DAN/CCHLA

DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES

Notícias

Para quem sopram os ventos?
09/05/2022 19:31


Evento aborda os impactos dos parques eólicos no Nordeste

9 de maio de 2022
Ítalo Lima de Agecom/UFRN

A Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2, por meio dos departamentos de Antropologia (DAN) e de Políticas Públicas (DPP) da UFRN, realiza a exposição fotográfica Para Quem Sopram os Ventos. A mostra, aberta ao público, acontece no Centro de Convivência do Campus Natal entre os dias 10 e 12 de maio, das 9h às 17h. Os participantes terão acesso a uma exposição fotográfica e episódios de uma websérie disponível no YouTube que documenta as experiências vivenciadas por quem convive diariamente com os impactos de parques eólicos em suas rotinas. Também haverá uma mesa-redonda com a presença de autoridades políticas, pesquisadores e representantes de organizações sociais.

A eólica mora ao lado. Foto: Cáritas Brasileira.

A mostra faz parte da campanha contra os impactos de parques eólicos no Nordeste, iniciativa da Cáritas, com apoio da instituição católica alemã Misereor, que visa sensibilizar e alertar sobre problemas em nível socioeconômico, ambiental e de saúde causados pelo atual modelo de implementação desses megaprojetos de energia. “Tal objetivo já vem sendo abordado de forma itinerante pela campanha, que perpassou sua exposição em universidades nos estados de Pernambuco, Paraíba e Alagoas e finaliza sua mostra no Rio Grande do Norte”, pontua a organização da atividade. 

Para Julie Antoinette Cavignac, chefe do Departamento de Antropologia, o não reconhecimento pelas empresas de energia eólica dos territórios tradicionais  quilombolas, indígenas, áreas de pesca —, resulta no descumprimento da Constituição Brasileira e da Legislação Internacional (Convenção OIT 169) em relação às comunidades e povos tradicionais e aos seus patrimônios históricos-culturais. Além do DAN e DPP, diversos departamentos estão envolvidos na execução deste evento, por intermédio da participação ativa de professores e grupos de pesquisas.

Invasão aos territórios do Nordeste. Foto: Cáritas Brasileira.

De acordo com Neilda Pereira da Silva, secretária executiva regional da Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2, todas as etapas foram pensadas para que os agricultores e marisqueiros relatassem o dia a dia após a instalação das torres em suas comunidades. Para ela, essa exposição chega ao RN com a finalidade de criar espaços de fala e de escuta, para que a sociedade em geral possa conhecer a realidade dessas comunidades e, ao mesmo tempo, discutir como essas situações podem ser evitadas. 

“A Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2 não é contra as diversas formas de geração de energia renovável, mas entendemos que este debate é urgente e necessário, considerando o cenário das mudanças climáticas no Brasil e no mundo”, explica a secretária. Não à toa, o Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Socioambiental (FMCJSA) do RN congrega dezenas de organizações da sociedade civil e um grande número de pesquisadores comprometidos com o bem-estar e futuro das comunidades atingidas.

Dunas ou centros eólicos? Foto: Cáritas Brasileira.

Mesa-redonda 

Para debater o tema, a organização do evento promove uma mesa-redonda com a presença de inúmeras lideranças. Estão confirmados a deputada federal Natália Bonavides e o deputado estadual Francisco do PT. Também participam o vice-prefeito de São Miguel do Gostoso, João Eudes; Marjorie Madruga, da Procuradoria Geral do Estado; Daniel Lins, da Cáritas Regional; Eliane Bandeira, da Central Única dos Trabalhadores (CUT); Alécio Ananias, da Federação dos Trabalhadores da Agricultura do RN (FETARN); José Carlos Neto, da Central da Pastoral da Terra (CPT); Luís Ribeiro da Silva, da CPP; Leonete Nascimento, da Comunidade Exu e Edilson Farias, da Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) Dunas do Rosado. 

 

 

https://ufrn.br/imprensa/noticias/58461/evento-aborda-os-impactos-dos-parques-eolicos-no-nordeste

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao v4.12.18