Proyecto Pedagógico del Curso

O Licenciado em História formado pela UFRN deverá: .

Conceber a História de modo crítico e criativo, a partir de relações sociais dinâmicas, ligadas ao mundo com o qual o indivíduo interage, na sua dimensão do passado como do presente.

Perceber os indivíduos na sua diversidade, de classes, de etnias, de culturas, estimulando o aluno a compreender de modo crítico as relações sociais.

Estimular o aluno a situar-se como agente histórico e como ser integrado a uma comunidade humana, auxiliando-o a reconhecer e estreitar seus vínculos com a comunidade em que está inserido.

Estimular a atividade da pesquisa na escola, nas suas diversas possibilidades, incluindo aí o trabalho na intersecção com outras disciplinas.

Adotar posição permanentemente indagadora e aberta à experiência a respeito de seus métodos de avaliação de aprendizagem e de ensino.

Mostrar-se capaz de incluir como apoio no processo de ensino-aprendizagem o uso de tecnologias como a internet, o cinema e o vídeo.

Manter-se inteirado a respeito dos rumos que a disciplina toma atualmente, no plano teórico e da pesquisa efetiva, quanto às novas problemáticas, métodos e abordagens.

Demonstrar postura ética na profissão, a que deve somar-se, como educador, o compromisso com a formação 40 do aluno, na sua totalidade indissociável de ser intelectual e ser humano.

Atuar no ensino de História, entendendo-o não como mera transmissão do conhecimento, mas como construção do conhecimento.

Usar o material didático em sala de aula de modo crítico e criativo, produzindo esse material, quando necessário. .Estar habilitado a fazer uso das tecnologias audiovisuais de apoio ao processo ensino-aprendizagem.

Introduzir na prática pedagógica os conteúdos históricos, selecionando-os e associando-os ao universo cultural no qual os alunos estão inseridos.

Reconhecer as especificidades culturais e individuais dos estudantes, adequando a elas os conteúdos e as abordagens.

Compreender a História como um campo de conhecimento relacionado com outras formas de conhecimento e apreensão do mundo, seja no domínio da ciência, da arte ou do senso comum.

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Um Projeto Político-Pedagógico que se proponha formar profissionais voltados para um mundo assinalado por 58 mudanças tão aceleradas e desconcertantes, sob o ponto de vista da sociedade, das técnicas e da ciência, bem como das exigências profissionais, deve estabelecer instrumentos eficientes e ágeis que lhe permita avaliar, corrigir e reorientar objetivos, metas e estratégias.

Para que ele responda com eficiência a esses desafios, esses instrumentos devem ser aplicados de forma sistemática, permanente e regular, levando-se em conta a participação do corpo docente, do corpo discente e, ainda, de alunos egressos do curso que estejam integrados ao mercado de trabalho. Um desses instrumentos, adotado pela UFRN como estratégia de avaliação institucional dos seus cursos, o Programa de Avaliação Institucional da Universidade Brasileira (PAIUB), foi utilizado como recurso auxiliar de discussão deste Projeto Político-Pedagógico na sua fase de elaboração. Posto em execução, este projeto deverá continuar lançando mão, de forma periódica, desse Programa de Avaliação.

As iniciativas de avaliação regular do presente projeto competem, em primeiro lugar, ao colegiado do Curso de História. É nesse forum, contando com a participação de representantes do corpo docente (incluindo docentes do Departamento de Educação e docentes convidados) e do corpo discente, que se encontram as condições imediatas para  a avaliação coletiva das questões didático-pedagógicas, tais como conteúdo de ementas, programas de curso, problemas da prática pedagógica dos professores, da aprendizagem dos alunos etc.

Outra iniciativa que deverá ser adotada é a de entrevistas de sondagem com alunos egressos do curso, que já estejam atuando no mercado de trabalho. A pesquisa sistemática com esses profissionais, indagando sobre as dificuldades encontradas e as deficiências percebidas no exercício da profissão, podem fornecer ao curso de História, elementos para que se imprimam novas diretrizes e corrijam pontos deficientes.

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