Áreas

O curso de Engenharia Biomédica envolve várias áreas:

Bioinstrumentação envolve o uso de princípios de engenharia e métodos, incluindo computadores, em dispositivos de desenvolvimento para o diagnóstico e tratamento da doença.

Biomecânica aplica os princípios da mecânica para entender e simular problemas médicos e sistemas como o transporte de fluidos e amplitude de movimento. Órgãos protéticos, tais como corações artificiais, rins e articulações são exemplos de dispositivos desenvolvidos por engenheiros biomecânicos.

Biomateriais envolve o desenvolvimento de tecido vivo natural e materiais artificiais para utilização no corpo humano. Escolha de materiais com propriedades adequadas é crítica para desenhar de órgãos funcionais, ossos e outros materiais implantáveis , que podem incluir ligas, cerâmicas, polímeros e compósitos.

Engenharia Clínica envolve o desenvolvimento e manutenção de bases de dados, avaliando equipamentos e instrumentos médicos, bem como compra de equipamentos médicos utilizados em hospitais. Engenheiros clínicos podem trabalhar com os médicos para personalizar o equipamento com as necessidades explícitas do hospital ou procedimento médico.

Processamento de Sinais e Imagens Médicas combina processamento eletrônico de dados, análise e visualização com a compreensão dos fenômenos físicos para identificar e caracterizar os problemas de saúde como tumores, malformações e similares.

Engenharia de Reabilitação incide sobre o reforço da independência, capacidade e qualidade de vida de indivíduos com deficiências físicas. Esta especialidade pode envolver o desenvolvimento de soluções customizadas para atender às necessidades altamente específicas dos indivíduos.

Sistemas de Fisiologia centra-se na compreensão - nos níveis microscópicos e submicroscópico - como sistemas dentro função organismos vivos, desde a resposta da indústria farmacêutica para sistemas metabólicos e de resposta a doença, movimentos dos membros voluntários para a cicatrização da pele e da fisiologia auditiva. Esta especialidade envolve experimentação e modelagem utilizando formulações matemáticas.

Na UFRN estamos focando os nossos estudos na maioria destas áreas. Temos professores e profissionais capacitados para dar suporte a todo esse conhecimento excitante destas áreas em pleno desenvolvimento em nosso país.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao