FACISA

FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DO TRAIRI - FACISA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Primeira turma de Enfermagem da FACISA realiza colação de grau.
14/12/2011 14:47

A primeira turma do Curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, colou grau na sexta-feira, 9/12, em solenidade realizada no teatro da cidade de Santa Cruz, com a participação de autoridades, alunos e familiares.

O formando William Bruno da Silva prestou o juramento protocolar. "Os primeiros frutos de um sonho, a esperança de uma realidade" foi o nome escolhido pelos concluintes para identificar a turma, que escolheu como madrinha a ex-diretora Jucimar França Vilar Lima, e para paraninfa, a professora Wanessa Cristina Tomaz dos Santos Barros.

A reitora Ângela Paiva Cruz, que presidiu a solenidade, fez uma saudação especial à cidade de Santa Cruz do Inharé, onde ela iniciou, nos anos 80, a sua trajetória de docente universitária. E parafraseando o nome da turma, afirmou que essa solenidade representa, de fato, a primeira colheita de frutos de um sonho.

Agradeceu à deputada federal Fátima Bezerra, "amiga do curso e do campus de Santa Cruz", e falou também do resultado de recente avaliação externa em que a UFRN tirou a nota máxima, 5, traduzindo a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão.

A oradora da turma e aluna laureada, Hercília Nara Confessor Ferreira, disse que estava concretizando um sonho, lembrando o movimento que culminou com a reativação do Campus de Santa Cruz. "Somos precursores dessa história. Tivemos muitos obstáculos, mas não desistimos".

As dificuldades, disse Hercília, são inerentes a uma primeira turma de graduação. "Nos fortalecemos e conseguimos melhores condições de ensino", afirmou a concluinte, para quem a Universidade entrega ao mercado enfermeiros apaixonados pela profissão. E enfermeiros que respeitam, "acima de tudo, os preceitos éticos".

A professora Wanessa Cristina Tomaz dos Santos Barros, paraninfa da turma, dirigiu-se aos presentes, em especial aos novos enfermeiros, afirmando que essa solenidade é a concretização de um sonho de 11 municípios da região do Trairi, que se manifestaram pela implantação do campus de Santa Cruz.

A solenidade de colação da grau da FACISA contou com as presenças do prefeito de Santa Cruz, José Péricles Farias da Rocha; do vereador Odon Oliveira de Souza Júnior (Currais Novos), representando a deputada Fátima Bezerra; da profa. Jucimar França, ex-diretora da FACISA; do atual diretor da FACISA, Prof. Dr. Ênio Walker Azevedo Cacho; da coordenadora do Curso de Enfermagem da FACISA, Maria Leonor Paiva da Silva; da diretora do Hospital Universitário Ana Bezerra, Maria Cláudia; da Secretária Municipal de Educação de Santa Cruz, Maria das Graças Gomes; além de professores e familiares dos concluintes.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao v4.12.18