11/11/2013 Carta de Esclarecimento
16/11/2013 20:22

Esta carta de esclarecimento foi redigida após a ocupação do DEART e antes do grupo ter apresentado uma pauta para negociações.

Natal, 11 de novembro de 2013.

O DEART é um departamento que vem crescendo a passos largos e representa uma porta, principalmente para o futuro dos alunos das áreas de artes e design. A diversidade que envolve os quatro cursos: Artes Visuais, Teatro, Dança e Design, nos coloca numa situação onde diversos espaços se esbarram e cada um precisa ter sua especificidade respeitada.

É sabida a série de demandas necessárias e que dependem das diversas instâncias da Universidade para que sejam conseguidas . Estas necessidades vêm sendo solicitadas através de memorandos, reuniões, discussões, negociações e todas as formas de diálogo possíveis, inclusive com a participação dos CAs como representações estudantis, empenhadas em auxiliar na celeridade dos processos, quase sempre muito morosos por conta da burocracia envolvida.

As ações de “artivismo”, feitas no DEART para que os alunos sejam ouvidos faz parecer que a administração não parou para ouvi-los, faz parecer que o fórum do DEART não aconteceu e que ninguém está interessado ou empenhado em resolver os problemas que aqui se encontram. Ficou ainda mais difícil de entender quando, depois da ocupação, nenhuma pauta de reivindicações foi apresentada, exceto pelo pedido de "retratação" da chefia (por ter recolhido os móveis tombados).

Em relação ao local ocupado por estudantes e denominado “Garden”, em nenhum momento nos foi comunicado que aquele espaço era reservado para eventos culturais ou destinado a pesquisas e experimentos artísticos conforme tem sido divulgado nos últimos dias. Mesmo as cadeiras, mesas e bancos, todos tinham o tombo (etiqueta de patrimônio) e estavam sob-responsabilidade do departamento, sem que ninguém nos tivesse solicitado sua utilização. O recolhimento das poltronas danificadas e dos móveis descartados já estava programado para em algum momento acontecer como forma de organizar os espaços externos.  Esta ação nos estava sendo cobrada pela administração superior. Lamento pelos demais objetos que foram juntamente recolhidos pela equipe de serviço e mais uma vez lembro que não nos foi informado que ali estariam expostos ou guardados trabalhos de arte.

Depois de nos ter sido comunicado qual era a finalidade da utilização daquele espaço,  e para mostrar que não sou opressor e muito menos que não quero resolver a situação, gostaria de me desculpar por ter autorizado o recolhimento daquele material.  Concordo com a volta do espaço, de uma forma ampliada, para que seja reconhecido como um espaço cultural, de convivência, com propostas de intervenções artísticas e culturais, com debates abertos e com ampla divulgação para que todos tomem conhecimento.

Precisamos identificar todos os que de alguma forma não se sintam representados neste departamento e procurar uma via onde possamos conviver em harmonia atendendo a todas as vozes. Asseguro que estamos empenhados em dirimir os conflitos e solucionar todos os problemas que aqui estão ocorrendo e para isso o melhor caminho é o diálogo.

Att.
Prof. Marcos Andruchak.
Chefe do Departamento de Artes da UFRN

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao v4.12.18