Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 28 de Julho de 2016


Notícias e Comunicados

ENCERRAMENTO ANTECIPADO DAS INSCRIÇÕES PARA BOLSISTA PROEX-CIENTEC 27/07/2016

 


 


 


Comunicamos a toda a comunidade acadêmica que, em razão de estarmos selecionando apenas um(a) bolsista no momento e já termos recebido inscrições de quase duzento(a)s candidato(a)s à vaga, estaremos encerrando antecipadamente o prazo para inscrições hoje (27/07/2016), às 16h.


 


 


Desde já, agradecemos pela disponibilidade, presteza e confiança de todo(a)s o(a)s participantes do processo e informamos que, após analisarmos todos os currículos e históricos recebidos, entraremos em contato diretamente (por e-mail e/ou telefone) com o(a)s selecionado(a)s para a etapa de entrevistas.


 


 


Atenciosamente,


 


 


Coordenação da CIENTEC 2016



Secretaria de Relações Internacionais - SRI divulga edital para inscrição no Programa Bolsa Fórmula Santander Universidades 2016 26/07/2016

Para visualizar o edital, CLIQUE AQUI.

Se desejar acessar o formulário de inscrição, CLIQUE AQUI.

IMD abre inscrições para bolsista em Manutenção de Equipamentos Eletrônicos no pólo Mossoró 26/07/2016

O Instituto Metrópole Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (IMD/UFRN) abre vaga em processo seletivo para bolsista de apoio técnico no pólo Mossoró. O bolsista desenvolverá atividades de Manutenção de Equipamentos Eletrônicos. As inscrições acontecem até o dia 5 de agosto.

Para concorrer à vaga, os alunos deverão estar, no mínimo, no módulo intermediário da ênfase de Rede de Computadores ou Eletrônica do curso técnico de Tecnologia da Informação. Além disso, dentro do período estabelecido para a inscrição, o aluno deverá entregar o formulário (disponível no edital do processo seletivo) preenchido, junto com o currículo impresso, o comprovante de matrícula, a cópia de RG e do CPF, o comprovante de residência e o histórico, na secretaria dos cursos técnicos do IMD - pólo Mossoró.

Os requisitos da vaga são: estar devidamente matriculado no curso técnico em Tecnologia da Informação; apresentar conhecimentos em manutenção de computadores (hardware e software); manutenção de nobreaks e estabilizadores; e manutenção de impressora e equipamentos eletrônicos disponíveis no laboratório de eletrônica; além de apresentar disponibilidade de 20 horas semanais. A remuneração para o bolsista é de R$635.

O processo seletivo será composto de três etapas: a homologação e análise das inscrições submetidas; a entrevista com os cinco melhores classificados na análise do currículo; e uma prova prática. O resultado final será divulgado no site do Instituto Metrópole Digital em data a ser definida.

Para mais informações, consulte o edital CLICANDO AQUI.

Natal sediará o I Congresso Nacional de Envelhecimento Humano 26/07/2016

Será realizado entre os dias 23 e 25 de novembro de 2016, no Centro de Convenções de Natal (RN), o I Congresso Nacional de Envelhecimento Humano (I CNEH). O evento discutirá a temática “Envelhecer: Construindo Diálogos Interdisciplinares” e busca propor, em parceria com os participantes, a criação de um espaço para (re)pensar as políticas de envelhecimento populacional, valorizando modelos diferenciados de estilo de vida, perspectivas educacionais, promoção de saúde e prevenção de doenças.

O CNEH é uma realização do Centro Multidisciplinar de Estudos e Pesquisas (CEMEP) em parceria interinstitucional entre a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) através de professores que desenvolvem estudos relacionados à temática central do evento. Sua programação contará com palestras, conferências, mesas-redondas, minicursos, apresentações de trabalhos e muito mais.

Podem participar estudantes de graduação e pós-graduação, profissionais, professores, pesquisadores, e demais interessados na temática do evento. As inscrições podem ser feitas até o dia 26 de agosto de 2016, com data limite para submissão de trabalhos o dia 15 de agosto de 2016.

Outras informações através do endereço eletrônico www.cneh.com.br ou pelo telefone (83) 3322-3222.

Cartaz - I CNEH

OPORTUNIDADES DE BOLSAS NA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO (CIENTEC) 26/07/2016

A Coordenação da CIENTEC abre, de 26 a 28 de julho de 2016, uma (01) oportunidade de acesso a bolsa de extensão, para atividades no período da tarde.  O processo seletivo será composto por duas etapas: 1 – análise de currículo e histórico acadêmico; 2 – entrevista.


 


São requisitos obrigatórios para participar da seleção:


a)      estar inscrito(a) no cadastro único


b)      estar regularmente matriculado(a) em curso de graduação;


c)       já ter encerrado o primeiro semestre do curso;


d)      não ter conclusão do curso prevista para 2016 ou 2017.


