Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 24 de Maio de 2017


Notícias e Comunicados

Seleção de estagiário para a INFRA/UFRN 24/05/2017

A Superintendência de Infraestrutura - INFRA/UFRN seleciona estudante do curso de Graduação em Engenharia Civil da Universidade do Rio Grande do Norte - UFRN para atuarem como bolsistas no Projeto de Desenvolvimento Institucional da Superintendência de Infraestrutura – UFRN. A seleção reger-se-á de acordo com o EDITAL: https://jumpshare.com/v/vcHE84EWRSNZkWmTw2QL.

As inscrições serão recebidas de forma Presencial no período de 26/05/2017 a 01/06/2017 na Coordenadoria de Orçamentos e Projetos Básicos da Superintendência de Infraestrutura da UFRN (Campus Central), das 08h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h30.

PROAE PUBLICA RESULTADO PARCIAL DO AUXÍLIO TRANSPORTE EAJ 2017.1 23/05/2017

PROAE TORNA PÚBLICO O RESULTADO PARCIAL DO AUXÍLIO TRANSPORTE 2017.1 CAMPUS EAJ


AS INFORMAÇÕES SOBRE RECURSOS ESTÃO INCLUSAS NO ARQUIVO DO RESULTADO.


 


ATT,


CAPAP/PROAR

RESULTADO PARCIAL DO AUXÍLIO TRANSPORTE 2017.1.pdf

Professores da UFRN lançam livro sobre Arquitetura de Software 23/05/2017

Os professores Jair Leite e Thaís Batista, do DIMAp/IMD/UFRN, juntamente com o professor Flávio Oquendo, da Universidade de Bretagne Sud (UBS), França, lançaram recentemente o livro “Software Architeture in Action”, resultado de um trabalho de mais de três anos de trabalho conjunto e intercâmbio Brasil-França.

Esse livro é um dos resultados de um projeto de cooperação internacional intitulado “Novo Paradigma para Arquitetura de Software: Teoria, Linguagem e Ferramentas para Arquitetar Sistemas”. No contexto dessa parceria internacional alguns alunos da UFRN têm feito doutorado sanduíche na França em um programa de co-tutela UFRN-UBS.

Arquitetura de Software é uma disciplina dos cursos de graduação e pós-graduação na área de Computação, em vários países do mundo. Os autores do livro são professores dessa disciplina nas respectivas universidades (UFRN e Bretagne Sud), que durante três anos se visitaram – Oquendo foi professor visitante da UFRN – e trabalharam juntos na proposta do livro, que foi editado em outubro de 2016 pela Springer (editora internacional).

Uma das motivações para o livro foi  “não existir um livro texto de arquitetura de software que apresente os diversos conceitos arquiteturais de forma prática”. Esse livro preenche essa lacuna e apresenta os conceitos e mostra como aplicá-los. Uma das características do livro é, segundo Thaís Batista, “que ele é recheado de exemplos práticos, onde o aluno pode mais facilmente compreender os conceitos e colocá-los em prática, desenvolvendo suas habilidades para modelar arquiteturas de software”.  Nesse livro, “definimos uma linguagem para descrição arquitetural de software, chamada SysADL, que permite se expressar os vários conceitos necessários para se modelar uma arquitetura”, afirmou Thaís Batista.

Atualmente, o livro já está sendo adotado nos cursos da UFRN (Engenharia de Software, Ciência da Computação, Engenharia da Computação e Bacharelado em Tecnologia da Informação)  e também na Universidade de Bretagne Sud.

No momento, o livro está à disposição dos interessados em alguns sites, inclusive o Amazon. Segundo Jair Leite, até esta data o livro já teve mais de 4 mil downloads. O interesse pelo livro está incentivando os autores a querer lançar a sua versão em português, no Brasil.

Aplicação do teste GRE - Graduate Record Examination 19/05/2017

O Centro Aplicador de testes de proficiência em línguas estrangeiras do Idiomas sem Fronteiras informa que estão disponíveis as inscrições para o exame GRE - Graduate Record Examination. Geralmente, o exame é um requisito essencial para solicitar admissão em programas de pós-graduação nos Estados Unidos e em outros países da Europa, especialmente, países de língua inglesa.

As inscrições devem ser efetuadas pelo site <https://mygre.ets.org/greweb/login/login.jsp> para realização do teste em 23 de junho de 2017 no Laboratório do Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras/DLLEM, na Sala I17 do Setor II.

Mais informações podem ser obtidas no próprio site ou no Núcleo de Línguas-NucLi/IsF, Setor II, Sala I18, Tel.: (84)3342-2244 ou (84)9480-6848, E-mail: isf.ufrn@gmail.com.

Publicado o Edital de incubação da Inova Metrópole do Instituto Metrópole Digital 17/05/2017

A incubadora de empresas Inova Metrópole, do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), abriu processo seletivo de incubação. Serão disponibilizadas 15 vagas para cada ciclo de avaliação, para empresas residentes na etapa de pré-incubação. As inscrições das propostas deverão ser realizadas através de formulário on-line disponível no site: www.inova.imd.ufrn.br, até o dia 10 de julho de 2017.

O edital destina-se a empreendedores (pessoa física), individualmente ou em grupo, que tenham ideias de produtos (bens e serviços) ou processos inovadores na área de Tecnologia da Informação (TI) e necessitem de apoio para desenvolvê-los ou transformá-los em negócio.

A Inova Metrópole, incubadora de empresas do Instituto Metrópole Digital, se propõe a estimular, apoiar e promover a transferência de tecnologia, a transformação de ideias em negócios e apoiar empresas inovadoras, orientando-as nas fases de idealização, concepção, formalização, fortalecimento e consolidação de soluções computacionais.

O sistema de incubação da Inova Metrópole é constituído por pré-incubação, etapa na qual a incubadora apoia empreendedores, pelo prazo de até 12 meses, prorrogáveis por até 6 meses, que tenham ideia com potencial de negócio e que, embora ainda não formalizados, se encontram na fase de idealização e/ou concepção; incubação, etapa na qual a incubadora apoia empresas formalizadas, pelo prazo de até 24 meses, prorrogáveis por mais 12 meses, que são denominadas de empresas incubadas.

O processo de seleção será conduzido por uma comissão de seleção instituída pela incubadora Inova Metrópole. Os responsáveis pelas propostas inscritas serão convocados para fazer sua apresentação à comissão de seleção, em data e local a serem divulgados no site, que serão avaliados nos diversos eixos de mercado, validando ou eliminando sua participação no processo.

Mais informações no site: https://inova.imd.ufrn.br/inova/

IMD oferece Residência em Tecnologia da Informação Aplicada à Área Jurídica 16/05/2017

O Instituto Metrópole Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (IMD/UFRN) firmou parceria com o Tribunal de Justiça do RN e oferecerá um Programa de Residência em Tecnologia da Informação Aplicada à Área Jurídica (pós-graduação latu-sensu), cujas inscrições iniciaram nessa segunda-feira, 8 de maio, e prosseguem até o dia 2 de junho.

As inscrições serão feitas, exclusivamente, em formulário próprio, disponibilizado no sítio do SIGAA (https://sigaa.ufrn.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf?nivel=L&aba=p-lato), no menu Pós-Graduação -> Lato Sensu.

Com acesso gratuito e direcionadas a graduados em cursos de nível superior, serão ofertadas 40 vagas, subdivididas em três áreas de concentração: Analista Desenvolvedor de Software (25 vagas); Analista de Redes e Infraestrutura (5 vagas) e Analista de Business Inteligence (10 vagas). O candidato habilitado a ingressar na residência terá direito a uma bolsa de estudos no valor de R$ 2 mil.

O programa de Residência em Tecnologia da Informação Aplicada à Área Jurídica se caracteriza pela formação teórica e prática em ambiente de TI, visando o aperfeiçoamento profissional nas tecnologias promovido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN).

O seu objetivo é qualificar profissionais através de atividades de capacitação e de sua inserção em ambientes e projetos reais de tecnologia da informação aplicado à área jurídica, visando aumentar o número de profissionais qualificados na área e fomentar a inovação tecnológica no setor jurídico da região.

A prova será feita em duas etapas, sendo a primeira de conhecimentos específicos (eliminatória), que será realizada no dia 11 de junho, e a segunda prova prática (também eliminatória), que será no dia 9 de julho. Saiba mais detalhes acessando o site www.imd.ufrn.br.

Para acessar o edital, CLIQUE AQUI

Abertas inscrições para seleção de professor de inglês do NucLi-IsF 16/05/2017

O Núcleo de Línguas do Idiomas sem Fronteiras divulga edital (https://jumpshare.com/v/kIqWCYA2F81ofOtUIPbl) para professor de língua inglesa. As inscrições serão realizadas, exclusivamente, na Coordenação do NucLi-IsF da UFRN, localizada no Setor 2, Bloco I, na sala 18, 3o andar, das 8h do dia 16 de maio de 2017 até às 12h do dia 26 de maio de 2017.

Para mais informações:
Tel.: (84) 3342-2244 ou (84) 9 9480-6848
E-mail: isf.ufrn@gmail.com

PROAE PUBLICA RESULTADO DO PROCESSO SELETIVO DO PROGRAMA DE BOLSA ALIMENTAÇÃO - NATAL/MACAIBA- 2017.1 12/05/2017

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis - PROAE, através da Coordenadoria de Apoio Pedagógico e Ações de Permanência-CAPAP, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), torna público o RESULTADO  do Processo Seletivo do Programa de  Bolsa Alimentação (alunos de graduação e pós-graduação), para o exercício do semestre 2017.1, destinadas aos/às estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação na modalidade de ensino presencial do Campus de Natal e Macaíba/RN.


 CAPAP/PROAE


 

RESULTADO PARCIAL ALIMENTAÇÃO 2017.1.pdf

I Curso de Especialização em Gestão de Processos 12/05/2017

O DEPAD está iniciando as inscrições para o I Curso de Especialização em Gestão de Processos. Vinculado à área de Administração, coordenado pelo prof. Dr. Marcos Fernando Machado de Medeiros, esse curso é voltado para uma das áreas emergentes no campo da gestão de empresas. Tem como público-alvo profissionais de organizações públicas e privadas, gestores que atuem com planejamento, execução ou participação em projetos organizacionais ou mesmo aquelas que desejam especializar-se na área. Os participantes deverão ter curso superior completo, estar exercendo função de direção, gerência ou assessoria, com responsabilidade decisória em área relacionada com o objetivo do curso.

O curso tem duração de 18 meses. Maiores informações pelo telefone 3215-3536 ou por email: gestaodeprocessos.ufrn@gmail.com

Inscrições em: https://sigaa.ufrn.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf


I Curso de Especialização em Gestão de Processos

DTI seleciona bolsista de Web Design 10/05/2017

A Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) do Instituto Metrópole Digital acaba de lançar processo seletivo para bolsistas de Web Design. A vaga, com remuneração mensal de R$600, está sendo ofertada para estudantes de cursos de graduação ofertados pelo CT, CCET, ECT, DEART ou pelo IMD. São requisitos obrigatórios: Possuir conhecimento intermediário / avançado em ferramentas da Adobe (Illustrator, Photoshop, Lightroom, etc); ser comunicativo e fazer bom uso do português. A carga horária de trabalho será de 20h semanais.

As inscrições estão abertas no período de 10 a 24 de maio de 2017 e deverão ser efetuadas pelo discente através do formulário disponível em: https://selecao.imd.ufrn.br, na opção editais para seleção de bolsistas, no qual devem ser anexados os seguintes documentos: Cópia do RG e CPF; currículo com portfólio de trabalhos anteriores em Web Design/Design; comprovante de matrícula da UFRN e histórico acadêmico do curso atual.

Para mais informações, acesse o EDITAL: https://jumpshare.com/v/sQeGBrn9ctwFeQViKNgC

Estão abertas as inscrições para uma nova aplicação do teste de proficiência em língua inglesa 04/05/2017

Estão abertas as inscrições para uma nova aplicação do teste de proficiência em língua inglesa IELTS, que será realizada na UFRN, no seguinte período: 06 a 08 de julho de 2017.

A realização do IELTS na UFRN é uma iniciativa conjunta entre o Conselho Britânico e a UFRN, por meio do setor de Apoio Linguístico da Secretaria de Relações Internacionais da UFRN, com apoio da ECT, Setor de aulas IV e Instituto Ágora/DLLEM/CCHLA.

O IELTS é um dos exames de proficiência aceitos por instituições/universidades estrangeiras, de países como Reino Unido, Canadá, Austrália, dentre outros, para admissão em seus programas de graduação e pós-graduação. O teste custa R$ 800,00 e pode ser realizado no módulo academic ou general training.

Informamos que o teste está aberto a todos, independentemente do estado/país de origem, não sendo exclusivo para alunos da UFRN. Os alunos da UFRN interessados podem encontrar, para empréstimo, na Biblioteca Central Zila Mamede, material de estudo para o teste, cortesia do Conselho Britânico, intitulado 'How to prepare for IELTS', que vem acompanhado de um CD.

As inscrições encontram-se disponíveis no seguinte link: https://ielts.britishcouncil.org/brazil

Notcia_IELTS_-_Aplicao_08_de_JUlho_de_2017.doc

DAS realiza vacinação contra a gripe a partir desta segunda, 17 12/04/2017

A Diretoria de Atenção à Saúde do Servidor (DAS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realiza a vacinação contra a gripe a partir desta segunda-feira, 17, até o dia 26 de maio. O atendimento acontece das 8h às 17h no prédio da DAS, no campus central da UFRN, mediante apresentação do cartão de vacina e comprovante de inclusão no público-alvo da campanha promovida pelo Ministério da Saúde. A iniciativa acontece em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), fornecedora das vacinas.

Devem se vacinar as crianças de seis meses a menos de cinco anos; idosos com 60 anos ou mais; gestantes; mulheres com até 45 dias pós-parto; doentes crônicos; trabalhadores da saúde; população indígena; adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas; população carcerária e funcionários do sistema prisional, além de professores de escolas pública e particular. Os documentos comprobatórios dos critérios de inclusão podem ser o contracheque no caso de professores e a carteira de órgão de classe para profissionais da saúde, enquanto os doentes crônicos devem apresentar a prescrição médica com indicação para vacina e as mulheres em pós-parto a certidão de nascimento do recém-nascido.

Formulário para solicitar cadastro de eleições - SIGEleição. 25/05/2015

A Superintendência de Informática informa que os pedidos para utilização do sistema SIGEleição devem ser realizados com antecendência mínima de 72 horas úteis antes do início da consulta. Esse prazo é o prazo mínimo para encaminhamento do formulário de eleição que deve ser submetido através de chamado junto a nossa equipe. Informamos também que esse prazo estabelecido é o prazo limite, inclusive sugerimos (caso haja possibilidade) que esse contato/encaminhamento seja antecipado. Essa inclusive é uma necessidade para eleições de grande porte.


O formulário em novo "layout"/formato segue anexo.


Apenas solicitações nesse novo formulário serão aceitas.


A SINFO pede também que todas as informações obrigatórias sejam preenchidas de forma clara.


Solicitações que não respeitem as regras aqui estabelecidas não serão atendidas.


Atualização do Documento: 26/04/2016


Superintendência de Informática - suporte@info.ufrn.br /(84)3215-3148

Formulário para utilização do sistema SIGELEIÇÃO.

SIGAA | Superintendência de Informática - (84) 3215-3148 | Copyright © 2006-2017 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao v3.30.9