Presentation

Por meio da fusão do PPGBIOQ e do PPGCB foi criado o Programa de Pós Graduação em Bioquímica e Biologia Molecular (PPGBBM), vinculado à área CBII da CAPES. O PPGBBM tem como objetivo formar pesquisadores em bioquímica e biologia molecular com experiência multidisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar, capacitados para atuação em áreas relativas a genética, biologia celular, química, farmacologia, toxicologia, epidemiologia, ciência de materiais e educação. Dentro dessa perspectiva da interdisciplinaridade, busca-se os entendimentos de processos biológicos, moleculares e celulares e sua aplicação à pesquisa básica, bem como seu desdobramento para a saúde humana e animal. A área de concentração é a área de bioquímica e biologia molecular e as linhas de pesquisa foram reformuladas para que pudessem atender às demandas dos dois programas originários. As linhas de pesquisa são: - Sistemas biológicos e modelagem - Biologia de microorganismos, seus vetores, e doenças complexas - Biologia molecular e genética - Biomoléculas - Educação em bioquímica e biologia molecular.

Linhas de pesquisa:

- Sistemas biológicos e modelagem   - Essa linha de pesquisa tem como objetivo estudar computacionalmente sistemas biológicos por meio de diversas ferramentas multidisciplinares e do conhecimento nas áreas da genética, biofísica, biologia molecular, farmacologia, biomateriais e microbiologia. A linha abrange o desenvolvimento de produtos para aplicação nos setores produtivo e/ou industrial e a geração de bio-dispositivos tecnológicos, com potencial utilização na área da saúde e das ciências exatas.           

- Biologia de microorganismos, seus vetores, e doenças complexas - Essa linha de pesquisa abrange a biologia de microorganismos e o estudo das interações parasita-hospedeiro, imunobiologia e patogênese de doenças infecciosas. Os estudos dessa linha também visam o desenvolvimento de novas estratégias para obtenção de produtos que possam ser utilizados em quimioterapias ou imuno-quimioterapias, para o tratamento de doenças infecciosas. A linha considera também a epidemiologia, prevenção e controle de agentes patogênicos, envolvendo aspectos da biologia molecular e ecologia desses organismos e da resposta imune do hospedeiro, fornecendo conhecimentos sobre o processo saúde-doença. Outros temas de pesquisas abordadas são a ecologia e o comportamento de insetos vetores de patógenos de importância médica (triatomíneos, flebotomíneos e culicídeos); a captura de insetos em campo; a fisiologia e bioquímica com ênfase na interação parasito/vetor e vetor/homem; e o controle de insetos vetores.

- Biologia molecular e genética - Essa linha tem como foco a identificação e caracterização de genes e polimorfismos envolvidos em diferentes processos e vias metabólicas, bem como o desenvolvimento de ferramentas moleculares para auxílio ao diagnóstico de doenças genéticas e infecciosas e o estudo genético de populações. Esta linha também compreende estudos que envolvam dados computacionais referentes aos diferentes tipos de ômicas como genômica, proteômica, glicômica e abrange estudos in silico sobre os diversos aspectos estruturais das biomoléculas e biologia de sistemas.

- Biomoléculas - Esta linha de pesquisa compreende estudos relacionados à obtenção e caracterização funcional e estrutural de macromoléculas como proteínas, polissacarídeos e lipídeos, bem como de moléculas menores como peptídeos, vitaminas, metabólitos intermediários, novas proteínas, peptídeos ou carboidratos, e verificação de seu potencial para aplicações na agricultura, na área biomédica e também na área de nutrição. Essa linha abrange também a avaliação do potencial dessas moléculas para aplicações em diversas áreas dos setores produtivo/industrial.

- Educação em bioquímica e biologia molecular - Essa linha de pesquisa tem como objetivo o desenvolvimento de novos métodos, metodologias e materiais didáticos dedicados ao ensino da bioquímica.

Os editais para ingresso nos programas de mestrado e de doutorado podem ser acessados na aba "Processos seletivos", disponível neste site. O PPGBBM também dispõe de bolsas de estudo para o mestrado e para o doutorado. 

 

CONTATO:
E-mail: coord.ppgbbm@cb.ufrn.br
Endereço:
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Centro de Biociências
Departamento de Bioquímica
Programa de Pós-graduação em Bioquímica e Biologia Molecular
Av. Sen. Salgado Filho, 3000 - Lagoa Nova - Natal/RN - CEP 59078-900



 


Alternative Address


Program Coordination

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao