Projeto Pedagógico do Curso

O Curso de Letras pretende formar profissionais capazes de adquirir e desenvolver as competências e habilidades necessárias para operar competentemente com e sobre o seu objeto de estudo: estudos linguísticos e estudos literários. Em vista disso, o projeto pedagógico do Curso de Letras a Distância da UFRN visará a que o aluno adquira no curso competências e habilidades básicas.

a) utilizar de estratégias adequadas às diversificadas práticas de leitura e produção de texto exigidas pela sua inserção e atuação na sociedade;

 b) apreender, avaliar e operar o processo de ensino/aprendizagem de produção/recepção de texto e de conhecimento;

 c) construir uma autonomia intelectual que lhe possibilite a capacidade de operar, como professor, como pesquisador, ou em outras dimensões da produção/recepção de textos, não só com a norma padrão mas também com outras modalidades de expressão verbal;

 d) reconstruir continuamente o conhecimento disponível, com base principalmente em pesquisa e elaboração pessoal, num processo contínuo de educação permanente que é inerente ao trabalho;

 e) despertar interesse no aperfeiçoamento contínuo, curiosidade e capacidade para estudos extra-curriculares individuais ou em grupo, espírito investigativo, criatividade e iniciativa na busca de soluções para questões individuais e coletivas relacionadas com o ensino de Língua Portuguesa, bem como para acompanhar as rápidas mudanças tecnológicas oferecidas pela interdisciplinaridade, como forma e garantir a qualidade do ensino de Língua Portuguesa;

 e) desenvolver a criticidade ética, a reflexão crítico-investigativa e a capacidade de contextualização;

 f) reconhecer a dimensão estética da linguagem;

 g) possuir capacidade crítica para analisar de maneira conveniente os seus próprios conhecimentos;

 h) assimilar os novos conhecimentos científicos e/ou educacionais e refletir sobre o comportamento ético que a sociedade espera de sua atuação e de suas relações com o contexto cultural, socioeconômico e político;

 i) identificar os aspectos filosóficos e sociais que definem a realidade educacional.

Nenhum conteúdo disponível até o momento Nenhum conteúdo disponível até o momento Baixar Arquivo
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao