Projeto Pedagógico do Curso

O Contador pode atuar das seguintes formas: profissional autônomo, sócio de empresa ou prestador de serviços técnicos de contabilidade, auditoria e consultorias; funcionário responsável nas áreas de contabilidade, auditoria interna, controladoria e orçamento financeiro, consultoria fiscal-tributária, custos e planejamento gerencial e análise das demonstrações contábeis de entidades públicas ou particulares; perícias contábeis judiciais ou extrajudiciais; avaliação de bens patrimoniais; constituição, incorporação, cisão, fusão ou liquidação de empresas; magistério superior; servidor público em todas as instâncias governamentais.

O Currículo do Curso de Ciências Contábeis busca proporcionar uma formação mais direcionada para a realidade atual, marcada por alguns tópicos emergentes como: a globalização, o meio ambiente, as mudanças tecnológicas, os sistemas de informação, o controle de qualidade total e a busca incessante pelos novos paradigmas.

A incorporação de algumas características intelectuais é indispensável para um curso moderno, tais como: comunicação interpessoal, ética profissional, capacidade de adaptação, vida acadêmica ativa, motivação para atualização contínua e competência.

A proposta do PPC de Ciências Contábeis está planejada e articulada para formar profissionais com as seguintes competências e habilidades.

1. utilizar adequadamente a terminologia e a linguagem das Ciências Contábeis e Atuariais;

2. demonstrar visão sistêmica e interdisciplinar da atividade contábil;

3. elaborar pareceres e relatórios que contribuam para o desempenho eficiente e eficaz de seus usuários, quaisquer que sejam os modelos organizacionais;

4. aplicar adequadamente a legislação inerente às funções contábeis;

5. desenvolver, com motivação e através de permanente articulação, a liderança entre equipes multidisciplinares para a captação de insumos necessários aos controles técnicos, à geração e disseminação de informações contábeis, com reconhecido nível de precisão;

6. exercer suas responsabilidades com o expressivo domínio das funções contábeis, incluindo as atividades de quantificações de informações financeiras, patrimoniais e governamentais, que viabilizem aos agentes econômicos e aos administradores de qualquer segmento produtivo ou institucional o pleno cumprimento de seus encargos quanto ao gerenciamento, aos controles e à prestação de contas de sua gestão perante a sociedade, gerando, também, informações para a tomada de decisão, organização de atitudes e construção de valores orientados para a cidadania;

7. desenvolver, analisar e implantar sistemas de informação contábil e de controle gerencial, revelando capacidade crítico-analítica para avaliar as implicações organizacionais com a tecnologia da informação;

8. exercer com ética e proficiência as atribuições e prerrogativas que lhe são prescritas através da legislação específica, revelando domínios adequados aos diferentes modelos organizacionais.

 Prática Contábil

       os componentes curriculares de prática contábil têm como objetivo associar a teoria à prática, procurando colocar o educando face às situações mais próximas possíveis das que serão enfrentadas no mercado de trabalho. Visa à complementação do processo ensino-aprendizagem e ao aperfeiçoamento da formação profissional do aluno, proporcionando reflexão e aplicação dos conteúdos discutidos ao longo do curso.

       A execução das disciplinas de prática contábil será feita com base em estudo de caso integrado, contendo as principais transações contábeis das organizações, que será avaliado pelo NDE, aprovado pelo colegiado do curso e continuamente acompanhado por uma comissão de docentes composta por professores da área de conhecimento relacionada.

Trabalho de Conclusão de Curso -

      O TCC corresponde a uma produção acadêmica em forma de monografia ou artigo científico sobre um tema do interesse do aluno, sob o acompanhamento de um professor orientador, que visam demonstrar as competências e habilidades desenvolvidas pelo aluno, assim como os conhecimentos adquiridos durante o curso.

      O trabalho monográfico poderá ser realizado em entidades públicas e privadas, cabendo ao Departamento de Ciências Contábeis cadastrar e credenciar essas entidades para estabelecer convênios com a UFRN, segundo normas específicas aprovadas pelo colegiado do curso.

      Visando a capacitação dos alunos a desenvolverem a monografia, bem como permitir o aprofundamento de temas específicos de interesse do aluno, o curso oferece a disciplina optativa de seminário de monografia.

Atividades Complementares

      A proposta pedagógica do Curso não está restrita à sua estrutura curricular. A formação integral do Bacharel em Ciências Contábeis exige o envolvimento do aluno em atividades de pesquisa e de extensão universitárias essenciais ao desenvolvimento de suas competências e habilidades. Para tanto, a nova conformação da estrutura curricular contempla esta perspectiva ao incluir as denominadas atividades de formação acadêmica, envolvendo um conjunto de atividades empreendidas por alunos sob a tutela de professores, ou mesmo por iniciativa individual, desde que considerada como relevante para seu desenvolvimento acadêmico e conformada na regulamentação específica correspondente.

      Assim, o aluno terá a oportunidade de direcionar suas atividades complementares para a participação em projetos de pesquisa e extensão; eventos e congressos científicos; atividades de ensino (monitoria) etc, que irão agregar às suas competências, elementos fundamentais e diferenciais para o exercício de sua profissão no futuro. É na articulação sistêmica entre as dimensões das competências e das habilidades que o aluno alcançará a plena formação e atingirá o nível de capacitação necessário para atuar com eficácia profissional. Estas atividades permitem ao aluno personalizar sua capacitação profissional a partir do perfil genérico proposto pelo curso, ou seja, a proposta pedagógica sistematiza o conteúdo relevante e compõe o alicerce do conhecimento sobre a Contabilidade, indicando as oportunidades de atuação profissional.

     As atividades de formação acadêmica irão representar o complemento da formação profissional, permitindo dirigir a atenção do aluno às áreas ou temas de interesse específico, como podem ser a de atuar na docência acadêmica, na pesquisa científica, nas atividades técnicas como executivo de negócios ou empreendedor, entre outras alternativas. O aluno poderá realizar 150 horas em atividades de ensino, pesquisa e extensão e outras constantes em regulamento próprio aprovadas pelo Colegiado do Curso

1. monitoria remunerada ou não remunerada conforme resolução CONSEPE 221/2012;

2. atividade de iniciação científica;

3. comunicação feita em seminários ou congênere científico de âmbito local, regional, nacional ou internacional;

4. publicações em periódicos especializados, anais de congressos e similares;

5. participação em projetos de extensão;

6. participação em seminários, congressos, encontros estudantis;

7. realização de estágio não obrigatório;

8. projetos desenvolvidos na Empresa Júnior.

 Disciplinas Optativas

As disciplinas optativas visam ampliar as oportunidades de uma formação segundo o atendimento aos interesses individuais de formação profissional. O aluno deverá cursar no mínimo 10% da carga horária total do curso, ou seja, 300 horas em disciplinas optativas, as quais podem ser escolhidas dentre as listadas abaixo. Caso deseje, o aluno poderá escolher disciplinas extracurriculares, conforme prevê a legislação da UFRN.

Estágio não Obrigatório

O estágio não obrigatório é uma atividade acadêmica complementar que visa integrar o aluno ao meio profissional, possibilitando as aprendizagens sociais, profissionais e culturais, em termos de aprendizado prático, aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e de relacionamento humano e ainda procurar oportunizar o exercício prático, motivando o aluno na aplicação dos conhecimentos recebidos no curso.

O estágio não obrigatório pode ser desenvolvido em entidades públicas e privadas pelo aluno regularmente matriculado e que frequente efetivamente o Curso de Ciências Contábeis da UFRN. O estágio não obrigatório, também, pode ser desenvolvido sob a forma de atividade de extensão mediante a participação do estudante em empreendimentos e projetos de interesse social.

 Processo de Organização do Conhecimento

No tocante ao processo de organização dos conhecimentos na estrutura curricular, vale destacar que o currículo apresentado para a formação do profissional em Ciências Contábeis encontra-se distribuído em áreas de conhecimento, possibilitando ao aluno escolher disciplinas optativas segundo a sua pretensa área de atuação profissional.

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