Apresentação

O curso de História, tanto na modalidade de Licenciatura quanto de Bacharelado, está vinculado ao Departamento de História (DEHIS) do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), localizado no Campus Central. Além dos cursos, o departamento é responsável por administrar o Curso de Graduação de História a Distância, os Laboratórios de Arqueologia, de Imagens, de Restauração de Livros e Documentos, e de Experimentação em História Social, bem como o Memorial do PNLD. Além disso, o departamento também abriga o Programa de Pós-Graduação Acadêmico em História (PPGH) e o Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de História (PROFHistória).

 

O Departamento de História possui um quadro composto por 21 docentes, 3 professores substitutos, 1 professor visitante e 7 servidores técnicos-administrativos. Segundo o Estatuto da UFRN de 2002, o plenário do departamento é a instância deliberativa responsável por políticas, estratégias e rotinas administrativas, acadêmicas, didático-científicas e pedagógicas, enquanto a chefia do departamento é a instância executiva dessas atividades.

 

O curso de História foi reconhecido legalmente pelo Decreto Federal nº 46.868, de 16 de setembro de 1959. Posteriormente, a habilitação em Bacharelado foi instituída pela Resolução 62/77 de 3 de junho de 1977. Ao longo dos anos, o curso passou por reformulações curriculares e mudanças significativas. Atualmente, o curso de História tem um total de 560 alunos, de acordo com dados coletados em 2023 no SIGAA (Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas).

 

O curso de História Licenciatura possui 450 alunos, enquanto o curso de História Bacharelado conta com 110 alunos. Cada um dos cursos possui seus próprios coordenadores e vice-coordenadores. A coordenação de curso é o órgão executivo do colegiado do curso, cuja composição e atribuições são estabelecidas no Regimento Geral e em Resoluções dos Conselhos Superiores da UFRN.

 

A principal forma de ingresso no curso de História é através do Sistema de Seleção Unificada (SISU), com oferta anual de vagas. A Licenciatura oferece 88 vagas, sendo 34 para o turno matutino e 54 para o noturno. O curso de História Bacharelado também possui entrada anual e oferece 22 vagas para o turno matutino. Além disso, ocorre semestralmente o processo seletivo de vagas residuais, que disponibiliza 10% do quantitativo ofertado pelo SISU. Essas vagas são destinadas a alunos que desejam mudar de graduação ou realizar uma segunda graduação, e o processo é organizado pela Comissão Permanente de Vestibulares (COMPERVE). O curso de História também possui parcerias com outras universidades e outras formas de ingresso determinadas por lei.

 

Os cursos de História, tanto Licenciatura quanto Bacharelado, têm uma duração média de quatro anos e meio (nove semestres), podendo ser concluídos em até sete anos (quatorze semestres). Essa carga horária predominante de 3.225 horas é distribuída ao longo do período de estudos. As aulas ocorrem em um dos dois períodos: das 07h00 às 12h30 e das 18h45 às 22h15.

 

É importante destacar que ambos os cursos de História receberam a avaliação conceito quatro em uma escala de 1 a 5 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), que é aplicado desde 2004. Essa avaliação ocorre trienalmente, sendo o último realizado em 2021. O ENADE é um indicador de qualidade que avalia os cursos com base no desempenho dos estudantes.

 

O curso de História é composto por duas esferas importantes: o Colegiado de Curso, responsável por propor deliberações, e o Núcleo Docente Estruturante, que tem a função de propor encaminhamentos. A plenária departamental é responsável por apreciar e tomar decisões relacionadas ao curso. Essas instâncias são fundamentais para a organização e o desenvolvimento das atividades acadêmicas no departamento.

 
Horário de Atendimento da Coordenação de Curso


Estamos disponíveis para atendê-lo de forma presencial e virtual, conforme os seguintes horários:

 

Atendimento Presencial:
- Segunda-feira e Quarta-feira: 07h30 às 12h00 e 14h00 às 17h30

 

Atendimento Virtual:
- Terça-feira, Quinta-feira, e Sexta-feira: 08h00 às 17h00

 

Se você tiver alguma dúvida, necessitar de orientação ou desejar obter informações sobre o curso, sinta-se à vontade para entrar em contato conosco durante esses períodos ou no e-mail: coohis.lic@cchla.ufrn.br.

Telefone/Ramal: (84) 3342-2246/754

 

Estamos ansiosos para ajudá-lo em sua jornada acadêmica!

 

Coordenação do Programa: HELDER DO NASCIMENTO VIANA

Telefone/Ramal:

E-mail: Nenhum conteúdo disponível até o momento

Título do Profissional: Nenhum conteúdo disponível até o momento Área de Conhecimento CNPQ: Ciências Humanas Convênio Acadêmico : Nenhum conteúdo disponível até o momento Modalidade de Curso: Presencial
Calendário Fique por dentro dos eventos relacionados ao nosso Calendário Acadêmico.
  • 10/01/2024 - 17/01/2024 · Matrícula para o período 2024.1.
  • 26/02/2024 · Início do período letivo 2024.1.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao