Présentation

A Ciência Atuarial pode ser definida como a ciência da avaliação de riscos, cálculo dos prêmios e reservas relativas às operações de seguros, resseguros, atualização de valores financeiros para bens móveis e imóveis, atualização dos planos de capitalização, definição de parâmetros para atualização de valores financeiros de previdência social e privada. Pode ainda, ser definida como a estatística dos seguros e metodologicamente divide-se em avaliar aspectos relativos a dois ramos: ramo vida e o ramo não-vida. O ramo vida trata das consequências das principais contingências da vida: nascimento, morte, doença, invalidez, desemprego, aposentadoria. Os ramos não-vida são todos os que não se enquadram nesses aspectos e abrangem riscos com veículos, fogo, transportes, responsabilidade civil, habitação, garantia de obrigações contratuais, entre outros.

 

O Atuário, profissional graduado em Ciências Atuariaisnecessita de um conhecimento multidisciplinar que incorpora teorias e aplicações matemáticas, estatística, demografia, economia, direito, probabilidade e finanças. Num mercado dinâmico como o atual, o profissional poderá atuar nas atividades de cálculos de prêmios, avaliação de riscos financeiros, atualização de taxas de juros, acompanhamento de contratos de apólices. Pode também atuar em planejamento de produtos, avaliação e acompanhamento atuarial, estudos de novos planos de benefícios, avaliação de desempenho de carteira de aplicações, cálculo de valores a serem cobrados por serviços e bens físicos móveis e imóveis, normalização e elaboração de notas técnicas de atuária, cálculos de “rating” de empresas financeiras e também em estratégias de investimentos.

 

No Brasil, a profissão é regulamentada pelo Decreto Federal de nº 66.408 de 03 de abril de 1970. 

 

Na UFRN, o curso de Ciências Atuarias teve a sua criação aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CONSEPE, em 27/05/2008. A primeira turma teve inicio no primeiro semestre de 2009. O curso não consta na relação de cursos avaliados pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE).

 

Para mais informações, veja nossas dicas de sites e conteúdos, disponível na aba "outras opções" ou pelo endereço: 

https://sigaa.ufrn.br/sigaa/public/curso/secao_extra.jsf?lc=pt_BR&id=6633741&extra=1337502300.

 

Confira, também, nosso canal no youtube: https://www.youtube.com/channel/UCXynMvC2sSASgC4e7d4M7cw/playlists

 

 

 

Fale conosco:

(84) 99224-0005 (WhatsApp)

E-mail: cienciasatuariaisufrn@gmail.com

Horário: 14h às 17h

Coordination du Programme: JÁRVIS CAMPOS

Téléphone/Extension:

E-mail: Indisponible Pour le Moment

Título do Profissional: Bacharel em Ciências Atuariais Domaine de Connaissance CNPQ: Ciências Exatas e da Terra Accord Académique: Indisponible Pour le Moment Cours Modalité: Presencial
Calendrier Restez sur les événements liés à notre calendrier académique.
  • 10/01/2024 - 17/01/2024 · Les frais de scolarité pour la période 2024.1.
  • 26/02/2024 · Début du mandat 2024.1.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao