A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) permite que seus estudantes de graduação solicitem a colação de grau individual conforme estabelecido na Instrução Normativa - IN Nº 5/2022 - PROGRAD.
A colação de grau individual pode ocorrer de três formas:
Sessão simples presencial: realizada de forma presencial com os trâmites protocolares habituais.
Sessão simples virtual: realizada por meio de webconferência.
Ato administrativo do Reitor: conduzido exclusivamente por meio documental eletrônico.
A definição do formato deve ser acordada entre o concluinte, a coordenação do curso e a direção do centro ou unidade acadêmica.
Para solicitar a colação de grau individual, o estudante deve atender aos seguintes requisitos:
Estar com o status FORMADO no histórico escolar.
Estar quite com os sistemas de bibliotecas da UFRN.
Se o estudante estiver matriculado em componente curricular não obrigatório, a PROGRAD realizará o trancamento automático para permitir o prosseguimento da solicitação.
O processo deve ser formalizado junto à coordenação do curso e deve incluir:
Requerimento preenchido e assinado, com a devida justificativa.
Documento oficial com foto, contendo a informação de naturalidade do requerente.
Documento comprobatório da justificativa, nos casos de solicitação de antecipação (ver item 4).
Histórico escolar com status FORMADO e declaração de quitação da biblioteca.
Despacho informativo, com indicação do formato da colação de grau.
A antecipação da colação de grau individual pode ser solicitada em três situações:
Proposta de emprego (deve ser apresentada em documento oficial da empresa, contendo CNPJ, assinatura do representante e data prevista para contratação).
Convocação para cargo ou emprego público (documento oficial com prazo vigente para apresentação ao órgão).
Aprovação em processo seletivo que exija diploma ou certificado de conclusão do curso.
Se a solicitação for feita até 90 dias antes da próxima sessão coletiva de colação ou se a data da sessão coletiva ainda não tiver sido informada à PROGRAD, não é necessário apresentar justificativa.
O estudante deve enviar um e-mail para a coordenação do curso (ccgeo@ccet.ufrn.br) com os seguintes documentos anexados:
Requerimento preenchido e assinado (disponível em: https://prograd.ufrn.br/documento.php?id=348605823).
Documento comprobatório da justificativa (se aplicável, nos casos de antecipação).
Histórico escolar com status FORMADO.
Declaração de quitação com a biblioteca.
Documento oficial com foto e informação de naturalidade.
Caso tenha dúvidas, entre em contato com a coordenação do curso.