Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 06 de Julho de 2015


Notícias e Comunicados

Grupo de Apoio Terapêutico- GAT 3 para alunos em conflitos emocionais (ansiedade, conflitos familiares, relações interpessoais/afetivas, entre outros.)

O Setor de Psicologia da Coordenadoria de Atenção à Saúde do Estudante da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, promoverá em 2015.2 um Grupo de Apoio Terapêutico- GAT 3 voltado para alunos que desejam trabalhar conflitos emocionais, tais como: ansiedade, conflitos familiares, relações interpessoais/afetivas, entre outros. O grupo será iniciado em 05 de agosto e ocorrerá nas quartas-feiras, no horário das 14h00min às 15h30min. Os interessados devem comparecer ao setor da CASE no período da tarde das 14:00 às 17:00 nos dias 13, 14 e 15 de julho, para fazer inscrição e entrevista. Mais informações através dos telefones 3342-2278, Ramal 7 / 9480-6802 e pelo e-mail: psicologiaproae@reitoria.ufrn.br.


 VAGAS LIMITADAS!







FUNCIONAMENTO EXCEPCIONAL DO RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO - SEXTA-FEIRA - 03/07/2015

O RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO AVISA A COMUNIDADE QUE AMANHÃ, SEXTA-FEIRA DIA 03/07/2015, EM VIRTUDE DA COMEMORAÇÃO JUNINA DOS FUNCIONÁRIOS DO RU, NÃO FUNCIONAREMOS PARA JANTAR, DESSE MODO A REFEIÇÃO DO ALMOÇO SERÁ DE 11 AS 13H COM QUENTINHA PARA O JANTAR DOS RESIDENTES.

ABERTO MAIS UM PERÍODO DE SOLICITAÇÃO DE MATERIAL INFORMACIONAL PARA O SISBI

A Direção do Sistema de Bibliotecas da UFRN informa que de 01/07/2015 a 31/07/2015 está aberto mais um período para indicação de títulos de livros para compor o seu acervo.

As solicitações podem ser realizadas, via SIGAA (módulo Biblioteca, pelos docentes e discentes) e SIPAC (módulo Requisições, pelos servidores em geral). Lembramos ainda que as indicações devem, preferencialmente, constar nas bibliografias básicas ou complementares registradas nos planos de cursos.

As solicitações realizadas pelos alunos necessitam de homologação dos Coordenadores de Cursos, para posteriormente serem analisadas pela Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM) e encaminhadas para compra.

Os títulos adquiridos nos processos de compra da UFRN ficarão disponibilizados apenas nas Bibliotecas que compõem o SISBI, de acordo com a origem da solicitação e do tipo de material solicitado (acervo de graduação ou pós-graduação).

Não perca a oportunidade de atualizar os acervos de nossas Bibliotecas.

Para mais informações, entre em contato com o Setor de Compras da BCZM, através do telefone 3215-3855 ou via emailcompras@bczm.ufrn.br.



PROAE PUBLICA RELAÇÃO DOS BOLSISTAS QUE PERMANECERÃO COM ACESSO AO RU NO PERÍODO DO RECESSO ACADÊMICO

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis informa que a partir da data de 30/06/2015 só terão acesso ao RU os bolsistas que apresentaram justificativas de permanência em atividades acadêmicas no período do Recesso Acadêmico,  de acordo com a Resolução 045-CONSAD, de 22 de novembro de 2012 que prevê em seu Art. 6º, § 2º,   “Durante os períodos de recesso acadêmico, a necessidade da manutenção do auxílio alimentação deverá ser comprovada pelo beneficiário da residência estudantil ou do auxílio moradia em espécie mediante desenvolvimento de alguma atividade formativa ou assistencial”.




CAPAP/PROAE

RELAÇÃO DOS BOLSISTAS QUE PERMANECERÃO COM ACESSO AO RU DURANTE RECESSO ACADÊMICO.docx

NOVA OFERTA DE ALEMÃO NO INSTITUTO ÁGORA - 2015.2

No semestre 2015.2 serão oferecidas duas novas disciplinas de alemão: Alemão IV e Conversão I. 


 


Para mais informações, ler o anexo desta notícia.

Nova oferta de alemão, 2015.2

UFRN chega aos 57 anos cheia de sonhos e projetos

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) – a maior e mais antiga instituição pública de ensino superior do Rio Grande do Norte – chega aos 57 se preparando para a excelência acadêmica e administrativa. Para isso, está formatando um novo Plano de Gestão universitária para os próximos quatro anos, que dê suporte às prioridades estabelecidas pelo reitorado Ângela Maria Paiva Cruz e José Daniel Diniz Melo.

Com mais de 100 programas de pós-graduação e mais de 100 pedidos de patentes, registros e marcas, a instituição atinge os 57 anos em plena vitalidade: alem do campus central, em Natal, está presente nos quatro campi do interior (Macaíba, Santa Cruz, Currais Novos e Caicó), onde serão ofertados novos cursos da área da saúde e ampliadas as vagas nos já existentes, como Medicina Multicampi, e construídos novos prédios para abrigar ginásios de esporte, restaurantes, laboratórios, institutos de pesquisa e ambientes para o ensino e pesquisa. Por meio de cursos presenciais e a distância a UFRN chega, atualmente, em mais de 20 municípios do RN e de outros estados, contabilizando cerca de 42 mil alunos no ensino da graduação, da pós-graduação, na formação técnica e na educação infantil.


O aniversário nessa quinta-feira, 25 será comemorado modestamente, a partir das 17h, com um ato ecumênico na Capela do Campus, em Natal, mas a evolução e a contribuição social da instituição é inegável. Ao analisar a trajetória institucional no contexto norte-rio-grandense, a reitora Ângela Maria Paiva Cruz reflete que “houve esforço de todos os reitorados para que a UFRN cumpra e continue cumprindo a sua função social, e se tornasse a referência que é hoje em qualidade no ensino, na pesquisa e na extensão, entre tantas grandes instituições públicas de ensino superior que temos no país”.

Iniciando o 15º reitorado da instituição, Ângela Paiva - primeira mulher reitora da UFRN em 2011 e reeleita para mais um mandato de quatro anos – observa que os investimentos públicos presentes na UFRN só se justificam se a instituição continuar preparando pessoas para atender as demandas sociais e do mundo do trabalho, e se o conhecimento produzido por ela seja disponibilizado para a elaboração de políticas públicas que venham a intervir positivamente na sociedade, de forma a melhorar as condições de vida das pessoas”.

“Temos uma grande responsabilidade”, pondera Ângela Paiva, “pois o sonho de construir esse patrimônio público idealizado por nomes como Câmara Cascudo, Dinarte Mariz e Onofre Lopes, realizado há cinco décadas por 12 reitores, tem de continuar. Há muito a ser feito, ainda, na UFRN, tanto em expansão para dentro do estado como para fora do país; precisamos ofertar formações novas e aperfeiçoar os processos de gestão. Mas, o grande desafio dessa instituição, daqui por diante, será alcançar a excelência acadêmica e administrativa. E é isso que essa nova gestão vai perseguir. Projetos é o que não nos faltam”, conclui a reitora.

O aniversário da UFRN é tema do artigo da reitora Ângela Paiva, intitulado 57 anos de UFRN, publicado no Portal da Andifes, disponível no endereço: http://www.andifes.org.br/?p=40011; e no Jornal Tribuna do Norte, edição desta quinta-feira.

O Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) prorrogou as inscrições para o teste TOEFL ITP até o dia 31 de julho de 2015.


O Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) prorrogou as inscrições para o teste TOEFL ITP até o dia 31 de julho de 2015. 


É importante observar que a realização do teste TOEFL ITP é imprescindível, pois o escore do TOEFL é o primeiro critério de nivelamento para se inscrever para as aulas presenciais. Além disso, o TOEFL tem as seguintes vantagens: (1) É gratuito; (2) Conta como horas de AACC em alguns departamentos; e (3) Pode ser utilizado como teste de proficiência para as pós-graduações da UFRN. 


Podem se inscrever alunos e servidores (docentes e técnicos administrativos) e candidatos a editais do Programa Ciência sem Fronteiras que aceitem pontuação TOEFL ITP para comprovar proficiência. 


Inscrições através do Portal isf.mec.gov.br.


 


Informações no NucLi (Núcleo de Línguas – IsF), localizado no Setor 2, Bloco I, 3º andar, Sala 18.


Tel.: (84)3342-2244 


Email: isf.ufrn@gamil.com


SIPAC se adequa às novas normas do Governo Federal

A Superintendência de Informática da UFRN, por decreto interministerial, passa por mudanças na operacionalização do Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC). A partir de agora, o sistema está diretamente ligado ao Protocolo Integrado, ferramenta do Governo Federal que trabalha como uma base de dados armazenando informações sobre documentos, avulsos ou processos em tramitação.


A mudança atende a portaria criada em 30 de dezembro de 2014 e não irá interferir nas funcionalidades do SIPAC, que continuará sendo acessado normalmente. Essa iniciativa oferta mais um canal para consultas, além de serviços como o envio de informes sobre a movimentação da documentação via correio eletrônico (e-mail).


A única diferença é mesmo a associação do SIPAC ao Protocolo Integrado, como explicado na própria portaria de número 2.320:


Art. 1º Fica instituído o Sistema Protocolo Integrado, no âmbito dos órgãos e entidades da Administração Pública Federal, com o objetivo de disponibilizar para a sociedade a consulta de informações sobre a tramitação de documentos, avulsos ou processos.


Parágrafo único. O Sistema Protocolo Integrado não substituirá os sistemas de protocolo utilizados pelos órgãos e entidades da Administração Pública Federal, cabendo aos sistemas existentes interoperar com o Sistema Protocolo Integrado.


A parceria entre as instituições e o Governo trará alguns benefícios para a sociedade como a oferta de uma visão integrada do trâmite dos documentos e processos com maior transparência e facilidade de acesso (computador ou celular); redução do tempo de atendimento e dos deslocamentos para o acompanhamento de processos e documentos; informar o cidadão sobre a movimentação do seu processo ou documento por e-mail através de mensagem automática por movimentação.


Já para os Órgãos e Entidades da Administração Pública Federal, estão entre os benefícios a oferta de serviço útil à sociedade, disponibilizando consulta integrada de protocolos do Governo Federal e recebimento de informes de tramitação via e-mail; promoção da transparência ativa, garantindo aos cidadãos o direito de acesso à informação conforme determina a Lei n° 12.527/2011; simplificação do atendimento ao cidadão, de acordo com o Decreto nº 6.932/2009, possibilitando a ampliação dos serviços eletrônicos prestados pelos órgãos; redução dos custos por meio da redução da demanda de atendimento presencial; promoção da padronização das informações; e possibilidade de consultas gerenciais sobre processos e documentos.


Uma outra portaria promulga alterações no Número Único de Protocolo (NUP), codificação sistemática para identificação de processos de documentos. A portaria nº 2.321, também publicada em 30 de dezembro de 2014, promove a alteração do NUP de 17 para 21 dígitos. Os acréscimos serão de dois dígitos nos grupos numéricos referentes ao código de identificação da unidade administrativa e ao registro sequencial dos documentos, avulsos ou processos.


Atualmente, o NUP é composto por quatro grupos de numerais dispostos da seguinte forma:


 


(Código da Unidade).(Número de Registro)/(Ano)-(Dígito Verificador)


 


 Código de Identificação da Unidade Administrativa – 5 dígitos


Número de Registro do documento, avulso ou processo – 6 dígitos


Ano de Atribuição do NUP – 4 dígitos


Dígito Verificador – 2 dígitos


 


Exemplo: 23077.000001/2015-40 (17 dígitos)


 


Com a portaria em vigor, o Código de Identificação da Unidade Administrativa e o Número de Registro do Documento receberão mais dois dígitos, alocados à esquerda.


 


Exemplo: 0023077.00000001/2015-40 (21 dígitos)

SIPAC se adequa às novas normas do Governo Federal - Atualizado em 28-05.pdf

Solicitação para utilização do SIGEleição.

A Superintendência de Informática informa que os pedidos para utilização do sistema SIGEleição devem ser realizados com antecendência mínima de 72 horas úteis antes do início da consulta. Esse prazo é o prazo mínimo para encaminhamento do formulário de eleição que deve ser submetido através de chamado junto a nossa equipe. Informamos também que esse prazo estabelecido é o prazo limite, inclusive sugerimos (caso haja possibilidade) que esse contato/encaminhamento seja antecipado. Essa inclusive é uma necessidade para eleições de grande porte.


O formulário em novo "layout"/formato segue anexo.


Apenas solicitações nesse novo formulário serão aceitas.


A SINFO pede também que todas as informações obrigatórias sejam preenchidas de forma clara.


Solicitações que não respeitem as regras aqui estabelecidas não serão atendidas.


Superintendência de Informática - suporte@info.ufrn.br /(84)3215-3148

Formulário para utilização do sistema SIGELEIÇÃO.

Análise Ergonômica do Trabalho Docente: uma investigação sobre o estresse ocupacional

Estão abertas até o dia 15 de agosto de 2014 as inscrições para o preenchimento de 01 de bolsista para participar do projeto de pesquisa e extensão intitulado “Análise Ergonômica do Trabalho Docente: uma investigação sobre o estresse ocupacional”.

O público alvo são os alunos dos cursos de graduação em Psicologia, Engenharia de Produção, Pedagogia e áreas afins. exige-se disponibilidade para realização de trabalho de campo (fora da UFRN), dedicação de 20 h semanais e compromisso para participar do projeto até março de 2015.

Os interessados devem procurar:
· Prof. Ricardo José Matos de Carvalho – (84) 9612-8180; rijmatos@gmail.com
· Izanete M. Costa (Mestranda em Engenharia de Produção) – (84) 9990-6540; izanete@ymail.com

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