Extensão

O Curso de Fonoaudiologia da UFRN entende que a Universidade precisa se aproximar cada vez mais da sociedade, por essa razão são realizadas diversas ações e projetos de extensão.

Aqui listamos algumas delas:

 

Ações Fonoaudiológicas em Motricidade Orofacial na Maternidade Escola Januário Cicco

Responsável:  Profa. Dranda. Renata Veiga Andersen Cavalcanti

 

A atuação fonoaudiológica na área da Motricidade Orofacial em ambiente hospitalar já é uma realidade, e a atuação em maternidades tem como objetivo possibilitar o desenvolvimento do sistema sensório motor oral, estimular a alimentação oral de forma eficaz, prazerosa e segura e a promoção do aleitamento materno. O curso de graduação em Fonoaudiologia da UFRN busca o desenvolvimento de atividade de ensino, pesquisa e extensão, em locais da instituição onde são prestados serviços a população, para fortalecer desde o início da graduação, a aproximação e vínculo dos discentes com a prática fonoaudiológica em serviço, possibilitando a formação de um aluno com consciência ética e profissional. Nesta perspectiva, este projeto iniciado em 2016 busca integrar o serviço de fonoaudiologia da MEJC, a Residência Multiprofissional em Terapia Intensiva Neonatal da MEJC e o Curso de graduação em Fonoaudiologia da UFRN. Após a capacitação dos participantes (alunos de graduação) na promoção, prevenção, diagnóstico, conduta e intervenção em Motricidade Orofacial no ambiente hospitalar com recém-nascidos, serão realizadas ações de educação em saúde, promoção, prevenção e sensibilização das mães dos recém-nascidos da MEJC; observação das fonoaudiólogas da MEJC durante a realização de avaliação e intervenção do sistema estomatognático nas enfermarias e unidade de terapia intensiva de médio e alto risco e discussão de casos clínicos com a equipe. O projeto busca contribuir para que o discente compreenda os conteúdos das disciplinas ministradas e seus significados práticos, desenvolvendo conhecimentos, habilidades e atitudes para a prática profissional no contexto Hospitalar, bem como desenvolver pesquisa a partir destas ações de extensão e divulgar os resultados para a comunidade científica.

 

Programa de intervenção fonoaudiológica em crianças de risco para transtornos de aprendizagem e seus familiares

Responsável: Profa. Dra. Cíntia Alves Salgado Azoni

 

O programa tem como objetivo realizar avaliação fonoaudiológica em crianças com sinais de risco para os transtornos de aprendizagem; realizar intervenção fonoaudiológica, com ênfase na estimulação de habilidades linguísticas para o desenvolvimento da leitura de crianças com sinais de risco para os transtornos de aprendizagem e; realizar orientação aos familiares de crianças com sinais de risco para os transtornos de aprendizagem.

Público-alvo: Crianças a partir de 7 anos de idade e seus familiares.

Mais informações: projetoleia.ufrn@gmail.com ou pelo SIGAA

 

Projeto Equilíbrio - Atuação Fonoaudiológica na Reabilitação Vestibular

Responsável: Profa. Dra. Erika Barioni Mantello

 

Este projeto tem a intenção de promover a integração do curso de  fonoaudiologia da UFRN com os residentes de Otorrinolaringologia, complementar o ensino e propiciar prática clínica em Reabilitação Vestibular, uma vez que este conteúdo é oferecido apenas em módulo teórico dentro do projeto pedagógico do curso de Fonoaudiologia, bem como  oferecer tratamento fonoaudiológico, na terapia de reabilitação vestibular, a qual não é ofertada por fonoaudiólogo especialista na área à população potiguar, usuária do Sistema Único de Saúde do Rio Grande do Norte.

 

Melhorias na qualidade de vida do idoso: ações nas áreas da fonoaudiologia, da otorrinolaringologia, da geriatria e da educação física

Responsável: Profa. Dra. Maria Raquel B. Speri

 

Este projeto envolverá atividades de ensino e extensão, sendo que as atividades de ensino e extensão serão realizadas na Clínica Escola de Fonoaudiologia do Curso de Fonoaudiologia do Departamento de Fonoaudiologia do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), nas dependências dos Setores de Geriatria e de Otorrinolaringologia do Hospital Universitário Onofre Lopes da UFRN e nas atividades de extensão do projeto Caminhando na Água para idosos do Departamento de Educação Física. É realizado acompanhamento integrado a idosos acima de 60 anos que frequentarem os Setores de Geriatria e de Otorrinolaringologia do HUOL bem como participantes do projeto Caminhando na Água para idosos do Departamento de Educação Física. Para os idosos que participarem da ação e apresentarem alteração audiológica, presença de zumbido ou apresentar elementos do handicap auditivo que dificultem a comunicação no dia a dia, serão oferecidas a eles e a seus familiares orientação específica quanto ao uso de estratégias de comunicação com interlocutores distintos, exames audiológicos específicos para avaliação do zumbido e encaminhamento para a seleção e adaptação de Aparelho de Amplificação Sonoro Individual através dos estágios Supervisionados em Audiologia / AASI da clínica escola de fonoaudiologia.

 

Orientação a pais de crianças com risco para alteração no desenvolvimento da linguagem

Responsável: Profa. Dra. Ana Manhani Cáceres Assenço

 

Considerando o impacto negativo que as alterações de linguagem podem trazer ao desenvolvimento geral da criança e à qualidade de vida de sua família a intervenção precoce se apresenta como uma estratégia promissora e de baixo custo. O desenvolvimento desse projeto propõe a integração de estudantes de diversos períodos em ambiente clínico com a finalidade de prestar serviço à comunidade.

Esse projeto de extensão tem duas áreas de atuação: (1) crianças nascidas prematuras acompanhadas no Ambulatório de Prematuros da Maternidade Escola Januário Cicco, coordenado pelas Profas. Nivia Arrais e Claudia Maia e (2) crianças com atraso no desenvolvimento da linguagem que aguardam em fila de espera da Clínica Escola de Fonoaudiologia.  Apesar de constituírem populações distintas, ambas apresentam risco para desenvolver alterações de linguagem, o que justifica a intervenção precoce com intuito de minimizar o impacto na comunicação e socialização.

Mais informações: ladelin.ufrn@gmail.com

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