Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 31 de Julho de 2015


Notícias e Comunicados

Inscrições para a CIENTEC 2015 seguem até o dia 14 de agosto

A coordenação geral da XXI Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura da UFRN - CIENTEC 2015 - informa que encerram dia 14 de agosto as inscrições de trabalhos nas modalidades de Estandes, Pôsteres, Oficinas, Minicursos, Palestras, Mesas-Redondas e Apresentações Culturais.


A XXI CIENTEC acontecerá de 20 a 23 de outubro deste ano, sob o tema “LUZ: DESPERTANDO OLHARES, ACENDENDO IDEIAS.”.


As propostas de trabalhos não precisam seguir obrigatoriamente a temática do evento e podem ser submetidas através do site www.sigeventos.ufrn.br .


Maiores informações, entrar em contato através do telefone 3342-2272 (Opção 7) ou e- mail: cientecrn@gmail.com

PRORROGADO O PRAZO DE INSCRIÇÃO DO PROCESSO SELETIVO PARA MEDIAÇÃO DE EXPOSIÇÃO.

O Museu Câmara Cascudo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (MCC/UFRN) prorroga o prazo máximo de inscrição do Processo Seletivo para Mediação de Exposição. Os alunos interessados em atuarem na mediação da exposição "Étnicos: recuperando histórias" poderão submeter interesse até o dia 02 de agosto de 2015 quando serão selecionados quatro (4) bolsistas voluntários. A exposição estará disponível para visitação no período de 11 de agosto a 3 de setembro de 2015 na Galeria Conviv’art, localizada no Centro de Convivência Djalma Marinho, Campus Universitário, de segunda a sexta, das 09 horas às 13 horas e das 13 horas às 17 horas.


Serão ofertadas 02 (duas) vagas para o período matutino e 02 (duas) vagas para o período vespertino. Os bolsistas selecionados deverão cumprir 20 horas semanais, totalizando 80 horas, além de participarem das oficinas de treinamento nos dias 06, 07 e 08 de agosto, realizadas no MCC/UFRN, sob orientação da Pedagoga Silena Rocha, lotada neste museu. Poderão participar deste processo seletivo graduandos em História, Turismo, Ciências Sociais e Artes Visuais, com habilidade para trabalhar com público e interesse pela Educação Patrimonial. Os alunos interessados para ocupação nas vagas ofertadas necessitam encaminhar um texto manifestando interesse, acompanhado de seus devidos históricos anexados para o e-mail educativo.mccufrn@gmail.com


Após a seleção dos candidatos pela Coordenação de Ação Cultural e Educativa do MCC/UFRN, os bolsistas serão cadastrados no projeto com seus respectivos planos de trabalho com emissão do certificado através do SIGAA, após os relatórios finais devidamente  cadastrados e aprovados.


Informações adicionais podem ser obtidas através do telefone (84) 3342-4903.


 Serviço


Prorrogado o Prazo de Inscrição no Processo Seletivo para Mediação de Exposição


Onde: Avenida Hermes da Fonseca, 1398 – Tirol / Sala de Exposições Temporárias (térreo) 
Quando: 26 de julho de 2015
Contato: educativo.mccufrn@gmail.com 
Informações: 84 3342-4903 | 9903-8941 (Luciana Garcia)

Programa Idiomas sem Fronteiras abre novas turmas presenciais de inglês para alunos e servidores (técnicos e docentes).

O Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) divulga nova oferta de turmas presenciais de inglês, com início em 19 de agosto e término em 23 de setembro (para as turmas de 16 horas), 31 de outubro (para as turmas de 32 horas), 12 de dezembro de 2015 (para as turmas de 48 horas) e 22 de janeiro de 2016 (para as turmas de 64 horas).


As inscrições devem ser efetuadas através do portal http://isfaluno.mec.gov.br a partir das 12:00hs do dia 27 de julho e se estendem até as 12:00hs do dia 09 de agosto de 2015.


Durante o período de inscrição, além do atendimento no NucLi, disponibilizaremos a nossa equipe de bolsistas professores, com a função de orientar os alunos e servidores interessados, das 09:00hs às 15:00hs nos três pontos estratégicos do campus central a seguir: Biblioteca Central Zila Mamede, Escola de Ciência e Tecnologia e Centro de Convivência.


É importante observar, que a realização do teste TOEFL ITP é imprescindível, pois o escore do TOEFL é o primeiro critério de nivelamento para se inscrever para as aulas presenciais. Além disso, o TOEFL também tem outras vantagens: (1) é gratuito; (2) conta como 10 horas de AACC em alguns departamentos; e (3) pode ser utilizado como teste de proficiência para as pós-graduações da UFRN. 


Mais informações:


Núcleo de Línguas – IsF


Setor 2, Bloco I, Sala 18


Tel.: (84)3342-2244 ou (84)9480-6848


E-mail: isf.ufrn@gmail.com

UFRN promove 1a Jornada Internacional de Alfabetização

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio do Instituto do Cérebro (ICe) e do Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES), promove de 2 a 4 de setembro a 1a Jornada Internacional de Alfabetização, no Auditório da Reitoria, localizado no Campus Central. A inscrição está aberta até dia 23 de agosto e o evento é voltado para professores da Educação Básica, alunos dos Cursos de Graduação, gestores de Secretarias de Educação, docentes do Ensino Superior e pesquisadores.


O encontro será realizado com o objetivo de contribuir para o debate sobre os desafios brasileiros na área da alfabetização, com destaque para discussões acerca da interação entre a decodificação, a compreensão leitora, a produção escrita e a ciência. Também fazem parte do encontro a 3a Jornada Nacional de Alfabetização, a 3a Jornada Educação, Leitura e Neurociências e a 11a Jornada de Alfabetização.


A programação da Jornada contará com diversas atividades, como conferências, mesas redondas, minicursos, sessões coordenadas de trabalhos de pesquisa e sessões livres de pôsteres com publicação na forma digital de Livro de Resumos dos trabalhos selecionados para apresentação.


Os palestrantes são Linnea Ehri (The City University of New York), José Morais (Universidade Livre de Bruxelas), Antonio Pereira (Instituto do Cérebro - UFRN) - Jane Correa (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Maria Regina Maluf (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), Leonor Scliar Cabral (Universidade Federal de Santa Catarina), Maria da Graça Pinto (Universidade do Porto), Vera Wannmacher Pereira (Pontifícia Católica do Rio Grande do Sul), Alina Galvão Spinillo (Universidade Federal de Pernambuco), Angela Chuvas Naschold (CERES/Universidade Federal do Rio Grande do Norte), Claudia Cardoso Martins (Universidade Federal de Minas Gerais), Fernanda Viana (Universidade do Minho).


 



Além da UFRN, o encontro é coordenado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Confira o site do evento, onde é possível efetuar a inscrição: doity.com.br/jornadas


UFRN promove 1a Jornada Internacional de Alfabetização

EDITAL DE INSCRIÇÃO E SELEÇÃO PARA O PROGRAMA FÓRMULA DE BOLSAS DE MOBILIDADE INTERNACIONAL SANTANDER UNIVERSIDADES EDIÇÃO 2015

O Programa Fórmula Santander é uma das iniciativas de mobilidade internacional que beneficia 300 estudantes universitários do Brasil, Espanha e Reino Unido. Voltado para estudantes de graduação e de pós-graduação stricto sensu, o Fórmula Santander envolve universidades brasileiras, espanholas e britânicas com as quais mantemos acordos de colaboração. São 100 bolsas de estudos para cada um dos três países, tendo como prioridade beneficiar alunos que apresentem desempenho acadêmico destacado, condições socioeconômicas desfavoráveis e bons conhecimentos de outros idiomas.
Serão disponibilizadas 02 (duas) bolsas para a UFRN, sendo uma, para um aluno matriculado em curso regular de graduação, presencial ou à distância, e outra para um aluno de Pós-Graduação, cada uma no valor de € 5.000 (cinco mil euros), R$ 16.846,50 (dezesseis mil oitocentos e quarenta e seis reais e cinquenta centavos), câmbio relativo à data de lançamento do programa em 21/05/2015, para o período em que forem realizados os estudos. Esse será o único recurso concedido aos alunos selecionados para manutenção no exterior durante todo o período de mobilidade.


OBS: Demais informações nos anexos.

Anexos

PROCESSO SELETIVO DO INSTITUTO ÁGORA - 2015.2

O Instituto Ágora abre inscrições para alunos novos (2015.2) a partir da próxima segunda-feira, dia 20/07. 


Para mais informações, cliquem no edital em anexo. 

EDITAL - INSTITUTO ÁGORA 2015.2

PROAE PUBLICA EDITAL PARA O PROCESSO SELETIVO DO PROGRAMA DE AUXÍLIO FINANCEIRO PARA A AQUISIÇÃO DE INSTRUMENTOS ODONTOLÓGICOS.

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis - PROAE da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), torna público o EDITAL para o PROCESSO SELETIVO DO PROGRAMA DE AUXÍLIO FINANCEIRO PARA A AQUISIÇÃO DE INSTRUMENTOS ODONTOLÓGICOSO Programa objetiva atender aos estudantes do curso de odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que apresentem situação de vulnerabilidade socioeconômica, através da disponibilização de recurso financeiro para auxiliar nas despesas com a aquisição dos instrumentos necessários ao semestre em curso.

Edital Auxilio financeiro Instrumentos Odontologicos

ABERTO MAIS UM PERÍODO DE SOLICITAÇÃO DE MATERIAL INFORMACIONAL PARA O SISBI

A Direção do Sistema de Bibliotecas da UFRN informa que de 01/07/2015 a 31/07/2015 está aberto mais um período para indicação de títulos de livros para compor o seu acervo.

As solicitações podem ser realizadas, via SIGAA (módulo Biblioteca, pelos docentes e discentes) e SIPAC (módulo Requisições, pelos servidores em geral). Lembramos ainda que as indicações devem, preferencialmente, constar nas bibliografias básicas ou complementares registradas nos planos de cursos.

As solicitações realizadas pelos alunos necessitam de homologação dos Coordenadores de Cursos, para posteriormente serem analisadas pela Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM) e encaminhadas para compra.

Os títulos adquiridos nos processos de compra da UFRN ficarão disponibilizados apenas nas Bibliotecas que compõem o SISBI, de acordo com a origem da solicitação e do tipo de material solicitado (acervo de graduação ou pós-graduação).

Não perca a oportunidade de atualizar os acervos de nossas Bibliotecas.

Para mais informações, entre em contato com o Setor de Compras da BCZM, através do telefone 3215-3855 ou via emailcompras@bczm.ufrn.br.



O Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) prorrogou as inscrições para o teste TOEFL ITP até o dia 31 de julho de 2015.


O Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) prorrogou as inscrições para o teste TOEFL ITP até o dia 31 de julho de 2015. 


É importante observar que a realização do teste TOEFL ITP é imprescindível, pois o escore do TOEFL é o primeiro critério de nivelamento para se inscrever para as aulas presenciais. Além disso, o TOEFL tem as seguintes vantagens: (1) É gratuito; (2) Conta como horas de AACC em alguns departamentos; e (3) Pode ser utilizado como teste de proficiência para as pós-graduações da UFRN. 


Podem se inscrever alunos e servidores (docentes e técnicos administrativos) e candidatos a editais do Programa Ciência sem Fronteiras que aceitem pontuação TOEFL ITP para comprovar proficiência. 


Inscrições através do Portal isf.mec.gov.br.


 


Informações no NucLi (Núcleo de Línguas – IsF), localizado no Setor 2, Bloco I, 3º andar, Sala 18.


Tel.: (84)3342-2244 


Email: isf.ufrn@gmail.com


Solicitação para utilização do SIGEleição.

A Superintendência de Informática informa que os pedidos para utilização do sistema SIGEleição devem ser realizados com antecendência mínima de 72 horas úteis antes do início da consulta. Esse prazo é o prazo mínimo para encaminhamento do formulário de eleição que deve ser submetido através de chamado junto a nossa equipe. Informamos também que esse prazo estabelecido é o prazo limite, inclusive sugerimos (caso haja possibilidade) que esse contato/encaminhamento seja antecipado. Essa inclusive é uma necessidade para eleições de grande porte.


O formulário em novo "layout"/formato segue anexo.


Apenas solicitações nesse novo formulário serão aceitas.


A SINFO pede também que todas as informações obrigatórias sejam preenchidas de forma clara.


Solicitações que não respeitem as regras aqui estabelecidas não serão atendidas.


Superintendência de Informática - suporte@info.ufrn.br /(84)3215-3148

Formulário para utilização do sistema SIGELEIÇÃO.

Análise Ergonômica do Trabalho Docente: uma investigação sobre o estresse ocupacional

Estão abertas até o dia 15 de agosto de 2014 as inscrições para o preenchimento de 01 de bolsista para participar do projeto de pesquisa e extensão intitulado “Análise Ergonômica do Trabalho Docente: uma investigação sobre o estresse ocupacional”.

O público alvo são os alunos dos cursos de graduação em Psicologia, Engenharia de Produção, Pedagogia e áreas afins. exige-se disponibilidade para realização de trabalho de campo (fora da UFRN), dedicação de 20 h semanais e compromisso para participar do projeto até março de 2015.

Os interessados devem procurar:
· Prof. Ricardo José Matos de Carvalho – (84) 9612-8180; rijmatos@gmail.com
· Izanete M. Costa (Mestranda em Engenharia de Produção) – (84) 9990-6540; izanete@ymail.com

SIGAA | Superintendência de Informática - (84) 3215-3148 | Copyright © 2006-2015 - UFRN - sistemas11b.sistemas11bi1 v 3.17.6b