EAJ

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Nota de pesar - Professor Emerson Moreira de Aguiar
03/03/2021 11:29

A Escola Agrícola de Jundiaí - Unidade Acadêmica Especializada em Ciências Agrárias, da UFRN - Campus Macaíba/RN manifesta o mais profundo pesar pelo falecimento do nosso querido e inesquecível professor Emerson Moreira de Aguiar, ocorrido ao meio dia deste triste 02 de março de 2021.

Professor Emerson fez Agronomia na ESAM, hoje UFERSA, concluindo em 1982. Depois cursou o mestrado e o doutorado em Zootecnia, pela Universidade Federal do Pernambuco. Na UFRN, ingressou no dia 14 de abril de 1994, após atuar no serviço público em outros órgãos, desde 1980. Já tinha tempo e autorização para se aposentar, mas nem pensava nessa possibilidade. Sempre contribuiu com todos os cursos da EAJ, com projetos de estudantes nos cursos técnicos, na graduação e na pós-graduação. Exerceu funções de coordenador de curso, coordenador de pesquisa, chefe de laboratório e tantos outros cargos administrativos que desempenhou com maestria e extrema dedicação, contribuindo ainda em inúmeras comissões. Era um professor que amava a sala de aula, o ofício de dar aulas. Era também um agrônomo de campo, de experimentos na roça. Comandava o Laboratório de Nutrição Animal, que ele muito lutou, ao lado de tantos outros colegas, para construir e equipar.

O professor Emerson também foi precursor da pós-graduação, em nível de mestrado, em Produção Animal na nossa Instituição. Um gigante, em todos os sentidos, que nos deixa um legado enorme e exemplos imensuráveis, e por isso temos a grande responsabilidade de não deixar que toda essa história e este esmero pela EAJ se apaguem.

O empenho e a dedicação do professor Emerson a EAJ e a toda a UFRN, aos alunos, que ele tanto queria bem, tem sido registrado nos grupos e declarações oficiais, por meio de depoimentos e lembranças trazidas a todo o momento, ao longo de todo o dia por seus colegas de trabalho da escola, de outros departamentos e setores da Universidade, além dos órgãos ligados às ciências agrárias no RN. Mas essas lembranças estão, sobretudo, na sua extensa obra acadêmica, nos relacionamentos que construiu e no lindo exemplo de profissional que fez sempre o melhor em sua área de atuação.

A Direção da nossa Escola declara luto oficial por sete dias, a partir de 02 de março de 2021, no âmbito da EAJ, conforme Portaria Nº 019/2021 – EAJ, de 02 de março de 2021, e se solidariza com a dor dos familiares, amigos e colegas de trabalho.

Atenciosamente,

Ivan Max Freire de Lacerda e Márcio Dias Pereira
                                                                Direção da EAJ/UFRN

Baixar arquivo