IPP

INSTITUTO DE POLÍTICAS PÚBLICAS

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES

Notícias

Seminário: Atravessamentos e Considerações sobre o Racismo Institucional: Políticas Públicas e a Questão de Raça
19/11/2019 10:39


 

 

O Departamento de Políticas Públicas realiza no dia 3 de dezembro, das 18h30 às 21h, um seminário aberto a comunidade interna e externa da UFRN para conhecer o que é e como combater o Racismo Institucional. De acordo com o Programa de Combate ao Racismo Institucional de 2005, trata-se do “fracasso das instituições e organizações em prover um serviço profissional e adequado às pessoas em virtude de sua cor, cultura, origem racial ou étnica (...) [e que] coloca pessoas de grupos raciais ou étnicos discriminados em situação de desvantagem no acesso a benefícios gerados pelo Estado e por demais instituições e organizações”. Pensado como um momento de reflexão, conscientização e de adoção de novas práticas, o seminário contará com a fala de duas especialistas: Larissa Borges (atuou na Coordenação do Plano Juventude Viva/Secretaria-Geral da Presidência da República, programa que continha ações de combate ao Racismo Institucional) e Tricia Calmon (Coordenadora do Programa Corra pro Abraço/Secretaria de Justiça e Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado da Bahia, conselheira do Fundo Baobá para a Equidade Racial e membro do Comitê Interinstitucional de Monitoramento e Avaliação das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, presidido pelo Ministério Público do Estado da Bahia). As inscrições podem ser feitas no SIGAA. Nome do evento: “Atravessamentos e Considerações sobre o Racismo Institucional: Políticas Públicas e a Questão de Raça”.
 
Na ocasião, teremos também o lançamento do livro (às 18h30): Educação, Direitos Humanos e o Campo de Públicas. Ilzver de Matos Oliveira, Gabriela Maria Rebouças e Edgilson Tavares de Araújo (orgs). São Cristóvão, SE: Editora UFS, 2019 com apresentação: Profa Dra Lindijane de Souza Bento Almeida (Presidenta da Associação Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas – ANEPCP)

Realização e Apoio: Departamento de Políticas Públicas/UFRN, CCHLA/UFRN e Associação Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas (ANEPCP).


Equipe Organizadora:

Coordenação: Profa Sandra Gomes (DPP/UFRN)

Coordenação Adjunta: Jenair Alves da Silva (doutoranda Psicologia/UFRN)

Profa Lindijane de Almeida (DPP/UFRN e Presidenta da ANEPCP)

Profa Joana Moura (DPP/UFRN)

Aline Juliete de Abreu Feliciano (mestranda PPEUR/UFRN)

Karoline de Oliveira (mestranda PPEUU/UFRN)

Arte: Fabiano Jorge Soares

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao v4.12.18