 


Serão avaliadas as seguintes condições e habilidades apresentadas pelo(a)s candidato(a)s:


a)      quanto ao histórico e ao currículo – regularidade de frequência às atividades; níveis de aproveitamento nas disciplinas cursadas; participação ativa em ações de extensão e demais eventos acadêmicos e/ou culturais;


b)      quanto às características e habilidades esperadas – facilidade de interação para o desenvolvimento de projetos em equipe e para atendimento ao público; bom domínio de tecnologias da informação e de redes sociais;  e pró-atividade.


 


O(a)s interessado(a)s devem enviar para cientecrn@gmail.com um e-mail identificado com o assunto: SELEÇÃO BOLSISTAS 2016 – NOME DO(A) CANDIDATO(A) – TURNO DISPONÍVEL. Em anexo, em formato PDF, devem constar os seguintes documentos:


 


a)      currículo simplificado – contendo dados pessoais, e-mail e telefone, participações em ações de extensão e demais eventos acadêmicos e/ou culturais;


b)      histórico acadêmico.


 


As inscrições estarão abertas das 12h de 26/07/2016 até as 16h 28/07/2016, exclusivamente pelo e-mail indicado.


Para o esclarecimento de quaisquer dúvidas, ficam disponíveis o e-mail cientecrn@gmail.com e/ou o telefone 3342 2272, opção 8, além do atendimento presencial, no piso térreo da Reitoria (das 08 às 11h e/ou 14 às 17h).

Cine Empreender: Um acaso que deu certo 25/07/2016

Cine Empreender

Tema: Um acaso que deu certo
Dia: 10/8/2016
Horário: 17 hrs

Inscrições: http://inova.imd.ufrn.br/inova/

*Emissão de certificado de participação


Cine Empreender

PROAE PUBLICA EDITAL RETIFICADO PARA BOLSA ALIMENTAÇÃO DOS CAMPI DE NATAL E MACAÍBA (2016.2) 25/07/2016

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, através da Coordenadoria de Apoio Pedagógico e Ações de Permanência, divulga RETIFICAÇÃO de edital da BOLSA ALIMENTAÇÃO para os Campi de Natal e Macaíba. Foram alteradas as datas de inscrições, atendimento e resultados.


 


Att,


CAPAP/PROAE

EDITAL RETIFICADO

Refeições do RU da UFRN serão pagas via boleto bancário 22/07/2016

A partir de segunda-feira, 25 de julho, as refeições do Restaurante Universitário (RU) do campus central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) serão pagas em agência bancária, via emissão de Guia de Recolhimento da União (GRU). O objetivo é agilizar o atendimento aos usuários pagantes, enquanto o procedimento para bolsistas de alimentação não sofrerá alterações.

O boleto será gerado no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) (Menu Discente > Outros > Compra de crédito), para ser pago posteriormente em qualquer agência física do Banco do Brasil (BB), no site do banco ou por meio do aplicativo disponível para smartphones e tablets. Quem não tiver acesso à internet poderá utilizar computadores à disposição no RU, na Central de Atendimento ao Discente (Cadis) e no refeitório do Centro de Ciências da Saúde (CCS) para a geração e impressão da GRU.

A ferramenta permite ao estudante pagar de uma só vez quantas refeições tiver interesse, com o valor revertido automaticamente nos cartões de acesso ao RU após a confirmação do pagamento. No momento de emissão do boleto, um crédito de até oito refeições será adiantado para que o usuário possa se alimentar enquanto a compensação bancária for realizada em até 48 horas. Os alunos que ainda não possuem o cartão do RU podem adquiri-lo gratuitamente na Cadis, que funciona no antigo prédio Relógio do Sol, no Centro de Convivência do campus central.

IMD seleciona bolsista do curso técnico para atuar no polo de Angicos 19/07/2016

O Instituto Metrópole Digital (IMD) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte abre inscrições para seleção de bolsista de apoio técnico para estudantes do Curso Técnico em Tecnologia da Informação, para atuação no polo do IMD em Angicos. Está sendo ofertada uma vaga, com carga horária de 20h semanais.

As inscrições estarão abertas de 25 a 29 de julho e poderão ser efetuadas mediante o envio de currículo, comprovante de matrícula e histórico escolar, para o e-mail escritório.angicos@imd.ufrn.br.

Como requisitos exige-se que o candidato esteja regularmente matriculado no curso técnico em Tecnologia da Informação do IMD; apresente conhecimentos com trabalho em laboratório de informática (prioridade para utilização do Pacote Microsoft Office); goste de atender o público; seja proativo e tenha bom relacionamento interpessoal; além de disponibilidade para trabalhar 20 horas semanais.

Após a homologação das inscrições, os três candidatos melhores qualificados na análise do currículo e histórico serão convocados para entrevista, que será realizada no dia 3 de agosto, às 9h, na sala do laboratório de Estudos do IMD – polo Angicos, localizado na Rua Gamaliel Martins Bezerra, 587, Bairro Alto da Alegria – CEP - 59.515-000 – Universidade Federal Rural do Semi-árido – UFERSA – Campus Angicos.


O resultado será divulgado no dia 5 de agosto, no site do Instituto Metrópole Digital (www.imd.ufrn.br).

RETIFICAÇÃO - ÚLTIMAS APLICAÇÕES DO TOEFL ITP - DEMANDA 01/2016. 19/07/2016

A Coordenação do NucLi/UFRN do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) informa que a oferta do exame TOEFL ITP da Demanda 01/2016, para alunos e servidores, está chegando ao fim. As inscrições, que devem ser efetuadas através do portal http://isfaluno.mec.gov.br/, se encerram sempre 3 dias antes das datas de aplicação e estão disponíveis para os campi de NATAL (23, 24 e 30 de julho), MACAÍBA (29/07), SANTA CRUZ (29/07), CURRAIS NOVOS (28/07) e CAICÓ (25/07).

Podem se inscrever todos os alunos, servidores, docentes e técnicos administrativos. A realização do TOEFL ITP é importante, pois o seu escore é o primeiro critério de nivelamento para se inscrever para as aulas presenciais do Programa Inglês sem Fronteiras. Além disso, o TOEFL tem outras vantagens: (1) é gratuito; (2) conta como horas de AACC em alguns departamentos; e (3) pode ser utilizado como teste de proficiência para as pós-graduações da UFRN.

Mais informações:
Núcleo de Línguas/IsF Setor 2, Bloco I, Sala 18
Tel.: (84)3342-2244 ou (84)99480-6848
E-mail: isf.ufrn@gmail.com

Nota Oficial da UFRN - Denúncia do Ministério Público Federal 12/07/2016

A respeito de noticiário sobre denúncia do Ministério Público Federal (MPF), a qual cita a ação de gestores e pesquisadores em processos de transferência de tecnologia (TT) gerada na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), ocorrida no reitorado do Professor José Ivonildo do Rêgo, a administração desta manifesta à sociedade norte-rio-grandense e, particularmente, à comunidade universitária:

- O incentivo à inovação e consequente transferência de tecnologia é política pública de educação no país e uma estratégia da UFRN para o desenvolvimento local, regional e nacional, conforme o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI);

- Universidade pública não tem como finalidade explorar comercialmente o que produz. Isso caracterizaria desvio da sua missão institucional. Trata-se de função do setor produtivo e a interação universidade-empresa é um dos objetivos primeiros da Lei Nº 10.973/2004 (de Inovação);

- O Núcleo de Inovação Tecnológica da UFRN (NIT) cumpre suas atribuições regimentais e os preceitos da Lei de Inovação, disponibilizando, portanto, em sua página (www.nit.ufrn.br, aba Tecnologias para Licenciamento), todas as “criações” passíveis de licenciamento pela UFRN para uso e exploração econômica por parte dos interessados (público interno e externo), inclusive servidores da UFRN, conforme autoriza a Lei de Inovação;

- O caso específico do licenciamento da empresa SIG Software e Consultoria em Tecnologia da Informação Ltda., tramitou na UFRN conforme os preceitos estabelecidos na Lei de Inovação (art. 6º ) e seu Decreto regulamentador (art. 7º). A diferença entre os outros contratos de licenciamento que se seguiram está no fato de os interessados serem ex-alunos da UFRN, fazerem parte do grupo de criadores como alunos de graduação e pós-graduação, e a empresa licenciada ter sido incubada na UFRN, tudo em consonância com a Política de Pesquisa instituída no PDI/2010-2019;

- As decisões administrativas institucionais baseiam-se em regulações internas (Estatuto, Regimento Geral, Regimentos Internos, Resoluções dos Conselhos Superiores) e na legislação vigente, todas passíveis de fiscalização por parte dos órgãos de controle interno (Auditoria Interna e CONCURA) e externos (TCU, CGU, MPF);

- Na cultura das instituições de ensino superior do Brasil, a inovação e transferência de tecnologia e suas relações com o setor produtivo encontra-se em processo de aprendizado, sobretudo no âmbito potiguar, onde a primeira experiência ocorreu justamente com a contratação objeto da denúncia. Transferência de tecnologia é a disponibilização da criação (produto do conhecimento técnico e científico resultante da pesquisa) tecnológica para uso e benefício da sociedade, através do terceiro interessado ou do próprio autor, a quem cabe o risco pela exploração econômica e, na hipótese de sucesso, é devida a correspondente remuneração às Instituições de Ciência e Tecnologia (ICT) nos termos previstos na legislação e estabelecido no contrato de licenciamento, cabendo parte dessa remuneração aos autores;

- Diante do exposto, evidencia-se de forma clara e objetiva que os procedimentos adotados pelos gestores citados no processo judicial foram guiados pela observância estrita aos preceitos legais e às normas da instituição. A UFRN confia que o Poder Judiciário fará justiça e julgará de forma equilibrada a denúncia apresentada pelo representante do Ministério Público, fundamental para o estabelecimento da segurança jurídica necessária à consolidação da política de inovação tecnológica, não só na UFRN, mas de todas as universidades e instituições brasileiras responsáveis pelo desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil. Isto possibilita que o país supere a condição de mero exportador de produtos primários e venha se inserir no seleto grupo de países produtores de tecnologias. 


Natal, 12 de julho de 2016.

Ângela Maria Paiva Cruz
Reitora da UFRN

José Daniel Diniz Melo
Vice-Reitor

INFORMATIVO À COMUNIDADE ACADÊMICA 08/07/2016

                                             INFORMATIVOS:  


O USO INDEVIDO DO CARTÃO ACARRETARÁ O SEU IMEDIATO CANCELAMENTO E A PERDA DA CONDIÇÃO DE USUÁRIO DO R.U.


Lembramos aos usuários do Restaurante Universitário que, em caso de extravio do cartão, comuniquem imediatamente o fato à CAPAP ou à Direção do R.U.  Evita que o cartão possa ser usado indevidamente por terceiro e que o usuário sofra sanções. No caso, além do cancelamento do cartão, a perda permanente da condição de usuário do Restaurante Universitário.


 CARO ESTUDANTE, O CARTÃO TEM OS  VÍNCULOS DE  BOLSISTA E PAGANTE,   EM CASO DE NECESSIDADE DE USO DO CARTÃO COMO PAGANTE, TERÁ QUE PROCEDER COM O PAGAMENTO ATRAVÉS DE GRU.


 PORTANTO, INFORMAMOS QUE O PAGAMENTO DE REFEIÇÕES NO RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO, SOMENTE PODERÁ SER FEITO ATRAVÉS DE GRU.


 FIQUE ATENTO: A partir dia 25 de julho, o pagamento de refeições no Restaurante Universitário, somente será realizado através da geração de GRU no SIGAA. Para evitar que o usuário seja prejudicado, será feito um adiantamento, após a geração do GRU, de 08 (oito) refeições. Esse adiantamento será debitado quando o valor pago for compensado pelo sistema bancário.


PROAE-CAPAP-RU


 

Aberto processo seletivo para o Curso de Especialização em Estudos da Escrita e Ensino 07/07/2016

O Departamento de Letras divulga edital de seleção para turmas presenciais do Curso de Especialização em Estudos da Escrita e Ensino, com início em 06 de agosto de 2016.

As inscrições devem ser efetuadas até o dia 31 de julho de 2016 através do SIGAA.

Mais informações:
Adriana Leão: escritaensino@gmail.com
Telefones: 9 8873-6009 / 9 9834-2728

Departamento de Psicologia promove ação voltada para orientação profissional para estudantes de graduação da UFRN 01/07/2016

O Departamento de Psicologia (DEPSI), em parceria com o Departamento de Educação (DEPED), o Serviço de Psicologia Aplicada (SEPA) e a Coordenadoria de Atenção à Saúde do Estudante (CASE) da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PROAE), promoverá uma ação de extensão em 2016.2 intitulada "Grupos de reflexão sobre escolha e carreira profissional", voltada para estudantes dos cursos de graduação da UFRN que se encontram com dúvidas e ou insatisfações quanto às escolhas profissionais.

As inscrições serão realizadas no SEPA, durante o período de 18/07/2016 a 05/08/2016, no horário das 07:30h às 17:30h. As vagas serão limitadas!

Maiores informações através do telefone da CASE: 3342-2278 (Ramal 7).

Departamento de Direito Processual e Propedêutica (DEPRO) divulga novas informações para contato 22/06/2016

O Departamento de Direito Processual e Propedêutica (DEPRO) do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) comunica à comunidade acadêmica, os novos meios de comunicação com a secretaria e chefia: (84) 3215-3491, 9 9229-6519, 9 9229-6520 e depro@ccsa.ufrn.br.

O Depro foi criado em outubro de 2015 com o desmembramento do Departamento de Direito Público (DPU) e congrega professores das disciplinas propedêuticas e de processo.

SIGAA | Superintendência de Informática - (84) 3215-3148 | Copyright © 2006-2016 - UFRN - sistemas16b.info.ufrn.br.sistemas16bi2 v3.24.8