Presentación

A Meteorologia é a ciência que estuda a atmosfera da Terra e seus fenômenos e suas interações com o sistema terrestre. Seu objetivo principal é o entendimento dos processos físicos e químicos que determinam o estado da atmosfera nas mais variadas escalas espaciais e temporais.

O curso de bacharelado em Meteorologia da UFRN foi instituído em março de 2014 sendo parte integrante dos cursos oferecidos pelo Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET) da UFRN. Sediado no departamento de Ciências atmosféricas e Climáticas (DCAC), o bacharelado em Meteorologia da UFRN passou a ser o terceiro curso de Meteorologia do Nordeste, atendendo a crescente demanda de formação destes profissionais no Brasil. O curso é oferecido no período vespertino, têm a duração regular de 8 semestres (4 anos) com entrada direta pelo processo de seleção do SISU, onde são ofertadas 50 vagas em uma única entrada anual.

O bacharel em meteorologia atua na investigação, na pesquisa e na avaliação das condições atmosféricas. Ele estuda dados relativos a vento, chuva, insolação, temperatura e umidade do ar, para entender e prever o tempo nas diversas regiões do planeta. No decorrer da formação, os alunos terão 49 componentes curriculares disponíveis para cursar, dos quais, 2760 horas deverão ser cursados em componentes obrigatórios. A formação é complementada com 360 horas de componentes curriculares optativos, 180 horas de atividades complementares (participação em: congressos, seminários, atividades de monitoria, iniciação científica, projetos de extensão, mini-cursos, atuação em empresa júnior etc), e 240 horas de estágio obrigatório (formação profissional). Como parte dos requisitos para se graduar, o discente apresenta um trabalho de conclusão de curso (TCC) sob a orientação de um professor (120h).

O curso de Meteorologia da UFRN conta com a importante parceria de seu precursor, o Programa de Pós-Graduação em Ciências Climáticas (PPGCC), que conta com cursos de Mestrado e Doutorado. Nesta interação os alunos de graduação contam com o suporte da pós-graduação no desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa e de extensão.

O profissional meteorologista pode atuar em diversas áreas, com viés mais acadêmico (voltadas à pesquisa científica e de desenvolvimento) e/ou outras com viés do mercado profissional (desenvolvendo produtos técnico-científicos para diversos setores econômicos). Dentre áreas mais difundidas de atuação do Meteorologista podemos citar: Previsão do tempo; Meteorologia ambiental; Micrometeorologia; Climatologia; Agrometeorologia; Poluição atmosférica e de centros urbanos; Hidrometeorologia e gestão de recursos hídricos; Processos de interação oceano-atmosfera e Meteorologia de instrumentação (observações).

O curso de Meteorologia ofertado pela UFRN conta com um corpo docente que contempla as diversas áreas da Meteorologia e uma a estrutura física de excelência, as quais podemos citar: um setor de aulas moderno e atualizado; bibliotecas completas e com acessibilidade; laboratórios modernos nas dependências do prédio do Núcleo de Estudos do Sistema Climático (Foto acima). O curso também conta com a atuação de uma empresa júnior fundada em 2022 que atua recrutando estudantes comprometidos com o curso e que desejam atuar nas diversas áreas ligadas ao mercado de produtos científicos nas áreas que a Meteorologia atua.

A Meteorologia é uma área multi e interdisciplinar, com oportunidades para profissionais de mercado e pesquisadores. No Brasil, essa é uma atividade em franco desenvolvimento que oferece diversas possibilidades de emprego aos meteorologistas.

Sejam bem-vindos ao nosso curso!

Coordinación del programa: JONATHAN MOTA DA SILVA

Teléfono/Ramal: (84) 99458-2083

E-mail: coordenacaometeo.ufrn@gmail.com

Título Profesional: No contiene información todavía Área de Conocimiento CNPQ: Ciências Exatas e da Terra Convenio Académico: No contiene información todavía Modalidade de Curso: Presencial
Calendario Quede por dentro de los eventos relacionados a nuestro Calendario Académico.
  • 10/01/2024 - 17/01/2024 · El registro para el período 2024.1.
  • 26/02/2024 · Inicio del año escolar 2024.1.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao