As Atividades Complementares ou vivências extraclasses são atividades criadas como mecanismo de aproveitamento de conhecimentos adquiridos pelos estudantes, com o objetivo de promover a integração do aluno com a comunidade universitária e a população. Além disso, promovem o incentivo a participação em eventos científicos, pesquisa e extensão universitária em áreas relacionadas ao Curso de Graduação.
As atividades complementares são caracterizadas e identificadas na matriz curricular do Curso de Enfermagem, como atividade autônoma, com carga horária obrigatória de 210 horas.
Essas atividades podem ser realizadas a qualquer momento, inclusive durante as férias escolares, desde que sejam concomitantes ao período de integralização do Curso de Bacharelado em Enfermagem da UFRN, respeitados os demais procedimentos estabelecidos pelo Regulamento.
Os alunos devem realizar suas atividades complementares desde o primeiro período do curso.
Atividades realizadas antes do ingresso no curso não são validadas.
As atividades complementares estão divididas em cinco (5) grupos: Grupo I: Iniciação à Docência; Grupo II: Iniciação profissional; Grupo III: Iniciação à Pesquisa; Grupo IV: Extensão; Grupo V: Participação em eventos.
Mesmo que apenas em um grupo ou dois grupos o aluno atinja a carga horária total de 210 horas, ele deverá apresentar atividades em, um mínimo de três grupos, para ter a validação das atividades aprovadas pela Coordenação do Curso.
Não serão consideradas atividades complementares as atividades das disciplinas profissionalizantes do curso.
Veja o quadro de pontuação das atividades complementares (Estrutura curricular 05) AQUI.
Para mais informações, consulte o Regulamento dos Atividades Complementares - Estrutura Curricular 05.
Dúvidas frequentes:
Como envio as atividades complementares?
1) Acessar o SIGAA com seu login e senha;
2) Acessar o seguinte caminho: aba Ensino > Registro de Atividades Curriculares Complementares