Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 28 de Agosto de 2016


Notícias e Comunicados

PROAE PUBLICA RELAÇÃO DOS ALUNOS QUE DEVERÃO COMPARECER A ENTREVISTA SOCIAL PARA BOLSA ALIMENTAÇÃO 2016.2 26/08/2016

PROAE publica a relação com os nomes dos alunos selecionados para ENTREVISTA SOCIAL do Programa Bolsa Alimentação 2016.2 e o CALENDÁRIO com as datas da entrevista conforme anexo.


Local das entrevistas –  Central de Atendimento ao Discente (Relógio do Sol)
Horário: 08:00h às 16:00h - entrega de 60 fichas/dia.


 


CAPAP/PROAE

GRUPO 1 - Auxílio Alimentação pdf.pdf

Projeto Conhecendo a ETE 26/08/2016

Você sabia que diariamente são gerados cerca de 200.000 litros de esgoto no campus central? E qual o seu destino?

Para saber tudo sobre a coleta, tratamento e reuso do esgoto gerado aqui no campus, basta formar um grupo de, no mínimo, 10 pessoas e agendar uma visita a nossa Estação de Tratamento de Esgotos!

Para saber mais, entre em contato:
3342-2399 (ramal 510) ou 9 9474-6788
eteufrn@infra.ufrn.br


ETE da UFRN

Está aberto o Edital para Tutores dos cursos técnicos do IMD 26/08/2016

Já está aberto o processo seletivo para Tutores dos Cursos Técnicos do Instituto Metrópole Digital (IMD) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), dos polos UFRN Central, CENEP, Mossoró, Caicó e Angicos.

As inscrições, iniciadas no último dia 19, prosseguem até o dia 28 de agosto e serão realizadas através do formulário online, disponível no link: https://goo.gl/emZWh7. No ato da inscrição o candidato deverá escolher um único pólo onde deseja atuar e as respectivas áreas (Tecnologia da Informação; Introdução às TI; Arquitetura de Computadores; Sistemas Operacionais; Matemática Aplicada; Lógica de Programação; Inglês; e Inglês Técnico I).

As inscrições feitas on-line apenas serão validadas mediante a entrega, na secretaria dos cursos técnicos do pólo para o qual o candidato está se candidatando, dos seguintes documentos: cópias do documento de identidade e CPF; do  diploma ou de  certificado equivalente, que comprove a formação mínima necessária (item 3.b); do diploma ou de certificado equivalente, que comprove conhecimento na área escolhida (item 3.c); do Currículo Lattes (cadastrado em http://lattes.cnpq.br/) com a comprovação da exigência 3.d; e cópia do certificado de formação em tutoria de ensino a distância (se possuir formação externa ao IMD).

Informações sobre os documentos necessários, perfil do candidato, entre outras informações, estão disponíveis no edital. Para acessá-lo, CLIQUE AQUI.

PROAE AMPLIA PERÍODO DE ATENDIMENTO PARA SOLICITAÇÃO DO AUXÍLIO INSTRUMENTAL DO CURSO DE ODONTOLOGIA SEMESTRE 2016.2 24/08/2016

A Pró Reitoria de Assuntos Estudantis/PROAE, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte /UFRN, torna Público o presente edital com as normas do processo seletivo para concessão do AUXÍLIO PARA AQUISIÇÃO DE INSTRUMENTOS ODONTOLOGICOS, para o semestre 2016.2, destinadas aos/às estudantes regularmente matriculados no Curso de Odontologia da UFRN


CAPAP/PROAE

EDITAL - AUXÍLIO INSTRUMENTAL ODONTOLOGICO - 2016_RETIFICADO.pdf

Inova Metrópole promove II Worshop sobre Empreendedorismo 23/08/2016

A Inova Metrópole, incubadora do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) está convidando os interessados para participar do II Workshop de Empreendedorismo e Inovação da Inova Metrópole, que acontece nos dias 13, 14 e 15 de setembro.

Acreditando que o empreendedorismo pode mudar o Brasil e o mundo, a Inova Metrópole busca, com este workshop, viabilizar o desenvolvimento das competências empreendedoras.

Na programação constam palestras, minicursos, mesa-redonda e graduação de empresas. Entre os palestrantes estão Anderson Paiva Cruz; Geber Lisboa Ramalho, diretor presidente do C.E.S.A.R; Manoel Etelvino, diretor presidente do Nordestão; Giovani Azoni, especialista em gestão de projetos; Eduardo Agostinho - Lua 4; e Ramon Enoc, empreendedor, Master Coach e consultor do Sebrae, entre outros.

A mesa-redonda abordará o tema “Tendências e impactos das tecnologias digitais no ecossistema do empreendedorismo e inovação nacional”. Participam da mesa o diretor do IMD, professor Ivonildo Rêgo - Diretor do Instituto Metrópole Digital; Maria Virgínia Ferreira Lopes - Secretária de Planejamento, Fazenda e Informação Tecnológica (SEMPLA); Marcelo Rique: Professor e Empreendedor; e Thiago Lins - Diretor Executivo na Mobister e Go Delivery.

Confira programação e faça sua Inscrição no endereço: http://workshop-inova.imd.ufrn.br/

Na próxima terça acontecerá a colação de grau dos cursos técnicos em Tecnologia da Informação do IMD 23/08/2016

No dia 30 (terça-feira) acontecerá a cerimônia de colação de grau dos alunos concluintes da terceira turma do curso de Formação Técnica em Tecnologia da Informação (TI) do Instituto Metrópole Digital. O evento se iniciará às 9 horas no auditório da Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Esta será uma colação de grau diferente das tradicionais dos cursos de bacharelado e contará apenas com um orador, discente escolhido pela turma como representante. Se formarão cerca de 133 alunos, de todos os polos do IMD. São 54 de Natal (UFRN e CENEP), 39 de Mossoró, 20 de Angicos e 15 de Caicó. O maior destaque da cerimônia é o primeiro formando em Programação de Jogos Digitais do Instituto.

Curso técnico

Os cursos técnicos começaram a ser ministrados em 2010, inicialmente como curso de formação de programadores, e a partir da segunda turma como curso técnico. No início apenas com duas ênfases - Informática para Web e Eletrônica - e com o passar do tempo foram adicionadas novas ênfases, como Rede de Computadores e Automação Industrial, e por fim o curso de Programação de Jogos Digitais, totalizando as cinco habilitações existentes hoje.

Segundo o coordenador dos cursos técnicos, professor Marcel Oliveira, existe uma nova habilitação para o futuro do curso, “Temos o planejamento de colocar mais uma ênfase (Mecatrônica), mas ainda está em estudo. Gostamos de fazer tudo bem estudado e planejado”, afirmou.

O curso é dividido em quatro módulos. Os alunos começam no módulo básico, que é comum a todos, e após seis meses escolhem a ênfase. E depois dos primeiros 6 meses acontece a apresentação das áreas através do “Seminário de Orientação para o Módulo Avançado”, focado em esclarecer dúvidas dos alunos.

II Workshop de Empreendedorismo e Inovação da Inova Metrópole 19/08/2016

Convidamos todos e todas para participar nos dias 13, 14 e 15 de setembro de nosso II Workshop de Empreendedorismo e Inovação da Inova Metrópole.

Acreditamos que o empreendedorismo pode mudar o Brasil e o mundo. Nesse sentido, o workshop busca viabilizar o desenvolvimento das competências empreendedoras. Vamos conectar ideias e vislumbrar soluções, pois todo sonho, por mais simples que seja, tem potencial para ir além do nosso campo de visão. É reunindo pragmatismo e ousadia que transformaremos sonhos em negócios. Participem!

Confira programação e faça sua inscrição: http://workshop-inova.imd.ufrn.br/


 II Workshop de Empreendedorismo e Inovação da Inova Metrópole

Prorrogada as inscrições para o Edital de Mobilidade Docente – SRI 19/08/2016

Ficam prorrogadas as inscrições para a segunda chamada do Edital 07/2016 – SRI de Mobilidade Docente até o dia 29 de agosto de 2016. Essa medida fez-se necessária devido a problemas ocorridos no servidor de e-mail da UFRN. Pedimos aos professores que já enviaram suas inscrições que repitam o procedimento usando o seguinte endereço de e-mail: secretaria.sri.ufrn@gmail.com - a nova data prevista para o resultado é o dia 31 de agosto. Pedimos desculpas por esse transtorno.

