Presentation

A I Especialização em Psicologia do Trabalho e das Organizações apresenta-se como uma oportunidade de formação complementar à obtida ao longo do curso de graduação em psicologia. O curso terá, como eixo norteador, uma estrutura curricular pautada na atualização teórico-metodológica e no desenvolvimento de estratégias pedagógicas que subsidiem o planejamento e a implementação de uma prática instrumental sólida e consistente, que assegure os princípios de capacitação voltados à habilitação para o exercício de cargos de direção e assessoramento das atividades de gestão.

Para nós que fazemos o GEPET, este Curso configura-se num desafio acadêmico diante da tarefa de repensar a atuação profissional do psicólogo no campo da POT e no âmbito das organizações e instituições em um momento no qual a sociedade, cada vez mais globalizada e interconectada, se vê diante dos impasses decorrentes das novas configurações e arranjos no mundo do trabalho. Acreditamos que a nós, docentes e formadores, e aos psicólogos inseridos no mercado de trabalho, cabe refletir criticamente sobre a nossa prática e buscar um redimensionamento do papel profissional visando uma adequada, bem fundamentada e ética prestação de serviços.

Portanto, o Curso de Especialização em Psicologia do Trabalho se propõe a possibilitar aos participantes a obtenção de um conjunto de conhecimentos teóricos e práticos atuais e consonantes como as demandas sociais contemporâneas que os capacite a atuar de forma integrada como psicólogos do trabalho, gestores e profissionais de Recursos Humanos, a partir da compreensão de que os objetivos das pessoas devem estar alinhados às demandas e à realidade da organização, fornecendo-lhes conhecimentos aplicáveis, básicos e multidisciplinares que permitam a modernização e ampliação de sua visão do trabalho e das organizações.

A estrutura curricular do Curso de Especialização em Psicologia do Trabalho e das Organizações objetiva promover a discussão e produção de saberes a fim de contribuir com a formação do profissional psicólogo, de modo a possibilitar o enfrentamento das questões contemporâneas presentes no cotidiano dos contextos de trabalho.

De caráter instrumental, voltado para a atuação prática, o Curso tem como foco a complementação da formação a partir do aprofundamento e atualização em relação a temas recorrentes para aqueles que atuam na área de psicologia organizacional e do trabalho, bem como, a aplicação de conhecimentos na resolução de problemas inerentes ao contexto laboral, buscando uma constante e estreita relação entre teoria e prática. A grade proposta estrutura-se a partir de cinco eixos norteadores:

  • Análise das organizações: focado na discussão sobre os novos modelos de gestão e as formas de atuação do psicólogo nas organizações, com ênfase no papel do psicólogo organizacional na gestão estratégica de pessoas e no diagnóstico e intervenção psicossocial nas organizações de trabalho (estudo e aplicação de ferramentas para a mudança organizacional).
  • Dimensões psicossociais da relação individuo e trabalho: voltado para a análise das diversas dimensões da relação entre o indivíduo, o trabalho e a organização e, ainda, no treinamento para o manejo de conflitos interpessoais e intergrupais e para o desenvolvimento de grupos e equipes de alta performance.
  • Relações entre saúde, bem-estar e trabalho: eixo que se concentra no estudo do impacto da organização do trabalho e gestão da saúde contemporânea sobre o bem-estar, a segurança e a saúde do trabalhador, bem como a análise das principais abordagens clínicas do trabalho e sua contribuição para a investigação e intervenção nas organizações.
  • Desenvolvimento pessoal e organizacional: eixo dedicado às estratégias de desenvolvimento gerencial e formação de gestores e líderes eficazes; utilização de ferramentas como o coaching e o aconselhamento psicológico, bem como o estudo das estratégias para a potencialização da aprendizagem e desenvolvimento de competências no trabalho, com vistas à alta performance. Foca-se, ainda, no desenvolvimento da carreira e das habilidades políticas e estratégicas do psicólogo POT.
  • Tópicos especiais: eixo dedicado ao estudo e implementação de estratégias de intervenção sobre temas contemporâneos em POT (metodologia científica aplicada à psicologia organizacional e do trabalho, estratégias de avaliação no trabalho e nas organizações, empreendedorismo, ciclo de vida e trabalho, aposentadoria e pós-carreira).


Program Coordination: Not available at this moment

Phone:

E-mail: Not available at this moment

Course Period: 14/06/2013 à 30/04/2015 Academic Agreement : Not available at this moment Course Modality: Presencial Alternative Address: http://www.gepet.org/formacao/pos-graduacao-lato/
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao