FACISA

FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DO TRAIRI - FACISA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE


    Últimas Notícias

19/02/2016 PROVA ESCRITA DIA 04/03/2016 - 13:00 - FACISA
02/12/2014 Coordenação do Curso de Fisioterapia divulga os Anais da I Semana de Formação ...
02/12/2014 Projeto da Facisa é premiado na I Conferência Tocantina do Meio Ambiente
18/09/2012 Consulta sobre mudança de nome/sigla da FACISA é encerrada com vitória da ...
18/09/2012 Lei Municipal nº 634/2012 é promulgada e viabiliza projeto de Largo ...

Apresentação do Departamento

HISTÓRICO

 

O que hoje se apresenta como projeto de expansão do ensino de saúde, se deu pela proximidade da UFRN com a Região do Trairi, e mais especificamente, com o município de Santa Cruz. Esta relação data de 02 de agosto de 1966 quando foi criado o Centro Rural Universitário de Treinamento e Ação Comunitária – CRUTAC, cujo objetivo era interiorizar a UFRN através de Treinamento e Extensão Universitária, na forma de prestação de serviços à comunidade do interior do estado.

Instalado no município de Santa Cruz como projeto piloto, através da Resolução No. 57/65–U do CONSUNI, o CRUTAC oportunizou a realização de experiências na atenção social à população rural efetivando a orientação extensionista da UFRN e a prática multiprofissional no processo de trabalho em saúde.

O CRUTAC alcançou tamanha relevância social, que passou a ser referência nacional no campo da Extensão Universitária e da Ação Comunitária no âmbito da universidade brasileira. Esta experiência foi pioneira em todo o Brasil e, difundiu-se nas diversas regiões do país por cerca de 39 universidades.

Na UFRN ele permaneceu recebendo estudantes em estágio de final de curso, para prepará-los com conhecimentos e vivências na área rural, adequadas às necessidades locais, e com consciência crítica sobre os problemas que atingiam 1/6 dos municípios do Rio Grande do Norte (RN).

Neste cenário de formação universitária o Hospital Universitário Ana Bezerra – HUAB, inaugurado em 04 de fevereiro 1952, vem assegurando ao ensino em saúde mais um campo de estágio para os acadêmicos da UFRN, dentro de uma perspectiva diferenciada do que ocorre na capital do Estado, tendo em vista a natureza do ensino sob a forma de internato, bem como a experimentação de práticas coletivas e multidisciplinares.

Recebendo acadêmicos tanto na condição de estagiários de graduação, quanto de residência médica. Esses estágios estão voltados para os serviços ambulatoriais, urgências e internações. Além de cursos de pós-graduação lato senso, como é o caso da especialização em Enfermagem Obstétrica e Psicologia Hospitalar.

O HUAB conquistou junto aos Ministérios da Educação e da Saúde o seu credenciamento como hospital de ensino, conforme a Portaria Interministerial Nº. 2.378, de 26 de outubro de 2004. Atualmente representa uma importante referência para o Sistema Único de Saúde - SUS na região e mantém seu papel na assistência à saúde do município de Santa Cruz e cidades vizinhas.

 

APRESENTAÇÃO

 

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) tem demonstrado nos últimos anos uma expansão nas suas ações de Ensino (graduação e pós-graduação), Pesquisa e Extensão. Revela-se, dessa forma, uma instituição com crescente prestígio científico e grande reconhecimento perante a sociedade.

Coincidindo com esse excelente momento, o governo federal lançou um grande programa de reestruturação e expansão das instituições de ensino superior (REUNI) o qual foi prontamente incorporado pela UFRN e que vem proporcionando grandes melhorias na qualidade de suas atividades acadêmicas.

Dentro dos objetivos deste programa está inclusa a meta de expansão da UFRN, e é nesse contexto que nasce a Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA/UFRN), a qual é imprescindível a regionalização do ensino universitário e que contempla, em sua lógica de organização, o planejamento integrado na identificação de prioridades de intervenção, e na estruturação da rede de serviços de saúde. Não devendo, contudo, restringir-se apenas à esfera municipal, de modo que se possa ampliar o acesso dos cidadãos a todo o tipo de ações e serviços necessários ao enfrentamento dos seus problemas de saúde, através da integração em rede de referência e contra-referência, otimizando seus recursos. Além de pautar como prioridade de consolidação a estruturação de um pólo de pesquisa na área da saúde, bem como ações de extensão sólidas e facilmente palpáveis pela comunidade em geral.

A FACISA oferta os cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição, e atende uma demanda de jovens em idade de acesso à Universidade numa região representada por 11 municípios.

 

DIREÇÃO GERAL


 

OBJETIVOS


A FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DO TRAIRI (FACISA/UFRN) tem como objetivo geral desenvolver o ensino, a pesquisa e a extensão na Área da Saúde mediante a oferta dos cursos de Graduação em Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição.

A FACISA apresenta como objetivos específicos:

  • 1. Consolidar a inserção da UFRN na região do Trairi/RN;
  • 2. Oferecer ensino de excelência para a formação de profissionais aptos a atuar nas diferentes áreas de formação;
  • 3. Permitir, através do ensino, pesquisa e extensão, o desenvolvimento de novas tecnologias em saúde das áreas de formação;
  • 4. Desenvolver pesquisas voltadas a solução de problemas de saúde relacionados à população;
  • 5. Desenvolver atividades de extensão nas diferentes áreas de formação, contribuindo para melhoria da saúde da população;
  • 6. Criar fórum de discussão permanente sobre os problemas que envolvem o processo ensinar/aprender, com a participação de representantes do ensino e serviços;
  • 7. Criar espaços de oferta de serviços, nas áreas de conhecimento da Enfermagem, Fisioterapia e da Nutrição, à população;
  • 8. Promover e participar de eventos que envolvam os segmentos sociais da região;
  • 9. Promover a assistência ao estudante, através da oferta de residência universitária e alimentação;
  • 10. Contribuir para o desenvolvimento regional através da inserção dos jovens ao ensino de nível superior;
  • 11. Contribuir para a formação de uma consciência ecológica, visando à preservação dos recursos naturais, dentro de uma proposta de desenvolvimento em bases sustentáveis.

 

Chefia do Departamento:
Não informado
Telefone(s):
Não informado
Endereço Alternativo:
http://www.facisa.ufrn.br

<< voltar

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao v4.12.17