Présentation

O Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública (PPGP) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) é parte integrante do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), Criado em 2010, oferta o curso de Mestrado Profissional em Gestão Pública, em nível de pós-graduação stricto sensu.


O Curso de Mestrado Profissional em Gestão Pública tem como finalidade principal a formação de profissionais aptos a discutirem as questões relativas ao Estado tanto em relação à sua governabilidade quanto à sua governança. Seus objetivos específicos são:


1. Aprimorar o conhecimento dos profissionais em gestão pública, buscando o aperfeiçoamento e a atualização nessa área;


2. Promover a valorização e o desenvolvimento de competências de gestão dos servidores públicos através do desenvolvimento de conhecimentos, atitudes e comportamentos voltados para sua atuação na gestão pública;


3. Formar uma visão atualizada da gestão pública procurando analisar o contexto atual e as últimas inovações no campo de estudo da gestão pública;


4. Fornecer conhecimentos gerenciais capazes de dar subsídios para a tomada de decisões dos servidores em um ambiente de incerteza, visando melhorar a qualidade e a efetividade do seu trabalho;


5. Formar profissionais capazes de disseminar o conhecimento no setor público a partir da reflexão sobre as práticas atuais em função do conteúdo do Curso.


O aluno formado no curso de Mestrado Profissional em Gestão Pública poderá atuar em um cenário de constantes mudanças e exigências cada vez maiores quanto aos resultados do setor público, bem como no que diz respeito à transparência e accountability. A partir dos conhecimentos adquiridos espera-se que tenha capacidade para diagnosticar, analisar e tomar decisões tanto no campo da gestão organizacional como no universo das políticas públicas.


O PPGP executa sua proposta formativa por meio de convênio com instituições públicas. Neste momento, tem convênios com a UFCA, IFRN, IFS, ALRN além de formar de modo contínuo servidores da própria UFRN e receber alunos de demanda social conforme disponibilidade de orientação de seu corpo docente.


Na última avaliação da CAPES, de um total de 73 programas em funcionamento, o PPGP ficou entre os 16% de PPG que tiveram seu conceito alterado para uma melhor avaliação, obtendo Conceito 4.

 

Objetivo Geral:

 

O Curso de Mestrado Profissional em Gestão Pública tem como finalidade a qualificação de quadros para a administração pública com capacidade de refletir sobre o novo papel do Estado em um contexto globalizado, com atuação em rede, com novas formas organizacionais, com múltiplos provedores e com uma sociedade mais organizada e mais escolarizada. A profissionalização dos servidores é uma necessidade do Estado e somente com profissionais com uma base teórica sólida o Estado será capaz de cumprir seu papel junto à sociedade

 

Objetivos Específicos:

 

1. Aprimorar o conhecimento dos profissionais em gestão pública, buscando o aperfeiçoamento e a atualização nessa área;

 

2. Promover a valorização e o desenvolvimento de competências de gestão dos servidores públicos através do desenvolvimento de conhecimentos, atitudes e comportamentos voltados para sua atuação na gestão pública;

 

3. Formar uma visão atualizada da gestão pública procurando analisar o contexto atual e as últimas inovações no campo de estudo da gestão pública;

 

4. Fornecer conhecimentos gerenciais capazes de dar subsídios para a tomada de decisões dos servidores em um ambiente de incerteza, visando melhorar a qualidade e a efetividade do seu trabalho;

 

5. Formar profissionais capazes de disseminar o conhecimento no setor público a partir da reflexão sobre as práticas atuais em função do conteúdo do Curso.

 

 

 

Perfil do Egresso

 

O Mestrado Profissional em Gestão Pública propicia uma formação multidisciplinar de modo a assegurar a compreensão da complexidade das questões normativas, organizacionais e decisórias que demarcam a administração pública e a torna singular. Assegura também uma sólida formação em áreas específicas da administração pública para assegurar as condições de governança e, assim, permitir um processo de formulação, implementação e avaliação das políticas públicas em sintonia com o interesse público.  Igualmente, faz com que o mestrando domine diferentes metodologias de intervenção nos processos econômicos, sociais, políticos e administrativos.

