EAJ

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Equipe da EAJ-UFRN vence etapa regional do Ideas For Milk
20/11/2019 08:44

Desafio da Embrapa aconteceu nesta semana e o projeto da EAJ avançou para a fase nacional

Por Matheus Henrique - Com supervisão da Comunicação EAJ

A equipe da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ-UFRN) venceu a etapa regional do Desafio Startups 2019 do “Ideas For Milk”, da Embrapa em parceria com a Federação de Agricultura, Pecuária e Pesca do Rio Grande do Norte (FAERN) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-RN).

A etapa Nordeste aconteceu no último dia 13, no Instituto Metrópole Digital (IMD), na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e contou com a participação de várias equipes do RN e da região Nordeste. A equipe da EAJ-UFRN é formada pelos discentes Alan Fernandes, Heloísa Aline, Tarcísio Câmara e Yhêlda Oliveira. Além destes, o laboratorista Luis Medeiros, o professor Edgar Perin Moraes e o professor e coordenador da pesquisa Adriano Henrique também fazem parte do trabalho.

A pesquisa surgiu por meio de duas dissertações de mestrado do programa de pós-graduação de Produção Animal. Através de uma reação, analisa-se a quantidade de células somáticas da via lactoperoxidase no leite bovino e essa quantificação de célula somática, indicador de saúde de glândula mamária, faz com que o projeto esteja avançando no que se refere ao estudo da composição do leite. A reação acontece através de um aplicativo que faz uma foto e a partir desse registro é possível identificar a questão da saúde de glândula mamária e mastite subclínica em vacas.

O Professor Adriano Henrique fala que o trabalho é o resultado de um trabalho em equipe, da perspectiva do projeto e comenta sobre a fase final da competição. “Foi um trabalho construído em equipe, um trabalho com muitas mãos. Se não fosse a colaboração de todos, pessoal da zootecnia, químicos, pessoal de TI, teria sido impossível a elaboração desse aplicativo. A gente pretende trabalhar para desenvolver uma startup propriamente dita e jogar no mercado nacional e global”, fala. “A gente já deu um salto muito grande. Lá nós vamos competir com outras sete startups. A expectativa é competir e fazer um bom trabalho. Ganhar é apenas uma consequência do processo. O nosso ritmo vai ser o mesmo da construção desse aplicativo”, finaliza.

Esta é a quarta edição do Desafio e o objetivo é apresentar soluções inovadoras para os problemas da pecuária do leite no país. A final do Desafio de Startups será realizada em São Paulo, no espaço de empreendedorismo Cubo, no dia 22 de novembro.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao v4.12.18