/ - Telefone/Ramal:
EDITAL SELEÇÃO 2014

 

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA

 

Natal, RN, 13 de novembro de 2013

 

EDITAL No 10/2013

 

O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, torna público o presente Edital para Seleção de alunos para o Curso de Mestrado para o período letivo 2014.

 

1 - Das vagas

1.1 Serão ofertadas 32 vagas para o curso de mestrado, distribuídas nas linhas de pesquisa do programa, conforme disponibilidade de orientação.

1.2 Será reservada 1 vaga para funcionários da UFRN, desde que devidamente aprovado na seleção.

 

 

2 - Da Inscrição

 

2.1     Período de inscrição: de 15 de novembro a 16 de dezembro de 2013.

O projeto deve ser entregue na Secretaria do Programa, sala 222 – CCHLA, Campus Universitário - Natal em duas vias impressas, ou remetido eletronicamente para o e-mail: ppghufrn@yahoo.com.br, informando o assunto: PLANO DE TRABALHO PARA SELEÇÃO 2013. O plano deve ter a indicação de nomes de professores do Programa, em ordem de prioridade, que o aluno deseja ter como orientador. O mesmo plano de trabalho deverá ser anexado na página de inscrição no SIGAA (http://www.sigaa.ufrn.br, na opção Processos Seletivos - STRICTO SENSU - Mestrado em História).Ver no anexo 2 sugestão de elaboração do projeto.

 

2.2 Documentos para Inscrição

a)    Formulário de inscrição que é gerado após a realização da inscrição online no site do SIGAA (http://www.sigaa.ufrn.br, na opção Processos Seletivos - STRICTO SENSU - Mestrado em História);

b) Duas fotografias 3x4 recentes;

c) Fotocópia do diploma de graduação ou documento equivalente;

d) Fotocópia do Histórico Escolar da Graduação;

e) Currículo cadastrado na Plataforma Lattes, acompanhado de DOCUMENTAÇÃO COMPROBATÓRIA (Ver Anexo 3);

f) Fotocópias da carteira de identidade e do CPF para candidatos brasileiros ou do passaporte para candidatos estrangeiros;

g) Prova de quitação com a justiça eleitoral e com as obrigações militares, quando pertinente.

h) Plano de trabalho conforme modelo disponível no Anexo 2;

 

2.3 Condições para Inscrição

Poderão se inscrever portadores de diploma de curso superior em História ou áreas afins (Antropologia, Arquitetura, Artes, Ciências Políticas, Economia, Educação, Geografia, Letras, Sociologia e Turismo) com obtenção deste até a data da matrícula no período de 2014.1.

A documentação de inscrição deve ser entregue na secretaria do programa de Pós-Graduação em História (sala 222 do CCHLA - UFRN), durante o período de inscrição no horário: das 8h às 12h e das 14h às 17h.

A documentação pode ser enviada por via postal expressa e registrada, dentro do período de inscrição, para o seguinte endereço:

Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN

Centro de Ciências Humanas, letras e Artes – CCHLA

Programa de Pós-Graduação em História

Av. Senador Salgado Filho, 3000, Campus Universitário

Lagoa Nova - Natal/RN CEP: 59072-970

 

3 – Da Seleção

            O processo seletivo ocorrerá em 2 etapas, a saber:

 

a)      Etapa eliminatória – Serão aprovados os candidatos que obtiverem NPE (Nota da Prova Escrita) igual ou superior a 7,0.

 

3.1 – Prova Escrita – A ser realizada no dia 03 de fevereiro de 2014 (segunda-feira, das 8 às 12 h) no Auditório B do CCHLA.  - A prova escrita será única para as duas Linhas de Pesquisa e constará de questão (ões) dissertativa(s), em língua portuguesa, abordando aspectos teóricos e historiográficos que envolvem a relação História e Espaços, conforme a bibliografia indicada no Anexo 4. A NPE (Nota da Prova Escrita) será o resultado da média aritmética das notas dos avaliadores. O resultado será divulgado no dia 06 de fevereiro de 2014, às 14h.

 

3.2– Entrevista - Será realizada nos dias 17 e 18 de fevereiro de 2014, em local a ser definido pela coordenação do programa. Constará de arguição sobre o projeto de pesquisa. A entrevista com o candidato, gravada, será realizada pela banca de seleção, facultada a participação do provável Professor Orientador, e seguirá ordem definida previamente quando da divulgação do resultado da prova escrita. A NE (Nota da Entrevista) será o resultado da média aritmética das notas de cada membro da Comissão de Seleção.