Link para o Edital e Formulário de Inscrição: http://www.sri.ufrn.br/noticia.php?id=18417546&l=edital#.V7YJvTVu1pt

CIENTEC 2016 - INSCRIÇÕES PARA VOLUNTÁRIOS 17/08/2016

Já imaginou poder contribuir diretamente para a realização o maior evento da UFRN?


Chegou a sua oportunidade!


 


Precisamos de:
> talento, disponibilidade e disposição para se juntar a nós <




As inscrições para voluntários da XXII CIENTEC já estão abertas e vão até o dia 28 de agosto, no site www.cientec.ufrn.br




NÃO FIQUE DE FORA!


‪#‎NósNoPlaneta‬
‪#‎CIENTEC2016‬

Evento reúne pesquisadores em bioinformática e biologia de sistemas do Brasil e da Alemanha 17/08/2016

O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) será sede do SB-Meeting 2016 - From algorithms to disease: Translational research in bioinformatics and systems biology, evento que promove a divulgação de pesquisas de ponta em biologia de sistemas e bioinformática, assim como a interação entre as comunidades científicas do Brasil e da Alemanha que estão envolvidas com as pesquisas nessa área.

O evento, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Bioinformática da UFRN (http://bioinfo.imd.ufrn.br/), acontece entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro, no auditório do IMD. Nessa terceira edição, reúne pesquisadores brasileiros e alemães, com reconhecida reputação nas áreas de biologia e bioinformática.

Como tema central, a discussão versará sobre as principais perspectivas e avanços trazidos pelas pesquisas em bioinformática e biologia de sistemas para a prática clínica. Além de palestras, estão previstas inscrições para trabalhos que serão apresentados em formato de pôsteres.

IMD abre inscrições para cursos técnicos 03/08/2016

O Instituto Metrópole Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Norte abre inscrições para o processo seletivo dos Cursos Técnicos em Tecnologia da Informação, para ingresso em 2017. As inscrições começam dia 1° de agosto e acontecem até o dia 29.

Para se inscrever, o candidato deverá preencher o Formulário de Inscrição presente no site da Comperve, no prazo previsto em edital. Para efetuar sua inscrição, o candidato deverá realizar o pagamento do boleto com a taxa no valor de trinta reais (R$ 30,00) até o dia 30 de agosto. A validação das inscrições e locais de prova poderão ser consultadas a partir do dia 19 de setembro, no site da Comperve.

A prova objetiva será realizada no dia 25 de setembro, nas cidades de Natal, Mossoró, Caicó e Angicos. A divulgação dos resultados dessa prova ocorrerá no dia 14 de outubro, e a classificação e resultado final será publicado no dia 21 do mesmo mês.

Estão sendo oferecidas 1.680 vagas, e os cursos serão realizados nas cidades de Natal, Mossoró, Caicó e Angicos. O processo seletivo está aberto a candidatos que estejam concluindo ou que já concluíram o Ensino Médio. Dentre as vagas ofertadas, 70% estão reservadas para os candidatos que cursaram o Ensino Fundamental, integralmente, no Ensino Público.

Para mais informações, CLIQUE AQUI para consultar o edital.


 

BCZM lança novo aplicativo que facilita a localização dos materiais informacionais nas unidades do SISBI/UFRN 02/08/2016

Srs. Usuários,

Localizar um material informacional em uma biblioteca universitária pode não ser uma tarefa tão simples, principalmente em uma unidade com aproximadamente 412.000 volumes distribuídos em dois prédios, que possui uma área total de 8.564,49m2, como é o caso da nossa Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM).

Pensando nisso, a BCZM está lançando o “Bibliotecas UFRN”, um aplicativo que irá facilitar sobremaneira a localização de materiais informacionais diretamente de um aparelho celular, ou dispositivo com Android, nos acervos das bibliotecas da UFRN.

O “Bibliotecas UFRN” permite que você:



  • Realize buscas por título, autor ou assunto nos acervos do Sistema de bibliotecas (SISBI) da UFRN;

  • Visualize através de um “mapa” em qual prédio (base ou anexo), andar e fileira de estantes o material está localizado no acervo da BCZM;

  • Salve os materiais informacionais favoritos;

  • Se comunique com a BCZM através de mensagens;

  • Localize informações sobre as bibliotecas do SISBI/UFRN, entre outras funcionalidades.


Para conhecer o aplicativo visite a sua página no facebook: https://www.facebook.com/bibliotecasufrn/?fref=ts.

O “Bibliotecas UFRN” já está disponível no Google Play: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.mobilelibrary.app.

Baixe agora!!!

Localização de acervo no mapa da BCZM

PROJETO HÁBITOS DE ESTUDO (PHE) DA PROAE OFERECE PLANTÃO DE ORIENTAÇÕES DE ESTUDO PARA ALUNOS DE GRADUAÇÃO 01/08/2016

A partir do dia 02 de agosto de 2016 a equipe do Projeto Hábitos de Estudo da PROAE iniciará os atendimentos individuais no Plantão de Estudos para alunos de graduação que estejam enfrentando dificuldades em se organizar nos estudos ou que tenham interesse em aprimorar sua forma de estudar. Os alunos interessados serão atendidos por ordem de chegada, na Sala 6 da Central de Atenção ao Discente (CADIS - Relógio do Sol), ao lado do Centro de Convivência.

Fique atento aos horários dos plantões no cartaz em anexo e garanta sua vaga!!
Acesse também nossa página no Facebook http://fb.com/pheufrn

Maiores informações: phe@reitoria.ufrn.br ou informe-se pelos telefones: 3342-2278 (R.8) / 9 9480-6803.


Cartaz - Plantão de Orientações de Estudo

Aberto o segundo período de 2016 para indicação para compra de material informacional para o SISBI/UFRN 01/08/2016

A Direção da Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM) e do Sistema de Bibliotecas (SISBI) da UFRN informa que de 01/08/2016 a 31/08/2016 está aberto o segundo período do ano para indicação de títulos de livros para compor o acervo do Sistema de Bibliotecas da UFRN.

As solicitações podem ser realizadas, via SIGAA (módulo Biblioteca, pelos docentes e discentes) e SIPAC (módulo Requisições, pelos servidores em geral). Lembramos que as indicações devem, preferencialmente, constar nas bibliografias básicas ou complementares registradas nos planos de cursos.

As solicitações realizadas pelos alunos necessitam de homologação dos Coordenadores de Cursos, para posteriormente serem analisadas pela BCZM e encaminhadas para compra.

Os títulos adquiridos nos processos de compra da UFRN ficarão disponibilizados apenas nas Bibliotecas que compõem o SISBI/UFRN, de acordo com a origem da solicitação e do tipo de material solicitado (acervo de graduação ou pós-graduação).

Não perca a oportunidade de atualizar os acervos de nossas bibliotecas.

Para mais informações, entre em contato com o Setor de Compras da BCZM, através do telefone 3215-3855 ou via email compras@bczm.ufrn.br.

Atenciosamente,
Direção da BCZM e SISBI/UFRN.

UFRN volta a presidir a Andifes 29/07/2016

Pela segunda vez em 27 anos de história da Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) volta a presidir a representação de reitores de 63 IFES.

Eleita e empossada na manhã desta sexta-feira, 29, a nova presidente, Ângela Maria Paiva Cruz, recebeu 47 votos, total igual à quantidade de reitores presentes à Reunião do Conselho Pleno da Andifes, realizada em Cuiabá, Mato Grosso.

Composta por reitores de todas as regiões do país, a nova direção disputou o pleito por meio de chapa única, encabeçada pela reitora da UFRN. Natural de Martins, Bacharel em Filosofia, doutora em Educação e reitora duas vezes da UFRN, Angela Paiva sucede Maria Lúcia Cavalli Neder, reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A primeira agenda da nova diretoria da Andifes será na próxima quarta-feira, 03 de agosto, conforme audiências marcadas com ministérios em Brasília.


Foto - Ângela Maria Paiva Cruz

SIGAA | Superintendência de Informática - (84) 3215-3148 | Copyright © 2006-2016 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao v3.25.6i