Apresentação

Justificativa e Objetivo: A transdisciplinaridade, grau máximo de relações entre disciplinas, aparece, nesse contexto, como um método possível de ser tentado, sendo sempre iniciado com pequenas tentativas interdisciplinares ao longo do currículo. Esse método permite atender à necessidade de utilizarem-se formas de organização dos conteúdos que promovam um maior grau de (re)significação na aprendizagem. Essa organização de conteúdos “deve comportar o estudo de uma realidade que sempre é complexa e em cuja aprendizagem é preciso estabelecer o máximo de relações possíveis entre os diferentes conteúdos que são aprendidos para potencializar sua capacidade explicativa” (ZABALA, 2004, p.35). Para isso, o professor terá que conceber um ensino cujo objeto fundamental de estudo para os alunos seja o conhecimento e a intervenção na realidade.

Nessa perspectiva, o Curso de Especialização em Literatura e Ensino busca unir os conhecimentos leitura, literatura e ensino perpassados pelos conteúdos de ética e cidadania como uma forma de conscientizar os agentes da educação da necessidade de (re)pensar os conteúdos através da transdisciplinaridade e, principalmente, conscientizá-los da responsabilidade que cada sujeito tem de intervir na realidade em prol da construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Os resultados recentes dos programas de avaliação do Ensino Fundamental e Médio deixam clara a necessidade de investir não só nos aspectos ligados à língua portuguesa, mas nos voltados para a leitura e para a literatura. Também o ensino de literatura e a leitura na sala de aula não podem apenas estar submetidos a questões de língua portuguesa. Urge elaborar estratégias de estímulo ao desenvolvimento do gosto pela leitura. A literatura, como linguagem carregada de significado, como difusora de toda uma carga cultural de uma língua, presta-se muito bem ao desenvolvimento desse gosto pela leitura, se bem utilizada em sala de aula. Assim, pensar a literatura em sala de aula, suas relações com outras linguagens e elaborar novas estratégias de sua aplicação no processo ensino-aprendizagem seriam as marcas fundamentais deste projeto. Para a consecução deste objetivo maior, o curso propõe como objetivos específicos:

- contribuir para melhoria do processo ensino-aprendizagem da Leitura e da Literatura; aprimorar os conhecimentos específicos de docentes de Leitura e de Literatura na perspectiva do ensino;

- especializar docentes para produzir material didático numa perspectiva multicultural na área de Literatura;

- capacitar docentes de Língua Portuguesa e Literatura e áreas afins para que possam compreender os princípios teóricos que fundamentam o ensino de literatura e a elaboração do material didático numa perspectiva multicultural.


Local do Curso: CERES - Campus Currais Novos

Coordenação do Programa: Nenhum conteúdo disponível até o momento

Telefone/Ramal:

E-mail: Nenhum conteúdo disponível até o momento

Período do Curso: 24/02/2018 à 29/06/2019 Convênio Acadêmico : Nenhum conteúdo disponível até o momento Modalidade de Curso: Presencial
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