Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 17 de Setembro de 2019


Notícias e Comunicados

Fundação Renault abre inscrições para o ano de 2020 09/09/2019

A Fundação Renault, em parceria com Universidade de São Paulo (USP), lançou os editais para seu processo seletivo, visando o ano de 2020. São três programas de pós-graduação, dos tipos MBA e Masters, dirigidos a brasileiros formados ou no último semestre de diversos cursos – vindo a variar de acordo com o curso escolhido.

As oportunidades oferecidas são para o Mestrado em Transporte e Desenvolvimento Sustentável (TRADD), com duração de 13 meses e meio; Mestrado Avançado em Veículos Elétricos e Veículos Autônomos (VA-VE), com duração de 12 meses; além do Mestrado Avançado em Estratégia e Gestão de Negócios Internacionais: gerenciando transformação digital em companhias (SMIB), com duração de 12 meses e realizado em uma das cinco melhores escolas francesas de comércio, a ESSEC. As aulas serão ministradas em francês e inglês, se fazendo necessária a comprovação de proficiência em ambas as línguas.

O processo ocorrerá em duas etapas, sendo a primeira uma pré-seleção conduzida obrigatoriamente pela USP. Os candidatos pré-aprovados receberão login para efetuar sua candidatura online, anexando os documentos solicitados. Após a análise, as escolas do Grupo ParisTech e Fondation Renault realizarão entrevistas via Skype, exclusivamente em francês, entre fevereiro e abril de 2020.

As inscrições para o pré-processo ocorrem de 12 de agosto a 4 de outubro, através do envio dos documentos obrigatórios para o e-mail renaultprocessoseletivobrasil@gmail.com, com o assunto referente ao seu curso de escolha. O resultado será informado até o dia 11 de outubro, através de mensagem eletrônica.

Para mais informações, consulte os editais:
Edital Fundação Renault – VE-VA
Edital Fundação Renault – TRADD
Edital Fundação Renault – SMIB
Programas e Regras - Foundation Renault 2020

SRI publica Edital de Mobilidade Internacional para 2020.1 09/09/2019

Universidade Federal do Rio Grande do Norte, através da Secretaria de Relações Internacionais (SRI), torna público o Edital de Mobilidade Acadêmica Internacional referente ao período letivo de 2020.1. O documento é direcionado aos estudantes matriculados regularmente em cursos de graduação da instituição, oferecendo-os a oportunidade de estudar no exterior.

 

Para se inscrever, o estudante deverá preencher o Formulário de Mobilidade Internacional Out, completo com foto 3x4, e entregá-lo à coordenação do seu curso para a abertura de um processo eletrônico remetido à SRI. Anexado ao formulário, deverão estar o Histórico Escolar e comprovante de proficiência em nível mínimo B1, de acordo com o Quadro Comum Europeu de Referência para as Línguas. Caso exigido, também deverá estar anexado o comprovante de inscrição na instituição de destino.

 

O processo de seleção ocorrerá em duas partes, sendo a primeira realizada pela Secretaria de Relações Internacionais, a partir da análise da documentação e dos índices IEA e IEAN apresentados; e a segunda pela instituição a que o aluno se destina, devendo ser preenchido o formulário disponibilizado pela mesma. A aprovação final é da universidade estrangeira.

 

As inscrições deverão ser realizadas até o dia 30 de setembro de 2019, não sendo aceitas as enviadas fora do prazo ou não recebidas por motivos técnicos.

 

Para mais informações, consulte o Edital ou envie um e-mail para secretaria.sri.ufrn@gmail.com.

Edital_de_mobilidade_internacional_Out_2020.1.pdf

2º Plano de Dados Abertos da UFRN 06/09/2019








A Ouvidoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte abre consulta pública para subsidiar a revisão do 2º Plano de Dados Abertos da UFRN, com vigência até 11/2020. O ajuste do PDA ainda durante sua vigência é uma forma de manter a sintonia entre o planejamento institucional e as expectativas da comunidade acadêmica.


A UFRN é pioneira na divulgação de dados em formato aberto, sendo a Instituição Federal de Ensino Superior com maior número de conjuntos de dados disponibilizadas em todo o país. Por meio dessa política de abertura, a Universidade reforça a sua atuação transparente e aproxima-se da população, melhorando o controle social, ampliando a oferta de serviços públicos e criando novas oportunidades de pesquisa. Os dados abertos podem ser usados, reutilizados, analisados e distribuídos por qualquer pessoa, estando sujeito, no máximo, à exigência de creditar a sua fonte.

Atualmente, o Portal de Dados Abertos da UFRN conta com 72 conjuntos de dados disponíveis para uso da sociedade. As bases da UFRN foram agrupadas em 12 macrotemas: Comunicados e Documentos; Contratos e Convênios; Despesas e Orçamento; Ensino; Extensão; Institucional; Materiais; Patrimônio; Pesquisa; Pessoas e Processos. 


Até 20 de setembro, a comunidade acadêmica pode enviar críticas e sugestões ao PDA e aos conjuntos de dados atualmente disponíveis, além de indicar novas bases para abertura.


Verifique AQUI (LINK: http://dados.ufrn.br) a lista completa de bases de dados atualmente disponibilizadas. (Caso o link não abra, copie e cole em seu navegador)


Clique AQUI ( LINK https://forms.gle/FtTvhd9HAA7D2nXJ8 ) e participe da Consulta Pública. (Caso o link não abra, copie e cole em seu navegador)


 

Matrículas para curso da pós-graduação em Ecologia 08/08/2019


O programa de Pós-Graduação em Ecologia, do Centro de Biociências da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), recebe matrículas de alunos de pós-graduação interessados em cursar a disciplina Manejo da pesca de pequena escala: um foco em serviços ecossistêmicos, que será ministrada de 4 a 9 de novembro por convidados internacionais. Estarão presentes os professores Carlos Sebastián Villasante e Gregory Veruti, da Universidade de Santiago de Compostela, juntamente com a professora Priscila Fabiana, do Departamento de Ecologia da UFRN. O curso cobrirá a teoria econômica e sociocultural da valoração de serviços marinhos, especialmente da pesca, recreação e turismo. Os interessados devem enviar e-mail para o endereço eco.ufrn@gmail.com.

SIGAA | Superintendência de Informática - (84) 3215-3148 | Copyright © 2006-2019 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao v3.44.14