PERFIL DO EGRESSO
O egresso do Curso de Bacharelado em Ciência de Dados da UFRN será um profissional com formação sólida, crítica e interdisciplinar, apto a atuar em todas as etapas do ciclo de vida de dados: desde a coleta, armazenamento, processamento e análise até a interpretação e comunicação de resultados, apoiando a tomada de decisão baseada em evidências.
Com domínio das ferramentas estatísticas, matemáticas e computacionais, o egresso estará capacitado para lidar com diferentes tipos de dados (estruturados, semiestruturados e não estruturados) e aplicar metodologias de aprendizado de máquina, mineração de dados e modelagem estatística para extrair conhecimento útil e confiável. Espera-se que o egresso de BCD seja capaz de:
● Compreender e aplicar os fundamentos teóricos e metodológicos da ciência de dados;
● Modelar problemas reais e propor soluções orientadas por dados, de forma rigorosa e criativa;
● Trabalhar com grandes volumes de dados e utilizar ferramentas modernas de análise, visualização e comunicação de resultados;
● Avaliar criticamente os impactos sociais, éticos e legais do uso de dados e algoritmos em diferentes contextos;
● Comunicar-se de forma clara com públicos diversos, traduzindo resultados técnicos em informações acessíveis para tomadores de decisão;
● Atuar em equipes multidisciplinares com postura ética, colaborativa, proativa e comprometida com o bem público;
● Aprender de forma contínua e autônoma, acompanhando a rápida evolução tecnológica da área. O egresso poderá atuar em diversos setores da sociedade, incluindo:
● Empresas de tecnologia, bancos, seguradoras, startups e consultorias;
● Órgãos públicos e instituições governamentais, na formulação e monitoramento de políticas públicas baseadas em dados;
● Centros de pesquisa e universidades, desenvolvendo ciência e inovação;
● Setores industriais e produtivos, otimizando processos, produtos e serviços com base em análises preditivas e prescritivas;
● Organizações do terceiro setor e projetos sociais que utilizam dados para impacto social. Além disso, o egresso estará apto a prosseguir seus estudos em programas de pós-graduação, tanto acadêmicos quanto profissionais, nas áreas de Ciência de Dados, Estatística, Computação, Matemática Aplicada, Inteligência Artificial, entre outras.
Levando em consideração a flexibilidade necessária para atender domínios diversificados de aplicação e as vocações institucionais, os egressos dos cursos de Bacharelado em Ciência de Dados da UFRN devem apresentar as seguintes habilidades e competências (CE):
● Possuir sólida formação nas áreas de Computação, matemática e estatística que permita a aplicações de conceitos dessas áreas em tarefas de Ciência de Dados;
● Utilizar efetivamente técnicas computacionais, matemáticas e estatísticas para, de forma analítica, avaliar a factibilidade e, quando factível, extrair conhecimento dos dados disponíveis para realizar descobertas em diferentes domínios de aplicação, de forma a apoiar o processo de tomada de decisão;
● Empregar os princípios de Tecnologia de Informação e Comunicação para pesquisar, projetar, implementar e avaliar novas abordagens e técnicas para construção de ferramentas para análise de dados;
● Ser capaz de planejar e realizar experimentos computacionais simulados utilizando diferentes infra-estruturas que apoiem a gestão e o manuseio eficiente de dados, estruturados, semiestruturados e não estruturados, durante todo o ciclo de vida dos dados;
● Definir e implementar estratégias de gerenciamento de dados para curadoria, coleta, integração, armazenamento, visualização, preservação e disponibilização de dados para futuro processamento;
● Gerenciar projetos interdisciplinares que incluam as diversas etapas do ciclo de vida de dados;
● Identificar novos desafios, necessidades, oportunidades de negócios e desenvolver soluções inovadoras;
● Investigar, compreender e estruturar as características de domínios de aplicação em diversos contextos que levem em consideração questões ambientais, éticas, sociais, legais e econômicas;
● Ser capaz de trabalhar de forma tanto individual como colaborativa, com profissionais da mesma área ou de diferentes áreas;
● Seguir os princípios de uma ciência de dados justa, transparente, sem viés, respeitando a privacidade e atendendo aos requisitos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD);
● Ter uma visão crítica e criativa na identificação e resolução de problemas contribuindo para o desenvolvimento da área;
● Atuar de forma empreendedora, abrangente e cooperativa no atendimento às demandas sociais da região onde atua, no Brasil e no mundo;
● Utilizar racionalmente os recursos disponíveis de forma transdisciplinar; e,
● Atuar em um mundo globalizado do trabalho, buscando o domínio de idiomas estrangeiros, em particular, o Inglês.
A proposta metodológica do BCD está fundamentada em uma abordagem interdisciplinar, centrada no estudante e orientada para a resolução de problemas reais com o uso de dados. O curso buscará promover um processo de ensino e aprendizagem que: (i) integre teoria e prática de forma contínua, estimulando a construção de competências técnicas, analíticas, éticas e comunicacionais; (ii) seja flexível, tendo em vista, tanto as características evolutivas e mutantes da Computação, Estatística e áreas afins, quanto às várias possibilidades de atuação do egresso do BCD; e (iii) permita a articulação e indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.
A estrutura curricular foi construída com componentes de formação básica, profissional e de formação específica, distribuídos ao longo dos 8 (oito) semestres, para promover uma progressão gradual do conhecimento. Os componentes de formação básica (1º ao 3º semestre) são aqueles de fundamentação teórica em cálculo, álgebra, estatística básica, programação e estruturas de dados. O grupo dos componentes de formação específica (a partir do 4º semestre) é composto por aqueles de aprofundamento em modelagem estatística, aprendizado de máquina, banco de dados, visualização de dados e inteligência artificial. E nos últimos semestres, temos os componentes de formação profissional, aplicada e integradora, focada em projetos práticos, análise de problemas reais e construção de soluções orientadas por dados, além do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Além das atividades de ensino, por meio de aulas teóricas e práticas, esta proposta prevê a possibilidade dos alunos integralizarem parte de sua carga horária acadêmica com atividades de pesquisa e extensão. Para isso, deverão atuar em consultorias estatísticas através de um órgão do Departamento de Estatística, denominado Laboratório de Estatística Aplicada (LEA), participar de Seminários e Congressos, realizar estágios em empresas sediadas na grande Natal, engajar-se em projetos de ensino, pesquisa e extensão, especialmente aqueles ligados às bases de pesquisa dos Departamentos de Estatística e Informática e Matemática Aplicada, além de participar de outras ações relacionadas a essas atividades acadêmicas.
AVALIAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO
A avaliação deste PPC do BCD será conduzida de forma sistemática, participativa e contínua, com foco no aprimoramento permanente da formação oferecida, na coerência entre objetivos e resultados e na adequação às demandas acadêmicas, sociais e profissionais. Essa avaliação será pautada pela articulação entre ações de autoavaliação interna e os processos avaliativos externos, conforme diretrizes institucionais da UFRN e do Ministério da Educação (MEC). Uma vez implantado, o BCD constituirá o Núcleo Docente Estruturante (NDE), que será responsável, dentre outras ações, por:
● Acompanhar a implementação e atualização do PPC;
● Propor melhorias curriculares e metodológicas;
● Analisar os resultados de avaliações internas e externas;
● Articular o planejamento do curso com os objetivos institucionais;
● Promover discussões com os demais docentes, discentes e setores da universidade, assegurando a coerência e a qualidade do curso. A composição do NDE obedecerá a regulamentação vigente da UFRN e deverá ter interação direta com professores do curso responsáveis pela formação generalista. O curso elaborará e implementará o Plano de Ação Trienal dos Cursos de Graduação (PATCG), conforme diretrizes da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD). O PATCG conterá:
● Diagnóstico do curso com base em indicadores acadêmicos e institucionais;
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