de 14 aves. As rações foram formuladas para atender às exigências nutricionais das codornas em fase de crescimento (1 a 21 dias) e terminação (22 a 42 dias). Foram avaliados: peso vivo, consumo de ração, ganho de peso e conversão alimentar nos intervalos de 1-7; 8-21 e 22-42 dias de idade. Aos 42 dias foram selecionadas aleatoriamente, duas aves por unidade experimental, para serem sacrificadas para avaliação das características de carcaça (peso e rendimento de peito, coxa, sobrecoxa, asas e peso da gordura abdominal, coração, moela, fígado e vísceras) e histomorfometria intestinal (comprimento e peso do trato gastrointestinal e segmentos do intestino delgado, assim como a altura e largura das vilosidades; altura da túnica muscular e muscular da mucosa; volume parcial e densidade de superfície; células caliciformes do intestino delgado) e, os índices econômicos (custo da ração, custo operacional efetivo, receita bruta, margem bruta em relação ao custo operacional efetivo, lucro operacional efetivo e índice de lucratividade). A análise estatística foi realizada através do SAEG-UFV e as médias foram comparadas utilizando o teste de Student Newman Keuls (P<0,05) e realizado análise de regressão em função os níveis do resíduo de caju desidratado. Na fase de crescimento houve efeito quadrático sobre o peso vivo, ganho de peso e conversão alimentar e efeito linear crescente para o consumo de ração em relação aos níveis do resíduo do caju. Não houve efeito dos níveis do resíduo de caju na fase de terminação sobre nenhuma variável estudada. Os percentuais de carcaça mostraram que os principais cortes não foram afetados pela inclusão do resíduo do caju nas dietas em até 7%, entretanto ao nível de 14% foram maiores os valores de peso vivo, carcaça e gordura abdominal. Em relação às vísceras, apenas o coração e a moela sofreram influencia do resíduo do caju à medida que o nível de inclusão do resíduo aumentava. A análise econômica do uso do resíduo do caju nas dietas basearam-se nos dados do peso final da carcaça dos animais (sem vísceras, cabeça, pés e penas) ao fim do período experimental. O custo de cada dieta experimental foi calculado de acordo com os preços dos ingredientes, no período de novembro de 2013. Os índices econômicos apresentaram resultados satisfatórios aos níveis de 7% e 14%, no entanto a sua utilização dependerá da relação dos preços entre os ingredientes. O nível máximo de inclusão do resíduo do caju apresentou o pior índice de lucratividade, margem bruta e receita bruta. Houve efeito do resíduo do caju sobre o comprimento do trato gastrointestinal e duodeno; peso do íleo; largura da vilosidade do íleo; a altura da túnica muscular e mucosa muscular de todos os segmentos intestinais, a densidade de superfície do duodeno e jejuno, redução das células caliciformes no intestino delgado. Conclui-se que o resíduo do caju pode ser utilizado nas dietas de codornas de corte na proporção de até 12,73% da ração total sem prejudicar o desempenho das codornas em na fase de 1 a 7 dias e de até 21% de 8 a 21 dias, o rendimento de carcaça e de cortes e, os índices econômicos apresentam melhores resultados a 14% de inclusão do resíduo do caju. A inclusão em até 19,88% do resíduo do caju não compromete a morfometria das codorna europeias.
|
|
6
|
-
ITANIA MARIA MEDEIROS DE ARAUJO
-
Desempenho de novilhos alimentados com dieta suplementar em pastos de capim-mombaça
-
Advisor : GELSON DOS SANTOS DIFANTE
-
COMMITTEE MEMBERS :
-
GELSON DOS SANTOS DIFANTE
-
LUCIANO PATTO NOVAES
-
DENISE BAPTAGLIN MONTAGNER
-
VALÉRIA PACHECO BATISTA EUCLIDES
-
Data: Feb 27, 2014
-
-
Show Abstract
-
O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de suplementos na recria de bovinos em pasto de Panicum maximum cv. Mombaça na época seca. Utilizou-se o delineamento experimental de blocos ao acaso, com três tratamentos e três repetições. Os tratamentos constituíram-se de: sal mineral; mistura mineral (MM), fornecida a 0,2% do peso vivo (PV); e, suplemento concentrado (SC), fornecido a 0,7% do PV. Foram utilizados 36 bezerros desmamados, com idade média de oito meses e peso médio inicial de 192 kg. Foram avaliados as massas e os componentes da forragem, o valor nutritivo e a taxa de acúmulo. O desempenho animal foi avaliado quanto ao ganho médio diário (GMD) e ganho de peso vivo (GPV). A quantidade de suplemento foi ajustada a cada pesagem. Não houve diferença entre períodos para a massa de forragem e relação folha: colmo. Os maiores valores para massa de forragem verde, massa de lâmina foliar e porcentagem de colmo foram observados no primeiro período de avaliação. A altura do dossel e a oferta de forragem não diferiram entre os tratamentos. A porcentagem de colmo foi maior nos últimos períodos. A relação folha: não folha e a porcentagem de folha foram maiores no segundo período. Houve diferença entre os tratamentos para o GMD (250,460 e 770 g/dia para o sal, MM e SC, respectivamente). O maior GPV foi observado no tratamento SC. Os teores de PB, DIVMO, FDN e LDA nas lâminas foliares, colmo e material morto não diferiram entre os tratamentos. O uso de suplemento concentrado em pastos de capim-mombaça proporcionou maiores ganhos individuais e por unidade de área. Independente do uso de suplementos, a cultivar mombaça mostra-se como uma alternativa adequada para a utilização na época seca do ano.
|
|
7
|
-
PEDRO ETELVINO DE GOES NETO
-
DESEMPENHO DE CABRAS LEITEIRAS ALIMENTADAS COM DIFERENTES ESPÉCIES DE CACTÁCEAS
-
Advisor : EMERSON MOREIRA DE AGUIAR
-
COMMITTEE MEMBERS :
-
AIRON APARECIDO SILVA DE MELO
-
EMERSON MOREIRA DE AGUIAR
-
JOSÉ GERALDO MEDEIROS DA SILVA
-
MARCONE GERALDO COSTA
-
Data: Feb 28, 2014
-
-
Show Abstract
-
O objetivo do presente trabalho foi avaliar o efeito da utilização de cactáceas nativas e exóticas ao nível de 50% na MS de inclusão na dieta total, sobre o consumo de nutrientes, ingestão de água, produção e composição físico-química do leite, com cabras em lactação. Foram utilizadas 5 cabras Saanen pluríparas (50±4 kg) alocadas em quadrado latino de acordo com cactáceas fornecidas nas dietas, constando de cinco períodos de 17 dias, sendo 10 dias de adaptação e 7 para coleta de dados, cinco tratamentos com as seguintes cactáceas: xiquexique, mandacaru, facheiro, palma miúda e palma orelha de elefante mexicana. O consumo de matéria seca variou de 1.967,58 a 2.602,46 (g/dia) entre as cactáceas e teve uma média de 2.251,84 (g/dia). Observou-se que o consumo de matéria seca CMS (g/kg0,75) variou de 102,75 à 136,78 entre as cactáceas estudadas. O consumo de matéria seca (%PV) variou de 3,84 à 5,11 com média de 4,47. A produção de leite em (g/dia) variou de 1.692,60 a 2.090,40. O consumo de água oferecida variou entre 4.549g (xiquexique) a 8.749 (palma miúda). As cabras alimentadas com palma miúda apresentaram-se com as maiores produções de leite (g/dia) com valores médio de 2.091. Não houve diferença na composição físico-química do leite estando os teores de gordura, proteína bruta, lactose e sólidos totais a cima do mínimo permitido pela legislação para leite de cabra no Brasil. A utilização de cactáceas ao nível de 50% MS na inclusão da dieta total proporcionou consumo de nutrientes suficientes para atender as exigências dos animais para a produção de leite sem alterar a sua composição físico-química.
|
|
8
|
-
RAFAEL LEANDRO RAMOS DE OLIVEIRA
-
AVALIAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS DE CARCAÇA E PERFIL DOS ÁCIDOS GRAXOS EM SUÍNOS NA FASE DE TERMINAÇÃO, ALIMENTADOS COM DIETAS CONTENDO FARELO DE BAGAÇO DE CAJU
-
Advisor : JOSE APARECIDO MOREIRA
-
COMMITTEE MEMBERS :
-
JOSE APARECIDO MOREIRA
-
LUCIANO PATTO NOVAES
-
FAVIANO RICELLI DA COSTA MOREIRA
-
Data: Feb 28, 2014
-
-
Show Abstract
-
Fornecer carnes mais saudáveis aos consumidores tem exigido dos suinocultores uma adequação da nutrição e do manejo alimentar. A nutrição é um dos fatores primordiais na definição dos aspectos qualitativos da carne suína, pois através dela podemos modificar o perfil dos ácidos graxos. O objetivo do trabalho foi analisar os efeitos da inclusão do farelo do bagaço do caju (FBC) nas dietas de suínos em terminação, sobre as características das carcaças e qualidade da carne. Foram utilizados 20 suínos mestiços, machos castrados com peso médio inicial de 60 ±7,42 kg/PV As dietas foram formuladas a base de milho e farelo de soja, contendo óleo vegetal, núcleo comercial e diferentes níveis de inclusão do farelo do bagaço do caju (0,0; 7,5%; 15,0%; 22,5% e 30,0%). O delineamento experimental foi de blocos casualizados, sendo 5 tratamentos e 4 repetições. Foram avaliados os parâmetros quantitativos, qualitativos, perfil de ácidos graxos no músculo Longissimus dorsi e na área de gordura. Observou-se que com a inclusão do FBC, os parâmetros de rendimento de carcaça, espessura de toucinho, área de gordura tiveram efeito linear negativo e a relação carne/gordura efeito positivo. Em relação ao perfil de ácidos graxos na área de gordura, o teor do ácido graxo linoleico no nível de 30% de FBC foi 18,2% superior (P<0,05) ao nível de 0,0% e no araquidônico o nível de 22,5% foi superior 33,3% e 37,5% aos níveis 0,0% e 15,0% (FBC) respectivamente. Conclui-se que os suínos em terminação podem ser alimentos com dietas contendo até 30% de FBC, melhorando a qualidade da carcaça pela menor deposição de gordura e modificação no perfil de ácidos graxos.
|
|
9
|
-
LARISSA FERNANDA DO NASCIMENTO SILVA
-
Perfil de Produtores da Associação de Criadores de Cabras Leiteiras do Leste-agreste Potiguar
-
Advisor : HENRIQUE ROCHA DE MEDEIROS
-
COMMITTEE MEMBERS :
-
HENRIQUE ROCHA DE MEDEIROS
-
EMERSON MOREIRA DE AGUIAR
-
LUCIANO PATTO NOVAES
-
FAVIANO RICELLI DA COSTA MOREIRA
-
Data: Mar 26, 2014
-
-
Show Abstract
-
A criação de programas governamentais de distribuição de alimentos fomentou a caprinocultura leiteira. O Rio Grande do Norte encontra-se entre os principais produtores de leite de cabra no Brasil. Por isto, o primeiro capítulo desse trabalho teve por objetivo traçar um perfil de produtores localizados nas microrregiões Agreste e Macaíba. Utilizou-se para isso um questionário estruturado, de múltipla escolha. Os treze caprinocultores envolvidos nessa pesquisa pertencem à Associação de Criadores de Cabras Leiteiras do Leste - Agreste Potiguar (ACLAP). A seleção desses produtores tomou, como base, o método de amostra não-probabilística intencional, pois a associação vende aproximadamente 19% do leite de cabra produzido na região para a principal usina de beneficiamento do Estado. Os dados obtidos foram analisados pela estatística descritiva. Os resultados mostram que a maioria dos produtores apresenta idade média de 55 anos ± 12 anos e média de 10 anos ± 7 anos na atividade e ensinos médio e superior completos. Os produtores dessas duas microrregiões do Estado sinalizaram, como principal preocupação, a pouca qualidade da mão de obra, indicando a necessidade de capacitação dos trabalhadores envolvidos na caprinocultura leiteira. O segundo capítulo teve por objetivo realizar a caracterização da pastagem e do manejo alimentar de cabras leiteiras em treze propriedades localizadas nas microrregiões Agreste e Macaíba no Rio Grande do Norte. Os dados foram obtidos por meio de um levantamento, com a utilização de um questionário estruturado, o que permitiu identificar: o regime de manejo; as principais espécies forrageiras cultivadas, a utilização de concentrados e os ingredientes nas misturas. Também foi realizado um levantamento fitossociológico na pastagem. O regime de manejo adotado pelos produtores é o semi-intensivo. O milho em grão moído e o farelo de soja são a principal base na ração concentrada dos animais. O capim elefante é a forrageira, na forma de capineira, presente em 83% das propriedades. No levantamento fitossociológico, foi observado que as maiores frequências foram de espécies nativas no estrato herbáceo. Os valores médios para o NDT (44,65%), sugerem a incorporação de suplementos energéticos na dieta dos animais. Realidade encontrada nas propriedades avaliadas. A área de pastagem durante o período de estudo, apresentou grande heterogeneidade de espécies. O manejo alimentar de cabras leiteiras nas fazendas consiste principalmente, no uso de pastagens nativas, capineiras de capim elefante e de concentrados a base de milho em grão e farelo de soja.
|
|
10
|
-
THALITA POLYANA MONTEIRO ARAUJO
-
EFEITO DO ESCORE DE CONDIÇÃO CORPORAL NAS CARACTERÍSTICAS PRODUTIVAS DE VACAS ZEBUÍNAS
-
Advisor : ADRIANO HENRIQUE DO NASCIMENTO RANGEL
-
COMMITTEE MEMBERS :
-
ADRIANO HENRIQUE DO NASCIMENTO RANGEL
-
DORGIVAL MORAIS DE LIMA JÚNIOR
-
GUILHERME FERREIRA DA COSTA LIMA
-
MARIA GABRIELA CAMPOLINA DINIZ PEIXOTO
-
Data: Mar 28, 2014
-
-
Show Abstract
-
Na bovinocultura leiteira, o desempenho econômico de um sistema de produção está relacionado à eficiência do rebanho. Assim, o escore de condição corporal (ECC) tem sido amplamente aceito como o mais prático método para avaliar as mudanças na energia reservas em muitas espécies, incluindo gado de leite. Por isso, tem sido bastante estudada a relação do ECC com o desempenho produtivo e reprodutivo, pois há implicações para a produção e composição do leite, e da rentabilidade agrícola em geral. Desse modo, no primeiro capítulo deste trabalho, verifica-se o efeito do ECC, dos dias de lactação e da CCS sobre as características produtivas dos zebuínos. Assim, foram utilizadas 98 vacas das raças zebuínas (Gir e Guzerá), pertencentes à EMPARN e estes animais foram divididos em classes quando ao estagio fisiológico, período de lactação, CCS e ECC. Portanto, observou a influencia do escore com o teor de gordura do leite, no qual, a cada aumento de 0,5 no ECC há um aumento 0,25 no teor de gordura. De tal modo, os dias de lactação aumentaram os constituintes do leite, na classe I, o mesmo ocorreu com CCS. O segundo capitulo tem por objetivo verificar o desempenho da produção e composição do leite, além constatar a tendência genética dos animais Gir e Guzerá pertencente à Empresa de pesquisa do Rio Grande do Norte. Para isso, foram utilizadas as estimativas de DEP (Diferença esperada na progênie) e fenótipos para as características produtivas de leite das raças estudadas. Os dados de produção de leite e constituintes usados nas avaliações genéticas foram obtidos a partir de controles leiteiros mensais e as DEP para produção de leite, gordura e proteína, todas em quilogramas (kg), foram estimadas anualmente. As análises descritivas para as diferentes características foram realizadas utilizando os procedimentos estatísticos disponíveis no pacote computacional SAS® (Statistical Analysis System). Observou uma tendência fenotípica e genética positiva para a produção de leite das duas raças, porém quando se verificou os constituintes o Gir apresentou tendência positiva para gordura e proteína e o Guzerá apresentou tendência genética baixa, porém positiva e a tendência fenotípica foi negativa para a gordura e a proteína.
|
|
11
|
-
TABATTA CRISTINE CHAVES DE LIMA
-
POLIMORFISMO NO GENE DA BETA-CASEÍNA EM REBANHOS ZEBUÍNOS LEITEIROS NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
-
Advisor : ADRIANO HENRIQUE DO NASCIMENTO RANGEL
-
COMMITTEE MEMBERS :
-
ADRIANO HENRIQUE DO NASCIMENTO RANGEL
-
LUIS HENRIQUE FERNANDES BORBA
-
LUIZ LEHMANN COUTINHO
-
MARIA GABRIELA CAMPOLINA DINIZ PEIXOTO
-
Data: Jun 5, 2014
-
-
Show Abstract
-
Diversos problemas vêm sendo relacionados ao leite, destacando-se os alergênicos, ocasionados pela reação imunológica do corpo às proteínas lácteas. Sabendo-se disto e da importância do leite como fonte de proteína de origem animal, encontrar soluções para tais fatos são extremamente necessárias. Estudos apontam que as raças zebuínas apresentam alta frequência do alelo A2 da β-caseína. Este alelo em homozigose propicia um leite não nocivo à saúde humana, mostrando a importância fisiológica de sua detecção. Neste contexto, este estudo teve como objetivo identificar a presenças das variantes alélicas A1 e A2 do gene da β-caseína em rebanhos zebuínos leiteiros, bem como avaliar as características produtivas desses rebanhos. Foram utilizados 156 animais zebuínos leiteiros (68 da raça Gir e 88 da raça Guzerá) provenientes do rebanho da Estação Experimental Felipe Camarão - EMPARN. As extrações de DNA foram feitas a partir do folículo piloso dos animais, o gene foi amplificado e sequenciado. As sequências obtidas foram submetidas a análise no programa Geneious 5.6.5®. Para análise estatística utilizou-se o programa Statistical Analysis System (SAS, 2002), para a análise de variância com comparação de médias, através do teste de Tukey a 5% de significância e para a correlação, através do PROC CORR. As frequências alélicas e genotípicas dos animais Gir e Guzerá foram 98% e 97% para o alelo A2; e 0,96 e 0,93 para o genótipo A2A2. As médias das características produtivas de ambas as raças se encontram dentro do padrão para a espécie, porém diferiram significativamente nos teores de proteína, lactose e extrato seco desengordurado. Os animais da raça Gir obtiveram correlação positiva com o teor de gordura e sólidos totais, enquanto que a raça Guzerá apresentou correlação significativa para as seguintes variáveis: gordura e sólidos totais, proteína e sólidos totais, e lactose e extrato seco desengordurado. Os resultados demonstram à alta frequência do alelo A2 na raça Gir e Guzerá, portanto pode-se afirmar que é possível produzir um leite não alergênico com as raças estudadas. Este trabalho é de grande importância para a produção leiteira, pois raras são as pesquisas que vêm sendo desenvolvidas sobre este fato e a seleção de raças que apresentam este alelo com alta frequência, desponta como uma alternativa viável para a produção de um leite não alergênico.
|
|
12
|
-
LARISSA MAGNA SOUZA SEABRA
-
Identificação depolimorfismos em genes candidatos associados à resistência a nematoides gastrintestinais em caprinos por sequenciamento de nova geração (NGS)
-
Advisor : LILIAN GIOTTO ZAROS DE MEDEIROS
-
COMMITTEE MEMBERS :
-
HENRIQUE ROCHA DE MEDEIROS
-
LILIAN GIOTTO ZAROS DE MEDEIROS
-
LUIZ DA SILVA VIEIRA
-
LUIZ LEHMANN COUTINHO
-
Data: Jun 6, 2014
-
-
Show Abstract
-
Um dos maiores entraves na produção de caprinos é a endoparasitose gastrintestinal, ocasionada principalmente por nematoides dos gêneros Haemonchus e Trichostrongylus. O método de controle mais utilizado é a administração de anti-helmínticos, porém vem ocasionando resistência dos parasitos, além de deixar resíduos no produto final. Recentemente, alternativas de controle vêm sendo estudadas, e dentre elas, as novas tecnologias na área da genômica animal, que podem auxiliar na seleção de animais mais resistentes as endoparasitoses. O presente trabalho teve como objetivo identificar polimorfismos de genes candidatos associados à resistência a nematoides gastrintestinais em caprinos mestiços. Para isso, foram selecionados 59 caprinos F2 (Anglo-Nubiano x ½ Saanen) com diferentes graus de resistências às endoparasitoses gastrintestinais mediante utilização de marcadores fenotípicos. Esses animais foram monitorados por um período de 93 dias, sendo coletados sangue e fezes a cada 7 dias. O sangue coletado durante o período da caracterização fenotípica foi utilizado nesse estudo para extração de DNA. O DNA extraído foi submetido à leitura em espectrofotômetro para mensuração da sua concentração e avaliação do grau de pureza, e eletroforese em gel de agarose para verificar a sua integridade. Foram escolhidos cinco genes para serem investigados os polimorfismos desta população de caprinos F2: IL-2, IL-5, IL-8, IL-12 e IFN-ᵧ, que foram amplificados através de PCR, confeccionadas as bibliotecas de DNA genômico e sequenciadas em sequenciador MiSeq Illumina®. Os dados gerados foram submetidos à análises de bioinformática e os SNP´s (single nucleotide polimorphisms) identificados pelo software CLC Bionfomatics. Foram encontrados 17 SNP´s no gene IL-2, 8 SNP´s no IL-5, 19 SNP´s no IL-8, 6 SNP´s no IL-12 e 21 SNP´s no IFN-ᵧ. Os resultados obtidos permitem a indicação dos polimorfismos do tipo SNP, aqui apresentados, como marcadores moleculares, os quais são ferramentas importantes para programas de melhoramento de caprinos e posterior associação entre a ocorrência de polimorfismos nos genes e as características fenotípicas dos animais a fim de identificar os mecanismos de resistência a nematoides gastrintestinais.
|
|
13
|
-
RENATO ANDRADE DOS SANTOS
-
Caldo de cana desidratado na ração de codornas de corte
-
Advisor : ELISANIE NEIVA MAGALHAES TEIXEIRA
-
COMMITTEE MEMBERS :
-
ALEX MARTINS VARELA DE ARRUDA
-
ELISANIE NEIVA MAGALHAES TEIXEIRA
-
JANETE GOUVEIA DE SOUZA
-
JOSE APARECIDO MOREIRA
-
Data: Aug 25, 2014
-
-
Show Abstract
-
A coturnicultura brasileira vem se destacando por apresentar vários aspectos positivos de criação: pequena exigência de espaço, alta adaptabilidade em diferentes regiões, baixo consumo de ração, boa taxa de crescimento, pequenos intervalo entre gerações, idade de maturidade sexual precoce e alta taxa de produção de ovos favorecem a utilização da codorna. No Brasil, a coturnicultura de corte é uma atividade recente que promove uma carne apreciada pelo consumidor por ser macia e saborosa, rica em vitamina, minerais e ácidos graxos. Contudo, a nutrição avícola é responsável por aproximadamente 80% do custo da produção, por essa razão, frente à necessidade em diminuir os custos das rações, faz-se necessária a busca por alimentos alternativos para alimentação das aves. A cana-de-açúcar é uma cultura plurianual, economicamente produtiva por três anos consecutivos, que vem se destacando por ser uma gramínea rica em energia, com variável teor de sacarose presente no colmo, desta forma, pode ser usado como alimento alternativo para ruminantes e não ruminantes. A substituição parcial do milho pelo caldo de cana desidratado na alimentação de codorna é uma forma alternativa de inclusão a ser estudada, podendo resultar no melhor desempenho, sabor e qualidade de carcaça das aves, quando em substituição parcial ao principal alimento energético usado na alimentação animal, o milho. Portanto, com o objetivo de avaliar o efeito dos níveis de caldo de cana de açúcar desidratado (CCD) (0,0; 1,5; 3,0 e 4,5%) na ração de codornas européias (Coturnix coturnix coturnix) sobre o desempenho, característica de carcaça e os índices econômicos aos 22 dias de idade, 192 codornas de corte, foram distribuídas em delineamento inteiramente casualizado com quatro tratamentos e seis repetições de oito aves por unidade experimental. No desempenho, não foi verificado diferenças até 35 dias de idade, contudo de 35 a 42 dias a conversão alimentar piorou com o aumento da suplementação de CCD nas rações. Houve efeito quadrático dos níveis de CCD sobre o peso da carcaça (y=173,71 + 4,2767x - 1,2644x², R² = 0,99), coxa mais sobre-coxa (y = 36,055 + 1,1263x - 0,2256x², R² = 0,91) e gordura abdominal (y = 3,3295 - 0,8903x + 0,19x2, R² = 0,97) onde os níveis ótimos estimados foram 1,69; 2,50 e 2,34%, respectivamente. Houve efeito linear decrescente dos níveis de CCD sobre o peso de peito com pele (y = 66,267 - 0,5653x, R² = 0,83) e sem pele (y = 60,286 - 0,7193x, R² = 0,58). Na análise econômica, pode-se observar maior lucro ao produtor com a utilização da ração convencional. Contudo, entre os níveis de inclusão de caldo de cana observa-se que o nível 1,5% de CCD obteve os melhores resultados na análise econômica, obtendo apenas uma diferença de margem bruta relativa de 0,47% em relação ao convencional. Recomenda-se 1,69 e 2,50% de CCD para maior peso de carcaça, coxa+sobre coxa de codornas de corte.
|
|
14
|
-
MARCIO GLEYBSON DA SILVA BEZERRA
-
UTILIZAÇÃO DA ÁGUA RESIDUÁRIA DA MANDIOCA COMO FERTILIZANTE ORGÂNICO EM PASTO DE BRACHIARIA BRIZANTHA CV. MARANDU
-
Advisor : GUALTER GUENTHER COSTA DA SILVA
-
COMMITTEE MEMBERS :
-
GUALTER GUENTHER COSTA DA SILVA
-
GELSON DOS SANTOS DIFANTE
-
ERMELINDA MARIA MOTA OLIVEIRA
-
NEYTON DE OLIVEIRA MIRANDA
-
Data: Aug 28, 2014
-
-
Show Abstract
-
O Brasil destaca-se como 2º maior produtor de mandioca do mundo, sendo a maior parte desta produção utilizada para fabricação de farinha e fécula, o qual gera grande quantidade de resíduo, manipueira, em torno de 600 L/t de matéria prima processada. Em geral, esse resíduo é descartado diretamente no solo e cursos d’águas, causando sérios impactos ambientais. Diante disto, objetivou-se com este trabalho avaliar o uso da água residuária da mandioca (manipueira) como fertilizante orgânico em pasto de Brachiaria brizantha cv. Marandu. O experimento foi conduzido no Campus de Macaíba da UFRN. Para os tratamentos foram utilizados doses crescentes de manipueira, aplicados no solo, como fertilizante orgânico. O delineamento experimental foi em blocos ao acaso com seis tratamentos e quatro repetições, sendo os tratamentos: T1 = 0; T2 = 15; T3 = 30; T4 = 60; T5 = 120 m³ ha-1; e o T6 Adubação Mineral (AM) com NPK 140, 30 e 40 kg/ha. Foram realizados três cortes com intervalo de 60 dias. As variáveis avaliadas foram: altura da planta; acúmulo de componentes morfológicos da forragem; Interceptação de Luz (IL); Índice de Área Foliar (IAF); Clorofila Total (CT); Produção de Matéria Seca (PMS). Diante dos resultados, observou-se que a produção de matéria seca no T5 teve um acréscimo quantitativo, totalizando uma produção de 2796 kg de MS ha-1 no segundo corte, proporcionando um aumento de 493% em relação à testemunha, e o efeito residual observado no terceiro corte promoveu um acréscimo de 100 % quando comparado ao T1. Comparando-se a PMS obtida com a utilização de AM e os demais tratamentos observou-se que no segundo corte houve equivalência para a dose 120 m³/ha e no terceiro corte a equivalência foi nas doses 60 e 120 m³/ha. Para as variáveis altura da planta, IL, IAF, CT e Massa de Folhas a adição de manipueira no solo promoveu um aumento linear positivo para os três cortes. Porém, com a AM o IAF se mostrou superior aos demais tratamentos. A massa de colmo atingiu sua maior produção (838 kg/ha de MS) no segundo corte quando se utilizou a dose de 120 m³/ha. Na massa de material morto no segundo e terceiro cortes, verificou-se resposta linear positiva totalizando aumento de 322 e 452% respectivamente, em relação ao T1. O uso da manipueira apresentou efeito herbicida para a variável massa das indesejáveis, resultando em resposta linear negativa diminuindo a quantidade com o aumento das doses do resíduo. Portanto, a manipueira pode ser utilizada como fertilizante orgânico em pasto de Brachiaria brizantha cv. Marandu visando melhorias nas características produtivas, pois promoveu aumentos significativos na maioria das variáveis estudadas, principalmente quando foi utilizada a dose de 120 m³/ha, trazendo consequentemente benefícios para o meio ambiente por ser uma alternativa para o descarte orientado da manipueira.
|
|
15
|
-
MARIA GABRIELA DA TRINDADE SILVA
-
Efeito do uso da palma forrageira e fenos de leguminosas na alimentação de ovinos em confinamento
-
Advisor : MARCONE GERALDO COSTA
-
COMMITTEE MEMBERS :
-
MARCONE GERALDO COSTA
-
GELSON DOS SANTOS DIFANTE
-
GEOVERGUE RODRIGUES DE MEDEIROS
-
Data: Aug 29, 2014
-
-
Show Abstract
-
Objetivou-se com este trabalho avaliar o uso da palma forrageira associada a fenos de leguminosas na alimentação de ovinos em sistema de confinamento. Foram utilizados 24 ovinos ½ Soinga X ½ SRPD (sem padrão racial definido) com peso médio inicial de 21,38kg ± 2,53, distribuídos em delineamento inteiramente casualizado com quatro tratamentos e seis repetições. Os animais foram alojados em baias individuais para acompanhamento de ganho de peso (com pesagens semanais), medição de consumo alimentar, predição do consumo de matéria seca e nutrientes, e digestibilidade aparente dos nutrientes. As dietas foram compostas por quatro tratamentos, sendo estes representados pelos diferentes tipos de fenos de leguminosas associados à palma: PAFC: palma forrageira + feno de catanduva; PAFS: palma forrageira + feno de sabiá; PAFT: palma forrageira + feno de catingueira; PAFG: palma forrageira + feno de gliricídia; todos os animais receberam farelo de soja. Observou-se efeito do tratamento (P<0,05) sobre os consumos de matéria seca (CMS), CMS como porcentagem de peso vivo e CMS em função do peso metabólico, consumo de matéria orgânica (CMO) 1,09kg, consumo de fibra em detergente neutro (CFDN) 0,463kg e consumo dos carboidratos totais (CCHOT) 0,867kg, com maiores médias para o tratamento PFFC. Os ganhos de peso vivo médios diários foram 0,243kg; 0,225kg; 0,221kg e 0,211kg para os tratamentos PFFC, PFFS, PFFA e PFFG respectivamente. Não foi observada influência dos tratamentos sobre, peso vivo final 33,19kg, ganho de peso vivo total 11,83kg, ganho de peso vivo médio diário 0,225kg, ganho de peso ponderal 0,196kg, conversão alimentar 6,48, eficiência alimentar 16,04%, consumo de proteína bruta (CPB) 0,216kg, consumo de extrato etéreo (CEE) 0,015kg e consumo de carboidratos não fibrosos (CCNF) 0,414kg. Para ganhos médios diários satisfatórios não influenciados pelos tratamentos, pode-se inferir que a palma forrageira associada a fenos de leguminosas pode ser indicada para a alimentação de ovinos em confinamento.
|
|
16
|
-
MARIANA CAMPELO MEDEIROS DA SILVA
-
Características da carcaça e qualidade de ovinos confinados alimentados com palma forrageira e fenos de leguminosas
-
Advisor : MARCONE GERALDO COSTA
-
COMMITTEE MEMBERS :
-
MARCONE GERALDO COSTA
-
ANA GABRIELA POMBO CELLES CORDEIRO
-
GEOVERGUE RODRIGUES DE MEDEIROS
-
Data: Aug 29, 2014
-
-
Show Abstract
-
O confinamento é um sistema sustentável quando utilizado associado a alternativas alimentares que supram as necessidades nutricionais dos animais e torne-se viável economicamente para o produtor. Assim, objetivou-se com esse estudo avaliar as características de carcaça, a qualidade e composição tecidual da carne de ovinos em confinamento. Foi utilizada a palma forrageira associada a quatro diferentes tipos de feno de leguminosas: gliricídia, catingueira, sabiá e a catanduva. Os animais foram alojados em baias individuais dotadas de comedouro e bebedouro. Utilizou-se 24 ovinos 1/2 SPRD (sem padrão racial definido) x 1/2 Soinga, machos não castrados, com peso vivo médio de 21,4 kg. Ao atingirem 60 dias de experimento os animais foram submetidos ao abate. Nessa etapa foram avaliados subjetivamente quanto à condição corporal por meio de escores, submeteram-se ao jejum de sólidos por 16 horas e foram abatidos. Em balança de precisão pesaram-se todas as vísceras, bem como os componentes não comestíveis. Após 24 horas do abate foi realizada as medidas morfométricas, escores de conformação, acabamento e gordura pélvico renal. As carcaças foram serradas longitudinalmente em dois antímeros (direito e esquerdo), na porção esquerda obtiveram os cortes comerciais e seus rendimentos calculados. A composição tecidual do pernil foi obtida pela dissecação da perna. Para as medidas biométricas apenas o perímetro da coxa (P<0,05) apresentou influência da dieta, somente a variável perímetro do tórax apresentaram significância nas medidas morfométricas, para o rendimento de carcaça apenas o conteúdo do TGI e o peso de corpo vazio apresentou influência (P<0,05). Na composição regional foi observado influência (P<0,05) sobre os cortes paleta e lombo. Palma forrageira associada ao feno de leguminosas pode ser indicada na alimentação de ovinos em confinamento.
|
|