Presentación

O Mestrado Acadêmico em Ciências Aplicadas à Saúde da Mulher (PPgCASM) é vinculado ao Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e sediado na Maternidade Escola Januário Cicco, referência no estado no cuidado da saúde da mulher e do recém-nascido. Trata-se de uma iniciativa motivada pelas exigências da produção de pesquisa de qualidade, considerando a temática da saúde da mulher prioritária e estratégica em âmbito regional, nacional e internacional. Pretende-se a transformação de uma realidade, sobretudo considerando mudanças econômicas e institucionais necessárias e decorrentes de políticas públicas.

Essa proposta buscar responder as necessidades regionais em pesquisa na área por meio do investimento na formação de pesquisadores e docentes qualificados. A missão prioritária é formar egressos com massa crítica científica, capazes de desenvolver e nuclear pesquisa na área da saúde da mulher com uma visão multidisciplinar e interdisciplinar desenvolvendo o exercício da atividade docente em Instituição de Ensino Superior.

O principal cenário de pesquisa científica do programa é a Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC), hospital universitário terciário, de ensino e voltado para saúde da mulher e do recém-nascido, sendo referência no estado em gestação de alto risco. Além das ações de ensino, pesquisa e extensão, a missão da MEJC é responsável pela assistência de qualidade nas diferentes fases da vida da mulher.

O principal objeto de pesquisa do Programa é o estudo de doenças crônicas ginecológicas e obstétricas, de diagnóstico e tratamento cirúrgico e farmacológico nas áreas de ginecologia endócrina, reprodução, infecções e infecções sexualmente transmissíveis (IST) e patologia do trato genital inferior. Também serão abordados temas ligados ao climatério, puerpério, Infertilidade, mastologia, infectologia, gravidez de alto risco, malformações congênitas, prematuridade, entre outros, sendo imprescindível sua utilização como celeiro para as pesquisas na área da saúde da mulher e do recém-nascido.

Dirección Alternativa

Coordinación del programa