O Departamento de Educação - DEDUC, do Centro de Ensino Superior do Seridó-CERES, instituído pela Resolução de nº 005/2008-CONSUNI, de 29 de agosto de 2008, é responsável pelas atividades de ensino, pesquisa e extensão, ligadas ao Curso de Pedagogia, bem como, aquelas atividades que envolvem os demais cursos do Centro, particularmente no que diz respeito à oferta de disciplinas pedagógicas e/ou específicas, relativas às licenciaturas. Desde a criação do DEDUC milhares de alunos receberam uma formação humana e de qualidade. Nosso corpo docente conta com pesquisadores que se preocupam em estar constantemente em processo de formação e aprendizagem. E isso é refletido nas pesquisas realizadas que englobam diversas áreas do conhecimento. Conheça mais as nossas linhas de pesquisa!
GRUPOS DE PESQUISA DO DEDUC.
Educação Especial e Inclusiva
Estudos e pesquisas sobre a modalidade de educação especial na perspectiva da educação inclusiva: políticas, práticas pedagógicas e formação docente, sob o enfoque da teoria histórico-cultural.
Educação Integral.
Esta linha de pesquisa tem por objetivo investigar a implantação da Educação Integral no Brasil e em sua especificidade, no Estado do Rio Grande do Norte,
Escola, Ensino e Práticas Educativas.
Estuda, a partir de diferentes referenciais teóricos/metodológicos, os saberes e as práticas construídos no cotidiano escolar da educação infantil ao ensino superior investigando os processos educativos em diferentes áreas do saber e sua relação com a organização formal do conhecimento escolar reconhecidas em manuais escolares.
Estudos Étnico-Raciais, Educomunicação e Currículo.
Pesquisa as relações étnico-raciais, práticas de exclusão racistas, processos colonizatórios subjacentes ao currículo escolarizado e expressos em xingamentos, imagens subliminares presentes nos textos de livros didáticos, e na mídia em geral. Referencia-se nas teorias pós-coloniais, nas políticas de ações afirmativas. Inicia-se estudos voltados aos saberes marginalizados dos povos tradicionais quilombolas e no feminismo negro. .
Linhas de Pesquisa
Aprendizagem colaborativa na educação de surdos.
Estudos sobre: ensino e aprendizagem da Libras como língua materna e adicional; multiletramentos na educação de surdos; ensino de língua portuguesa como língua adicional para surdos, e Libras para ouvintes, através da aprendizagem colaborativa; Escritas e literatura surda como ferramentas sociais para a aprendizagem.
Inclusão Escolar e Criatividade na Perspectiva da Teoria da Subjetividade.
Estudo dos processos de inclusão escolar, envolvendo aspectos subjetivos, práticas pedagógicas, formação docente e criatividade a partir da Teoria da Subjetividade. Análise das inter-relações entre subjetividade, criatividade e inclusão escolar.
Neuroeducação e processos de ensino e aprendizagem.
Pesquisar acerca dos processos de ensino e aprendizagem ancorados nos conhecimentos da neuroeducação, sobretudo da educação cognitiva e da estimulação dos processos mentais superiores, como otimizadores de mais complexas e melhores formas de aprendizagem, tendo a afetividade como alicerce motivacional.
Linhas de Pesquisa
Educação Matemática: Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores.
Realizar pesquisas aplicadas ao Ensino da Matemática, suas tecnologias, aprendizagens e relação com a formação de professores
Ensino Desenvolvimental nas Ciências.
Realizar pesquisas aplicadas ao campo do Ensino das Ciências na perspectiva da Didática Desenvolvimental da Atividade
Linhas de Pesquisa
Texto, Discurso e Ensino.
Articula pesquisas que abordam questões de texto, de discurso e de ensino, em diferentes campos e em diversos contextos sócio-históricos de produção, circulação e recepção.
Linhas e Pesquisa
Ciências Cognitivas
Realiza estudos e pesquisas sobre a importância da promoção de discussões que permitam fomentar o trabalho colaborativo, criando pontes entre as ciências que estudam a mente e o cérebro e a educação matemática.
Educação Matemática: Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores
Realiza estudos e pesquisas sobre os conteúdos matemáticos e de suas aplicações bem como os processos de ensino e aprendizagem da Matemática em suas dimensões histórica, filosófica, política e social.
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