Apresentação

Em nível global estamos presenciando uma crescente e contínua perda da biodiversidade, com o desaparecimento e alteração de habitats, poluição, invasão de espécies exóticas e a sobre-exploração dos recursos naturais. Em sinergismo com a perda da biodiversidade, houve um baixo investimento na formação de taxonomistas, acarretando muitas vezes no desaparecimento de espécies ainda não conhecidas antes mesmo de sua descrição e apresentação à comunidade científica. Paralelamente, o rápido desenvolvimento de técnicas moleculares e computacionais para construção de hipóteses filogenéticas entre organismos revolucionou a sistemática e a taxonomia nos últimos 20 anos. Além disso, os fatores históricos envolvidos com os processos de especiação ou com a escolha de habitats também podem fornecer informações para a construção de mecanismos mais eficazes de conservação de espécies e habitats. Desse modo, o conhecimento das espécies, de suas relações evolutivas e as implicações desse conhecimento sistemático aos mais diversos campos da biologia são atualmente um assunto de intensa pesquisa nas Ciências Biológicas.

Programas de Pós-Graduação ligados à Sistemática e Evolução são extremamente escassos no Brasil, um dos países com maior biodiversidade do mundo. A proposta de criar um Programa de Pós-Graduação que atendesse as exigências atuais em áreas estratégicas de taxonomia, sistemática e evolução é um sonho realizado, pois permitirá a formação de recursos humanos aptos na resolução das questões e demandas relacionadas com a taxonomia e biologia evolutiva dos organismos nos vários ambientes da região Nordeste, como a Caatinga, Mata Atlântica, Ecossistemas marinhos e limnéticos, além de outros ecossistemas da região Neotropical.

Endereço Alternativo

Coordenação do Programa