EDU/CERES

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - CERES

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO SERIDÓ

Notícias

NOTA DE REPÚDIO DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DO CERES EM RELAÇÃO AO RETORNO DAS AULAS PRESENCIAIS DA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO DO RIO GRANDE DO NORTE.
22/07/2020 13:42

O Departamento de educação do Centro de Ensino Superior do Seridó da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – Deduc repudia a posição do adotada pela Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Norte em sinalizar o retorno presencial das aulas para o dia 17 de agosto de 2020.

Segundo o decreto n° 29.794 as atividades presenciais em escolas particulares e públicas poderão ter um retorno gradual a partir da segunda metade do próximo mês, ademais as escolas particulares já sinalizam que desejam retornar antes da data proposta pelo governo do RN.

Essa decisão sobre o retorno às aulas é planejada em um momento no qual o RN tem mais de 41.000 casos e 1.500 mortes, além disso a taxa de ocupação de leitos no estado está acima de 85%. Segundo estimativa de Eduardo Massad, professor da FGV, o país pode chegar a 17 mil mortes de crianças em idade escolar até o final da pandemia, caso haja agora o retorno às aulas.

Assim o retorno às aulas presenciais, nesse momento, põe em risco a saúde de milhares de alunos, professores e seus familiares.

O Deduc, acompanhando as discussões da área médica, considera que não há consenso sobre a segurança no retorno às aulas presenciais e reafirma a extrema importância a continuidade do isolamento social para que se evite a disseminação da Covid-19, acreditando que é hora de primar pela responsabilidade e pelo respeito à vida, bem primordial mais valioso que as pressões do empresariado.

Por fim, desejamos que o Governo do estado reveja o seu atual posicionamento para que com isso possa preservar a saúde e vida de todos que trabalham arduamente para que a educação do estado seja desenvolvida.

Professores do Departamento de Educação do Ceres-UFRN

22/07/2020

Baixar arquivo

SIGAA | Superintendência de Informática - | | Copyright © 2006-2020 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao v3.54.10