EAJ

ESCOLA AGRÍCOLA DE JUNDIAÍ

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Notícias

EAJ realiza atividade para disseminar cultivares biofortificadas no RN
18/08/2021 07:39


Os Engenheiros Flávio Pereira e Anderson Patrício esperam distribuir as cultivares por mais cidades do estado e também objetivam o combate à fome e à desnutrição em regiões semiáridas


Por Sammara Beatriz


Em parceria com a Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ - UFRN) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), os Engenheiros Agrônomos Flávio Pereira e Anderson Patrício iniciaram a implantação de uma Unidade de Referência Tecnológica (URT) de cultivares biofortificadas, no município de Macaíba, no Rio Grande do Norte. 


A iniciativa tem como objetivo a introdução e disseminação de cultivares biofortificadas, ricas em micronutrientes, componentes da alimentação básica de grande parte da população, em comunidades do estado. Além disso, um dos focos do projeto de extensão é o combate à fome e à desnutrição em regiões semiáridas, trazendo alimentos ricos em pró-vitamina A, ferro e zinco, vitaminas estas que são eficientes na prevenção de doenças como anemia ferropriva e hipovitaminose A.


A Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e da Pesca (SEMAPE), em visita a uma URT,  orientou agricultores de Macaíba acerca do cultivo dessas biofortificadas. Na ocasião, os profissionais expuseram a importância nutricional dos materiais, as características e o manejo das cultivares. 


Outra parceira desta ação é a Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Santo Antônio/RN, que trabalha juntamente à Escola Agrícola de Jundiaí para levar ramas de batata-doce geneticamente modificada ao município. O secretário, conhecido como Beto do Assentamento, conheceu no dia 30 de Julho alguns tipos de mandioca geneticamente modificada, e estuda a possibilidade de levá-las a Santo Antônio. Com isso, estima-se a melhoria da produção e a produtividade de agricultores da região. 


Além das atividades já realizadas, os coordenadores responsáveis pela atividade de extensão ainda relataram que está prevista a distribuição com outros municípios do estado, como Lagoa Salgada, São José de Mipibu, Monte Alegre e Touros. O Engenheiro Flávio Pereira conta que as expectativas são altas para uma maior distribuição das cultivares. “A perspectiva é distribuir ao máximo essas cultivares para que se possa levar mais qualidade nutricional, principalmente, para a comunidade mais necessitada”, declara.


O resultado das ações do projeto são animadores e compartilhados constantemente, nos quais os engenheiros responsáveis recebem registros fotográficos de produtos elaborados e produzidos através do uso das cultivares de batata-doce. Os agricultores compartilham registros de pães, salgados, massa de pizza, doces, mousses, patês e diversos outros.



IMAGEM: Organização do projeto e representantes da Secretaria de Agricultura de Vera Cruz

--

Comunicação EAJ
Escola Agrícola de Jundiaí
Unidade Acadêmica Especializada em Ciências Agrárias da UFRN

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao v4.12.15