 

O aluno formado no curso de Mestrado Profissional em Gestão Pública será um gestor público capaz de atuar em um cenário de constantes mudanças e exigências cada vez maiores quanto aos resultados do setor público, bem como no que diz respeito à transparência e accountability. A partir dos conhecimentos adquiridos espera-se que tenha capacidade para diagnosticar, analisar e tomar decisões tanto no campo da gestão organizacional como no universo das políticas públicas.
 

 

Características do Processo Seletivo  

 

A seleção conta com as seguintes etapas: (1) Teste ANPAD (2) Redação, com caráter eliminatório; (3) Entrevista Técnica, realizada pela Comissão de Seleção e/ou por outros professores integrantes do PPGP. Serão contemplados aspectos relacionados às motivações e interesses acadêmicos do candidato referentes ao Curso de Mestrado Profissional em Gestão Pública, bem como será discutido seu anteprojeto de pesquisa, que poderá ser constituído por um Anteprojeto de Proposta de Intervenção ou por um Anteprojeto de Dissertação de Mestrado.

 

A Proposta de Intervenção é um documento de intenção, simplificado, de realização de mudança ou inovação administrativa em uma determinada instituição pública, objetivando melhoria de desempenho (aumento de eficiência, redução de custos, mudança social ou “accountability”). Deve conter a seguinte estrutura: Introdução (referência ao que se pretende fazer, com indicação da instituição objeto da intervenção, objetivo geral e objetivos específicos a serem alcançados); Revisão da Literatura (abordagem sumaria das fontes bibliográficas básicas, em especial daquelas ligadas diretamente ao assunto a ser abordado); Metodologia (explicitação dos métodos a serem utilizados na proposta); Modelo Atual (descrição ampla e completa de sistema particular de gestão prevalecente em uma instituição pública determinada, e que é objeto do Projeto de Intervenção, com uma informação extremamente detalhada e pormenorizada de sua forma de operacionalização e dos problemas identificados); Modelo Proposto (descrição ampla e completa de sistema particular de gestão a ser implantado em uma instituição pública determinada. com uma informação extremamente detalhada e pormenorizada de sua forma de operacionalização); Avaliação de Resultados (análise comparativa dos dois modelos – atual e proposto – com evidência explicita e fundamentada das vantagens do sistema novo sobre o antigo); Referências (fontes bibliográficas pesquisadas).

 

A Dissertação de Mestrado constitui-se em instrumento no qual o aluno deverá demonstrar domínio do tema escolhido, capacidade de sistematização de ideias e utilização de uma metodologia científica adequada. Obedecerá à seguinte estrutura: Título; Introdução; Problema e Objetivos de Pesquisa; Justificativa; Revisão da Literatura; Metodologia da Pesquisa; Cronograma; Referências.

 

 

 

O número de vagas é definido em função da capacidade de orientação de cada professor do programa e de forma a manter um processo contínuo de seleção.

 

 

 

 Proposta Curricular

 

O curso tem uma área de concentração com a denominação de Gestão Pública e tem como proposta oferecer ao aluno condições para o desenvolvimento de sua capacidade crítica e espírito inovador no que se refere ao papel do Estado como formulador e implementador de políticas públicas, bem como no que diz respeito aos procedimentos técnicos de planejamento e gestão públicos.

 

Há uma  linha de pesquisa  denominada Gestão e Políticas Públicas tendo  como  foco de estudo os processos de modernização da administração pública, nas esferas federal, estadual e municipal. A estratégia de análise é a partir da abordagem da inovação na gestão pública, tanto nos aspectos gerenciais como nas políticas públicas, e, dessa forma, busca investigar temas como a contratualização e gestão por resultados, flexibilização na gestão, intersetorialidade nas políticas públicas, transparência na gestão, accountability, participação social, territorialidade, relações intergovernamentais, bem como temáticas específicas, como gestão de pessoas, gestão de processos, finanças públicas dentre outros. Em relação às políticas públicas, esta Linha visa a apreender a atuação do Estado por meio de seus aparatos institucionais, dos seus mecanismos regulatórios e dos processos de participação social – em âmbito nacional, regional, estadual ou municipal; bem como envolve a análise das etapas de formulação, implementação e avaliação de políticas públicas.

 

O curso é realizado em 360 horas-aulas com os discentes integralizando 24 créditos, sendo 10 créditos em obrigatórias e 14 créditos em eletivas. Todas as disciplinas obrigatórias são de dois créditos, enquanto que as eletivas podem ser de dois ou de um crédito.

 

O Eixo de Formação obrigatória procura garantir a fundamentação teórica necessária ao estudo de um campo que é multidisciplinar por natureza. Assim, neste Eixo são privilegiados os conteúdos básicos da Administração Pública, das Instituições Políticas e do Ciclo das Políticas com a compreensão de que estes conteúdos ajudam a situar a problemática do Estado e sua complexidade. Além desses conteúdos, também constituem conteúdos considerados de formação obrigatória aqueles relacionados ao desenvolvimento de competências vinculadas à elaboração de trabalhos de pesquisa e de natureza técnica.

 

O Eixo de Formação com as disciplinas eletivas procura enfatizar conteúdos capazes de dar uma formação específica sobre as particularidades da administração pública, abrangendo em especial os seguintes aspectos: a) fundamentos da administração pública; b) democratização do Estado e mecanismos de controle social; c) administração pública gerencial; d) capacidade institucional de gestão. Outrossim, contempla conteúdos capazes de apoiar as práticas de gestão. É importante ressaltar a flexibilidade da grade curricular ao incluir as disciplinas Tópicos Especiais (com 1 ou 2 créditos) pois, dada a sua natureza, garante a inclusão de temas contemporâneos da administração pública de forma dinâmica na forma de seminários e/ou oficinas.

 

Os dois Eixos constituem assim um conjunto de disciplinas que procuram atender aos objetivos do Curso de Mestrado Profissional que é dar uma formação reflexiva sobre os desafios da administração pública aos gestores de diversos níveis organizacionais ao tempo em que os habilita a pensar soluções de natureza prática que levem à melhoria do desempenho das instituições e que elas possam atingir suas metas com eficiência, eficácia e efetividade.

 

 

 

Organização Curricular

 

 

 

Disciplinas Obrigatórias

(5 disciplinas, 10 créditos)

Disciplinas

Carga Horária (h)

Créditos

Teoria Geral da Administração Pública

30

2

Instituições Políticas Brasileiras

30

2

Ciclo das Políticas Públicas

30

2

Metodologia da Pesquisa

30

2

Seminário de Dissertação/Projeto de Intervenção

30

2

Total

150

10

 

 

 

Disciplinas Eletivas

(obrigatórios 14 créditos, 7 disciplinas)

Disciplinas

Carga Horária (h)

Créditos

Orçamento e Finanças Públicas

30

2

Inovação na Gestão Pública

30

2

Instituições e Regulação

30

2

Contratualização e Gestão por Resultados

30

2

Responsabilização, Transparência e Controle Social

30

2

Estado e Políticas Públicas Comparadas

30

2

Federalismo e Políticas Públicas

30

2

Avaliação de Políticas Públicas

30

2

Políticas Sociais no Brasil

30

2

Atores, Processos e Instrumentos na Ação Pública

30

2

Planejamento na Gestão Pública

30

2

Gestão de Pessoas no Setor Público

30

2

Tópicos Especiais em Gestão Pública I

30

2

Tópicos Especiais em Gestão Pública II

15

1

Tópicos Especiais em Gestão Pública III

30

2

Tópicos Especiais em Gestão Pública IV

15

1



Endereço:

Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública

Edifício do Centro de Ciências Sociais Aplicadas

Campus Universitário - Bairro Lagoa Nova - Caixa Postal 1630

CEP: 59078-970 - NATAL/RN - BRASIL

 

Telefone: +55 84 3342-2288 Ramal: 188 e 189

              +55 84 99474-6765

Email: ppgp.ufrn@gmail.com


Horário de Atendimento

De Segunda à Sexta-Feira, atendimento ao público das 08h00 às 12:00 e das 14:00 às 17h00.

 

 



Adresse Alternative


Coordination du Programme

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao