/ - Telefone/Ramal:
Seleção para o Mestrado - Perguntas e respostas frequentes

Seleção para o Mestrado - Perguntas e respostas frequentes

  1. 1.   A seleção é paga ou gratuita?

Gratuita. O Programa de Pós-Graduação em Psicologia não cobra taxa de inscrição no processo seletivo.

 

  1. 2.   O curso de Mestrado exige dedicação em tempo integral?

Não, porém o aluno deve ter disponibilidade de tempo para frequentar as disciplinas, desenvolver atividades de pesquisa, participar de seminários, reuniões de supervisão e elaborar sua dissertação. Aos bolsistas exige-se o tempo integral, conforme resoluções das agências de fomento que concedem as bolsas.

 

  1. 3.   Quais os horários em que as disciplinas são ministradas?

Normalmente entre 08:00 e 17:00 horas. São dependentes de vários fatores que ocorrem ao longo do curso: disponibilidade dos professores, demanda dos alunos, disponibilidade de espaço físico etc., o que permite somente o planejamento semestral do quadro de horários.

 

  1. 4. O programa oferece bolsas de estudos?  

O programa recebe uma quota de bolsas da Capes e CNPq que são alocadas após a seleção de Bolsas. Como o número de ingressantes é variável, assim como o número de bolsas, não há garantia de bolsas para todos.

 

  1. 5.   É possível que eu termine o curso sem ter recebido bolsa?

Sim. O Programa de Pós-Graduação em Psicologia realiza semestralmente a seleção de bolsas conforme resolução específica que contém os critérios internos de distribuição, assim os alunos receberão desde que haja disponibilidade.

 

  1. 6. Preciso procurar antecipadamente um professor orientador?

Não. Não é necessário contatar um professor orientador ou discutir a proposta de pesquisa antes do processo de seleção. A atribuição de orientadores será feita em momento oportuno de acordo com as deliberações do programa.

 

  1. 7. Qual norma eu devo utilizar no projeto, APA ou ABNT?

O edital não exige nenhuma normatização, portanto, é de livre escolha.

 

  1. 8. Vi que a proficiência em inglês precisa entregar no momento de inscrição, mas existe possibilidade de entregar depois?
    Não. O exame de proficiência em inglês é para ser entregue na inscrição, impreterivelmente.


    9. Tenho proficiência em outra língua, posso substituir?

    Não. O edital exige que seja em inglês.

     

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao