Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 14 de Fevereiro de 2016


Notícias e Comunicados

Departamento de Educação Física abre vaga para bolsista 12/02/2016

O Centro de Desenvolvimento de Pesquisas em Políticas de Esporte e de Lazer do Rio Grande do Norte informa à comunidade acadêmica que está aberto processo seletivo para bolsistas na categoria de bolsa de Iniciação à pesquisa-extensão.

Os requisitos para participar do processo seletivo são:

          * Estar Vinculado formalmente à Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN;
          * Estar vinculado formalmente junto ao Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq a um dos Grupos de pesquisa que compõem                   Centro de Desenvolvimento de Pesquisas em Políticas de Esporte e de Lazer do Rio Grande do Norte.

Para se inscrever no processo seletivo, enviar email para redecedesrn@gmail.com, durante o período de 15/02/2016 até as 23:59min do dia 18/02/2016, com os seguintes documentos:

Ficha de inscrição (Anexo I do edital) devidamente preenchida;

          * Comprovante de vínculo com um dos Grupos de pesquisa que compõem Centro de Desenvolvimento de Pesquisas em Políticas de             Esporte e de Lazer do Rio Grande do Norte, explicitados no item 1.2 do edital, emitido a partir da plataforma do Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.
          * Cópia do currículo lattes do proponente.
          * Carta de intenção em que apresente seu interesse e compromisso com as ações do Centro de Desenvolvimento de Pesquisas em             Políticas de Esporte e de Lazer do Rio Grande do Norte, cujas informações prévias estão descritas no Anexo III do edital.

O Processo Seletivo será regido pelo edital anexado abaixo.
Informações: redecedesrn@gmail.com ou 988036882"

Edital 002.2016 - Bolsistas REDE CEDES-RN (pós contribuição dos professores).pdf

IMD lança serviço de nuvem computacional 12/02/2016

O Setor de Infraestrutura de Tecnologia da Informação (TI)I do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) anuncia o lançamento do IMDCloud, um serviço de nuvem computacional de código-aberto implantado no datacenter do Centro Integrado de Vocação Tecnológica do IMD.

Segundo o professor Wellington Souza, esta nova ferramenta representa um marco no empoderamento tecnológico de nossos usuários, que poderão utilizar os recursos computacionais do datacenter do IMD nas atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação.

Através de uma plataforma web amigável e intuitiva, os usuários terão autonomia e flexibilidade para criar e administrar seus servidores virtuais. Estes últimos serão executados em um ambiente computacional de alta disponibilidade, garantindo assim a integridade, acessibilidade e segurança dos dados e serviços hospedados. Futuramente, outras funcionalidades serão agregadas ao serviço.

A ferramenta já está disponível para todos os docentes do IMD, através do endereço: https://nuvem.imd.ufrn.br. As empresas incubadas vinculadas ao Instituto também poderão usufruir da plataforma, bastando solicitar o cadastramento na secretaria do INOVA Metrópole. Para uma segunda etapa do projeto, o serviço também será disponibilizado para empresas de TI de todo o RN.

RU da UFRN lança novo site e página no Facebook 11/02/2016

Os acadêmicos da UFRN ganham, a partir de agora, novos espaços virtuais para se conectar ao Restaurante Universitário (RU). O site, que funcionará em conjunto com uma página no Facebook, traz informações como cardápio diário e horário de funcionamento e ainda coloca o internauta em contato direto com a coordenação do Restaurante.

O projeto gráfico e o conteúdo do novo site foram desenvolvidos por colaboradores da Secretaria de Educação a Distância da UFRN (SEDIS), em parceria com a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PROAE), Superintendência de Informática (SINFO/ UFRN) e direção do RU. Um dos destaques desse projeto é a concepção visual e gráfica. A equipe de artes da SEDIS criou personagens virtuais baseados no respeito à diversidade de pessoas que circulam pelo Campus Central.

Já a fanpage possui uma linguagem descontraída para se dirigir ao público, com o objetivo de fazer com que o aluno se sinta parte da gestão do restaurante. Na página, o visitante poderá conferir o cardápio do dia, horário de funcionamento, dicas de saúde e nutrição e receitas, além de participar curtindo, comentando, compartilhando publicações e enviando mensagens.

Ao acessar o novo site e a página no Facebook, estudantes, professores e servidores da UFRN podem ajudar na melhoria dos serviços prestados e estar sempre antenados com as novidades preparadas pela equipe do RU. Acesse http://www.ru.ufrn.br/ e https://www.facebook.com/ufrnru.

Outras informações:
Comunicação SEDIS/UFRN (midias.sedis@sedis.ufrn.br)

Abertas inscrições para o teste TOEFL ITP 11/02/2016

A Coordenação do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) informa que já estão disponíveis as inscrições para o exame TOEFL ITP gratuito para alunos e servidores, inclusive com novas versões para quem já realizou o teste antes.

As inscrições, que devem ser efetuadas através do portal http://isfaluno.mec.gov.br/, se encerram sempre 3 dias antes de cada data ofertada e estão disponíveis para o campus central em Natal e para os campi de Macaíba, Santa Cruz, Currais Novos e Caicó. Podem se inscrever alunos e servidores docentes e técnicos administrativos.

A realização do TOEFL ITP é importante, pois o seu escore é o primeiro critério de nivelamento para se inscrever para as aulas presenciais do Programa Inglês sem Fronteiras. Além disso, o TOEFL tem outras vantagens: (1) é gratuito; (2) conta como horas de AACC em alguns departamentos; e (3) pode ser utilizado como teste de proficiência para as pós-graduações da UFRN.

Mais informações:
Núcleo de Línguas – IsF Setor 2, Bloco I, Sala 18
Tel.: (84)3342-2244 ou (84)9480-6848
E-mail: isf.ufrn@gmail.com

Cine Empreender é na Inova Metrópole 05/02/2016

Participem!
Tema: Receita de sucesso com Miguel Krigsner  - O Boticário.
( Cine gravado) Day  1 - Endeavor).

Inscrições: http://goo.gl/P6cPQ5.


Cartaz Cine Empreender

Grupo de ópera Canto Dell'Arte da UFRN – Audição Para Novos Cantores 02/02/2016

O Grupo de Ópera Canto Dell’Arte é um projeto de extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte que tem dentre seus objetivos a formação de cantores, tanto da academia quanto da comunidade externa, através de aulas de canto e técnica vocal, a fim de cantar no coro, executando peças majoritariamente operísticas e algumas sacras. Os cantores com melhor desempenho vocal podem ganhar papeis de destaque como solistas.

Nesta perspectiva, para a contínua melhoria do grupo, faz-se necessário a criação de uma audição para selecionar novos cantores que serão trabalhados, individualmente, a fim de alcançar os projetos e objetivos esperados.

A inscrição será online, através do link: https://docs.google.com/forms/d/1uDxrXoYVjSFg6Xy2ZroTBzz9zLbUyOrExzkge2ZnIQE/viewform?c=0&w=1

Os testes serão realizados no dia 18 de fevereiro, às 19h, na sala C do prédio anexo do DEART. Para alguma dúvida, entrar em contato com dellart.sec@gmail.com.

PROAE divulga horário de atendimento aos dicentes 02/02/2016

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis informa que os discentes interessados nos atendimentos social (bolsas) e em saúde (consultas e exames laboratoriais, psicologia, psiquiatria) podem procurar à CAPAP (Serviço Social) e CASE (Assistência Médica e Psicológica) na Central de Atenção ao Discente (CADIS), prédio situado entre o Centro de Convivência e o Setor de Aulas III (antigo Relógio do Sol).

Os interessados devem preencher ou atualizar o cadastro único 2016.1 para fins de encaminhamentos aos serviços disponíveis. Horário de Funcionamento: Das 8h00 às 17h30 de Segunda à Sexta-feira.

Combate ao Aedes aegypti na UFRN 28/01/2016

O Brasil e o mundo estão diante do desafio do enfrentamento do Aedes aegypti, principalmente agora quando as consequências da ação desse mosquito se soma a Zika (doença causada pelo Zika vírus) que vem sendo associada à incidência de microcefalia.


Até o momento a forma mais eficiente de controlar as consequências do Aedes aegypti é por meio da eliminação dos focos da sua reprodução e essa é uma medida que deve ser profundamente inserida na cultura de toda a sociedade brasileira. Nesse ano, o Governo Brasileiro iniciará uma série de medidas de curto, médio e longo prazo para contribuir com esse processo tão fundamental para o futuro do Brasil e, nessa direção, a Presidenta Dilma Roussef determinou que já no dia 29 de janeiro (próxima sexta-feira) as dependências físicas da Administração Pública Federal em todo Brasil passem por uma varredura que busque eliminar todos os possíveis focos do Aedes aegypti (reservatórios, caixas d’água, galões, tonéis, vasos de plantas, pneus etc.). Essa medida, além do seu resultado direto na redução da proliferação do mosquito tem por objetivo ser exemplo para toda a sociedade brasileira.


As ações específicas na UFRN estão sendo discutidas neste momento e serão anunciadas até o final do dia de hoje.


O envolvimento de todos nesse processo é fundamental para o sucesso da nossa ação. No intuito de estimular o protagonismo dos estudantes recomendamos adicionalmente o registro, pela comunidade acadêmica, das ações desenvolvidas no dia 29 de janeiro, inclusive com fotos e vídeos, para compor uma coletânea a ser divulgada no portal da campanha do Ministério da Educação.

Pós-graduação em Bioinformática está com Inscrições Abertas para Mestrado e Doutorado 21/01/2016

O Programa de Pós-Graduação em Bioinformática (BIOINFO) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) está com inscrições abertas até 20 de fevereiro. Serão ofertadas 14 vagas para mestrado e 10 vagas para doutorado.

Para se inscrever, o candidato deve ser portador de diploma de curso de nível superior reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e preencher o formulário de inscrição on-line disponível no site do programa: www.posgraduacao.ufrn.br/bioinfo.

O processo seletivo de mestrado consiste em uma prova escrita sobre conhecimentos específicos, a defesa do pré-projeto e a avaliação do curriculum vitae do candidato. A prova está prevista para ser aplicada das 8h às 12h, no dia 1º de março, no Instituto Metrópole Digital (IMD). A defesa do pré-projeto deve ocorre nos dias 3 e 4 de março, também no IMD.

Já a seleção de doutorado terá duas etapas compostas pela defesa do pré-projeto de pesquisa e pela análise do curriculum vitae. A primeira fase acontece nos dia 3 e 4 de março, no Metrópole Digital.

Confira o edital de seleção no link a seguir: https://sigaa.ufrn.br/sigaa/public/programa/processo_seletivo.jsf?lc=pt_BR&id=9814.

Programa

O Programa de Pós-Graduação em Bioinformática é coordenado pelo professor do Instituto do Cérebro (ICe), Sandro José de Souza, e tem o objetivo de oferecer aos alunos instrumentos necessários tanto para a execução dos projetos bem como para a inserção no mercado de trabalho relacionado à área.

As linhas de pesquisa da pós-graduação são Genômica; Biologia de sistemas; e Desenvolvimento de produtos e processos. As atividades acontecerão no Instituto Metrópole Digital (IMD) e contarão com 19 professores e três colaboradores, sendo quatro do ICe, três da Bioquímica, três de Genética, dois do IMD, dois da Biofísica, um da Farmácia, um do Departamento de Engenharia de Computação e Automação e um da Engenharia Elétrica.

PROAE DIVULGA EDITAL DAS BOLSAS DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL 2016.1 PARA O CERES/Caicó e Currais Novos 08/01/2016

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, através da Coordenadoria de Apoio Pedagógico e Ações de Permanência, torna público o Edital para os Porgramas de Bolsa Residência, Bolsa Alimentação e Auxílio Transporte, para os Campi do CERES/ Caicó e Currais Novos.


Att,


CAPAP/PROAE

EDITAIS CERES

PROAE PUBLICA EDITAIS RETIFICADOS DOS PROGRAMAS DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL PARA 2016.1 07/01/2016

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, através da Coordenadoria de Apoio Pedagógico e Ações de Permanência, publica RETIFICAÇÃO dos Editais para os Programas de Bolsa Residência e Alimentação (para Natal,Macaíba e FACISA), Auxílio Transporte (para Macaíba e FACISA) e Auxílios Creche, Óculos e Atleta (para Natal, Macaíba, FACISA  e CERES).


Att,


CAPAP/PROAE

EDITAIS RETIFICADOS

PROAE DIVULGA EDITAIS DOS PROGRAMAS DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL PARA 2016.1 04/01/2016

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, através da Coordenadoria de Apoio Pedagógico e Ações de Permanência, torna público os Editais para os Programas de Bolsa Residência e Alimentação (para Natal,Macaíba e FACISA), Auxílio Transporte (para Macaíba e FACISA) e Auxílios Creche, Óculos e Atleta (para Natal, Macaíba, FACISA  e CERES).


Att,


CAPAP/PROAE

EDITAIS 2016.1

PROCESSO SELETIVO DO INSTITUTO ÁGORA - 2016.1 22/12/2015

Atenção!!!!!!

EDITAL PARA INSCRIÇÃO NOS CURSOS DO INSTITUTO ÁGORA - 2016.1

Novidades para este ano:
Novos cursos: Libras e Hebraico.
Aberto para a comunidade: Libras, Hebraico e todos os cursos de Conversação.

Inscrevam-se!!!!!!!!

EDITAL - INSTITUTO ÁGORA 2016.1

Solicitação para utilização do SIGEleição. 25/05/2015

A Superintendência de Informática informa que os pedidos para utilização do sistema SIGEleição devem ser realizados com antecendência mínima de 72 horas úteis antes do início da consulta. Esse prazo é o prazo mínimo para encaminhamento do formulário de eleição que deve ser submetido através de chamado junto a nossa equipe. Informamos também que esse prazo estabelecido é o prazo limite, inclusive sugerimos (caso haja possibilidade) que esse contato/encaminhamento seja antecipado. Essa inclusive é uma necessidade para eleições de grande porte.


O formulário em novo "layout"/formato segue anexo.


Apenas solicitações nesse novo formulário serão aceitas.


A SINFO pede também que todas as informações obrigatórias sejam preenchidas de forma clara.


Solicitações que não respeitem as regras aqui estabelecidas não serão atendidas.


Superintendência de Informática - suporte@info.ufrn.br /(84)3215-3148

Formulário para utilização do sistema SIGELEIÇÃO.

SIGAA | Superintendência de Informática - (84) 3215-3148 | Copyright © 2006-2016 - UFRN - sistemas9b.info.ufrn.br.sistemas9bi2 v 3.22.9