Presentación

O Programa de Pós-Graduação em Geodinâmica e Geofísica (PPGG) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) tem como objetivos gerais o desenvolvimento da pesquisa científica e a formação de novos pesquisadores em nível de Mestrado e Doutorado, de perfil multidisciplinar, que atuem e atendam às demandas científicas, econômicas e sociais inerentes ao campo do conhecimento das Geociências, com foco em Geodinâmica e Geofísica, em nível regional, nacional e internacional, no âmbito de instituições de pesquisa e ensino, bem como empresas públicas ou privadas.

As pesquisas desenvolvidas no PPGG investigam a história e a dinâmica interna e externa do planeta Terra, incluindo seus processos evolutivos e transformadores, segmentados no tempo geológico e nos diversos ambientes terrestres emersos e submersos. Adicionalmente, o PPGG busca desenvolver e/ou aperfeiçoar os métodos geológico-geofísicos empregados.

Linhas de Pesquisa:

Os temas abordados nos diversos projetos de pesquisa, bem como nos produtos gerados (teses, dissertações, artigos científicos, livros e capítulos de livros, resumos e comunicações) pelos docentes, discentes e egressos do PPGG são agrupados em uma área de concentração (Geodinâmica e Geofísica) que se divide em quatro linhas de pesquisa:

Evolução Litosférica e Processos Geodinâmicos;

Geologia e Geofísica do Petróleo;

Geologia Sedimentar e Marinha;

Geologia e Geofísica Aplicadas;

Infraestrutura de pesquisa:

O desenvolvimento de pesquisas básicas e aplicadas do PPGG apoia-se em sua infraestrutura física e laboratorial. O programa conta com um total de 6 complexos de pesquisa com seus sub-laboratórios e equipamentos vinculados:

- Laboratórios de Geologia e Geofísica de Petróleo I e II (LGGP-I e LGGP-II/DG)

- Laboratório de Geofísica Aplicada (LaGAp/DGEF)

- Laboratório de Análises Estratigráficas (LAE/DG)

- Laboratório de Estudos Sismológicos (LABSIS/DGEF)

- Laboratório de Geologia e Geofísica Marinha e Monitoramento Ambiental (GGEMMA/DG)

- Laboratório de Preparação de Amostras (LPA/DG)

- Laboratório de Microscopia de Pesquisa

A infraestrutura física de apoio à pesquisa e ensino do PPGG inclui sala da coordenação e secretaria anexa, sala para professor visitante, salas de aula e quatro salas de estudo para os pós-graduandos. Recursos de informática, biblioteca, veículos e equipamentos para atividades de campo completam a infraestrutura de apoio.

Estrutura Curricular e Formas de Ingresso:

É requerida a integralização de no mínimo 24 (Mestrado) ou 40 (Doutorado) unidades de crédito e a elaboração da Dissertação de Mestrado ou Tese de Doutorado, além do exame de qualificação e de proficiência em uma (Mestrado) e duas (Doutorado) língua(s) estrangeira(s). As disciplinas são escolhidas em função das necessidades do tema de trabalho. A Dissertação / Tese envolve um trabalho prático e/ou teórico sobre um tema específico. Para o depósito do volume final e defesa pública do trabalho é necessária a submissão de um (Mestrado) e dois (Doutorado) artigos científicos em periódicos indexados. O prazo de conclusão é de 24 ou 48 meses, respectivamente para o Mestrado e o Doutorado. Alunos com bolsa da CAPES devem ter a prática de Estágio Docência (15 horas no Mestrado e 30 horas no Doutorado).

As inscrições para o Curso Mestrado e Doutorado são abertas semestralmente via Edital de Processo Seletivo publicado no SIGAA-UFRN (acesse o LINK).

Financiamento:

As pesquisas relacionadas à pós-graduação são financiadas através de projetos FINEP, CNPq, CAPES, PETROBRAS, ANP e empresas privadas especialmente do setor de óleo e gás. As pesquisas também recebem apoio de projetos de cooperação com diversas instituições nacionais e internacionais, tais como CPRM/SGB, CAPES/IODP, CAPES/DAAD, NSF.

O PPGG conta com bolsas de estudo CAPES/DS, CNPq, ANP/PRH e projetos individuais, concedidas a alunos em dedicação exclusiva, condicionada à concessão e disponibilização de recursos de bolsa ao programa pelas agências de fomento.

Dirección Alternativa

Coordinación del programa

• - ZORANO SERGIO DE SOUZA

Teléfono: No contiene información todavía