Présentation

O curso de Química na UFRN é ofertado em duas modalidades: Bacharelado ou Licenciatura. Ambos têm duração média de 4 anos. As aulas do Bacharelado são pela manhã e as de Licenciatura poderão ser pela manhã ou a noite (em cinco anos), dependendo da opção escolhida pelo aluno no momento do vestibular.

A Ciência Química procura estudar a natureza íntima da matéria e suas partículas elementares. Como a matéria está em tudo que nos rodeia, inclusive o nosso próprio corpo, a Química não poderá ser estudada de forma isolada das questões de saúde, sócio-econômicas e sócio-ambientais. O estudante de química, ao se dedicar aos estudos da matéria e as suas transformações, deverá aprender a manipular substâncias e materiais, visando compreender e desenvolver técnicas e produtos úteis à sociedade. Para tanto, os cursos de Química possuem um caráter experimental acentuado, necessitando o exercício do uso de máquinas e equipamentos de laboratórios químicos, para atuarem nas indústrias de geração de novos produtos, indústrias de transformação de matérias-primas, e em instituições de ensino, em todos os níveis escolares quando licenciado. Sendo assim, o campo profissional em Química é amplo, podendo o diplomado se inserir em vários setores de atividades. Mas para isto, os estudantes de Química deverão também se dedicar aos estudos aprofundados de Matemática, Física e Biologia, pois estas ciências são irmãs da Química, e possuírem um gosto acentuado pelas atividades de investigação do mundo que nos rodeia, do mundo microscópico, e do mundo abstrato de teorias e modelos científicos.

Os alunos de Licenciatura deverão desenvolver competências e habilidades para exercer profissionalmente a função de professor de Química nas escolas da rede básica de ensino. Por isso, ao longo do curso estudam conteúdos, fundamentos e conhecimentos da área de Química, e em educação, dentre eles: Psicologia, Fundamentos sócio-históricos, Legislação da Educação, Didática, e a realização de Estágios Supervisionados Obrigatórios, nos quais poderão vivenciar a realidade do ensino nas escolas da rede básica.

A estrutura curricular de ambos os cursos prevê a elaboração de um trabalho de conclusão de curso, no qual os alunos devem aprofundar um tema de seu interesse. Deverão, ainda, desenvolver Atividades Complementares fora do contexto da sala de aula, participando em vivências das áreas de ensino, pesquisa e extensão.

O Bacharel em Química está apto a: realizar estudos, investigações, experiências e análises relacionadas com a composição, as propriedades e as possíveis transformações das substâncias; Compreender leis, princípios e métodos científicos para descobrir e criar novos produtos químicos; encontrar novos usos para os produtos existentes e novos métodos de produção para resolução de problemas industriais específicos da área. Poderá, também, exercer atividades de direção, assessoramento e consultoria; elaborar orçamentos e executar vistoria e perícia; ensinar e pesquisar em instituições de ensino superior. O Licenciado em Química está apto a ensinar Química Fundamental no ensino médio e técnico-profissionalizante. Realizar assessoramentos no campo do ensino de ciências no ensino fundamental e médio e ainda, investigar novas metodologias para aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem de Química em todos os níveis de ensino.

Os campos de atuação são instituições de ensino, de pesquisas científicas, tecnológicas e educacionais; indústrias alimentícia, têxtil, cerâmica, petrolífera, farmacêutica, dentre outras; laboratórios de análises químicas e de controle de qualidade de produtos.

A importância no contexto sócio-econômico, e o progressivo desenvolvimento do RN nos setores de fruticultura, têxtil, cerâmico, combustíveis, bio-combustíveis, carcinicultura, a implementação do pólo gás-sal, bem como a crescente preocupação com a educação ambiental e melhoria da qualidade de vida, levam a demanda de conhecimentos do profissional de Química da UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE.

 

Fale conosco:

Tel.: 3342-2323 Ramal 135

WhatsApp.: 84 99193-6338

Horários de atendimento: 09:00 às 12:00; 14:00 às 17:00; 18:00 às 20:00.

Coordination du Programme: LIVIA NUNES CAVALCANTI

Téléphone/Extension: (84) 3342-2323/135

E-mail: graduacao.iq.ufrn@gmail.com

Título do Profissional: Indisponible Pour le Moment Domaine de Connaissance CNPQ: Ciências Exatas e da Terra Accord Académique: Indisponible Pour le Moment Cours Modalité: Presencial
Calendrier Restez sur les événements liés à notre calendrier académique.
  • 10/01/2024 - 17/01/2024 · Les frais de scolarité pour la période 2024.1.
  • 26/02/2024 · Début du mandat 2024.1.
Nouvelles Vedi sotto le notizie disponibili per il nostro corso.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao