DAN/CCHLA

DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES

Notícias

GT28: Corpo, reprodução e moralidades: disputas de direitos e resistência à onda conservadora
01/04/2022 08:51


33ª RBA | REUNIÃO BRASILEIRA DE ANTROPOLOGIA | 28 de agosto a 03 de setembro de 2022

 

Gostaríamos de convidá-los/las/les a participarem do GT28: Corpo, reprodução e moralidades: disputas de direitos e resistência à onda conservadora durante a próxima 33ª RBA. O GT será coordenado por Rozeli Porto (UFRN) e Naara Luna (UFRRJ).

Submissão dos resumos: até o dia 03 de maio de 2022.

Participem!🌻😁

Coordenação
Rozeli Porto (UFRN), Naara Luna (UFRRJ)

GT28: Corpo, reprodução e moralidades: disputas de direitos e resistência à onda conservadora

 

Descrição: O país está sob impacto do avanço do conservadorismo no Estado e na sociedade. O discurso da defesa da família, restrita a um único modelo, é associado à defesa de certas liberdades individuais, como a de crença religiosa, ou de recusa à vacinação, ao mesmo tempo que desmonta políticas públicas voltadas para o segmento LGBT, inclui o país no acordo de Genebra para restringir o acesso a direitos reprodutivos, além de limitar o debate público sobre questões referentes a gênero e sexualidade, englobado na categoria de acusação “ideologia de gênero”. Agentes religiosos envolvidos no aparelho de Estado e no Legislativo têm mobilizado essa discussão, além de empreendedores morais, especialmente do campo religioso, buscando influir na opinião pública e nas políticas de governo. O valor da liberdade individual é acionado de formas distintas, para defender o direito da liberdade religiosa a fim de impor posições LGBTfóbicas e contra os direitos das mulheres, alegando a defesa da família. Nosso GT pretende debater esse cenário complexo acolhendo trabalhos que problematizam as articulações entre diferentes moralidades, discursos religiosos e pânicos morais. Aborto, reprodução assistida, adoção por casais de mesmo sexo, transgeneridade, reconhecimento do nome social, parto humanizado, são algumas questões de interesse. O objetivo é lançar luz sobre percepções de sexo, gênero e família, sustentados no interior de tais tensões e impactos no acesso a direitos e às políticas públicas.

 

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao v4.12.18