Présentation

Em diversos estados do Brasil, programas de residência em Tecnologia da Informação (TI) são desenvolvidos visando a capacitação e inserção no mercado de profissionais nessa área estratégica para o país e que se encontra carente de mais profissionais qualificados. Estes programas inserem seus residentes em ambientes e projetos reais de empresas de TI, ao mesmo tempo em que promovem a capacitação dos mesmos, usualmente em nível de pós-graduação lato sensu.

O fluxo contínuo deste programa e a inclusão de atividades de inovação tecnológica irão fomentar a inovação da área de TI no setor judiciário, já que promovem o desenvolvimento de mão de obra qualificada, sendo assim um importante mecanismo para o fortalecimento do polo de Tecnologia da Informação e para a sociedade do Rio Grande do Norte.

A proposta está de acordo com os interesses da UFRN, pois aumenta a atuação da formação de profissionais em nível de pós-graduação e permite uma maior aproximação entre universidade e instituições da região que desenvolvem ou fazem uso de TI. Esta aproximação com instituições da sociedade facilita tanto os processos de transferência de tecnologias desenvolvidas pela universidade, como permite um melhor entendimento dos problemas enfrentados na prática, em contextos reais, permitindo um melhor alinhamento das pesquisas realizadas pelos pesquisadores da universidade.

Nesse contexto, percebe-se ainda a escassez de profissionais de TI com conhecimento na área judiciária e nas tecnologias utilizadas no Poder Judiciário do RN. Esta realidade tem trazido constantes problemas à Justiça Federal do Rio Grande do Norte (JFRN), visto que, mesmo contratando empresas para atividades de Tecnologia da Informação e contando com o apoio dos técnicos do Núcleo de Tecnologia da Informação, os profissionais existentes no quadro não atendem de forma ampla as demandas do Poder Judiciário.

A Residência em Tecnologia da Informação aplicada à área jurídica, tal como está sendo concebida, representará um espaço de estudos e aprofundamento das técnicas e metodologias de TI aplicada ao Poder Judiciário, complementando a formação da graduação com disciplinas específicas relevantes ao profissional voltado ao Poder Judiciário.

A viabilização do programa de pós-graduação deverá envolver as áreas de convênios e contratos, assessoria jurídica, núcleo de tecnologia da informação e financeiro da JFRN, além da participação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, através do Instituto Metrópole Digital e do Tribunal de Contas do Estado do RN em turma compartilhada.

O cerne do projeto é oportunizar uma quantidade de residentes que terão carga horária definida na UFRN e cumprirão jornada de residência na Justiça Federal, desenvolvendo projetos de inovação e pesquisa de novas soluções, alinhados com a Direção do Foro, agregando conhecimento e associando a teoria aprendida na UFRN com a prática abordada pela JFRN.

Coordination du Programme: Indisponible Pour le Moment

Téléphone/Extension:

E-mail: Indisponible Pour le Moment

Durée du Cours: 15/04/2019 à Accord Académique: Indisponible Pour le Moment Cours Modalité: Presencial
Nouvelles Vedi sotto le notizie disponibili per il nostro corso.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao