DBEZ/CB

DEPARTAMENTO DE BOTÂNICA E ZOOLOGIA

CENTRO DE BIOCIÊNCIAS


    Últimas Notícias

Nenhum conteúdo disponível até o momento

Apresentação do Departamento

O DBEZ atua nas áreas de ensino, pesquisa e extensão em Botânica e Zoologia. Contribui para o conhecimento da história de vida e auto-ecologia das espécies, explicando aspectos biológicos como longevidade, sobrevivência, produtividade, comportamento, morfologia e adaptações ao ambiente, propondo padrões evolutivos. Desenvolve atividades relacionadas à compreensão acerca da abundância e da riqueza da biodiversidade local, regional e nacional. Também procura investigar os fatores ambientais que afetam a biodiversidade, de forma a explicar padrões de distribuição das espécies. Atua na descrição de novos táxons, contribuindo diretamente para que o país vença o enorme desconhecimento taxonômico que existe atualmente. Propõe e discute hipóteses evolutivas de novas espécies e grupos taxonômicos, sugerindo fatores históricos responsáveis por origens e extinções, e como estes fatores podem estar atuando hoje em função dos impactos causados pelo homem. O DBEZ também atua no campo da pesquisa aplicada nas áreas de melhoria de cultivares, cultura de tecidos e na área de biodiesel, como também na área de pesquisa em Ensino de Ciências e Biologia. Os conhecimentos produzidos pelo Departamento são devolvidos para a sociedade por meio da Educação Científica e Ambiental.

Uma vertente importante para atuação em pesquisa e extensão no DBEZ são as coleções biológicas como herbários e coleções zoológicas. Estas unidades compõem a linha basal do instrumental biológico para a atuação em ensino e pesquisa nos campos da biogeografia, taxonomia, filogenia, filogeografia, anatomia comparada, história de vida e evolução dos grupos estudados. Sendo assim, destacamos que a atuação do DBEZ é pautada pela consolidação e ampliação das coleções biológicas da UFRN. 

Chefia do Departamento:
MAURO PICHORIM
ALICE DE MORAES CALVENTE
Telefone(s):
3215.3440,3215.3684
Endereço Alternativo:
Não informado

<< voltar

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao v4.12.18