Presentación

Sobre o curso              

O curso de Engenharia de Alimentos oferece 40 vagas por ano no processo seletivo, com entrada no 2º semestre. Por ser um curso noturno, tem duração média de 6 anos.

O curso de Engenharia de Alimentos tem a finalidade de formar profissionais multidisciplinares com conhecimento em ciência e tecnologia no setor alimentício, com domínio em biologia, nutrição, bioquímica, microbiologia e biotecnologia, além dos conteúdos de matemática, física, química, termodinâmica e operações unitárias presentes na formação do engenheiro.

Durante o curso, o aluno de Engenharia de Alimentos adquire os conhecimentos necessários para ter competência em participar de todas as etapas relacionadas com a transformação do alimento em produto que inclui: seleção das matérias-primas; unidades de transformação; controle e garantia da qualidade; acondicionamento; métodos de conservação e transporte do produto alimentício. Atua também no desenvolvimento de novos produtos e processos, buscando a inovação em conjunto com o melhor aproveitamento dos recursos naturais e a minimização dos impactos ao meio ambiente. Por fim, a indústria alimentícia é, por excelência, o principal campo de atuação do Engenheiro de Alimentos. O profissional, porém, poderá atuar em indústrias fornecedoras de equipamentos, embalagens e aditivos, empresas de consultoria, órgãos legisladores e instituições públicas.

Atuação Profissional

O engenheiro de alimentos atua nas áreas de: Produção e Processo das indústrias de todos os portes, monitorando e inovando os fluxos produtivos com o objetivo de reduzir custos operacionais, evitar desperdícios e melhorar a eficiência; Garantia de qualidade, determinando os padrões de qualidade para as matérias-primas, produtos e processos, sendo responsável pelo treinamento de pessoal para a prática da qualidade; Pesquisa, desenvolvendo novos produtos e processos visando novos mercados, melhor aproveitamento dos recursos naturais disponíveis e utilização de subprodutos;  Projetos, planejamento, execução e implantação de projetos de unidade de processamento e estudos de viabilidade econômica; Comercial e Marketing, aplicando o conhecimento técnico como um diferencial de marketing, auxiliando na assistência técnica, no desenvolvimento de produtos junto aos clientes e fornecendo suporte para a área de vendas;  Fiscalização de alimentos e bebidas, atuando junto aos órgãos governamentais de âmbito municipal, estadual e federal, estabelecendo padrões de qualidade e identidade dos produtos, garantindo a segurança ao consumidor. Poderá ainda atuar no setor de logística, cuidando da conservação de alimentos perecíveis durante o transporte para a sua distribuição, além de ser requisitado pelas grandes redes de supermercados e pelas empresas de food service e de fast food, que oferecem alimentos prontos e semiprontos.

 

A Coordenação do Curso de Engenharia de Alimentos fica localizada no Centro de Tecnologia - CT - sala 49 

Email da coordenação: ccealim@ct.ufrn.br

Telefone da coordenação: (84) 99193-6227  /  (84) 99474-6666

Coordenadora do Curso: Profa. Dra. Liana Franco Padilha - liana.padilha@ufrn.br 

Vice-coordenadora: 

 

 

Coordinación del programa: LIANA FRANCO PADILHA

Teléfono/Ramal:

E-mail: No contiene información todavía

Título Profesional: Engenheiro Área de Conocimiento CNPQ: Engenharias Convenio Académico: No contiene información todavía Modalidade de Curso: Presencial Dirección Alternativa: http://prezi.com/zd27e9cpskgn/engenharia-de-alimentos/
Calendario Quede por dentro de los eventos relacionados a nuestro Calendario Académico.
  • 10/01/2024 - 17/01/2024 · El registro para el período 2024.1.
  • 26/02/2024 · Inicio del año escolar 2024.1.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao