Apresentação

O Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação e do Conhecimento (PPGIC), que oferece o Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento, tem como área de concentração Informação na Sociedade Contemporânea e como linha de pesquisa Gestão da Informação e do Conhecimento.

A área de concentração Informação na Sociedade Contemporânea tem como fim abordar as tendências em teorias, metodologias e práticas na Ciência da Informação. Neste sentido, considera os problemas próprios da sociedade pós-industrial vinculados à produção, difusão, acesso e uso da informação e do conhecimento.

A Gestão da Informação e do Conhecimento nas Organizações é a parte da Ciência da Informação que tem como objetivo a aplicação dos fundamentos, metodologias e práticas próprios da Ciência da Informação ao planejamento, desenho, implantação e avaliação de sistemas e unidades de informação adequadas às peculiaridades e características de cada organização e seu entorno. Este Mestrado inclui também a gestão do conhecimento que possuem as organizações, que com um programa adequado, conseguem explicitar como recursos de informação com o fim de permitir sua identificação, organização, análise, preservação e compartilhamento.

 

 

OBJETIVOS DO PPGIC:


  1. Capacitar profissionais e pesquisadores para o exercício da prática profissional avançada e transformadora de procedimentos no âmbito da Ciência da Informação, bem como para o desenvolvimento do campo científico.
  2. Formar profissionais e pesquisadores de alto nível capazes de aplicar os conhecimentos técnico-científicos adquiridos na solução de problemas e no desenvolvimento de produtos, processos ou serviços.
  3. Oferecer formação de excelência no âmbito da Ciência da Informação, tendo em vista a formação de profissionais e pesquisadores altamente qualificados.
  4. Transferir conhecimento para a sociedade, no âmbito da Ciência da Informação, a partir da formação de profissionais e pesquisadores de alto nível capazes de atender as demandas específicas de seu eterno laboral e para o desenvolvimento nacional, regional e local.



PERFIL DO EGRESSO:


O egresso do PPGIC deve estar apto a ser um profissional de alto nível, que contribua para o desenvolvimento do campo da Ciência da Informação por meio do estudo de aportes teóricos e metodológicos inter e transdisciplinares a serem refletidos na gestão, organização e avaliação da informação e do conhecimento em distintas ambiências informacionais.

 


Endereço Alternativo


Coordenação do Programa

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao