Apresentação

O Curso de Mestrado em Serviço Social integra o Programa de Pós-Graduação do Departamento de Serviço Social/DESSO, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas. O mesmo foi implantado em 08 de agosto de 2000 em atenção a uma demanda existente e aos planos de expansão do Departamento. Atualmente, este mestrado conta com alunos regulares selecionados, além de alunos especiais. O mestrado conta com um quadro de 10 professores doutores lotados no DESSO para assumir as atividades de ensino, pesquisa e orientação de dissertações. A proposta pedagógica do curso tem caráter multidisciplinar, contemplando tantos docentes e discentes de Serviço Social quanto de áreas afins.

 

OBJETIVO GERAL:

 

  • Viabilizar a qualificação de profissionais do Serviço Social e áreas afins, a investigação crítica e prepositiva, que os levem a produção de conhecimento sobre o seu exercício profissional pensado no contexto da realidade social, especialmente, no espaço societário de sua inserção, sem perder de vista a sua inserção na realidade nacional e internacional, conforme exige o mundo contemporâneo.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

 

  • Formar mestres em Serviço Social, que nas instituições públicas, públicas não-estatais e privadas, adquiram qualificações necessárias para a constituição de novas práticas, apoiadas no conhecimento crítico, na competência técnica e no compromisso ético-político com a inclusão social, a universalização dos direitos de cidadania, o desenvolvimento socialmente justo e ambientalmente sustentável;
  • Atender as necessidades de qualificação de profissionais, pesquisadores e docentes para a pesquisa em Serviço Social, em especial das instituições públicas e privadas do estado do Rio Grande do Norte, cuja demanda tem crescido nos últimos anos com a ampliação de Cursos de graduação em Serviço Social e áreas afins, não somente no âmbito da região Nordeste, como as demais regiões do País;
  • Atender a necessidade de aprofundamento da qualificação profissional dos profissionais do Serviço Social e áreas afins, ampliando sua capacidade teórico-técnica de elaboração e avaliação de projetos de intervenção social, de consultorias e assessorias a instituições governamentais, privadas e públicas não-estatais;
  • Viabilizar a produção e a socialização do conhecimento crítico e propositivo sobre o trabalho profissional inserido na realidade social da região de atuação do DESSO/UFRN, como situações, experiências e questões que compõem o amplo campo temático de interesse do Serviço Social, em nível regional, nacional e internacional.

 Telefones de contato:

Secretaria do PPGGS: (84) 3215 3475

Email: ppgss@ccsa.ufrn.br 

Processo Seletivo Anual:

Vagas para o mestrado: 12 vagas 

Duração do curso:  24 meses prorrogável por 6 meses. 

As disciplinas podem ser ofertadas no turno matutino e/ou vespertino a depender  dos horários disponível dos professores.


Área de Concentração:

SOCIABILIDADE, SERVIÇO SOCIAL E POLÍTICA SOCIAL

Linhas de Pesquisa: 

1 - Estado, Sociedade, Políticas Sociais e Direitos.

Estudos e pesquisas sobre as relações entre Estado e Sociedade, no contexto do capitalismo, em suas determinações sócio-históricas e contemporâneas, produto das tensões entre as classes sociais, considerando as lutas dos movimentos sociais por direitos e as configurações das políticas sociais, sua gênese, desenvolvimento, padrões de intervenção social, de gestão e de prestação de serviços sociais.

Vinculam-se a esta linha o Grupo de Estudo e Pesquisa em Seguridade Social e Serviço Social, o Grupo de Estudos e Pesquisa em Questão Social, Política Social e Serviço Social e o Grupo de Estudos e Pesquisa em Trabalho, Questão Urbano-rural-ambiental, Movimentos Sociais e Serviço Social.

2 - Serviço Social, Trabalho e Questão Social.

Estudos e pesquisas sobre o trabalho em suas dimensões ontológico-históricas, considerando as mudanças contemporâneas da relação capital-trabalho que incidem no aprofundamento da desigualdade social, nas expressões da questão social, no desenvolvimento de modalidades de gestão e intervenção social, no trabalho do assistente social. A ação política e as estratégias de resistência da categoria na perspectiva de afirmação do projeto ético-político. Identificação e análise das demandas, bem como das habilidades, competências teórico-metodológicas, técnico-operativas e ético-políticas e dos desafios postos à profissão.

Todos os grupos de pesquisa vinculam-se a essa linha de pesquisa, uma vez que ela  envolve especificamente  o estudo sobre a Questão Social, objeto de trabalho do assistente social. Desse modo, trata-se de uma linha que é transversal a todos os grupos de pesquisa e aos estudos de todos os docentes do curso. 

3 - Ética, Gênero, Cultura e Diversidade

Estudos e pesquisas sobre cultura, em uma perspectiva histórico-crítica, considerando a dimensão ético-moral da vida social enquanto mediação entre o cotidiano e os projetos societários, na direção da construção de uma sociedade emancipada e os processos de resistência e luta pela valorização da diversidade humana em suas diferentes expressões: gênero, raça-etnia, orientação sexual, geração, dentre outras.

Vinculam-se a esta linha os grupos de pesquisa o Grupo de Estudos e Pesquisa em Trabalho, Ética e Direitos. 


Endereço Alternativo


Coordenação do Programa

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao