Apresentação

Trata-se de uma rede de cooperação - envolvendo instituições de ensino e pesquisa de excelência (e os dois centros de lançamento de foguetes na região Nordeste do Brasil) em estudos aeroespaciais, sejam em engenharia e tecnologia, sejam em ciências espaciais ou ciências atmosféricas aplicadas, contando ainda com tópicos sobre geopolítica estratégica e regulação do uso do Espaço.

O PPGEA inicia suas ações com um curso de mestrado em Engenharia Aeroespacial acadêmico. Respeitando-se as singularidades de um curso em associação, envolvendo 4 (quatro) IES (UFRN, UFPE, UFMA, UEMA) titulantes e 6 (seis) instituições de pesquisa e/ou aplicação colaboradoras (CRN/INPE, CLBI, CLA, CETENE/MCTIC e AEB).

O programa insere-se da área Engenharias III da CAPES, e visa promover a formação de recursos humanos em área estratégica, nacional e regionalmente, contribuindo para o desenvolvimento regional e para a consolidação do Brasil como um membro do seleto grupo de países com acesso ao espaço.

Perfil do egresso:

O objetivo do curso é qualificar profissionais das áreas de graduação em Engenharia, Ciências Exatas e áreas afins em Ciências e Tecnologias, com 4 (quatro) ênfases distintas.

(1) Ciências Espaciais;

(2) Ciências Atmosféricas;

(3) Hipersônica;

(4) Materiais e Tecnologias Aeroespaciais

O curso possui ainda tópicos em Geopolítica Estratégica e fundamentos sobre o uso do Espaço, possibilitando ao egresso noções sobre os desafios que serão enfrentados por profissionais de área tão inovadora e pioneira.

Os egressos estarão aptos a desenvolverem pesquisas e/ou atuarem como profissionais especialistas em instituições públicas ou privadas na área aeroespacial, tais como, Centros de Lançamento de Foguetes, Institutos de Pesquisa, Universidades e empresas privadas no ramo de alta tecnologia.

As atividades relativas ao curso de Mestrado em Engenharia e Ciências Aeroespaciais do Programa de Pós-graduação em Engenharia Aeroespacial, com única área de concentração em Ciências e Tecnologias Aeroespaciais, serão desenvolvidas nos Campi da UFRN, da UFPE, da UFMA e da UEMA.

O Curso será em regime semestral, com entrada anual. A distribuição dos créditos será dada da seguinte forma: 08 créditos obrigatórios nas disciplinas de Tópicos de Matemática Aplicada e Geopolítica Estratégica, 08 créditos em disciplinas optativas dentro de cada linha e até 08 créditos em optativas gerais.

 

SECRETARIA DE PÓS-GRADUAÇÃO DA ESCOLA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA

Horário de Funcionamento: 10:00 ÀS 18:00

João Pedro de Albuquerque Lima


 

============================================================================================================== 

 UFRN – ECT – PPgEA

 Campus Universitário – Lagoa Nova – CEP 59078-970 – Natal/RN

 Telefones (+55 84) 99167-6549 (WhatsApp) ou 3342-2301 Ramal 308 – ppgea@ect.ufrn.br – Site: http://www.posgraduacao.ufrn.br/ppgea



Endereço Alternativo


Coordenação do Programa

  • - DOUGLAS DO NASCIMENTO SILVA

    Telefone/Ramal: (84) 3342-2301

    Telefone/Ramal 2: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    E-mail: jose.henrique.fernandez@ufrn.br

  • - LEONARDO ANDRADE DE ALMEIDA

    Telefone/Ramal: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    Telefone/Ramal 2: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    E-mail: Nenhum conteúdo disponível até o momento

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao