Código |
Disciplina |
Ementa |
Carga horária |
DCS0027 |
Introdução ao AVA |
O projeto político-pedagógico do curso de especialização em ensino de filosofia no ensino médio: compreensão da proposta e da estrutura geral do curso, apropriação dos fundamentos e das ferramentas da EAD, a organização do estudo e da pesquisa a partir do ambiente virtual. |
40 h |
DCS0024 |
Memória e formação docente |
Leitura de textos teóricos e romanceados sobre o gênero memorialístico. Análise de textos acadêmicos que recorrem as autobiografias como método para conhecimento da realidade educacional. Elaboração de um memorial com reflexões do professor-cursista sobre sua formação docente |
10 h |
DCS0025 |
Memória e Prática docente |
A análise da experiência docente do professor-cursista como referência para a reflexão da prática docente em sala de aula. A construção da identidade profissional: as características individuais e coletivas da formação do professor. |
10 h |
DCS0026 |
Ensino de Sociologia: história, metodologia e conteúdos |
História do ensino de Sociologia no ensino médio no Brasil. Fundamentos teórico-metodológicos e finalidades do ensino de Sociologia no nível médio. Modelos e possibilidades para a prática de ensino da disciplina. |
40 h |
DCS0028 |
História da Sociologia |
Pressupostos e contexto do surgimento do pensamento sociológico. Os precursores e suas ideias, o desenvolvimento da Sociologia acadêmica, o ingresso nas universidades. Sociologia na França, na Alemanha, nos EUA e dispersa em outros países. O desenvolvimento da sociologia no Brasil. A importância da história da Sociologia e a contribuição dos clássicos para o professor se situar metodologicamente frente ao programa que irá elaborar para o ensino médio. |
32 h |
DCS0029 |
Cultura e identidade |
Estranhamento e identificação cultural. Conceito antropológico de cultura. Cultura e Identidade. Cultura e espaço escolar: cultura do espaço escolar, currículo e cultura escolar, a cultura escolar brasileira, a pluralidade do espaço escolar, a construção da identidade e a relativização das diferenças no espaço escolar, dimensões coletivas e individuais das diferentes culturas do espaço escolar. Cultura e nacionalidade: o nacional, o regional e o local. Cultura brasileira. Indústria cultural. |
44 h |
DCS0030 |
Estrutura e mudanças sociais |
Conceitos de estrutura e estratificação social. Processos de institucionalização. Instituição e processo de socialização. Relações de poder no interior das instituições. A escola como uma instituição social. Teorias sociológicas da mudança social. Educação e mudança social no mundo contemporâneo. |
44h |
DCS0031 |
Participação política e cidadania |
A participação política na história. Movimentos sociais. Greve. Representação política e voto. Juventude e poder político. A presença política das minorias no Brasil. Canais de participação e construção da cidadania. Especificidade da política e o pensamento político brasileiro. |
40h |
DCS0032 |
Espaço escolar |
Diferença entre espaço privado e público. O espaço escolar como objeto da Sociologia da Educação. Analisar o espaço escolar como meio de reprodução social. Distinguir as noções de socialização, educação e escolarização. Situar o espaço escolar no contexto social abrangente. Relações de poder na escola. Re-conhecer a própria escola mediante elaboração de um projeto investigativo sobre ela mesma. |
32h |
DCS0033 |
Ensino de Sociologia: conteúdos e metodologias |
Conhecimento e metodologia de ensino. Método de ensino: a ideia de método. Ensino e aprendizagem: continuidades e rupturas. Propostas curriculares. Sociologia: recortes e soluções metodológicas. Recursos didáticos. O uso da literatura, teatro, cinema e iconografia como recursos didáticos no ensino das Ciências Sociais. O uso do livro didático: limites e possibilidades. Estrutura de um projeto de curso: objetivos, opções metodológicas e recortes de conteúdos. Temas básicos de ensino. A singularidade da aula. Objetivos e sistemas de avaliação. Educação e ensino como pesquisa |
40 h |
DCS0035 |
Orientação teórico-metodológica para desenvolver o TCC |
Teorias e metodologias da pesquisa em ciências sociais. Análise das técnicas de pesquisas necessárias para o desenvolvimento de um TCC que qualidade. Normas e orientações para elaboração e apresentação do TCC. Plano, projeto ou programa/ proposta de ação, avaliação e mobilização da memória. Incorporação dos conteúdos aprendidos e das experiências vivenciadas no curso. |
40 h |