DCAC

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ATMOSFÉRICAS E CLIMÁTICAS

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA

Ciclo de Seminários: DCAC/PPGCC (16/10/2020)
14/10/2020 10:59

Convidamos aqueles que tiverem interesse no tema a participarem do evento de extensão Ciclo de Seminários, promovido pelo departamento de ciências atmosféricas e climáticas e pelo programa de pós-graduação em ciências climáticas,  que será transmitido às 15h do dia 16/10 no canal do CCET no Youtube (https://www.ccet.ufrn.br/). Seguem os dados da palestra:

Palestrante:
Nilton Évora do Rosário, UNIFESP

Título: Aerossóis atmosféricos na América do Sul: Uma perspectiva histórica do monitoramento, propriedades ópticas e efeitos climáticos

Resumo:
O papel no clima das partículas de aerossóis é indiscutivelmente reconhecido atualmente, e a sua representação nos modelos climáticos representa um dos principais desafios científicos na área das ciências atmosféricas, como vem sendo rotineiramente enfatizado nos relatórios do IPCC. Entretanto, é necessário reconhecer a significativa evolução no conhecimento do sistema global de aerossóis observada nas duas últimas décadas, e isso se deve primordialmente aos avanços no monitoramento dos aerossóis. Com o olhar voltado para a América do Sul, durante o seminário, analisaremos a linha de tempo de monitoramento dos aerossóis no continente, o que aprendemos e os desafios que ainda temos pela frente na perspectiva das suas propriedades e efeitos climáticos.

CV Palestrante:

•    Graduado em Meteorologia pela USP, é Mestre e Doutor em Meteorologia pela mesma instituição;
•    Desenvolveu parte das pesquisas do doutorado no Space and Atmospheric Physics Group (SPAT) do Imperial College London, Reino Unido e no INPE;
•    Foi pesquisador do Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica de Cabo Verde;
•    Foi Pesquisador-visitante na divisão de clima do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do INPE;
•    Trabalhou como pesquisador associado no INPE junto ao grupo responsável pela modelagem e previsão da qualidade do ar (GMAI);
•    Atualmente é Professor Adjunto II no Curso de Ciências Ambientais da Universidade Federal de São Paulo (Campus Diadema) na área de Ciências Atmosféricas, responsável pelas Unidades Curriculares de Climatologia e Poluição do ar;
•    Tem experiência na área de Geociências, com ênfase: nos processos atmosféricos associados ao balanço de energia dentro do sistema climático; na avaliação das perturbações climáticas regionais induzidas pelos efeitos radiativos da poluição; no sensoriamento remoto e modelagem dos efeitos radiativos da poluição.

Te esperamos lá!

Baixar arquivo

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao v4.12.18