EDU/CERES

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - CERES

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO SERIDÓ


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Apresentação do Departamento

 O Departamento de Educação - DEDUC, do Centro de Ensino Superior do Seridó-CERES, instituído pela Resolução de nº 005/2008-CONSUNI, de 29 de agosto de 2008, é responsável pelas atividades de ensino, pesquisa e extensão, ligadas ao Curso de Pedagogia, bem como, aquelas atividades que envolvem os demais cursos do Centro, particularmente no que diz respeito à oferta de disciplinas pedagógicas e/ou específicas, relativas às licenciaturas. Desde a criação do DEDUC milhares de alunos receberam uma formação humana e de qualidade. Nosso corpo docente conta com pesquisadores que se precupam em estar constantemente em processo de formação e apredizagem. E isso é refletido nas pesquisas realizadas que englobam diversas áreas do conhecimento. Conheça mais as nossas linhas de pesquisa!

 GRUPOS DE PESQUISA DO DEDUC.

Linhas de Pesquisa

Educação Especial e Inclusiva 

Estudos e pesquisas sobre a modalidade de educação especial na perspectiva da educação inclusiva: políticas, práticas pedagógicas e formação docente, sob o enfoque da teoria histórico-cultural.

Educação Integral

Esta linha de pesquisa tem por objetivo investigar a implantação da Educação Integral no Brasil e em sua especificidade, no Estado do Rio Grande do Norte,

Escola, Ensino e Práticas Educativas

Estuda, a partir de diferentes referenciais teóricos/metodológicos, os saberes e as práticas construídos no cotidiano escolar da educação infantil ao ensino superior investigando os processos educativos em diferentes áreas do saber e sua relação com a organização formal do conhecimento escolar reconhecidas em manuais escolares.


Estudos Étnico-Raciais, Educomunicação e Currículo

Pesquisa as relações étnico-raciais, práticas de exclusão racistas, processos colonizatórios subjacentes ao currículo escolarizado e expressos em xingamentos, imagens subliminares presentes nos textos de livros didáticos, e na mídia em geral. Referencia-se nas teorias pós-coloniais, nas políticas de ações afirmativas. Inicia-se estudos voltados aos saberes marginalizados dos povos tradicionais quilombolas e no feminismo negro. .

 

Linhas de Pesquisa

Aprendizagem colaborativa na educação de surdos

Estudos sobre: ensino e aprendizagem da Libras como língua materna e adicional; multiletramentos na educação de surdos; ensino de língua portuguesa como língua adicional para surdos, e Libras para ouvintes, através da aprendizagem colaborativa; Escritas e literatura surda como ferramentas sociais para a aprendizagem.

Inclusão Escolar e Criatividade na Perspectiva da Teoria da Subjetividade

Estudo dos processos de inclusão escolar, envolvendo aspectos subjetivos, práticas pedagógicas, formação docente e criatividade a partir da Teoria da Subjetividade. Análise das inter-relações entre subjetividade, criatividade e inclusão escolar.

Neuroeducação e processos de ensino e aprendizagem

Pesquisar acerca dos processos de ensino e aprendizagem ancorados nos conhecimentos da neuroeducação, sobretudo da educação cognitiva e da estimulação dos processos mentais superiores, como otimizadores de mais complexas e melhores formas de aprendizagem, tendo a afetividade como alicerce motivacional.

 

Chefia do Departamento:
RONNY DIOGENES DE MENEZES
ETIENNE LAUTENSCHLAGER
Telefone(s):
Não informado
Endereço Alternativo:
Não informado

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