 

b) Etapa Classificatória

                      

3.3 – Resultado da análise dos currículos - Será realizada no período dia 19 de fevereiro de 2014, de acordo com a pontuação descrita no Anexo 3 do presente edital. A Comissão de Seleção atribuirá nota 10 (dez) à prova de currículo do candidato que obtiver o maior número de pontos, na somatória dos pontos do Anexo 3; e atribuirá aos demais candidatos notas diretamente proporcionais a esta. O resultado será divulgado dia 20 de fevereiro de 2014.

 

4- Resultado Final da Seleção: 20 de fevereiro de 2014.

 

 A nota final do candidato será calculada de acordo com a seguinte expressão:

 

 NF = [(NPE x 5) + (NE x 3) + (NC x 2)]/10

Onde: NF = Nota Final; NPE = Nota da Prova Escrita; NE = Nota da Entrevista; e NC = Nota do Currículo.

5 – Das disposições Finais

            5.1. Para cada uma das etapas da avaliação será reservado o tempo de 48 horas, a contar da divulgação do resultado, para recursos da parte dos candidatos.

5.2 – Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Seleção.

 

 

Profº. Drº. Raimundo Pereira Alencar Arrais

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em História

 

 

 

 

 

ANEXO I – CORPO DOCENTE POR LINHA DE PESQUISA

 

Linha de Pesquisa I: Relações Econômico-Sociais e Produção dos Espaços

 

Orientador

Carmen Margarida Oliveira Alveal

Fátima Martins Lopes

Helder do Nascimento Viana

Juliana Teixeira de Souza

Muirakytan Kennedy Macedo

Raimundo Pereira Alencar Arrais

 

Linha de pesquisa II: Cultura, Poder e Representações Espaciais

 

Durval Muniz de Albuquerque Júnior

Francisco das Chagas F. Santiago Junior

Henrique Alonso de Albuquerque R. Pereira

Márcia Severina Vasques

Margarida Maria Dias de Oliveira

Maria Emília Monteiro Porto

Renato Amado Peixoto

Raimundo Nonato Araújo da Rocha

Sebastião Leal F.Vargas Netto

 


 

 

ANEXO 2

Sugestões para elaboração do plano de trabalho

 

 

            Recomendação prévia

O plano de trabalho deve ter a extensão de 10 páginas. Na capa devem estar indicados o título do projeto, a linha de pesquisa, o ano, o nome do candidato e o nome dos dois professores, em ordem de prioridade, que o aluno deseja ter como orientador.

           

TÍTULO

 

O título deve passar uma idéia geral do trabalho. É recomendável a presença de um subtítulo explicativo, que dê conta, brevemente, da delimitação espaço-temporal e da questão central a ser investigada, caso tais informações não estejam presentes no título.

 

  1. 1.                  INTRODUÇÃO

 

Delimitação do objeto

Neste item, deve ser exposto, com clareza, o objeto de pesquisa, ou seja, a formulação do(s) problema(s). Cabe estabelecer, nesse sentido, a delimitação espacial e temporal, dentro do tema mais geral da pesquisa.

Discussão bibliográfica

Este item consiste num debate crítico sobre as principais obras relacionadas ao tema da pesquisa. Não se trata de uma simples enumeração de obras, mas da apresentação de um debate entre autores ou correntes historiográficas (ou de outros campos das ciências sociais). Não se deve incluir, aqui, a discussão das obras referidas às bases teóricas ou conceituais do projeto.

 

2. OBJETIVOS

 

Trata-se da definição das metas da investigação. Este item deve ser, de preferência, exposto em tópicos (iniciados por verbos no infinitivo: demonstrar, estabelecer, comparar etc.), podendo conter um objetivo geral e outros específicos.

 

3. QUADRO TEÓRICO

 

Neste item devem ser expostos os principais conceitos e ferramentas teóricas a serem mobilizados na pesquisa. Nesse sentido, devem ser discutidos as concepções, os pressupostos e os conceitos que podem estar mais especificamente relacionados a uma tendência ou corrente da historiografia contemporânea.

 

 

4. METODOLOGIA E FONTES

 

Por metodologia entende-se a descrição dos meios, instrumentos e atividades técnicas necessárias ao tratamento do problema a partir das fontes. Vale notar que as fontes não são repositórios neutros, exigindo tratamento adequado em função de sua especificidade. Para isso, é necessário apresentar uma tipologia das fontes, ou seja, dos diversos materiais (orais, iconográficos, textuais etc), nas suas diversas formas (processos jurídicos, registros de óbito, jornais, correspondência, pinturas, gravuras etc.). Esta tipologia é a condição para a exposição do tratamento mais apropriado das fontes para dar conta da problematização e dos objetivos da pesquisa e relacioná-las ao quadro teórico.

 

5. BIBLIOGRAFIA

A bibliografia que fundamentou o projeto deve ser apresentada segundo as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ANEXO 3 – CRITÉRIOS DE PONTUAÇÃO DE CURRÍCULOS

 

CRITÉRIOS DE PONTUAÇÃO DE CURRÍCULOS

 SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA O MESTRADO EM HISTÓRIA - 2014

 

Nome do candidato: ______________________________________________________

 

GRUPO I  –  FORMAÇÃO  ACADÊMICA

Observações:

a - Peso ponderado do grupo: 2

b - Pontuação máxima no grupo: 150 pontos

c - As instituições das Especializações devem ter reconhecimento oficial comprovado

ITENS A SEREM AVALIADOS

PONTOS

PONTOS ATRIBUÍDOS

1. Curso de Especialização na área

40

 

2. Curso de Especialização em áreas afins

30

 

3. Curso de Especialização em outras áreas

10

 

4. Curso de Graduação na área

50

 

5. Curso de Graduação em áreas afins conforme definidas no edital

20

 

6. Curso de Graduação em outras áreas

10

 

Total de Pontos

 

 

GRUPO II  –  ATIVIDADE   DE  DOCÊNCIA

Observações:

a - Peso ponderado do grupo: 3

b - Pontuação máxima no grupo: 200 pontos

ITENS A SEREM AVALIADOS

PONTOS

PONTOS ATRIBUÍDOS

1. Exercício do magistério em Nível Superior

5 pontos por semestre

 

2. Exercício do magistério em qualquer nível da Educação

3 pontos por semestre

 

3. Participação registrada na IES em Projeto de Ensino

1 ponto por semestre

 

Total de Pontos

 

GRUPO III  –  ATIVIDADE  DE  PESQUISA

Observações:

a - Peso ponderado do grupo: 5

b - Pontuação máxima no grupo: 650 pontos

1. Livros publicados com ISBN

ITENS A SEREM AVALIADOS

PONTOS

PONTOS ATRIBUÍDOS

1.1.  Na área de conhecimento

60

 

1.2.   Em áreas correlatas

30

 

2. Livros Organizados com ISBN

ITENS A SEREM AVALIADOS

PONTOS

PONTOS ATRIBUÍDOS

2.1. Na área de conhecimento

20

 

2.2. Em área correlata

10

 

3. Capítulos de Livros Publicados com ISBN

ITENS A SEREM AVALIADOS

PONTOS

PONTOS ATRIBUÍDOS

3.1. Na área de conhecimento

10

 

3.2. Em áreas correlatas

05

 

4. Trabalhos publicados em periódicos especializados com ISSN

ITENS A SEREM AVALIADOS

PONTOS

PONTOS ATRIBUÍDOS

4.1. Na área de conhecimento

8

 

4.2. Na área correlata

5

 

5. Trabalhos publicados na íntegra em anais de eventos com ISSN

ITENS A SEREM AVALIADOS

PONTOS

PONTOS ATRIBUÍDOS

5.1. Internacionais

6

 

5.2. Nacionais

4

 

5. 3. Regionais

3

 

5.4. Locais

2

 

6. Resumos publicados em anais de eventos

ITENS A SEREM AVALIADOS

PONTOS

PONTOS ATRIBUÍDOS

6.1. Internacionais

4

 

6.2. Nacionais

2

 

6.3. Regionais

1

 

6.4. Locais

0,5

 

7. Participação em Eventos

ITENS A SEREM AVALIADOS

PONTOS

PONTOS ATRIBUÍDOS

7.1. Internacionais

3

 

7.2. Nacionais

1,5

 

7.3 Regionais

0, 5

 

7.4. Locais

0, 25

 

8. Atividades como Bolsista

ITENS A SEREM AVALIADOS

PONTOS

PONTOS ATRIBUÍDOS

8.1. Participação registrada na IES em Projeto de Pesquisa

1 ponto por semestre

 

8.2. Participação registrada na IES em Projeto de Extensão

0,5 por semestre

 

8.3. Apoio Técnico

0,25 por semestre

 

Total

 

Total Geral

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ANEXO 4 - BIBLIOGRAFIA INDICADA PARA A PROVA ESCRITA:

ALBUQUERQUE Junior, Durval Muniz de. A invenção do Nordeste e outras artes. 3. Ed. São Paulo: Cortez; Recife: Massangana, 2006. Introdução; p. 29-49 e cap. 2: Espaços da saudade (p. 78-194). (a construção regional do espaço)

 

ARRAIS, Raimundo. O pântano e o riacho: a formação do espaço público no Recife do século XIX. São Paulo: Humanitas/FFLCH/USP, 2004 (Introdução e Capítulo 1, p. 9-96). (A construção social do espaço urbano século XIX)

 

ARRIGHI, Giovanni. O longo século XX: dinheiro, poder e as origens do nosso tempo. Rio de Janeiro: Contraponto; São Paulo: Editora UNESP, 1996.   (Introdução, p. 1-26 e o capítulo III Industrialismo, imperialismo e a "interminável" acumulação de capital, p. 163-246).

 

CERTEAU, Michel de. A Invenção do Cotidiano. I. Petrópolis: Vozes, 1994. Parte III: Práticas de espaço, p. 169-220. (percepção e apropriação do espaço)   

 

PROST, Antoine. Fronteiras e espaços do privado. In: PROST, Antoine; VINCENT, Gérard (orgs.) História da vida privada. 5: da Primeira Guerra a nossos dias. São Paulo: Companhia das Letras, 1999, p. 13-153. (espaços da vida privada)

 

ROSSELL-WOOD, A. J. R. Centro e periferia no mundo luso-brasileiro, 1500-1808. São Paulo: ANPUH/Marco Zero, Revista Brasileira de História, vol. 18, n. 36, 1988.

 

SCHAMA, Simon. Paisagem e memória. São Paulo: Companhia das Letras, 2000. Introdução, p. 9-40. (categorias para pensar natureza e arte e a representação)

 

SCHORSKE,Carl. Viena fin-de-siècle: política e cultura. São Paulo: Companhia das Letras, 1990. Capitulo “A Ringstrasse, seus críticos e o nascimento do modernismo urbano”, p. 43-124. (As classes sociais e sua imagem no espaço modernizado)

 

TUAN, Yi-Fu. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. São Paulo: Difel, 1983. Textos: Corpo, relações pessoais e valores espaciais; e Espaço mítico e lugar. (categorias para pensar o espaço)

 

PEIXOTO, Renato Amado. Cartografias imaginárias: estudos sobre a construção do espaço nacional brasileiro e a relações História & Espaço. Natal: EDUFRN, 2011, p. 11-48; 69-83; 111-156.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ANEXO 5 – CRITÉRIOS DE PONTUAÇÃO DA ENTREVISTA:

  1. A nota da entrevista será dividida em duas partes, uma atinente ao projeto e a outra, ao desempenho do candidato na entrevista, com pesos iguais. A nota final será obtida a partir da média aritmética das duas partes.

 

Nome do candidato: ______________________________________________________

 

Critérios e pontuação para o Projeto de pesquisa

PONTOS

PONTOS ATRIBUÍDOS

Coerência do projeto com a área de concentração e linhas de pesquisa

De 0 a 3,0

 

Delimitação clara do objeto e da problemática

De 0 a 3,0

 

Relação entre o objeto, os pressupostos teóricos, a metodologia, as fontes e a bibliografia

De 0 a 3,0

 

Qualidade da redação

De 0 a 1,0

 

Critérios e pontuação da entrevista propriamente dita

 

PONTOS ATRIBUÍDOS

Pertinência das respostas

De 0 a 5,0

 

Clareza e articulação nas respostas

De 0 a 3,0

 

Coerência entre a trajetória do candidato e o projeto apresentado

De 0 a 2,0

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao