DCAC

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ATMOSFÉRICAS E CLIMÁTICAS

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA

Ciclo de Seminários: DCAC/PPGCC (09/10/2020)
07/10/2020 08:50

Convidamos a comunidade universitária interessada a participar do evento de extensão Ciclo de Seminários que será transmitido às 15h do dia 09/10 no canal do CCET no Youtube (https://www.ccet.ufrn.br/). Seguem os dados da palestra:

Palestrante: Nico Caltabiano, Instituto Max Planck de Meteorologia, Hamburgo, Alemanha;

Título: Programas internacionais do clima e os impactos climáticos em centros urbanos (palestra em português)

Resumo:
 O IPCC (sigla em inglês para o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas) talvez seja o órgão mais conhecido quando falamos sobre clima. Porém, existe um número muito grande de organizações, programas e projetos que cobrem várias áreas de pesquisas relacionadas ao clima, incluindo cientistas das áreas de ciências naturais e sociais, mas também das áreas aplicadas de engenharia e planejamento urbano. Especificamente em áreas urbanas, estudos de mitigação, vulnerabilidade, impactos e adaptação são de grande importância atualmente. Uma das atividades que entraremos em mais detalhes são as relacionadas ao Laboratório Klimapolis, o qual está desenvolvendo um programa conjunto de pesquisa transdisciplinar que, por meio de diálogos constantes com diferentes grupos, alfabetização ambiental e aprendizagem social, contribuirá para o desenvolvimento de cidades ambientalmente resilientes no Brasil. O Laboratório tem um foco especial na relação entre o clima, a poluição da água e do ar, e a sociedade, e irá co-desenhar com autoridades municipais e outros atores urbanos, abordagens para o desenvolvimento de cidades sustentáveis e melhores estruturas de governança.

CV:
Possui graduação em Oceanologia pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), mestrado em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE),doutorado em Oceanografia pela Universidade de Southampton, Reino Unido.
Entre 2007-2009, foi Gerente Científico do Programa FAPESP de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais e da Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais (Rede CLIMA). Por mais de 10 anos, trabalhou para o projeto CLIVAR (Clima e Oceano), um dos principais projetos do Programa Mundial de Pesquisa Climática (WCRP), atuando como Gerente Científico, Vice-Diretor Executivo e Diretor Executivo Interino da Secretaria Internacional do CLIVAR, tanto em Southampton (Reino Unido) como em Qingdao (China).
Atualmente é Gerente de Projetos no Instituto Max Planck de Meteorologia em Hamburgo, Alemanha, coordenando o Laboratório Klimapolis e o projeto europeu AQ-Watch

Baixar arquivo

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao v4.12.15