Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 23 de Agosto de 2019


Notícias e Comunicados

Palestra: Saúde bucal e tratamento odontológico dos pacientes diabéticos e hipertensos 23/08/2019

A saúde bucal é considerada parte integrante e inseparável da saúde geral. Por esse motivo, é de se esperar que doenças sistêmicas, como a diabetes e hipertensão, tenham repercussões na saúde bucal e influenciem o tratamento odontológico, exigindo, por isso, o adequado controle para que não venham a causar doenças bucais ou oferecer riscos à vida durante a realização de procedimentos pelos dentistas. Nesse contexto, o projeto HIPERBETES (DAS/PROGESP) trará o odontólogo André Azevedo para esclarecer dúvidas e aumentar a compreensão acerca desse importante tema, dia 28 de agosto de 2019 (quarta-feira), às 13:30 no Auditório da DAS/UFRN. Venha participar conosco e convide um colega!


É TEMPO DE ORQUÍDEAS NO MUSEU CÂMARA CASCUDO DA UFRN 23/08/2019


Começa nesta quinta-feira (23/08) e se estende até domingo (25/08) a V BIENAL DE ORQUÍDEAS DO NORDESTE e a XXVII EXPOSORN, exposição anual da SORN (Sociedade Orquidófila do RN), reunindo colecionadores, pesquisadores e expositores do RN e outros estados do Nordeste.


Confira a programação:





Os eventos estão sendo promovidos pela SORN em parceria com o Museu Câmara Cascudo da UFRN e visam difundir o interesse e o conhecimento sobre essa espécie de plantas tão admirada por suas variadas e belas formas.

As atividades incluem palestras, oficinas, mesa-redonda, exposição e venda de orquídeas, tudo acontecendo no Parque do Museu, grande área arborizada de quase 7000m² em pleno bairro do Tirol, que muitos natalenses ainda não conhecem.

A grande vedete será a Cattleya granulosa Lindley, espécie nativa de orquídea que se tornou recentemente “Flor símbolo do RN”, através de lei estadual.

Venha aprender e se encantar com as orquídeas e a natureza, no Parque do Museu Câmara Cascudo da UFRN!


Testagem Rápida para HIV, sífilis e hepatites B e C 23/08/2019

Alterações cervicais, dor e qualidade de vida em indivíduos portadores de disfunção têmporomandibular 22/08/2019

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realiza o projeto de pesquisa Alterações cervicais, dor e qualidade de vida em indivíduos portadores de disfunção têmporomandibular.

O projeto é desenvolvido em conjunto pelos Departamento de Fisioterapia e Odontologia da UFRN e Ambulatório da Otorrinolaringogologia do HUOL, e oferece diagnóstico e avaliação gratuito para pessoas com dor/desconforto na ATM. Para participar, o paciente deve ter sintomatologia dolorosa, ter entre 18 e 59 anos de idade, não tomar medicação antidepressiva ou ansiolítica e na semana da avaliação evitar uso de analgésico e antiinflamatório. Além disso, não ter fibromialgia ou outras doenças neurológicas e reumatológicas e não estar em tratamento fisioterapêutico para ATM e/ou região da coluna cervical. 

Esta é uma pesquisa de mestrado do Fisioterapeuta Luiz Felipe Tavares (84 99118-6169) e orientado pela professora Dra Karyna Figueiredo Ribeiro. 


I Seminário multiprofissional sobre saúde do idoso em prol do Lar da Vovozinha 22/08/2019


Olá, Gente! 

O projeto "Nazaré:- Amor pela futurIdade", da IFMSA Brazil - UFRN, declara aos universitários e profissionais de qualquer área do conhecimento que as inscrições para o primeiro seminário multiprofissional sobre saúde do idoso estão abertas! Caso você esteja interessado em ficar por dentro de todos os assuntos que rondam esse tema, faça sua inscrição e junte-se a nós!       

 

Quem poderá participar?

Universitários e profissionais de qualquer área do conhecimento.  

Vagas limitadas.

 

Quanto custa? 

30 reais para universitários e 60 reais para profissional.

Obs: lembrando que todo o lucro do seminário será doado para o Lar da Vovozinha.

 

Onde e quando? 

Anfiteatro dos Peixes - Centro de Biociências - UFRN - Campus Central / Natal

Dia 31 de agosto de 2019.

 

Como se inscrever?

Basta preencher o formulário disponível no link abaixo, no período de 09/08 até o dia 26/08


 

Terá certificado?

Sim, será emitido um certificado pela Proex de 10 horas para todos os participantes que comparecerem durante todo o evento. 

 

Como fazer o pagamento?

Basta depositar o valor na conta abaixo:

Agência = 0560 operação = 013 conta= 00038833-2

Titular: Stephane Lorrayne Gomes da Silva Souza

Obs: A inscrição só será confirmada quando a foto do comprovante de depósito for enviada para o número: (84)98740-5144

 

Mais informações abaixo ou no pdf em anexo

@projetonazarern – Instagram do projeto

Italo Vinicius (84)996428874 – Acadêmico de Medicina UFRN

Júlia Rayanne (84)991479860 – Acadêmica de Medicina UFRN

Stephane Lorrayne (84)987405144 – Acadêmica de Medicina UFRN

GRUPO REFLEXIVO "NA ESTRADA PARA ESTUDAR" 20/08/2019

O projeto de extensão “Na estrada para estudar”, da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PROAE) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), está com inscrições abertas para o Grupo Reflexivo direcionado a estudantes de graduação e pós-graduação que vieram para Natal especialmente para estudar e buscam auxílio psicológico. Serão nove encontros realizados às terças-feiras das 9h às 11h, a partir do dia 03 de setembro até o dia 29 de outubro.

Serão promovidas reflexões sobre temáticas como a saudade de casa (homesickness), a adaptação própria ao se mudar de cidade para estudar, nova moradia, novas convivências, rede de suporte social, autonomia e responsabilidades, autocuidado, crises e perspectivas inerentes ao processo. De acordo com a psicóloga Isabelly Marques, responsável pelo projeto, a intenção é contribuir para que se possa vivenciar essas realidades apontadas, mantendo uma qualidade de vida. As reuniões serão compostas por dinâmicas de grupo e rodas de conversa.

Esse Projeto de Extensão surgiu a partir dos atendimentos a essas demandas particulares dos estudantes, realizados pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis. As reuniões totalizam 18 horas e ao final será conferido certificado de participação pela Proex, aos que apresentarem, no mínimo, 75% de presença. Podem participar discentes de todos os períodos. Os interessados devem se inscrever por meio do Sigaa, na aba extensão, incrição on-line em ações de extensão, até o dia 25 de Agosto. Os encontros serão na sala de grupo do setor de Psicologia da PROAE, no primeiro andar da reitoria. Maiores informações: 3342-2278, ramal 8 - psicologiaproae@reitoria.ufrn.br - @caseufrn.



ATELIÊ DAS EMOÇÕES 20/08/2019

Alô, Graduandos da UFRN Natal!


Você tem parado para pensar em como anda as suas emoções ultimamente?
Não perca esta oportunidade de participar deste importante grupo do PHE "Ateliê das emoções", com duração de 10 encontros.


As inscrições são somente esta semana. Corre que as vagas são limitadas!!!


Maiores informações veja o cartaz a seguir:


Campanha de Doação de Sangue 19/08/2019


 


Campanha de doação de sangue do Hemonorte 

Dias 21, 22 e 23 

Setor IV 

 

Pré-requisitos para doar:

- Ter entre 16* e 69 anos

- Pesar mais de 50kg e ter IMC maior que 18.5

- Estar em bom estado geral de saúde

- Dormir bem na noite anterior

- Não ter ingerido bebidas alcóolicas nas últimas 12h;

- Portar um documento oficial com foto (a Carteira de Estudante não é válida!)

 

*Pessoas entre 16 e 18 anos só podem doar se acomapanhadas dos responsáveis

PROAE PUBLICA EDITAL DOS PROGRAMAS DA ASSISTENCIA ESTUDANTIL PARA ALUNOS DA PÓS - CAMPUS FACISA. 16/08/2019

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis/PROAE da Universidade Federaldo Rio Grande do Norte/UFRN, torna público o EDITAL de Inscrições/Renovações para o Processo Seletivo para os Programas de  Alimentação e Moradia, destinados aos/às estudantes regularmente matriculados nos Cursos de Pós Graduação do Campus de Santa Cruz, no semestre 2019.2


PROAE.

edital pós 2019.2 15.08.19-1.docx

ECOPONTO 14/08/2019


 


O ECOPONTO está localizado no Centro de Convivência (CC) da UFRN, ao lado dos sanitários e em frente à farmácia. Na imagem, é possível verificar os novos coletores de óleo de cozinha usado. A coleta desse material funciona em parceria com a ONG Cepas que possui o "Projeto Sabão Ecológico". As pessoas devem depositar seu óleo de cozinha armazenado em garrafas pet. Em relação as cápsulas de café, é necessário que as pessoas as levem sem líquido nem abafadas em sacolas plásticas, pois dificulta o trabalho da equipe responsável.


 


Por favor, depositem apenas os resíduos sólidos que são arrecadados e tenham respeito pelo projeto.

Matrículas para curso da pós-graduação em Ecologia 08/08/2019


O programa de Pós-Graduação em Ecologia, do Centro de Biociências da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), recebe matrículas de alunos de pós-graduação interessados em cursar a disciplina Manejo da pesca de pequena escala: um foco em serviços ecossistêmicos, que será ministrada de 4 a 9 de novembro por convidados internacionais. Estarão presentes os professores Carlos Sebastián Villasante e Gregory Veruti, da Universidade de Santiago de Compostela, juntamente com a professora Priscila Fabiana, do Departamento de Ecologia da UFRN. O curso cobrirá a teoria econômica e sociocultural da valoração de serviços marinhos, especialmente da pesca, recreação e turismo. Os interessados devem enviar e-mail para o endereço eco.ufrn@gmail.com.

SIGAA | Superintendência de Informática - (84) 3215-3148 | Copyright © 2006-2019 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao v3.44.12_3