Projet Pédagogique de Cours

Espera-se que ao fim do curso o bacharel em Ciências Atuariais, formado pela UFRN, tenha domínio de cálculos e conceitos atuariais, tanto do ramo vida (seguros de vida, previdência, etc.) quanto do ramo não vida (seguros de
veículos, transporte, etc), bem como noções de mercado financeiro que permita o atuário atuar no mercado de forma satisfatória.
Assim, ao concluir sua formação o Atuário deverá:
a) Dominar os conhecimentos e as metodologias da Ciência Atuarial;
b) Interpretar dados e cálculos relativos à área;
c) Reconhecer as possibilidades de aplicação da Ciência Atuarial em variados contextos;
d) Trabalhar, de forma integrada, com profissionais da sua área e de outras
áreas;
e) Expressar-se escrita e oralmente com clareza, precisão e objetividade, sobretudo em relação aos conhecimentos de sua área;
f) Exercer sua prática profissional baseada na ética, autonomia e criatividade visando buscar soluções para as questões atualmente colocadas pela sociedade;
g) Aprender continuadamente e adquirir novas tecnologias, fazendo de sua prática profissional uma fonte de produção de conhecimento.

Os profissionais de Atuária formados nesta instituição estarão aptos a atuar no mercado de trabalho munido de competências profissionais, no sentido mais amplo do profissionalismo, e de competências específicas do bacharel em Ciências Atuariais.
I - Competências referentes ao comprometimento com a sociedade democrática:
a) Pautar-se por princípios da ética democrática: dignidade humana, justiça, respeito mútuo, participação, responsabilidade, diálogo e solidariedade, para atuação como profissionais e como cidadãos;
b) Reconhecer e respeitar a diversidade em seus aspectos sociais, culturais e físicos, detectando e combatendo todas as formas de discriminação;
c) Valorizar da verdade e a solidariedade, como princípios norteadores de suas ações;
d) Compreender humanisticamente as vulnerabilidades sociais;
e) Valorizar o conhecimento e o saber comunitário na construção do conhecimento;
f) Ter visão crítica sobre a realidade brasileira e nordestina;
g) Realizar a crítica ao conhecimento científico de sua própria área e do contexto social no qual está inserido.
II - Competências referentes aos domínios dos conteúdos a serem socializados, de seus significados em diferentes contextos e de sua articulação interdisciplinar:
a) Conhecer, compreender e aplicar conteúdos, conceitos abstratos e técnicas básicas de estatística, matemática, informática, contabilidade, economia e direito;
b) Calcular riscos e probabilidades;
c) Dominar métodos e técnicas de análise de dados, especialmente no tocante à utilização de ferramentas computacionais de armazenamento e consulta de dados;
d) Interpretar e utilizar adequadamente métodos estatísticos e indicadores demográficos referentes à mortalidade, invalidez, morbidade, fecundidade, natalidade e dados referentes à saúde pública em geral;
e) Dominar, ao menos em nível de interpretação textual, uma língua estrangeira, preferencialmente a inglesa;
f) Identificar, formular e resolver problemas utilizando rigor lógico-científico;
g) Raciocinar logicamente, com exatidão e rapidez de cálculo;
h) Estabelecer relações entre as Ciências Atuariais e outras áreas do conhecimento;
i) Compartilhar saberes e metodologias referentes às Ciências Atuariais, subsidiando e complementando o trabalho de equipes multidisciplinares;
j) Elaborar documentos, cláusulas e condições gerais de apólices, de seus aditivos e anexos, de títulos de capitalização, planos técnicos de seguros e resseguros, de formas de participação dos segurados nos superávits, de cobertura ou exclusão de riscos especiais, dentre outros documentos legais competentes à área;
k) Desenvolver projetos de pesquisa e de administração de produto;
l) Compreender os princípios de planejamento e controle na gestão atuarial nas empresas de seguros e pensões, assim como sua dinâmica corporativa;
m) Elaborar e administrar os planos de seguro, previdência, títulos de capitalização e planos de saúde, e suas reservas, garantindo suas consistências atuariais;
n) Ser reconhecido junto ao IBA e outras entidades atuariais;
o) Elaborar relatórios e notas técnicas atuariais em conformidade com a legislação vigente.
Cada uma dessas competências será estimulada durante os componentes curriculares do curso, de forma que, ao final do curso, o aluno tenha a possibilidade de desenvolver todas elas, conjuntamente.

Quanto aos princípios éticos, pretende-se valorizar:
a) Verdade: a valorização da verdade deve ser objeto de todos os componentes curriculares. Práticas como plágio, cola, cópia e falsificação de documentos não serão aceitas no curso. Em contrapartida, o reconhecimento
de problemas e limitações, por parte dos alunos e dos professores, será valorizado. O diálogo sincero ajuda a identificar problemas metodológicos e conceituais que possam atrapalhar o aprendizado. Na presença de algum
desses obstáculos o Colegiado do Curso deve agir de forma a sanar ou minimizar o problema. Como resultado dessa política, espera-se ensinar aos alunos a valorização da verdade mesmo diante as dificuldades e a importância de se enfrentar os problemas cotidianos. Os frutos esperados são profissionais
éticos e responsáveis;
b) Solidariedade: um dos princípios utilizados constantemente pelos atuários é o mutualismo, sem o qual seria impossível a implantação de um sistema de seguridade social ou privado. Contudo, riscos diferentes podem ser tratados de forma diferentes, de forma a não onerar demasiadamente indivíduos com risco mais baixo. As decisões quanto aos grupos de risco ou oferta de produtos, contudo, devem ser pautadas segundo uma visão de valorização da pessoa mana e não de supervalorização do lucro. Para o aluno ter base para uma atuação consciente no mercado de trabalho, esse princípio deve ser desenvolvido durante o curso de graduação. Nesse sentido, pretende-se incentivar o aprendizado horizontal por meio de elaboração de trabalhos em equipe, grupos de estudo e resolução conjunta de exercícios.

 

A metodologia de ensino do curso de Ciências Atuariais procura contemplar as demandas do perfil profissional exigido pela sociedade, em que o papel desempenhado pela graduação perpassa a compreensão de que o processo
ensino-aprendizagem é dinâmico e sua prática deve pautar-se nos princípios da flexibilidade, interdisciplinaridade, articulação teoria e prática e indissiosociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Essa última é uma
preocupação central deste projeto, considerando que a UFRN tem, como instituição pública, a missão de “educar, produzir e disseminar o saber universal, contribuindo para o desenvolvimento humano e comprometendo-se
com a justiça social, a democracia e a cidadania” (Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI).

No que se refere à articulação teoria e prática será necessário que os docentes e discentes ajustem-se em práticas pedagógicas subsidiadas pelos estudos de caso e contato com empresas e entidades da área para conhecer e pesquisar metodologias aplicadas. Estimula-se, também, o engajamento em projetos de pesquisa e extensão, especialmente aos ligados ao Departamento de Demografia e Ciências Atuariais.

O princípio de flexibilidade e interdisciplinaridade nesta estrutura curricular deve possibilitar ao aluno desenvolver a autonomia para realizar um percurso acadêmico de acordo com os seus interesses e vocações, bem como propiciar
uma formação tendo como base o diálogo com as várias áreas do conhecimento.

Desse modo, alunos e professores devem realizar aulas dialogadas, seminários, listas de exercícios, trabalhos em grupo, pesquisas e projetos envolvendo variados componentes curriculares, criando oportunidades para
que todos possam exercitar, praticar e aprender os conceitos e ideias afins dos componentes curriculares. Essas e outras estratégias devem fazer parte do cotidiano pedagógico de alunos e professores, incitando a capacidade de
solucionar e resolver problemas da área de atuária.

Considerando o princípio de flexibilização, o elenco dos componentes curriculares optativos aborda e aprofunda áreas específicas e importantes da Atuária, mas também apontam componentes curriculares de outras áreas que
possibilitam ampliar a visão de universalidade do conhecimento.

Quando se pensa a metodologia também é importante considerar os recursos a serem utilizados uma vez que estes são auxílios fundamentais, sobretudo àqueles que se referem à área de informática. Nesse sentido, ressalta-se o
incentivo ao uso de softwares livres como alternativas de qualidade ao acesso de todos.

Acolhida de calouros

Diante da entrada de uma nova turma de Ciências Atuariais, o colegiado do curso organizará uma recepção a essa nova turma. No momento deve ser apresentado aos alunos
a) O projeto pedagógico, com suas diretrizes, princípios e objetivos;
b) A estrutura curricular do curso, bem como o sistema de créditos, de escolha de componentes curriculares obrigatórios e optativos e do Trabalho de Conclusão de Curso;
c) O papel do professor orientador e as formas de se comunicar com ele;
d) O regulamento dos cursos de graduação da UFRN;
e) O que é Ciências Atuariais, bem como passar informações sobre mercado de trabalho, formas de atuação, princípios e os enfoques do curso.

Orientação acadêmica

Durante o curso cada aluno terá um orientador acadêmico. Este é um professor do departamento responsável pelo acompanhamento acadêmico daquele aluno, prestando-lhe informações e esclarecendo dúvidas sobre seu desempenho acadêmico, a escolha de componentes curriculares, o trancamento de componentes curriculares e as atividades complementares.

Metodologia de pesquisa

Os professores do Departamento de Demografia e Ciências Atuariais procuram envolver os alunos da graduação em Ciências Atuariais em projetos de pesquisa, corroborando com o desenvolvimento acadêmico dos alunos e com o princípio da flexibilidade das atividades acadêmicas. A incorporação do aluno no âmbito da pesquisa poderá ser realizada pelas seguintes portas: iniciação científica certificada pela Pró-reitoria de Pesquisa (CNPq e PPq ou outras
instituições de apoio à pesquisa), com ou sem remuneração; participação em seminário de caráter acadêmico; apresentação de trabalhos; minicursos e outros em congresso ou congênere científico.

Além disso, o Departamento de Demografia e Ciências Atuariais da UFRN, ao qual o curso é vinculado, dá suporte aos programas de Pós-graduação em Demografia. Desse modo, professores da pós, ligados a componentes
curriculares do curso de Ciências Atuariais da UFRN, eventualmente desenvolverão atividades relacionadas às pesquisas da pós-Graduação em áreas intrínsecas e correlatas à Ciência Atuarial, envolvendo de forma ativa os
alunos da graduação. Os alunos formados pelos cursos de graduação tambserão incentivados a ingressarem na pós-graduação, de acordo com o perfil acadêmico demonstrado durante a graduação.

Metodologia de extensão

Como atividades de extensão pretende-se:
a) Planejar, em nível de Centro (CCET), ações para divulgar o curso em escolas do Ensino Médio da rede básica de ensino e nos canais competentes de comunicação;
b) Realizar eventos específicos para divulgar a área de conhecimento e a profissão do Atuário, objetivando a abertura de campo de estágio e trabalho;
c) Promover a inserção do Departamento de Demografia e Ciências Atuariais na sociedade, por meio de contribuições à compreensão das análises atuariais divulgadas na mídia;
d) Organizar seminários, cursos e congressos acerca de temas demandados pelos alunos que não sejam contemplados na estrutura curricular;
e) Promover projetos de extensão universitária que permitam ao aluno um intercâmbio com a realidade social, levando, à sociedade, contribuições com o conhecimento adquirido no curso de Ciências Atuariais.

      

A avaliação do processo de ensino-aprendizagem será orientada pela resolução vigente que regulamenta o sistema de avaliação na UFRN.

Considerando as orientações metodológicas anteriormente apresentadas é necessário que as atividades avaliativas sejam coerentes com os princípios propostos. Por isso mesmo devem, sempre que convir extrapolar os
instrumentos excessivamente objetivos, pontuais, individuais, dissociados das práticas, fechados em sua própria área de conhecimento.

Relatórios parciais de projetos teóricos e práticos, apresentação de seminários e simulação de estudos de casos, dentre outros, poderão ser utilizados no processo de avaliação, devendo essas atividades ser estimuladas pelo grupo de professores responsáveis pelos componentes curriculares.
As atividades avaliativas deverão ser planejadas e apresentadas em sala de aula, preferencialmente. É ainda, fundamental, após a apreciação da avaliação, que os professores realizem uma discussão ampla para identificar os avanços do processo e as fragilidades que possibilitem a reafirmação do compromisso de aprendizagem do grupo.

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